Вы находитесь на странице: 1из 5

2011

Microsoft Students to Business Infra-estrutura Cenrio 01 -Empresa Multi-filial

Microsoft Innovation Center Curitiba 01/01/2011

Estrutura de Empresa Multi-filial


A 3 etapa do Programa de Formao Students to Busniness constituda pelo desenvolvimento de um projeto de infra-estrutura, no qual o participante poder apresentar todos os conceitos aprendidos na etapa anterior. Esta etapa tem como objetivo possibilitar uma avaliao individual de cada participante, nos quesitos: empenho, contedo assimilado, compreenso do projeto, etapas concludas e qualidade do projeto entregue (boas prticas).

Descrio do Projeto
O projeto a ser desenvolvido relaciona-se com uma empresa setorizada que possui diversas filiais, espalhadas em espaos fsicos distintos. Este projeto de infra-estrutura abordar apenas um pedao de toda organizao, abrangendo somente um exemplo do servidor central, e a estrutura de uma das filiais, composta por um servidor e diversas estaes.

Detalhes
O objetivo deste projeto desenhar e implementar uma soluo de infra-estrutura atendendo as necessidades e caractersticas de uma empresa multi-filial, abordando basicamente a aplicao e comunicao do Active Directory, Servidor de Arquivos, Roteamento e Servidor de Aplicativos: Controlador de domnio Polticas de Diretiva de Grupo Controle de arquivos distribudos Servidor de aplicativos Roteamento entre ambientes de rede Polticas de segurana

Estrutura formada por dois servidores e estaes de trabalho da filial: Servidor Central controlador do domnio pai, onde sero aplicadas as polticas de diretivas corporativas. Tambm ser o servidor de aplicativos da empresa (HTTP e FTP), e ser o provedor da conexo com a internet. Dever possuir duas interfaces de rede. Servidor Filial controlador do domnio filho, onde sero aplicadas as polticas de diretivas regionais. Este servidor far a ligao da rede de computadores da filial com o servidor central. Dever possuir duas interfaces de rede. Estaes de trabalho todas as estaes de trabalho sero gerenciadas pelo domnio do Servidor Filial.

Controlador de Domnio Dever ser implementada uma estrutura do Active Directory composta por domnio pai (servidor central) e domnio filho (servidor filial). Os grupos e usurios devem respeitar a hierarquia e organizao da empresa, que devem possuir pelo menos trs nveis funcionais. A definio dos nveis deve ser definida pela equipe executora do projeto. Devem existir usurios e grupos em ambos os domnios (pai e filho). Polticas de Diretivas de Grupo Os objetos do domnio devem obedecer as polticas de diretivas de grupo definidas pelo administrador. As polticas devem respeitar os nveis organizacionais definidos para a empresa e sero definidas no servidor central (diretivas corporativas) e no servidor filial (diretivas regionais). OBS.: A equipe executora tem a liberdade para definir as polticas de diretivas que sero utilizadas. Ser analisado a criatividade e os benefcios causados nas definies das polticas. A demonstrao das polticas de diretivas utilizadas fica critrio de cada equipe executora. Controle de Arquivos Distribudos Documentos dos projetos da empresa sero armazenados em ambos os servidores, e o Servidor Filial deve ser o controlador sistema de distribuio de arquivos do domnio. A estrutura de diretrios a ser montada para infra-estrutura em desenvolvimento deve ser definida pela equipe executora, respeitando os nveis organizacionais e hierarquia da empresa. Servidor de Aplicativos O Servidor Central dever suportar o servio de aplicativos do Windows Server 2003 (IIS), contemplando os servios de HTTP e FTP. A equipe executora dever publicar um website para utilizao da empresa e disponibilizar externamente arquivos com clientes e fornecedores, atravs de diretrios de FTP. Os diretrios de FTP devero ser acessados pela rede interna da empresa tambm, facilitando a utilizao e comunicao com dos funcionrios com ambientes externos. OBS.: Se desejar, a equipe executora poder publicar em seu servidor IIS uma aplicao desenvolvida por uma das equipes de desenvolvimento. Roteamento entre Ambientes de Rede Em ambos os servidores devero ser configurados os servios de roteamento e acesso remoto (RRAS) do Windows Server 2003. No Servidor Central o RRAS servir para compartilhar a conexo com a internet (ambiente externo). E no Servidor Filial o RRAS servir para interligar o Servidor Central s estaes de trabalho. O Servidor Filial tambm ser o distribuidor dos endereos IPs para as estaes de trabalho.

Polticas de Segurana A infra-estrutura deve obedecer prticas recomendadas de segurana de rede. A equipe executora dever avaliar a segurana de sua estrutura atravs da ferramenta da Microsoft para analise de segurana (MBSA). OBS.: A equipe executora tem a liberdade para definir as polticas de segurana que sero utilizadas. Ser analisado a criatividade e os benefcios causados nas definies das polticas. A demonstrao das polticas de segurana utilizadas fica critrio de cada equipe executora.

Assuntos a Serem Abordados


Os assuntos a serem abordados neste projeto so: Fundamentos de rede Active Directory Polticas de Diretivas de Grupo (GPO) Sistemas de arquivos distribudos (DFS) Servidor de Aplicativos (IIS) HTTP e FTP Servidor de DHCP Servidor DNS Servidor de Roteamento e Acesso Remoto Polticas de segurana Anlise de Segurana (MBSA)

Avaliao
Cada equipe ser avaliada durante o desenvolvimento e apresentao do projeto nos seguintes pontos de avaliao: Documentao Utilizao das tecnologias necessrias Cumprimento do cronograma nos prazos estipulados

Cronograma
Incio - Apresentao do projeto e regras pelos instrutores e diviso das equipes. Planejamento - Perodo de planejamento e documentao do projeto. Criao dos documentos de Viso e Escopo, Cronograma do Projeto e Arquitetura Fsica a ser implementada. Entrega Documentao Inicial - Entrega do material desenvolvido durante o planejamento do projeto. Desenvolvimento do Projeto Instalao e implementao da arquitetura definida. Apresentao final Apresentao final da estrutura implementada no projeto.

Вам также может понравиться