Вы находитесь на странице: 1из 6

QUIZ DE MDIA RESPONDIDO

1. O que mdia? O Mdia o profissional responsvel pela veiculao das mensagens publicitrias. 2. Cite trs caractersticas fundamentais para o profissional de mdia. Ele deve ser um especialista em meios de comunicao e nos respectivos pblicos, entender e saber utilizar as pesquisas e ter boa relao com os veculos para conseguir as mais eficazes negociaes financeiras para seus Clientes (ou administrar eficientemente o investimento do Cliente). 3. Qual a importncia do plano de mdia O plano de mdia o documento que estabelece a ao a ser desenvolvida em mdia. Ele formaliza os meios e as programaes recomendados, sua intensidade e perodo necessrio para se atingir os objetivos do Cliente, com o investimento proposto. Um plano de mdia bem feito atinge os objetivos pretendidos, de maneira eficiente e rentvel. 4. Qual a relao entre o marketing e o plano de mdia? No se deve planejar a mdia sem as informaes bsicas que so fornecidas pelo marketing do Cliente: dados sobre o produto, o mercado, a concorrncia, o pblico-alvo, os objetivos e a verba. 5. Quais so os trs principais conceitos que compem um plano de mdia? Objetivo de mdia, estratgia de mdia e tticas de mdia. 6. Qual a importncia do objetivo de mdia? a parte mais importante do plano de mdia. a formulao do pensamento estratgico. o norteador, ele determina alcance, frequncia e continuidade. 7. Qual a diferena entre estratgia e ttica de mdia? Estratgia o processo de seleo dos meios e a maneira como esses meios sero utilizados para atingir os objetivos. A estratgia de mdia determina como vamos fazer para atingir o objetivo. Ttica a programao detalhada com o nmero de inseres, a quantidade de pessoas atingidas e a distribuio de verba por veculo. Ou seja, estratgia: meios e ttica, veculos. 8. Quais conceitos compem o objetivo de mdia? Alcance, frequncia mdia e continuidade.

9. Promoes, lanamento e aumento de share exigem que tipo de alcance? Alto alcance. 10. Em tv, qual a diferena entre flight e continuidade? Flight semanas contnuas de veiculao e continuidade o tempo que em que a campanha ser veiculada. 11. O que caracteriza uma continuidade concentrada? O que a caracteriza que uma campanha de at 3 flights no ano. 12. Cite um produto que por sua caracterstica de consumo sugere uma continuidade em onda. Maquiagem, shampoo, creme hidrante produtos que so comprados a cada 3 ou 4 meses. 13. Qual a importncia dos softwares do Marplan? O softwares do Marplan so de fundamental importncia, pois so em seus bancos de dados e resultados que os mdias se baseiam para a tomada de sua deciso. 14. O que o MARPLAN? Um dos principais softwares de pesquisa de mdia, contratado anualmente para a obteno de informaes sobre consumo de mdia. Os estudos so feitos nas principais capitais brasileiras. Inicialmente so realizadas entrevistas pessoais domiciliares, realizadas junto amostra da populao de referncia, com idade de 10 e mais anos. A amostra , PROJETADA ao universo da populao, por estatstica. Pesquisa: hbitos de consumo de mdia, posse de bens, hbitos de consumo de produtos e uso de servios, intenes de compra e comportamento. Uso: orientar o perfil dos meios e veculos, o potencial de cobertura, a freqncia de exposio, etc. 15. Qual a diferena entre penetrao e perfil/qualificao? Penetrao a quantidade de pessoas (em % ou nmeros absolutos) de uma praa que consomem os meios ou veculos, em relao a um universo determinado (por exemplo, o total da populao). Perfil ou qualificao a descrio do grupo de pessoas atingidas por um determinado veculo em termos de sexo, classe econmica, faixa etria e grau de instruo. 16. Para que serve o ndice de afinidade? O ndice de afinidade serve para avaliar o nvel de aproveitamento de um veculo para o target que pretende-se atingir. Quanto mais o ndice de afinidade ultrapassar 100, maior ser a concentrao do target no veculo, em relao mdia da populao. 17. Quando utilizamos alta freqncia? (cite dois exemplos) Lanamento de produto. Relanamento de produto.

18. Quando utilizamos baixo alcance? (cite dois exemplos) Produto com produo baixa. Produto com distribuio baixa.

19. Quando utilizamos baixa freqncia? (cite dois exemplos) Marca lder Alta fidelidade.

20. Quando utilizamos alto alcance? (cite dois exemplos) Lanamento de produto. Relanamento de produto.

21. Cite trs caractersticas da TV aberta. No exige renda nem instruo para ser consumida. Tem alta cobertura (cobertura nacional, regional e local). Baixo custo relativo. Ditadora de comportamento e moda. 22. Cite trs caractersticas do meio rdio AM. Prestao de servio (transmisso de notcias, narrao de esportes, previes metereolgicas, informaes sobre trnsito), Agilidade (permite a veiculao do spot no mesmo dia), Pblico composto por adultos (75% dos ouvintes tem 30 anos ou mais). 23. Cite uma das principais diferenas entre o meio revista e o meio jornal. Diferem quanto periodicidade. O jornal dirio, enquanto revistas so semanais, quinzenais, mensais, etc. Diferem quanto ao alcance. O jornal Folha de So Paulo tem circulao em torno de 300 mil exemplares por dia, enquanto a revista Veja tem circulao em torno de 1 milho de exemplares. 24. Para que serve o GRP? O GRP (Gross Rating Points) serve para medir o tamanho do esforo de comunicao de determinada programao (intensidade da comunicao. 25. Explique a diferena entre audincia e share. No clculo da audincia considera-se o nmero total de domiclios com TV ou de pessoas no target. No clculo do share considera-se o total de domiclios ou pessoas que assistiam TV no horrio em que o programa foi exibido. 26. Explique a diferena entre TRP e GRP. GRP (Gross Rating Points) um indicador do tamanho do esforo de comunicao de determinada programao, aponta a soma das audincias das inseres em uma programao de TV. Ou seja, d a dimenso da intensidade com a qual o anunciante est se comunicando com o pblico utilizando aquela programao. TRP (Target Rating Points) a expresso adotada para GRP no target. 27. Quais os critrios de seleo de uma programao em TV? (citar todas) Share, Audincia, CPP, Freqncia Mdia.

28. Quais os critrios de seleo do meio Revista? Contedo editorial, Circulao, Total de leitores, Perfil dos leitores, Audincia no target (pessoas), Adequao (Afinidade).

29. Qual a diferena entre circulao e tiragem? Circulao exemplares vendidos Tiragem exemplares impressos

30. Cite duas caractersticas que diferenciam a internet do cinema, tambm considerada uma mdia segmentada. A Internet permite maior interatividade, agilidade na mensurao da campanha e na mudana das peas comerciais caso exista necessidade de realocao 31. Custo 1% (CPP) ou Custo por mil (CPM), qual critrio seria mais adequado para comparar programaes de meios diferentes (TV,rdio, revista e web, por exemplo) ? Por qu? CPM pois o CPP nico de mdias eletrnicas, e o CPM de todos os meios. 32. Cite dois exemplos de formatos de comerciais especiais em mdia impressa. Ilha / Multipage / Folder 33. Cite dois argumentos que na opinio do grupo fazem do patrocnio um formato comercial interessante para uma marca? Agregar valor marca, negociao comercial favorecida e domnio de um territrio de comunicao 34. Cite trs benefcios da arena Moda. Pblico formador de opinio, agrega status marca, agrega inovao marca 35. Qual a medida bsica de comercializao em jornal? Coluna x centmetro. (custo por centimetro) 36. Explique como feita a compra comercial em cinema (nome especfico e tempo de durao)? A compra feita por cine semana ( sete dias sexta-feira a quinta-feira).

37. Explique como feita a compra do meio outdoor (nome especfico e tempo de durao)? 38. Em Nome: Cartaz/bisemana: Periodo de veiculao: 15 dias do dia 1 a 15 ou 16 a 30 do ms. mdia impressa quais so os trs tipos de custo por mil que existem? CPM leitores total CPM exemplares CPM leitores no target

39. Qual a principal diferena hoje no perfil do pblico da rdio AM e a FM? O pblico da rdio AM mais adulto e o da rdio FM mais jovem. 40. Qual a importncia da freqncia mdia? Ela determinante para a absoro da mensagem 41. Qual a importncia da continuidade? Define o perodo em que o comercial ser veiculado, de acordo com o tipo de produto, a freqncia de compra, o nvel de fidelizao do cliente com o produto e o tipo de campanha a ser veiculada. 42. Qual o ponto comum entre o meio rdio e o meio jornal? Ambos so informativos e regionais. 43. Cite trs caractersticas da mdia Cinema. Apresenta perfil de pblico jovem e qualificado (AB), impacto com menor disperso da mensagem em funo do tamanho da tela e das pessoas estarem sentadas aguardando o incio do filme e proporciona lazer e entretenimento. 44. Cite um exemplo de formato diferenciado de Mdia Exterior (novidade ou tendncia). Painis de Led formatos que envolvem tecnologia de ponta proporcionando interatividade 45. Cite trs mdias segmentadas- principal caracterstica a alta afinidade. Cinema / TV por assinatura / Internet/revistas/jornais

46. Cite trs mdias de massa principal caracterstica o alto alcance. TV aberta / Rdio / Mdia Exterior/jornais gratuitos

47. Qual a importncia da compreenso dos conceitos de mdia para um gerente de produto? Para que esse gerente possa analisar o planejamento de mdia apresentado e no ter dificuldade em entender os dados apresentados podendo assim analisar a eficcia da proposta apresentada. 48. Qual a importncia da compreenso das caractersticas de cada meio para a criao das agncias? Conhecendo as caractersticas a criao poder se valer dessas diferenas no momento de criar as peas publicitrias com maior impacto ( melhor utilizao dos formatos e da adaptao da linguagem ao pblico) 49. Cite trs caractersticas do meio rdio FM. Entretenimento, pblico mais jovem do que a rdio AM, possui um dos menores custos absolutos de veiculao. 50. O que o CPP? Custo por ponto 51 O que cobertura? Em quais mercados vamos veicular a pea publicitria, pessoas expostas pelo menos 1 vez a pea" 52. Cite uma tendncia no meio Rdio. Emissoras com o nome dos anunciantes (rd. Sulamrica, rd. Mitsubish, rd. Oi) 53. Cite uma tendncia no meio Cinema. Interatividade com a platia, usando por exemplo o celular. Patrocnio da salas de exibio.

54. Cite uma tendncia no meio Tv Aberta. Product placement e contedo gerado pela marca como uma prova de um reality show. 55. Cite uma tendncia na mdia impressa. Comercializar as sobrecapas, comercializar sampling (amostra grtis), verso para internet e Ipad. 56. Cite uma tendncia no meio internet. Usar as redes sociais para divulgar produtos e servios (buzz).

Вам также может понравиться