Вы находитесь на странице: 1из 5

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Programa Lixo Mnimo

COLETA SELETIVA EM DESTAQUE Em julho do ano passado teve incio um ambicioso projeto socioambiental no municpio de Joanpolis, cidade do interior de SP, com pouco mais de 11.700 habitantes, desenvolvido atravs da coleta seletiva e do trabalho de um ncleo de catadores de materiais reciclveis, com parceria da ONG Pr-Jo, Prefeitura Municipal, rgos de imprensa e comunidade. Segundo o Tcnico Ambiental da ONG Pr-Jo, Diego de Toledo Lima da Silva, a coleta seletiva um alicerce para a sustentabilidade do gerenciamento integrado do lixo municipal, na medida em que a separao dos materiais maximiza as possibilidades de reciclagem e o reaproveitamento dos resduos, minimizando a quantidade de material descartado nos aterros sanitrios. O balano realizado pela equipe tcnica do projeto, no ms de janeiro, demonstrou que em 6 meses de trabalho j foram comercializados mais de 27 toneladas de material reciclvel, como plstico, papel, papelo, alumnio, vidro, entre outros. O valor arrecadado com a venda dos materiais dividido de forma igualitria entre os catadores que compem o ncleo, sendo que parte do recurso arrecadado utilizada no investimento e na melhoria contnua da atividade. O Coordenador da ONG Pr-Jo, Diego Alves Torres, explica que alm dos benefcios ambientais, a coleta seletiva significa maior participao da comunidade nas questes de sua cidade e melhoria dos quadros econmicos e sociais que permeiam o sistema de limpeza urbana. Ainda segundo Torres, os projetos de coleta seletiva, embora ainda apresentem problemas de ordem tcnica e econmica, constituem uma das metas a serem atingidas pelas comunidades que estejam preocupadas no apenas com a resoluo dos problemas da destinao dos resduos, mas acima de tudo, com a preservao dos recursos naturais. Da Silva explica que o Projeto Cidadania Seletiva: da reciclagem sustentabilidade parte integrante de um Programa denominado Lixo Mnimo, que rene mais 3 projetos com a temtica dos resduos slidos, como: Artistas do Futuro (reaproveitamento, conscientizao ambiental e formao artstico-cultural); Inovar (educao ambiental transformadora); e leos Dgua (coleta de leo de cozinha e destinao para reciclagem numa empresa no ABC Paulista).
1

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Programa Lixo Mnimo

O Projeto leos Dgua um bom exemplo de ao comunitria com a participao ativas das crianas. Desde a sua implantao, em meados de 2010, j foram coletados em torno de 2 mil litros de leo de cozinha usado, destinados para reciclagem. Para cada litro de leo coletado, a ONG recebe um valor simblico, que retorna em investimentos nas atividades sociais, culturais e ambientais desenvolvidas. A coleta seletiva realizada toda segunda-feira (na parte da manh), nas residncias, e quinta-feira (comrcio e indstria), sendo os materiais encaminhados ao Centro de Triagem, que funciona junto ao aterro sanitrio municipal, onde atualmente trabalham 4 catadores do ncleo. Fora dos dias de coleta regular, o recolhimento de grandes quantidades de material reciclvel pode ser solicitado pelo telefone da Casa da Cultura (11) 4539-8806. Atualmente, a coleta seletiva realizada na rea urbana e no seu entorno, mas os residentes e frequentadores da rea rural podem entregar o material reciclvel no prprio Centro de Triagem, que funciona como um Posto de Entrega Voluntria (PEV). O PEV est localizado na Estrada de ligao Estao de Tratamento de Esgoto (ETE), prximo do Portal e Centro de Informaes Turstica, na entrada do municpio. Para saber mais sobre o projeto e os diversos trabalhos desenvolvidos pela ONG Pr-Jo, entre em contato pelo telefone (11) 4539-8806, ou pelos e-mails meioambiente.joanopolis@gmail.com e diegoaikidojoa@hotmail.com. A Casa da Cultura (sede fsica da ONG) est localizada na Praa Padre Domingos Segurado, 118 Centro Joanpolis/SP.

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Programa Lixo Mnimo

Figura 1 Oficina do Projeto Artistas do Futuro, com o artista Silvio Alvarez.

Figura 2 Imagem do Centro de Triagem.

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Programa Lixo Mnimo

Figura 3 Catadores, que so verdadeiros agentes socioambientais.

Figura 4 Trator utilizado na coleta seletiva, com um dos trabalhadores.

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Programa Lixo Mnimo

Figura 5 - Matria sobre a coleta seletiva publicada no Portal da Hora. Link: www.portaldahora.com/index.php?canal=noticias&acao=ver&codigo=6314

Fonte: Assessoria de Imprensa da ONG Pr-Jo, com a colaborao de Diego Alves Torres e Diego de Toledo Lima da Silva.
5

Вам также может понравиться