Вы находитесь на странице: 1из 3

1-)O DNA (que significa, em ingls, DesoxirriboNucleic Acid, ou cido

desoxirribonucleico). Ele tem esse nome porque o acar que a forma a desoxirribose. O DNA, tem a funo de produzir protenas cuja sntese ocorre no ncleo. O DNA uma seqncia de nucleotdeos e que existe apenas quatro tipos diferentes de nucleotdeos: os nucleotdeos da adenina, da guanina, de timina e da citosina. Por outro lado, as protenas so polmero de subunidades (monmeros) denominadas de aminocidos. Cada aminocido engloba um grupo amino (NH2) numa extremidade e um grupo carboxila (COOH) na outra. Vinte tipos diferentes de aminocidos ocorrem nas protenas. Uma vez que estamos falando em cidos nuclicos, portanto, cidos encontrados nos ncleos das clulas, convm saber que o ncleo representa justamente a central de informaes de uma clula. como se fosse uma torre de controle, de onde so distribudas as informaes para que cada clula execute sua tarefa. As molculas de DNA fazem duas coisas importantes. Em primeiro lugar, elas se replicam, o que significa que elas fazem cpias de si mesmas. Isso facilmente compreendido se imaginarmos um homem adulto, com um milho de bilhes de clulas, que comeou em sua verso original, com uma nica clula. Esta nica clula se dividiu em dois e, por meio de sucessivas divises, chegou a 4, a 8, a 16, a 32 e assim por diante, at chegar ao homem adulto.

O que o cido Desoxirribonucleico O cido Desoxirribonucleico (ADN ou DNA) o material gentico de todos os organismos celulares e de grande parte dos vrus. Este material gentico transporta a informao necessria para dirigir a sntese de protenas e sua replicao. A sntese de protenas nada mais do que a produo das protenas as clulas e os vrus precisam para o metabolismo e desenvolvimento. A replicao o conjunto de reaes por meio das quais o DNA faz uma cpia de si mesmo cada vez que uma clula se divide e transmite suas informaes s clulas filhas. Em quase todos os organismos celulares o DNA est organizado na forma de cromossomos, situados no ncleo celular.

O DNA o responsvel pela transmisso das caractersticas genticas (cor dos olhos, pele, cabelo, fisionomia, etc) entre os seres vivos. Adesina, Citosina, Guanina e Timina so as quatro bases encontradas na estrutura do DNA.

O cido desoxirribonucleico (ADN, em portugus: cido desoxirribonucleico; ou DNA, em ingls: deoxyribonucleic acid) um composto orgnico cujasmolculas contm as instrues genticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vrus. O seu principal papel armazenar as informaes necessrias para a construo das protenas e ARNs. Os segmentos de ADN que contm a informao gentica so denominados genes. O restante da sequncia de ADN tem importncia estrutural ou est envolvido na regulao do uso da informao gentica. A estrutura da molcula de ADN foi descoberta conjuntamente pelo norte-americano James Watson e pelo britnico Francis Crick em 7 de Maro de 1953, o que lhes valeu o Prmio Nobel de Fisiologia/Medicina em 1962, juntamente com Maurice Wilkins. Do ponto de vista qumico, o ADN um longo polmero de unidades simples (monmeros) de nucleotdeos, cuja cadeia principal formada por molculas deacares e fosfato intercalados unidos por ligaes fosfodister. Ligada molcula de acar est uma de quatro bases nitrogenadas. A sequncia de bases ao longo da molcula de ADN constitui a informao gentica. A leitura destas sequncias feita atravs do cdigo gentico, que especifica a sequncia linear dos aminocidos das protenas. A traduo feita por um RNA mensageiro que copia parte da cadeia de ADN por um processo chamado transcrio e posteriormente a informao contida neste "traduzida" em protenas pela traduo. Embora a maioria do ARN produzido seja usado na sntese de protenas, algum ARN tem funo estrutural, como por exemplo o ARN ribossmico, que faz parte da constituio dos ribossomos. Dentro da clula, o ADN pode ser observado numa estrutura chamada cromossoma durante a metfase. O conjunto de

cromossomas de uma clula forma ocaritipo. Antes da diviso celular os cromossomas so duplicados atravs de um processo chamado replicao. Eucariontes como animais, plantas efungos t m o seu ADN dentro do ncleo enquanto que procariontes como as bactrias o tm disperso no citoplasma. Dentro dos cromossomas, protenas dacromatina como as histonas compactam e organizam o ADN. Estas estruturas compactas guiam as interaces entre o ADN e outras protenas, ajudando a controlar que partes do ADN so transcritas. O ADN responsvel pela transmisso das caractersticas hereditrias de cada ser vivo.

Вам также может понравиться