Вы находитесь на странице: 1из 3

Cpia no autorizada

ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas


Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 28 andar CEP 20003-900 Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro RJ Tel.: PABX (21) 210-3122 Fax: (21) 220-1762/220-6436 Endereo eletrnico: www.abnt.org.br

NBR 14537 Recuperao de vlvulas automticas, registros e engates, com e sem dispositivo de segurana, para recipientes de ao para 2 kg, 5 kg, 13 kg, 20 kg, 45 kg e 90 kg de gs liquefeito de petrleo (GLP) Requisitos
JUN 2000 Origem: Projeto 09:301.02-008:1999 ABNT/CB-09 - Comit Brasileiro de Combustveis CE-09:301.02 - Comisso de Estudo de Recipientes Transportveis para GLP NBR 14537 - Recovery of automatic valves, registers and joinins, with and without device of safety, for steel containers for 2 kg, 5 kg, 13 kg, 20 kg, 45 kg and 90 kg of liquefied petroleum gas (LPG) - Requirements Descriptors: LPG. Valve Vlida a partir de 31.07.2000 Palavras-chave: GLP. Vlvula 3 pginas

Copyright 2000, ABNTAssociao Brasileira de Normas Tcnicas Printed in Brazil/ Impresso no Brasil Todos os direitos reservados

Sumrio Prefcio 1 Objetivo 2 Referncias normativas 3 Definies 4 Requisitos 5 Marcao e embalagem Prefcio A ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas - o Frum Nacional de Normalizao. As Normas Brasileiras, cujo contedo de responsabilidade dos Comits Brasileiros (ABNT/CB) e dos Organismos de Normalizao Setorial (ABNT/ONS), so elaboradas por Comisses de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratrios e outros). Os Projetos de Norma Brasileira, elaborados no mbito dos ABNT/CB e ABNT/ONS, circulam para Consulta Pblica entre os associados da ABNT e demais interessados. 1 Objetivo Esta Norma especifica os requisitos mnimos exigveis para recuperao de vlvulas automticas, registros e engates, com e sem dispositivo de segurana, para recipientes transportveis de ao para 2 kg, 5 kg, 13 kg, 20 kg, 45 kg e 90 kg de gs liquefeito de petrleo (GLP). 2 Referncias normativas As normas relacionadas a seguir contm disposies que, ao serem citadas neste texto, constituem prescries para esta Norma. As edies indicadas estavam em vigor no momento desta publicao. Como toda norma est sujeita a reviso, recomenda-se queles que realizam acordos com base nesta que verifiquem a convenincia de se usarem as edies mais recentes das normas citadas a seguir. A ABNT possui a informao das normas em vigor em um dado momento. NBR 8614:1999 - Vlvulas automticas para recipientes transportveis de ao para 2 kg, 5 kg, e 13 kg de gs liquefeito de petrleo (GLP) NBR 8460:1997 - Recipiente transportvel de ao para gs liquefeito de petrleo (GLP) - Requisitos e mtodos de ensaio NBR 8469:1983 - Roscas de fixao das vlvulas nos recipientes transportveis de ao para GLP - Dimenses - Padronizao NBR 11708:1991 - Vlvulas de segurana para recipientes transportveis, para gases liquefeitos de petrleo (GLP)

Cpia no autorizada

NBR 14537:2000

3 Definies Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as seguintes definies: 3.1 seleo visual: Anlise do estado visual das vlvulas, registros e engates passveis de recuperao. 3.2 recuperao: Processo destinado a adequao das vlvulas, registros e engates, para seu retorno s condies de uso em recipientes de GLP, conforme a NBR 8460. 3.3 rosca danificada: Todas as roscas com filetes amassados, filetes quebrados, filetes espanados sem crista, que no permitam a vedao estanque ou a perfeita fixao.
NOTA - Devem permanecer as caractersticas previstas na NBR 8469.

3.4 quadrado ou sextavado danificados: Quadrado ou sextavado com amassamento, vrtices arredondados e que comprometam ou impeam a utilizao de ferramentas de aperto. 4 Requisitos 4.1 Vlvulas automticas para 2 kg, 5 kg e 13 kg 4.1.1 As vlvulas devem ser compostas de: a) corpo; b) anel de vedao de seo circular; c) parafuso de cabea quadrada; d) arruela (exceto P-2); e) vedao; f) porta-vedao; g) mola; h) guia do porta-vedao.
NOTA - As alneas b), e), g) so componentes obrigatoriamente substituveis da vlvula, por ocasio da recuperao.

4.1.2 Todas as vlvulas que apresentarem defeitos durante sua utilizao devem ser retiradas do recipiente e enviadas para recuperao. Na seleo visual, todos os corpos das vlvulas que apresentarem roscas danificadas, sextavados danificados ou obstruo permanente na rosca de utilizao devem ser sucateadas. 4.1.3 O corpo da vlvula aps a desmontagem deve ser submetido a processo mecnico e/ou qumico de limpeza, interna e externa, com a finalidade da retirada de incrustaes. A rosca de utilizao 5/8-11-UNC deve ser verificada com calibrador, podendo ser repassada com ferramentas apropriadas e novamente calibrada. A sede de vedao do corpo da vlvula pode ser retrabalhada para retirada de incrustaes. A rosca de fixao do corpo da vlvula deve ser verificada visualmente, sendo permitido no mximo o 3 filete danificado; caso contrrio, a rosca ser considerada danificada. 4.1.4 O conjunto interno da vlvula (porta-vedao, arruela e parafuso de cabea quadrada) e o guia do porta-vedao devem ser submetidos a processo mecnico e ou qumico de limpeza, com a finalidade da retirada de incrustaes. 4.1.5 Todos os componentes substitudos devem atender s especificaes contidas na NBR 8614.
NOTA - Se a arruela de lato do porta-vedao estiver danificada, esta no pode ser reutilizada.

4.1.6 Todas as vlvulas recuperadas devem ser ensaiadas quanto a: a) abertura e fechamento do conjunto interno da vlvula; deve ser acionado no mnimo duas vezes sem que ocorra travamento; b) estanqueidade com uma presso de (0,7) MPa, por no mnimo 2 s, sem apresentar vazamento, conforme a NBR 8614. 4.1.7 Admite-se retrabalho nas vlvulas que no atendam s alneas a) ou b) de 4.1.6 4.2 Engates rpido macho 4.2.1 O corpo do engate e os componentes internos, aps a desmontagem, devem ser submetidos a processo mecnico e/ou qumico de limpeza interna e externa, com a finalidade da retirada de incrustaes. Aps a limpeza, todas as roscas devem ser verificadas com calibradores, podendo ser repassadas com ferramentas apropriadas, e novamente calibradas. A sede de vedao deve ser limpa ou retrabalhada para retirada de incrustaes. 4.2.2 Todos os componentes de borracha, molas e anel elstico devem ser substitudos.

Cpia no autorizada

NBR 14537:2000

4.2.3 Aps a montagem do corpo do engate com o mbolo (conjunto dos componentes internos), este deve ser ensaiado quanto a: a) abertura e fechamento do mbolo; deve ser acionado no mnimo duas vezes, sem que ocorra travamento; b) estanqueidade com uma presso de (1,7 0,2) MPa, por no mnimo 2 s, sem apresentar vazamento. 4.2.4 Admite-se o retrabalho dos engates que no atendam as alineas a) ou b) de 4.2.3 4.3 Registros para recipientes de 20 kg, 45 kg e 90 kg 4.3.1 O corpo dos registros e os componentes internos, aps a desmontagem, devem ser submetidos a processo mecnico e/ou qumico de limpeza, interna e externa, com a finalidade da retirada de incrustaes. Aps a limpeza, todas as roscas devem ser verificadas, podendo ser repassadas com ferramentas apropriadas. A sede de vedao deve ser limpa ou retrabalhada para retirada de incrustaes. 4.3.2 Todos os componentes de borracha e molas devem ser substitudos. 4.3.3 Nos registros para 45 kg e 90 kg, a montagem deve ser efetuada com o corpo, o castelo, o pisto, o dispositivo de segurana e o volante. Aps a montagem o registro deve ser ensaiado quanto a: a) vedao do castelo, com presso de (1,7 0,2) MPa; b) abertura e fechamento do registro; no mnimo duas vezes sem que ocorra travamento; c) estanqueidade do registro fechado, com uma presso de (1,7 0,2) MPa, por no mnimo 2 s, sem apresentar vazamento; d) calibrao do dispositivo de segurana para abertura (escape atravs da mola) aps presso de (2,6 0,2) MPa e fechar no mximo com (1,7 0,2) MPa, conforme a NBR 11708. 4.3.4 Nos registros para 20 kg, a montagem deve ser efetuada com o corpo, o pisto e o volante. Aps a montagem o registro deve ser ensaiado quanto a: a) corpo: na posio aberta com sada plugada, no deve apresentar vazamento quando submetido presso de (1,7 0,2) MPa, aplicada atravs da rosca de fixao; b) estanqueidade do conjunto: o registro na posio fechado no pode apresentar vazamento quando submetido presso de (1,7 0,2) MPa, aplicada atravs da rosca de fixao.
NOTA - A vlvula de excesso de fluxo poder ser reaproveitada, desde que no apresente travamentos e seja isenta de danos e deformaes.

4.3.5 Admite-se retrabalho nos registros que no atendam s alnea s a) ou b) ou c) ou d) de 4.3.3 e a) ou b) de 4.3.4 5 Marcao e embalagem 5.1.1 Todas as vlvulas, registros e engates devem ser marcados d e forma indelvel em uma das faces laterais do quadrado ou sextavado, com a identificao do recuperador e a data (ms e ano) da execuo dos servios. 5.1.2 Todas as vlvulas, registros e engates, aps a recuperao, d evem ser acondicionados em embalagem apropriada, capaz de proteg-la contra danos nas suas roscas e mecanismos.

_________________

Вам также может понравиться