Вы находитесь на странице: 1из 59

Histria da arte / design

O passado uma fonte de inspirao em nossa busca constante pela originalidade.


Jonathan Raimes

Histria
Histria = pesquisa estuda o homem e sua ao no tempo e no espao. anlise de processos e eventos ocorridos no passado.

Artesanato Arte Industria

Movimentos Design Estilos Histria do design

Escolas

Tcnica

Designers

Homem

Povo Elemento Humano

Nao Territrio Tradio Costumes

Cultura

Design Tecnologia

Sociedade

Conhecimento

Artesanato

Artefatos produzidos manualmente a partir de tcnicas tradicionais.

Design de marcas para o Largo da Batata, So Paulo

Dos ensinamentos do projeto ca reexo sobre o design como parte de uma estratgia e sobre o difcil equilbrio entre o popular e o pitoresco

Cartazes

Adesivo carto de visita

Arte popular
Conjunto de atividades poticas, musicais, plsticas e expressivas que traduzem o modo de viver de um povo.

Indstria
uma atividade econmica surgida na Primeira Revoluo Industrial, no m do sculo XVIII e incio do sculo XIX, na Inglaterra. tem por nalidade transformar matria-prima em produtos.

Revoluo industrial
Surgiu da transio do capitalismo comercial para o capitalismo industrial da segunda metade do sculo XVIII. Vapor, carvo e ferro. 1860 Segunda Revoluo Industrial, empregando ao, energia eltrica e produtos qumicos, e simultaneamente o capitalismo industrial se tornou capitalismo nanceiro. 1970 Terceira Revoluo Industrial, com o desenvolvimento da informtica.

Organizao do trabalho

Taylorismo
um conjunto de mtodos de produo industrial onde o funcionrio deve apenas desenvolver suas tarefas simples e repetitivas sem saber algo alm disto no processo produtivo. O conhecimento do processo produtivo dos gerentes. Operrios desqualicados e desmotivados.

Fordismo
a variante mecanizada do taylorisaaaumentar a produo por meio do aumento da ecincia, repassar a diminuio dos custos de produo decorrente do aumento da ecincia para os consumidores e assim vender mais, o que permite manter o baixo preo do produto. Aperfeioamento da Linha de montagem. O fordismo teve seu auge da metade da dcada de 50 at o m da de 60, e j no comeo dos anos 70 mostrou-se enfraquecido e seriamente contraditrio.

Arte e tcnica na produo de produtos industriais

Estilo Vitoriano
Complexo de ornamentao Resposta ao rpido crescimento da industria. Passado como inspirao. At 1900

Arts & Crafts


Artes e ofcios (at 1914) Movimento esttico surgido na Inglaterra, na segunda metade do sculo XIX. Defendia o artesanato criativo como alternativa mecanizao e produo em massa e pregava o m da distino entre o arteso e o artista. Foi inuenciado pelas ideias do romntico John Ruskin e liderado pelo socialista e medievalista William Morris.

Вам также может понравиться