Вы находитесь на странице: 1из 32

Realizao:

Em parceria com:

TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 1

12/6/11 8:23 PM

Confea
Esta pequena publicao trata de um tema de grande importncia. Esta pequena publicao trata de um tema de grande importncia para a sociedade: o combate corrupo. Como profissionais e como cidados no temos o direito de nos acomodar diante da gravidade do problema da corrupo, presente no apenas nas estruturas governamentais, mas tambm nas organizaes privadas, no comportamento social e na prpria cultura poltica do pas. Quando lanamos, em fevereiro de 2010, o Movimento Anticorrupo da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, nos comprometemos a utilizar nosso conhecimento tcnico para refletir e propor procedimentos que reduzam as prticas de corrupo no pas. Uma dessas discusses necessrias o aperfeioamento e cumprimento da Lei de Licitaes (8.666/93). Da mesma forma, estamos empenhados, junto com outras 40 organizaes, pela aprovao do Projeto de Lei 6.826/10, que responsabiliza pessoas jurdicas por crimes de corrupo. Mas j temos o que comemorar neste ano, com a sano da Lei 12.527/11, que regulamenta o acesso informao pblica pelo cidado, essencial para a transparncia administrativa. Estamos apenas comeando nessa caminhada. Este texto para consulta pblica, alm de disponibilizado na internet, ser impresso em tiragem reduzida e distribuio dirigida, com o propsito de fomentar as discusses sobre o tema, para que possamos desenvolver seu contedo em novos fascculos. Uma das nossas metas, com a qual os profissionais tm muito a contribuir, a elaborao de um check list, de fcil compreenso por no tcnicos, para que os cidados possam acompanhar o andamento de obras pblicas. Fruto de uma benfica parceria do Confea com a Controladoria Geral da Unio e o Instituto Ethos, nosso objetivo que os produtos gerados sejam teis s nossas lideranas profissionais, como material de apoio, a fim de mobilizar e capacitar lideranas sociais para o acompanhamento e fiscalizao de obras pblicas, construindo instrumentos de controle social para que todos possam exercer plenamente a cidadania. Boa leitura a todos! Marcos Tlio de Melo Presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Confea Braslia 9 de dezembro de 2011 Dia Internacional Contra a Corrupo

TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 2

12/6/11 8:23 PM

Instituto Ethos (Projeto Jogos Limpos)


A publicao que voc est lendo agora um dos frutos do convnio entre a Controladoria-Geral da Unio (CGU), o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e o Instituto Ethos. Essa ao tem permitido a cada uma das entidades potencializar as aes que j desenvolvia para preveno e o combate corrupo. Essa publicao tambm uma das aes do Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estdios. Lanado em dezembro de 2010, essa iniciativa do Instituto Ethos reedita a interessante parceria com a CGU e o Confea e ainda a amplia para mais uma dezena de outras entidades interessadas na preveno e no combate corrupo. o foco do projeto a promoo do controle social, da transparncia e da integridade nos investimentos para a realizao da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos olmpicos e Paraolmpicos de 2016. nas prximas pginas so apresentadas algumas das variveis presentes nos processos de contratao pblica que determinam - ou no - o ambiente ntegro e a lisura nas licitaes e compras feitas pela Administrao Pblica. Colocar em evidncia onde e como pode ocorrer o jogo sujo uma estratgia para evit-lo. uma verso inacabada, que est aberta para consulta e que aguarda a contribuio de tcnicos e cidados de todo o Brasil Ainda, ressalta-se que esta apenas a primeira de uma srie de publicaes. os pontos apresentados aqui sero aprofundados em outros fascculos. A definio destes temas tambm est aberta a contribuies. A hora propcia para a transparncia e para uma nova era do controle social no Brasil. Participe.

Instituto Ethos

TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 3

12/6/11 8:23 PM

Controladoria Geral da Unio


o Brasil foi escolhido para realizar as prximas edies dos mais importantes acontecimentos esportivos do mundo: a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos olmpicos de Vero, em 2016. Esses dois eventos prometem atrair a ateno do mundo para o pas, alm de turistas e investimentos. Investimentos esto sendo realizados em diversas reas para garantir o sucesso desses eventos. As reas de infraestrutura, servios e outras essenciais para a realizao dos jogos esto recebendo importantes montantes de aplicao de recursos pblicos. Para garantir a boa aplicao desses recursos, o Governo Federal Brasileiro d transparncia aos investimentos e os respectivos instrumentos para sua contratao e execuo. os editais, contratos e detalhes das obras da Copa e dos Jogos olmpicos esto disponveis no Portal da Transparncia do Governo Federal: www.transparencia.gov. br, onde foram criadas reas dedicadas a cada um dos eventos em referncia. Alm de dar transparncia aos recursos federais aplicados para realizao da Copa do Mundo, em 2014, e dos Jogos olmpicos de Vero, na internet, o Governo Federal tambm criou a Cmara de Transparncia da Copa, para discutir polticas e aes de transparncia para o evento, e participa dos dilogos do projeto Jogos Limpos. o objetivo estimular o acompanhamento da sociedade e promover o conhecimento sobre a gesto e o oramento pblico e o controle social sobre os investimentos pblicos. Desta forma, o governo d instrumentos para a sociedade se mobilizar para debater questes de interesse pblico e contribuir para a preveno do mau uso do dinheiro pblico e da corrupo. Esta Cartilha mais uma iniciativa para dar transparncia e fomentar o controle social na aplicao dos recursos pblicos aplicados para a realizao dos dois eventos. Ela rene informaes que auxiliam a sociedade a compreender as informaes publicadas pelo Governo e saber como utiliz-las para fiscalizar a atuao do poder pblico. Assim, esperamos que o envolvimento do cidado brasileiro na gesto pblica seja efetivo e se torne um dos grandes legados deixados por esses grandes eventos.

TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 4

12/6/11 8:23 PM

O planejamento, o oramento pblico e a corrupo

TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 5

12/6/11 8:23 PM

no setor privado, o cidado planeja e controla os gastos na sua casa, de acordo com o oramento que tem disponvel para gastar. Da mesma forma, na esfera pblica, todo projeto, obra e empreendimento, para ser executado, deve estar previsto no oramento do setor pblico.

A diferena, nesse caso, que o dinheiro que o governo gasta vem dos impostos e taxas que pagamos e, por isso, ele tem a obrigao de prestar contas a toda a sociedade de suas atividades. A transparncia sobre os atos praticados pelo governo e suas relaes econmicas com o setor privado uma arma contra a corrupo.

O que Corrupo: de acordo com a Transparncia Internacional, corrupo o abuso do poder pblico para fins privados.

6
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 6

12/6/11 8:23 PM

Principais tipos de corrupo: suborno, pagamento de facilitaes, lavagem de dinheiro, caixa dois.

7
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 7

12/6/11 8:23 PM

Assim, alm de ser dever do governo mostrar, com clareza, como ele est gastando o dinheiro, tambm direito e obrigao do cidado cobrar que ele gaste corretamente o dinheiro pblico e preste contas disso. Para exercer o direito de cobrana, interessante uma viso de todas as fases do processo: planejamento e elaborao do oramento pblico; projeto e oramento: estudos preliminares, projetos bsico e executivo, planilha oramentria; licitao; execuo da obra: fiscalizao e acompanhamento. A participao da populao no processo de planejamento e elaborao do oramento pblico uma etapa essencial para o futuro acompanhamento do gasto. recomendvel que as prefeituras dos municpios convocar a populao para audincias pblicas quando comear a discutir o oramento e checar quais as principais necessidades e demandas da populao local. Assim, ser possvel alcanar um benefcio efetivo para a comunidade envolvida. Da mesma forma, os governos estaduais, por meio das secretarias de planejamento e das Assembleias Legislativas, devem fazer o mesmo com o oramento estadual. no plano federal, a realizao de audincias pblicas um procedimento essencial, principalmente para obras que causam grande impacto social, econmico e ambiental. Com a realizao da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, muitas obras sero realizadas pelo governo federal, estaduais e municipais

nas 12 cidades-sede dos jogos. Mas a maioria desses empreendimentos no foi discutida com a populao, e o pior, a populao s tem a informao pelos jornais, sobre o que se pretende construir. na maioria das vezes, no entanto, no se sabe quanto custar e nem qual benefcio a obra deixar para a populao aps os jogos. Por isso, a recomendao que os comits e secretarias responsveis pela Copa em cada cidade-sede realizem audincias pblicas peridicas de prestao de contas populao. Por meio das associaes de moradores, dos conselhos de polticas pblicas e diversos tipos de organizaes no governamentais, a populao tem meios para acompanhar e fiscalizar as obras pblicas. Ela pode agir diretamente sobre o executor da obra (Prefeitura, Governo do Estado, Governo Federal) bem como cobrar posicionamento de vereadores, deputados, promotores de Justia (Ministrio Pblico) e da imprensa. Para a Copa do Mundo, no h apenas obras em estdios, mas tambm obras de mobilidade urbana. Portanto, a cobrana sobre o legado da Copa 2014 para a populao brasileira deve ser permanente.

O que Mobilidade Urbana: A condio em que se realizam os deslocamentos de pessoas e cargas no espao urbano

8
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 8

12/6/11 8:23 PM

Para acompanhar e fiscalizar, voc pode comear por entender como se elabora o projeto da obra

9
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 9

12/6/11 8:23 PM

Ele feito por meio dos estudos preliminares. Esses estudos passam por uma anlise de viabilidade econmica do empreendimento, definem as melhores alternativas tcnicas para sua execuo, estimam os custos mdios e prazos e estabelecem os benefcios que a obra deve trazer populao quando concluda. A fase dos estudos preliminares deve contar com a participao de profissionais habilitados e especializados para garantir que a opo encontrada a mais vivel tcnica e economicamente, e que melhor atenda a demanda da populao. Em se tratando de solues para obras de engenharia, por exemplo, o conhecimento tcnico adequado e atualizado da rea indispensvel na busca de melhores alternativas, inclusive para que se faa uma estimativa de custo o mais prximo possvel da realidade. Aps a concluso do planejamento e dos estudos preliminares, so elaborados os projetos de leis oramentrias que sero encaminhados e submetidos apreciao do Poder Legislativo.

importante lembrar que as obras cuja execuo transcendam um exerccio financeiro devero ser includas no Plano Plurianual (PPA), de modo a assegurar recursos oramentrios suficientes sua realizao nos exerccios seguintes. Esse aspecto de extrema importncia porque assegura que, mesmo com as mudanas polticas e de governo, aquelas demandas da populao apresentadas na poca de planejamento tero continuidade. nesse cenrio, tambm relevante falar do papel da engenharia consultiva e dos quadros tcnicos do governo. Aps algumas dcadas em que houve o sucateamento da estrutura tcnica dos rgos pblicos, necessria, hoje, a reestruturao do setor para atender s demandas de crescimento do pas, uma vez que a realizao de um planejamento adequado e vivel econmica e tecnicamente depende diretamente desses profissionais.

10
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 10

12/6/11 8:23 PM

As licitaes pblicas

11
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 11

12/6/11 8:23 PM

Aps a fase de planejamento e a incluso das aes no oramento, os rgos do governo devero realizar a contratao das empresas que executaro as obras e servios, por meio de um procedimento chamado licitao. As licitaes so instrumentos legais que visam garantir isonomia, economicidade, transparncia e segurana s contrataes pblicas. Por obedecerem ao princpio da publicidade, os administradores pblicos tm o dever de informar qualquer pessoa a respeito das licitaes. Isso feito por meio de afixao de editais em quadros de avisos dos rgos pblicos, divulgao no Dirio Oficial, em jornais de grande circulao e tambm na internet. segundo a Lei de Licitaes, a licitao no ser sigilosa, sendo pblicos e acessveis os atos de seu procedimento, salvo o contedo das propostas, at a respectiva abertura. Qualquer cidado pode acompanhar o seu desenvolvimento, desde que no interfira de modo a perturbar ou impedir a realizao dos trabalhos (art. 4 da Lei 8.666/93). Qualquer mecanismo que tente esconder, dificultar ou impedir que empresas participem das licitaes est em desacordo com a lei, sendo considerado, portanto, crime. Pelo lado dos concorrentes, um exemplo de fraude nas licitaes a formao de cartis, em que se busca frustrar o carter competitivo do processo licitatrio. os cartis nada mais so do que acordos entre concorrentes para fixar preos, combinar o resultado e dividir mercados. Com olhar atento, podemos reconhecer algumas situaes que propiciam a formao de cartis, como a existncia de poucos forne-

cedores, bem como alguns indcios de sua existncia. Por exemplo: quando duas ou mais propostas tm redao e formatao semelhantes; so enviadas do mesmo endereo ou apresentam rasuras semelhantes ou alteraes de ltima hora. outras caractersticas dos cartis so: a existncia de um padro de rodzio entre os vencedores das licitaes; a diminuio inesperada do nmero de participantes da licitao; os preos apresentados por um dos participantes so muito diferentes dos demais; e subcontratao, pelos licitantes vencedores, de concorrentes que perderam, se retiraram ou se recusaram a apresentar propostas na licitao. Pelo lado dos administradores ou gestores pblicos tambm pode ser observada a prtica de outros meios de fraudar licitaes. Alguns deles so: a no publicao dos editais, o que limita a participao dos interessados e beneficia empresas de amigos e parentes; a criao de empresas fantasmas para participar dos certames; a aceitao de notas fiscais frias; a aceitao de Acervo Tcnico e Anotaes de Responsabilidade Tcnica de um profissional que trabalha na empresa, mas que no vai atuar diretamente no projeto ou obra licitada, entre outras. nos processos licitatrios, a Administrao est vinculada ao edital, no podendo descumprir as normas e condies nele estabelecidas. Assim, qualquer cidado que observar alguma irregularidade no edital parte legtima para impugn-lo, devendo, conforme 1 do art. 41 da Lei 8.666/93, protocolar o pedido at cinco dias teis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitao.

12
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 12

12/6/11 8:23 PM

Os projetos bsico e executivo

13
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 13

12/6/11 8:24 PM

A Lei de Licitaes determina que as licitaes pblicas de obras e servios sejam precedidas da elaborao do projeto bsico com o oramento detalhado de todos os seus custos unitrios e, em certas circunstncias, tambm do projeto executivo. Qualquer cidado poder requerer Administrao Pblica os quantitativos das obras e preos unitrios de determinada obra executada. O que Projeto bsico o conjunto de elementos necessrios e suficientes para caracterizar a obra ou servio, com base em estudos tcnicos preliminares e que possibilitem a avaliao do custo da obra, definio de mtodos e prazo de execuo. o projeto executivo o conjunto de elementos necessrios e suficientes execuo completa da obra, conforme normas tcnicas, licenciamentos ambientais, etc.

Para mais detalhes, consulte o artigo. 6, incisos Ix e x, da Lei 8.666/1993. A Lei de Licitaes ainda destaca que os projetos bsicos e executivos devem atender aos requisitos de segurana; funcionalidade e adequao ao interesse pblico; economia na execuo, conservao e operao; possibilidade de emprego de mo de obra, materiais, tecnologia e matrias-primas existentes no local; facilidade na execuo, conservao e operao, sem prejuzo da durabilidade da obra ou do servio; adoo das normas tcnicas adequadas de sade, de segurana do trabalho e de impacto ambiental. Tambm deve ser observada integralmente a legislao sobre a Acessibilidade. nesse contexto que se deve cuidar para que no acontea o que vem ocorrendo em vrios processos licitatrios, em que o projeto bsico no contm todos os elementos necessrios e, durante a execuo da obra, observa-se a necessidade de celebrao de diversos termos aditivos, aumentando o seu preo de forma desnecessria.

O que Acessibilidade: Possibilidade e condio de uso e alcance de espao, edificao e mobilirio, com segurana e autonomia por qualquer pessoa, inclusive aquelas com mobilidade reduzida, permanente ou temporria, como cadeirantes, obesos, gestantes, idosos, etc. Ex: Caladas podotteis, corrimes em escadas, rampas de acesso com inclinao normatizada, rebaixamento de caladas para acesso e sinalizao vertical adaptada, entre tantas outras situaes.

14
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 14

12/6/11 8:24 PM

Outras questes licitatrias

15
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 15

12/6/11 8:24 PM

Alm da preocupao de que o projeto bsico contenha todos os elementos necessrios para conferir a lisura devida a um procedimento licitatrio, outro tema tem sido alvo de recentes discusses e crticas e merecer ser acompanhado com cautela pela populao e pelos rgos de fiscalizao e controle, pois influenciar diretamente nas formas como o dinheiro pblico ser gasto. Trata-se do Regime Diferenciado de Contrataes Pblicas, criado para atender s obras da Copa do Mundo de 2014 e das olimpadas de 2016, que sero realizadas no Brasil. A partir do RDC, como chamado, a Unio, os estados, o Distrito Federal e os municpios podero, num processo simplificado de escolha das empresas que executaro as obras, realizar a chamada contratao integrada, que permite que uma mesma empresa seja

contratada para elaborar os projetos bsico e executivo, alm de realizar a obra, devendo entreg-la ao poder pblico finalizada e pronta para ser utilizada. Uma das diferenas dessa modalidade que o governo no precisa mais apresentar o projeto bsico, mas um anteprojeto de engenharia. Como o RDC no exige um projeto bsico com a relao detalhada dos principais itens, e seus respectivos custos, que sero utilizados na obra, no haver uma perfeita definio dos objetos da licitao, j que no existiro os projetos completos de engenharia. Portanto, ser necessrio um trabalho muito mais cuidadoso e intenso de fiscalizao e acompanhamento.

16
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 16

12/6/11 8:24 PM

A execuo das obras e dos servios

17
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 17

12/6/11 8:24 PM

As obras de engenharia, normalmente, esto associadas ocupao humana e, se feitas de forma errada, podem ocasionar grandes tragdias. Da a importncia de haver um profissional capacitado e habilitado para a realizao dessas atividades. Para a elaborao de projetos, execuo de obras ou realizao de servios na rea da Engenharia e da Arquitetura, so necessrios conhecimentos especializados, que abrangem uma srie de normas tcnicas e legislao especfica. Ainda, na etapa de execuo das obras, necessria a indicao de um engenheiro ou arquiteto para fiscaliz-las. Ele ser o responsvel pelo acompanhamento da obra, pela medio dos servios ou etapas realizados de acordo com o cronograma fsico-financeiro previsto para fins de pagamento, e pela verificao da conformidade em relao ao contrato firmado.

Mesmo diante da desestruturao de reas tcnicas do governo, a populao deve cobrar a existncia de profissional para fiscalizao de obras, pois constitui importante elo para garantir qualidade ao empreendimento. Alm disso, os tcnicos do agente financeiro tm papel relevante, pois atuam de forma complementar aos fiscais de obra, com a obrigao de zelar para no haver desvios, para que o orado seja efetivamente aplicado na obra. O fiscal da obra, indicado pela Administrao, dever fazer o registro de todas as ocorrncias em um Dirio prprio, onde tambm ser determinado o que for necessrio regularizao das faltas ou defeitos observados. A empresa contratada obrigada a reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, s suas custas, no total ou em parte, o objeto do contrato em que se verificarem vcios, defeitos ou incorrees resultantes da execuo ou de materiais empregados.

18
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 18

12/6/11 8:24 PM

Inovao

19
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 19

12/6/11 8:24 PM

Com as novas tecnologias, tornou-se possvel acompanhar, mesmo que de longe, o andamento das obras. Pequenas cmeras podem ser instaladas no entorno da obra para transmisso em tempo real pela internet.

20
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 20

12/6/11 8:24 PM

Caminhos da corrupo

21
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 21

12/6/11 8:24 PM

Muitas prticas de corrupo podem acontecer durante o processo de licitao de obras pblicas. Antes mesmo da contratao, condutas irregulares podem ocorrer, como no acesso a informaes privilegiadas, licenciamentos, combinaes prvias durante a concorrncia, utilizao de materiais de baixa qualidade ou e at mesmo na entrega da obra, sem atender a todas as condies do contrato.
O que Licitao um procedimento administrativo formal, obrigatrio para rgos governamentais, realizado anteriormente contratao, em que se garante igualdade de condies aos participantes, com a finalidade de obter a proposta mais vantajosa para a Administrao Pblica. Para se realizar um procedimento licitatrio, a Lei 8.666/1993 prev as seguintes formas ou modalidades de licitao: convite, tomada de preos, concorrncia, concurso e leilo. H tambm o prego, previsto na Lei 10.520/2002, e que deve ser utilizado para a contratao de bens e servios comuns. Em relao aos critrios utilizados para avaliar as propostas dos licitantes, de modo a definir o vencedor da licitao, a Lei estabelece os chamados tipos de licitao, que so os seguintes: menor preo (o mais comum); melhor tcnica; tcnica e preo; e maior lance ou oferta (no caso de leilo de bens da Administrao). Em regra, o tipo de licitao mais utilizado o do menor preo, mas nas contrataes de servios de natureza intelectual (projetos, estudos etc.) costuma ser mais indicado utilizar o tipo de melhor tcnica ou tcnica e preo. Para contratar obras e servios, necessrio obedecer a certas condies. so elas: existir projeto bsico, disponvel para os concorrentes; existir oramento detalhado; haver previso de recursos oramentrios. Para uma empresa participar de uma licitao, ela deve apresentar documentos que comprovem sua habilitao jurdica, regularidade fiscal, qualificao tcnica e econmico-financeira. A qualificao tcnica se refere principalmente capacidade para desempenhar atividades referentes ao objeto licitado, nas quantidades e prazos estabelecidos.

22
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 22

12/6/11 8:24 PM

Dispensa e Inexigibilidade de Licitao

23
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 23

12/6/11 8:24 PM

Existem situaes em que a Administrao Pblica no obrigada a licitar, pois muito embora exista a possibilidade de competio entre os fornecedores, a realizao da licitao pode se mostrar inconveniente ao alcance do interesse pblico. o art. 24 da Lei n 8.666/1993 estabelece todas as hipteses possveis de dispensa de licitao, destacando-se, dentre elas, a dispensa em razo do baixo valor monetrio da contratao e a dispensa em decorrncia de situao emergencial (como no caso de calamidade pblica). Alm disso, no se exige licitao quando houver impossibilidade de competio, em situaes como a aquisio de materiais, equipamentos, ou gneros que s possam ser fornecidos por produ-

tor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferncia de marca; para a contratao de servios tcnicos singulares prestados por profissionais ou empresas possuidores de notria especializao; ou contratao de artistas consagrados. A Administrao Pblica tem a prerrogativa de modificar ou rescindir contratos por razes de interesse pblico. Tambm poder aplicar punies como advertncia, multa, suspenso temporria e declarar publicamente a inidoneidade para a empresa infratora licitar ou contratar com a Administrao. No site do governo federal (www. transparencia.gov.br) h uma lista das empresas pblicas declaradas inidneas. Consulte sempre que necessrio.

24
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 24

12/6/11 8:25 PM

Descaminhos do dinheiro pblico

25
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 25

12/6/11 8:25 PM

Dentre os vrios caminhos da corrupo, um deles passa pelas empresas fantasmas, outro pelo uso de notas fiscais frias. Mas empresas legalmente constitudas tambm so usadas e, graas ao conluio com gestores pblicos, entregam produtos em quantidade menor que o contratado ou de pior qualidade. Alm do prejuzo aos cofres pblicos, esta prtica pode causar grandes danos sade ou segurana das pessoas, como no caso da aquisio de merenda escolar, medicamentos ou realizao de obras pblicas. O jogo sujo tambm ocorre com notas fiscais preenchidas com quantidade superior ao que foi efetivamente entregue, ou superfaturadas, em que os preos cobrados esto acima dos valores de mercado, para um determinado produto ou servio. H ainda o jogo de preos ou de planilhas, que uma prtica ilegal de se contratar a proposta de menor preo global, mas com grande disparidade nos preos unitrios, de forma a possibilitar aditamentos futuros ao contrato, aumentando-se os quantitativos dos itens de preos unitrios elevados e reduzindo-se os quantitativos dos itens de preos inferiores.

Os chamados contratos guarda-chuvas (amplos e indefinidos) tambm so celeiros de atos irregulares, pois so utilizados para aquisio de bens ou servios diferentes do objeto contratado. Para isso, o jogo limpo licitar todos os itens, quando isto for tcnica e economicamente vivel. A contratao emergencial direta, sem a realizao de licitao, decorrente de motivos de fora maior, permitida pela lei, mas de forma alguma pode servir para encobrir a incompetncia ou negligncia do gestor pblico de no ter realizado o planejamento adequado das contrataes. Aditivos contratuais, no montante de at 25%, tambm so permitidos, desde que justificados tcnica e legalmente. Nos dois casos, deve-se ficar atento para conhecer e avaliar a real necessidade do aditivo.

26
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 26

12/6/11 8:25 PM

A fiscalizao e o acompanhamento

A Constituio Federal, em seu art. 5, inc. xxxIII, dispe: todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. A Lei n 12.527/11, recentemente aprovada, estabelece prazos e condies para que essas informaes sejam prestadas. Para que a sociedade faa esse acompanhamento, a Administrao Pblica deve ser transparente, disponibilizando informaes sobre licitaes, contratos, convnios, pagamentos efetuados, entre outras. Tambm deve criar mecanismos de incentivo participao popular com a realizao de audincias pblicas, durante os processos de elaborao e discusso dos planos, lei de diretrizes oramentrias e oramentos.

27
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 27

12/6/11 8:25 PM

Isso significa funcionar de maneira aberta, sem nada s escondidas, baseada em princpios ticos e democrticos e agindo proativamente, publicando as informaes pblicas antecipadamente, sem que o cidado tenha de sofrer qualquer tipo de obstculo para obt-las. Alguns rgos so diretamente responsveis por realizar esse acompanhamento direto e constante das aes governamentais, com carter no apenas repressivo, mas preventivo, antecipando-se s possveis ocorrncias de prticas ilegais, abusos, fraudes, desvios, desperdcios, irregularidades e improbidades. so rgos de fiscalizao e controle, tanto interno quanto externo. Destacam-se, entre eles: - A Controladoria Geral da Unio, que responsvel por verificar se o recurso pblico federal est sendo usado adequadamente ou se est sendo desviado para outras finalidades; - os Tribunais de Contas da Unio, dos Estados e dos Municpios, que realizam auditorias e fiscalizaes, julgando a aplicao dos recursos pblicos; - os Ministrios Pblicos da Unio e dos Estados que, como promotores da Justia e defensores dos interesses da sociedade, podem ser acionados para denunciarem os responsveis por irregularidades e solicitarem medidas de punio para afast-los ou prend-los; - As Cmaras de Vereadores e Assembleias Legislativas, que fiscalizam as prefeituras e governos estaduais, recebem e apuram

denncias, podendo, inclusive, afastar os administradores envolvidos em corrupo; - os Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, que fiscalizam se o profissional que elabora o projeto ou executa a obra habilitado e regularmente registrado no conselho profissional e tem competncia legal para atuar na rea. Mas, apesar de existirem todos esses rgos, eles nunca podero dispor de nmero suficiente de fiscais e auditores para monitorar e verificar cada despesa realizada pelo poder pblico. Ento, a participao popular no controle, fiscalizao e monitoramento das aes governamentais indispensvel e a essa participao d-se o nome de controle social. o controle social exercido tanto pelos conselhos de polticas pblicas quanto pelo cidado, que mora no local e, melhor que ningum, conhece as demandas locais, a realidade em que vive e est presente no dia a dia da comunidade, podendo acompanhar as aes do governo do seu municpio ou estado. E o melhor jeito para ajudar na fiscalizao dos gastos pblicos juntando-se a outras pessoas, em associaes, movimentos, grupos, sindicatos, etc. tambm com esse intuito cooperativo que todos os rgos de controle acima mencionados possuem canais de comunicao abertos populao e aos movimentos sociais para receber denncias de malversao dos recursos pblicos. os controles interno, externo e social, aliados transparncia, so formas efetivas de fortalecimento da cidadania e de preveno da corrupo. Isso porque, quando os agentes pblicos sabem que esto sendo vigiados, cobrados por suas aes e controlados pela aplicao dos recursos pblicos, eles tendem a ter mais cuidados com a correo e legalidade de seus atos.

28
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 28

12/6/11 8:25 PM

Jogo Limpo
Convocar a populao para conhecer e discutir a necessidade dos projetos; Garantir recursos no oramento para concluir, manter e conservar a obra; Realizar licitaes de portas abertas; Divulgar amplamente os editais de licitao; Apresentar projetos completos para a licitao da obra; Manter o Dirio de Obras atualizado e acessvel a qualquer interessado; Adotar os princpios da Administrao Pblica legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia; Planejar os investimentos com antecedncia; Reestruturar as equipes tcnicas dos rgos pblicos; Divulgar na internet e em outros veculos de comunicao a prestao de contas de todas as licitaes, contratos e pagamentos.

Jogo Sujo

Preparar projetos nos gabinetes, sem participao da populao; Incluir novas obras no oramento, sem ter garantido recurso para concluir obras anteriores; Fazer licitao s escondidas, direcionando a concorrncia; Divulgar editais em letras pequenas, escondidos nas pginas dos jornais; No disponibilizar Dirio de obras para fiscalizao dos interessados; Licitar uma obra pblica sem projeto completo, que garanta um oramento detalhado e real; Contratar sem licitao ou contratar por valor superior ao da proposta vencedora; Favorecer ou direcionar licitao; Contratar empresas que estejam em situao irregular com o INSS, FGTS e Receita Federal, comprometendo a prestao do servio pblico; Fazer exigncias exorbitantes, que restrinjam a participao de empresas concorrentes, com o objetivo de direcionar a licitao.

29
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 29

12/6/11 8:25 PM

Referncias Bibliogrficas: Manual de Integridade Pblica e Fortalecimento da Gesto: Orientaes para o Gestor Municipal / Presidncia da Repblica, Controladoria-Geral da Unio 2 ed. - Braslia: CGU, 2010. Olho vivo no dinheiro pblico: Um guia para o cidado garantir os seus direitos. Controladoria-Geral da Unio 2 edio Braslia: CGU, 2009. Farias, Pedro Paulo Piovesan de - Licitaes de obras Pblicas. srie de Cadernos Tcnicos da Agenda Parlamentar do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paran. Stansburry, Catherine and Stansburry, Neil. Examples of Corruption in Infrastructure. Global Infrastructure Anti-Corruption Centre, 2008. Ibraop Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Pblicas. Orientao Tcnica OT IBR 001/2006 Projeto Bsico. Disponvel em www. ibraop.org.br Ibraop Instituto Brasileiro de Auditoria de obras Pblicas. orientao Tcnica oT IBR 002/2009 obra e servio de Engenharia. Disponvel em www.ibraop.org.br Amarribo o Combate Corrupo nas Prefeituras do Brasil 2003 CGU Perguntas e Respostas sobre o tema Licitaes e Contratos (apostila)

30
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 30

12/6/11 8:25 PM

Ficha Tcnica Textos: Aloisio Lopes Tnia Carolina Machado Colaborao: Archimedes Pereira Luiz Zigmantas Membros da CGU Ilustraes: Cludio Martins Produo: Assessoria de Comunicao e Marketing - Confea - 2011 Envie sugestes de melhoria e de contede para: contato@jogoslimpos.org.br Confira a verso eletrnica nos sites: www.confea.org.br www.jogoslimpos.org.br www.transparencia.gov.br

31
TExTo EM ConsULTA PBLICA.

Cartilha.indd 31

12/6/11 8:25 PM

32

Cartilha.indd 32

12/6/11 8:25 PM

Вам также может понравиться