Вы находитесь на странице: 1из 11

Ciclo de Carnot

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa

Diagrama Presso x Volume para o ciclo de Carnot Ciclo de Carnot o ciclo executado pela mquina de Carnot, idealizada pelo engenheiro francs Carnot e que tem funcionamento apenas terico (ainda no foi possvel criar uma Mquina de Carnot). Funcionando entre duas transformaes isotrmicas e duas adiabticas alternadamente, permite menor perda de energia (Calor) para o meio externo (fonte fria). O rendimento da Mquina de Carnot o mximo que uma mquina trmica trabalhando entre dadas temperaturas da fonte quente e da fonte fria pode ter (Mas o rendimento nunca chega a 100%).

Teoria
Temos que o rendimento da mquina em percentagem igual a:

Onde: = Temperatura da fonte fria(em Kelvin) = Temperatura da fonte quente (em Kelvin) A utilidade da Mquina de Carnot descobrir se uma mquina trmica tem bom rendimento, para assim ver se seu custo vivel para a indstria. A possibilidade de interconverso entre calor e trabalho possui restries para as mquinas trmicas. O Segundo Princpio da Termodinmica, elaborado em 1824 por Sadi Carnot, enunciado da seguinte forma: " Para haver converso contnua de calor em trabalho, um sistema deve realizar ciclos entre fontes quentes e frias, continuamente. Em cada ciclo, retirada uma certa quantidade de calor da fonte quente (energia til), que parcialmente convertida em trabalho, sendo o restante rejeitado para a fonte fria (energia dissipada)"

Na Fig. 1 mostraremos a energia e a temperatura em e respectivamente, que durante cada ciclo do motor, a substncia de trabalho absorve a energia sob a forma de calor de um reservatrio trmico mantido a temperatura constante e libera a energia sob a forma de calor para um segundo reservatrio trmico mantido a uma temperatura inferior, tambm constante .

FIG. 1 Calor

convertido em trabalho

Exemplo: Em uma locomotiva a vapor, a caldeira representa a fonte quente, de onde retirada uma certa quantidade de calor. Parte dessa energia trmica, denominada energia til, convertida em trabalho mecnico. A outra parte dessa energia, chamada energia dissipada, jogada para a atmosfera, que, nesse caso, possui o papel de fonte fria. O rendimento de uma mquina trmica dado pelo quociente do trabalho pela energia til, onde o trabalho definido pela diferena entre a energia til e a energia dissipada. A equao do rendimento pode ser reescrita como a diferena entre a unidade e o quociente da energia dissipada pela energia til. Rendimento da Maquina ( )

Rendimento da Maquina em % ( )

Trabalho (

onde: o rendimento; a energia til; o trabalho; a energia dissipada; O Ciclo de Carnot demonstra que o maior rendimento possvel para uma mquina trmica o de uma mquina que realizasse um ciclo de duas transformaes adiabticas e duas transformaes isotrmicas, alternadas entre si, de acordo com o esquema: 1)processo isotrmico reversvel, no qual o calor transferido do, ou para o reservatrio de alta temperatura; 2)processo adiabtico reversvel, no qual a temperatura do fluido de trabalho de um reservatrio a alta temperatura diminui at o outro; 3)processo isotrmico reversvel, cujo calor transferido do, ou para o reservatrio de menor temperatura; 4)processo adiabtico reversvel, em que a temperatura do fluido de trabalho vai aumentando desde o reservatrio (a baixa temperatura) at o outro

FIG. 2 Diagrama Presso x Volume para o Ciclo de Carnot A fig. 2 mostra um diagrama p-V (presso e Volume) do ciclo de Carnot. Como indicado pelas setas, o ciclo percorrido no sentido horrio. Imaginemos que a substancia de trabalho e um gs, confinado em um cilindro isolado com um pisto pesado mvel. O

cilindro pode ser colocado vontade sobre qualquer um dos dois reservatrios trmicos, como na fig. 3, ou seja, uma placa isolante. A Fig. 2 mostra que, se colocarmos o cilindro em contato com o reservatrio em alta temperatura com temperatura Ta, o calor |Qa| se transfere para a substncia de trabalho partindo deste reservatrio quando o gs sofre uma expanso isotrmica do volume Va para o volume Vb. Analogamente, com a substancia de trabalho em contato com o reservatrio em baixa temperatura com temperatura Tb, o calor |Qb| se transfere da substncia de trabalho para o reservatrio em baixa temperatura quando o gs sofre uma compresso isotrmica do volume Vc para o volume Vd.

Supomos que a transferncia de calor para a substncia de trabalho ou retirado de calor da substncia de trabalho s podem acontecer durante os processos isotrmicos ab e cd da fig. 2. Confirmamos que os processos isotrmicos bc e da que se juntam s duas isotermas nas Ta e Tb, so processos adiabticos, ou seja, reversveis, so processos nos quais no se transfere nenhuma energia sob a forma de calor. Para garantir que isto ocorra, durante os processos bc e da o cilindro colocado sobre uma placa isotrmica quando o volume da substancia de trabalho esta variando. O trabalho representado na fig. 2 pela rea sob a curva abc, mostra que a substancia de trabalho est expandido, ou seja, realizado trabalho positivo quando ela eleva o pisto carregado. E o trabalho representado pela rea sob a curva cda, mostra que a substncia de trabalho est sendo comprimida, que significa estar realizado trabalho negativo sobre o

ambiente ou, que equivalente, o ambiente externo esta realizando trabalho sobre ela quando o pisto carregado desce. O Ciclo de Carnot em sentido anti-horrio ilustra o funcionamento de uma mquina frigorca, em seu mximo rendimento. No Ciclo de Carnot, o quociente da energia dissipada pela temperatura da fonte fria igual ao quociente da energia til pela temperatura da fonte quente. Ou seja, os calores trocados pelas fontes quente e fria so proporcionais s temperaturas das fontes quente e fria. Logo, se tem que o quociente da energia dissipada pela energia til igual ao quociente da temperatura da fonte fria pela fonte quente. Assim, o rendimento fica igual diferena de uma unidade com o quociente da temperatura da fonte fria pela da fonte quente.

onde: a temperatura da fonte quente; a temperatura da fonte fria; a energia til; a energia dissipada; O propsito de qualquer motor transformar o mximo possvel de energia extrada em trabalho. O motor de Carnot (ou seja, o motor de uma mquina trmica que opera no Ciclo de Carnot) necessariamente possui eficincia trmica menor que a unidade ou seja, essa eficincia trmica menor que 100%. Isto mostra que apenas parte da energia extrada em forma de calor de um reservatrio de alta temperatura est disponvel para realizar trabalho. O resto liberado para o reservatrio de baixa temperatura. A mquina operante no Ciclo de Carnot independe da substncia com que trabalhe. Ou seja, o rendimento de uma mquina trmica funo exclusiva das temperaturas que formam os corpos quente e frio. Logo, duas mquinas trmicas diferentes que operem sob mesma temperatura (no Ciclo de Carnot) possuem rendimentos iguais.

FIG. 4 Calor Qa convertido completamente em trabalho W

Observao: um rendimento igual a 100% (Fig. 4), como idealizavam os inventores, fisicamente impossvel: para o rendimento mximo, todo calor que vem da fonte quente deveria ser convertido em trabalho. Isto s ocorreria se a temperatura da fonte fria fosse zero absoluto.

Curiosidade
As plantas so os seres vivos que menos perdem energia sob a forma de calor: sua disperso de apenas 5% em mdia, enquanto o corpo humano perde cerca de 30%. Processos de um ciclo Rankine

Existem quatro processos[1] num ciclo Rankine, cada um alterando as propriedades do fluido de trabalho. Estas propriedades so identificadas pelos nmeros no diagrama acima.

Processo 4-1: Primeiro, o fluido de trabalho bombeado (idealmente numa forma isoentropica) de uma presso baixa para uma presso alta utilizando-se uma bomba. O bombeamento requer algum tipo de energia para se realizar. Processo 1-2: O fluido pressurizado entra numa caldeira, onde aquecido a presso constante at se tornar vapor superaquecido. Fontes comuns de calor incluem carvo, gs natural e energia nuclear. Processo 2-3: O vapor superaquecido expande atravs de uma turbina para gerar trabalho. Idealmente, esta expanso isoentrpica. Com esta expanso, tanto a presso quanto a temperatura se reduzem. Processo 3-4: O vapor ento entra num condensador, onde ele resfriado at a condio de lquido saturado. Este lquido ento retorna bomba e o ciclo se repete.

O ciclo Rankine descreve a operao de turbinas a vapor comumente encontrados em estaes de produo de energia. Em tais estaes, o trabalho gerado ao se vaporizar e condensar-se alternadamente um fluido de trabalho (normalmente gua, mas pode incluir outros lquidos, como amnia).

O fluido de trabalho num ciclo Rankine segue um ciclo fechado, e constantemente reutilizado. O vapor que se observa saindo de centrais de produo de energia vem do sistema de resfriamento do condensador, e no do fluido de trabalho.

Cada uma das equaes a seguir podem ser obtidas facilmente a partir do balano de massa e energia do volume de controle[2]. A quinta equao define a eficincia termodinmica do ciclo como sendo a razo entre o trabalho lquido do sistema e o calor fornecido ao sistema.

Variveis taxa de entrada de calor (energia por unidade de tempo) fluxo mssico (massa por unidade de tempo) trabalho mecnico usado pelo ou proveniente do sistema (energia por unidade de tempo) eficincia termodinmica do processo (adimensional) estes so os valores de entalpia especfica especificados no diagrama T-s Ciclo Rankine real (no-ideal) Num ciclo Rankine real, a compresso pela bomba e a expanso na turbina no so isoentrpicos[2]. Em outras palavras, estes processos no so reversveis, e a entropia aumenta durante os processos (indicados na figura como S). Isto faz com que a energia requerida pela bomba seja maior, e que o trabalho produzido pela turbina seja menor do que o produzido num estado de idealidade. Variaes do ciclo Rankine

Duas variaes bsicas do ciclo Rankine so utilizados atualmente. Ciclo Rankine com reaquecimento O ciclo Rankine com reaquecimento opera utilizando duas turbinas em srie. A primeira turbina recebe o vapor da caldeira alta presso, liberando-o de tal maneira a evitar sua condensao. Este vapor ento reaquecido, utilizando o calor da prpria caldeira, e utilizado para acionar uma segunda turbina de baixa presso. Entre outras vantagens, isto impede a condensao do vapor no interior das turbinas durante sua expanso, o que poderia danificar seriamente as ps da turbina[2].

Ciclo Rankine com Reaquecimento Ciclo Rankine regenerativo O ciclo Rankine regenarativo nomeado desta forma devido ao fato do fluido ser reaquecido aps sair do condensador, aproveitando parte do calor contido no fluido liberado pela turbina de alta presso. Isto aumenta a temperatura mdia do fluido em circulao, o que aumenta a eficincia termodinmica do ciclo.

Ciclo Rankine regenerativo

Ciclo Brayton

Diagrama Entalpia x Entropia de Ciclo Brayton (ideal) e ciclo real a gs. O ciclo Brayton um ciclo termodinmico no qual a adio de calor ocorre a presso constante, utilizado no estudo das turbinas a gs. Ele um ciclo ideal, uma aproximao dos processos trmicos que ocorrem nas turbinas a gs, descrevendo variaes de estado (presso e temperatura) dos gases. O conceito utilizado como base didtica e para anlise dos ciclos reais, que se desviam do modelo ideal, devido a limitaes tecnolgicas e fenmenos de irreversibilidade, como o atrito. O ciclo se constitui de quatro etapas. Primeiramente, o ar em condio ambiente passa pelo compressor, onde ocorre compresso adiabtica e isentrpica, com aumento de temperatura e consequente aumento de entalpia. Comprimido, o ar direcionado s cmaras, onde mistura-se com o combustvel possibilitando queima e aquecimento, presso constante. Ao sair da cmara de combusto, os gases, alta presso e temperatura, se expandem conforme passam pela turbina, idealmente sem variao de entropia. Na medida em que o fluido exerce trabalho sobre as palhetas, reduzem-se a presso e temperatura dos gases, gerando-se potncia mecnica. A potncia extrada atravs do eixo da turbina usada para acionar o compressor e eventualmente para acionar outra mquina. A quarta etapa no ocorre fisicamente, se tratando de um ciclo termodinmico aberto. Conceitualmente, esta etapa representa a transferncia de calor do fluido para o ambiente.

Desta forma, mesmo se tratando de um ciclo aberto, parte da energia proveniente da combusto rejeitada sob a forma de calor, contido nos gases quentes de escape. A rejeio de calor um limite fsico, intrnseco ao funcionamento de ciclos termodinmicos, mesmo nos casos ideais, como define a segunda lei da termodinmica. A perda de ciclo ideal pode ser quantificada pela potncia proveniente do combustvel, descontando-se a potncia de acionamento do compressor e a potncia lquida. Assim, diminui-se a perda medida que se reduz a temperatura de escape e se eleva a temperatura de entrada da turbina, o que faz da resistncia das partes da turbina a altas temperaturas um ponto extremamente crtico na tecnologia de construo destes equipamentos.

Ciclo brayton

Вам также может понравиться