Вы находитесь на странице: 1из 20

AS LEIS MORAIS

Posted on maro 7, 2012 | Deixe um comentrio

Lei Conceito Qualquer diretriz ou norma estabelecida no seio de uma comunidade

constitui intrinsecamente a Lei. () Posteriormente, as Civilizaes, pela necessidade de estabelecerem cdigos destinados a regerem seus membros, ora subordinados s diretrizes religiosas, ora aos impositivos ticos sobre que colocavam suas bases, formaram seus estatutos de justia e ordem, nem sempre felizes Pensadores e profetas de todos os tempos, refletindo a mensagem eterna ou as disposies humanas, no obstantes os malogros do passado, criaram as determinaes atravs das quais se levantaram imprios e se construram povos, sem o que teria dominado o caos e a sobrevivncia periclitado. Dos primeiros moralistas, da escola ingnua, aos grandes legisladores, ressaltam as figuras de Moiss, instrumento do Declago, e Jesus, o excelso paradigma do amor, que consubstanciaram as necessidades humanas, ao mesmo tempo facultando os meios liberativos para o ser que marcha na direo da imortalidade. Adaptando as Leis Divinas, identificadas na Natureza, s faculdades humanas, aquelas permanecem modelos a que o homem, vagarosa, porm, infalivelmente, se adaptar, para a prpria felicidade. Do Direito Romano aos modernos tratados, as frmulas jurdicas evoluem, apresentando dispositivos e artigos cada vez mais concordes com o esprito de justia do que com as ambies do comportamento individual e grupal. Francesco Carrara, o insigne mestre do Direito italiano, deslumbrado com a magnitude da vida imperecvel, j preceituava: O doma sobre o qual assenta nossa doutrina o da criao operada pela mente de um Ser eterno e infinito no saber, na bondade e no poder. Renegado este princpio, tudo no Direito se torna arbitrrio, ou melhor: o Direito perde a razo de ser, a soberana do mundo a fora. Aceito o princpio, dele deflui como consequncia necessria o reconhecimento de uma lei de ordem imposta pelo Criador criatura.

E, dominado pela Presena Divina, prossegue, espiritualista: A alma no est submetida lei fsica, mas a compreende e a percebe e dela deseja o melhor, merc da aspirao do belo. Complementando o raciocnio, expe: Esta alma inteligente e livre que Deus deu ao homem, a fim de que, com suas obras, pudesse merecer ou desmerecer, sujeitouo, como ser moralmente livre, a uma outra lei: a lei moral. Ora, as leis morais esto estruturadas na lei natural ou Lei de Deus. Por serem imperfeitas, as leis elaboradas pelos homens sofrem diariamente modificaes, variando de povo para povo e, ao mesmo tempo, adaptando-se a situaes compatveis com os dias da sua vigncia. Todas as criaturas tm, na sua maioria, no atual estgio da evoluo da vida na Terra, conscincia da Lei de Deus, sabendo o de que necessita para a prpria felicidade. Os desmandos a que se entrega, os abusos que perpetra, os excessos a que se expe no lhe permitiro tranquilizar-se, porque, inscrita na conscincia, aquela lei superior, a seu turno, no momento justo, convocar o infrator ao reajuste, de que ningum se furta. Espiritismo e a Lei 614. Que se deve entender por lei natural? A lei natural a lei de Deus. a nica verdadeira para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer e ele s infeliz quando dela se afasta. 615 eterna a lei de Deus? Eterna e imutvel como o prprio Deus. 621. Onde est escrita a lei de Deus? Na conscincia. a) Visto que o homem traz em sua conscincia a lei de Deus, que necessidade havia de lhe ser revelada ? Ele a esquecera e desprezara. Quis ento Deus lhe fosse lembrada. O Espiritismo de ordem divina, pois que se assenta nas prprias leis da Natureza e estai certos de que tudo o que de ordem divina tem grande e til objetivo. O vosso mundo se perdia; a Cincia, desenvolvida `custa do que de ordem moral, mas conduzindo-vos ao bem-estar material, redundava em proveito do esprito das trevas. Como sabeis, cristos, o corao e o amor tm de caminhar unidos Cincia. (ESE, cap. I item 10.)

Moral Conceito Conjunto de regras que constituem os bons costumes, a Moral consubstancia os princpios salutares de comportamento de que resultam o respeito ao prximo e a si mesmo. Decorrncia natural da evoluo, estabelece as diretrizes seguras em que se fundam os alicerces da Civilizao, produzindo matrizes de carter que vitalizam as relaes humanas, sem as quais o homem, por mais avanado nos esquemas tcnicos, poucos passos teria conseguido desde os estados primrios do sentimento. Definio 629. L.E.A moral a regra de bem proceder, isto , de distinguir o bem do mal. Funda-se na observncia da lei de Deus. O homem procede bem quando tudo faz pelo bem de todos, porque ento cumpre a lei de Deus. Virtude A virtude, no mais alto grau, o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Ser bom, caritativo, laborioso, sbrio, modesto, so qualidades do homem virtuoso. Infelizmente, quase sempre as acompanham pequenas enfermidades morais que as desonram e atenuam. No virtuoso aquele que faz ostentao da sua virtude, pois que lhe falta a qualidade principal: a modstia, e tem o vcio que mais se lhe ope: o orgulho. A virtude, verdadeiramente digna desse nome, no gosta de estadear-se. Adivinham-na; ela, porm, se oculta na obscuridade e foge admirao das massas () ESE- cap.XVII, item 8

O Espiritismo na Bblia
Ftima Farias O telogo e professor universitrio paraibano Severino Celestino da Silva no aceita crticas sem fundamentos lgicos. Cansado de ouvir falar que a Bblia condena o Espiritismo consultou 16 Bblias e ali encontrou disparidades de contedo. Lembrou-se das palavras de So Jernimo: A verdade no pode existir em coisas que divergem. Decidiu mergulhar na fonte hebraica da Bblia, comparou com as verses em grego e latim, e descobriu que as tradues apresentam conceitos polticos e pessoais dos seus tradutores, que comprometeram sua autenticidade. Debruou-se na pesquisa, teve a idia de reunir o resultado no livro Analisando as Tradues Bblicas, que aponta as distores ocorridas nos textos sagrados de Moiss at hoje. A obra teve tamanha repercusso pelo Brasil afora e at no exterior (trs edies em menos de dois anos), que j recebeu proposta para edit-lo em espanhol e esperanto. Ele consultou ainda 103 referncias bibliogrficas, que colocam o Espiritismo no seu devido lugar perante a Bblia, provando tambm que os fenmenos medinicos, a reencarnao e as bases do Espiritismo, ressaltam dos textos sagrados. Precavido, ainda foi buscar o aval do israelense Gad Azaria, que revisou os textos em hebraico. Celestino revela que na Bblia se encontra toda a crena da reencarnao, por parte dos profetas e do povo hebreu, em todas as pocas, e do prprio Cristo que pregava sobre o retorno do esprito noutro corpo, inclusive afirmando, textualmente, que Joo Batista era o Elias

que j vivera no tempo dos Reis de Israel e que havia voltado reencarnado no corpo de Joo Batista. Dos 23 captulos do livro, oito se referem reencarnao na Bblia. Celestino considera a Bblia o livro mais fantstico do universo, por possuir um contedo moral, religioso e de relacionamento do homem com Deus indiscutvel, porm constata que ainda muito incompreendida pelo homem. A Bblia hoje em portugus representa uma verdadeira Torre de Babel e se perde aquele que busca entender a sua mensagem. Este foi o motivo que me levou a escrever este livro que traz verdades importantes para quem quer seguir um Deus nico, misericordioso, infinitamente justo e bom e sobretudo Amor. um livro que mostra ainda a inexistncia de religies na Bblia, bem como a inexistncia de condenao Doutrina Esprita. Ele leva voc a refletir sobre o amor, a prtica da caridade, o amor ao prximo e que a f sem obras em si morta, explica. As religies tradicionais costumam argumentar que a Bblia no se refere ao Espiritismo, mas Celestino tem a resposta: Realmente a Bblia no apresenta, em nenhuma de suas pginas, referncia ao Espiritismo, de onde logicamente se conclui que no poderia proibir a sua prtica ou conden-lo. Seria at uma incoerncia. A Doutrina Esprita foi codificada por Allan Kardec em 1857, j a Bblia foi escrita h quatro mil anos atrs, como poderia condenar uma doutrina que surgiria tanto tempo depois? O que encontramos em todas as suas pginas so fenmenos medinicos incontestveis e realizados pelos profetas que eram, na verdade, grandes mdiuns.
Esclarecendo Deuteronmio

Celestino ainda aponta o discurso dos opositores do Espiritismo, que se utilizam do Deuteronmio para ilustrar e justificar suas posies discriminatrias em relao doutrina kardecista. Ele esclarece essa utilizao do livro bblico. O Deuteronmio um livro fantstico. nele que existe um maravilhoso e incontestvel legado para a humanidade: os Dez Mandamentos. Foi nele que Deus registrou a Primeira Aliana. Mas, as pessoas querem ligar as recomendaes de Moiss, feitas para o povo Judeu h quatro mil anos no deserto do Sinai, como se fossem dirigidas para os espritas, que nem existiam naquela poca. Eu tenho o maior respeito pelo Deuteronmio, mas um livro do Judasmo e sendo o Espiritismo uma religio crist, como pode ser condenado por uma religio judaica? Examinando-se com ateno o Deuteronmio em sua lngua original, voc vai observar que ele apresenta, com relao proibio de consulta aos mortos, o mesmo rigor e respeito apresentado por Alan Kardec no Livro dos Mdiuns, (questes 273, 274 e 275). Portanto, qualquer coisa fora disto desconhecimento ou m f de quem assim se pronuncia. Para as pessoas que insistem em afirmar que o Espiritismo no uma religio crist, ele reage: S quem no conhece o Espiritismo pode fazer tal afirmativa. Os postulados da Doutrina Esprita so todos baseados em princpios cristos. O Espiritismo complementa o Cristianismo e nos mostra ainda claramente de onde viemos, o que estamos fazendo na terra e para onde iremos. Toda a prtica esprita gratuita, dentro do princpio do Evangelho: Dai de graa o que de graa recebeste (Mt. 10,8). A moral que o Espiritismo prega a moral crist, ditada pelo Cristo, o maior esprito que habitou o nosso planeta.

O Espiritismo nos ensina que somos espritos imortais e quer estejamos na terra, quer no mundo espiritual, trabalhamos ativamente para alcanar a perfeio. O Espiritismo respeita todas as religies, valoriza todos os esforos para a prtica do bem e trabalha pela confraternizao entre todos os homens, independentemente de sua origem, cor, nacionalidade, crena, nvel cultural ou social. Reconhece, ainda, que o verdadeiro homem de bem o que cumpre a lei da justia, do amor e da caridade, na sua maior pureza. O Espiritismo nos demonstra que a justia divina rigorosamente cumprida, havendo recompensa para os bons e cobrana para os maus. (Mt. 5,25; Ef. 6,8 e 9; Col 3,25; Tia.2,13; Gl. 6,6-8). E nos mostra tambm que no h penas eternas. O esprito culpado, logo que se arrependa do mal que praticou, obtm a condio de repar-lo. Neste sentido, preciso trabalhar para corrigir o mal que foi praticado contra o semelhante. E ainda, com relao s confuses feitas pelos opositores do Espiritismo, Celestino esclarece: O Espiritismo no possui hierarquia religiosa, no tem sacerdotes, nem rituais ou formas de culto exterior e nem queima de incenso ou velas, no usa amuletos ou similares, altares, imagens, andores, velas, procisses, sacramentos, concesses de indulgncia, paramentos, bebidas alcolicas ou alucingenas, incenso, fumo, talisms, amuletos, horscopos, cartomancia, pirmides, cristais, bzios ou quaisquer outros objetos. Em resumo, o Espiritismo o Evangelho redivivo de Jesus.
As provas da reencarnao

Dos 23 captulos do livro de Celestino, oito se referem reencarnao na Bblia. Eis algumas consideraes: O rabino Arieh Kaplan afirma que: No possvel entender a Cabal sem acreditar na eternidade da alma e suas reencarnaes.Com o nome de Transmigrao das Almas, todo o povo judeu, inclusive a corrente ortodoxa hassdica, acredita que depois da morte a Alma reencarna numa nova forma fsica. Aqueles judeus hassdicos caractersticos, de chapus pretos, tranas (peot) e longos casacos negros so pessoas que acreditam na reencarnao. O hassidismo uma forma de Judasmo fundada na Polnia em meados do sculo XVIII pelo rabino Israel Baal Shem Tov (1700-1760) que comeou sob a liderana de Dov Baer De Mejirech. Israel Baal Shem Tov extraiu elementos da Cabal e espalhou por toda Europa oriental. A reencarnao uma crena fundamental do hassidismo. Seus conceitos constam dos livros Sefer Ha-Bahir(Livro da Iluminao), primeiro livro da Cabal judaica e do Zohar (Livro do Esplendor). Ambos os livros atribuem grande importncia doutrina da reencarnao, usada para explicar que os justos sofrem porque pecaram em uma vida anterior. Nele, o renascimento comparado a uma vinha que deve ser replantada para que possa produzir boas uvas. A Transmigrao emprestou um significado novo a muitos aspectos da vida do povo judeu, pois o marido morto voltava literalmente vida no filho nascido de sua mulher e seu irmo, num casamento por Levirato. A morte de crianas pequenas era menos trgica, pois elas estariam sendo punidas por pecados anteriores e renasceriam para uma vida nova. Pessoas malvadas eram felizes neste mundo por terem praticado o bem em alguma existncia prvia. Proslitos do judasmo eram almas judaicas que se haviam encarnado em corpos gentios ou pagos. Ela tambm permitia o aperfeioamento gradual do indivduo atravs de vidas diferentes. O Zohar afirma ainda que a redeno do mundo acontecer quando cada indivduo, atravs de Transmigrao das Almas (reencarnaes), completar sua

misso de unificao. Ele nos diz que o termo bblico geraes pode ser substitudo por encarnaes. Baseados nestes conceitos, os cabalistas desenvolveram a sua prpria interpretao sobre a aliana que Deus fez com Abrao e sua semente. Deus disse: Estabelecerei o meu concerto entre mim e ti, e a tua semente depois de ti, nas suas geraes, por concerto perptuo. Acreditavam que Deus havia feito esta aliana com a semente de Abrao no apenas por uma vida, mas por milhares de encarnaes. - E para os que no acreditam na viso da Cabal, como que fica? - O Antigo Testamento, responde Celestino, apresenta vrias referncias sobre a reencarnao. Citaremos aqui a passagem em que Deus diz ao profeta Jeremias que o conhecia antes dele ser concebido. Antes mesmo de te formar no ventre de tua me, eu te conheci; antes que sasses do seio, eu te consagrei; Eu te constitui profeta para as naes. (Jer. 1,5). Esta passagem sugere que a alma de Jeremias j existia antes de seu nascimento no sculo VI antes de cristo. Na Bblia, se encontra toda a crena na reencarnao por parte dos profetas, de David, do povo hebreu em todas as pocas e do prprio Cristo que nunca negou a reencarnao. Pelo contrrio, em Mateus 11,13 e 14 Ele afirma textualmente que Joo Batista era o Elias que j vivera no tempo dos Reis de Israel e que havia voltado reencarnado no corpo de Joo Batista . Veja os versculos na ntegra: Porque todos os profetas bem como a Lei profetizaram at Joo. E, se quiserdes dar crdito, ele o Elias que devia vir. Mt. 11,13 e 14. Palavras do Cristo. Quem quiser que as negue, eu no me atrevo. Temos ainda em toda a Bblia passagens do Gnesis ao Apocalipse que mostram a certeza na volta da alma ou esprito em outro corpo e que tanto os profetas como os judeus ortodoxos at hoje ainda acreditam.
Passagens da Ressurreio

Segundo Celestino, a Ressurreio, em princpio, definida como o retorno da alma ao corpo que parecia estar morto. Na Bblia existem oito casos de ressurreio. Trs casos ocorrem no Velho Testamento, o primeiro narrado no I livro dos Reis cap. 17 vers. 21 e 22, (a ressurreio do filho da viva por Elias). O segundo no II livro dos Reis 4,32-37 (a ressurreio do filho da mulher Sunamita por Eliseu) e o terceiro tambm no II livro dos Reis 13,20 e 21. (ressurreio de um homem cujo cadver tocou nos ossos de Eliseu) No Novo Testamento temos outros cinco casos de ressurreio. Trs foram realizados por Jesus, o Cristo, como est narrado nos Evangelhos: ressurreio da filha de Jairo, o chefe da Sinagoga, narrado em Mateus 9,18-25; a ressurreio do filho da viva de Naim (Lucas 7, 11-17) e a ressurreio de Lzaro (Joo 11, 1-43). As outras duas ressurreio foram realizadas por Pedro e por Paulo respectivamente, narrados nos Atos dos Apstolos 9,36-42 e 20, 7-12. Existe uma corrente que prega a ressurreio como ocorrendo no ltimo dia e com o mesmo corpo que se viveu. Isto no verdadeiro. Na verdade, o que se traduz como ressurreio na Bblia, com exceo dos casos citados, significa reencarnao, pois a ressurreio ocorre com o perisprito ou corpo espiritual como fala Paulo aos Corntios na sua I carta, cap. 15, 35 a 53. A Igreja Catlica recita todos os dias na missa, o Credo de Nicia, que ao ser criado em 325 da nossa era, aceitava a reencarnao e por isso cita creio na ressurreio da carne. O mesmo ocorre com outras passagem bblicas que foram adaptadas aos conceitos e crenas pessoais de quem as traduziu. No entanto, Paulo de Tarso foi bem enftico ao afirmar que a carne, e o sangue no podem herdar o Reino de Deus. Orgenes,

discpulo de So Clemente de Alexandria, analisando a Paulo, concluiu que quem ressuscita o perisprito ou corpo espiritual. O corpo material entregue a terra para ser destrudo e o esprito ou alma vai a Deus.
A sobrevivncia do esprito

Celestino afirma que a imortalidade da alma tambm consta na Bblia, sendo uma crena dos gregos, dos egpcios, hindus, chineses e outros povos. Nos Salmos de David existem muitas citaes, que expressam sua crena no Sheolou Inferno, s que como uma passagem temporria, jamais como uma regio de tormentos eternos. David lanou, juntamente com os profetas, o conceito de Olam ha-b que significa Mundo por Vir, que era o mundo espiritual da alma, aps a morte, no celestial Jardim do den. David foi ungido rei por Samuel, filho de Ana e de Elcana. No I livro de Samuel cap. 2,6, encontra-se o cntico de Ana onde est escrito: O Senhor d a morte e a vida, faz descer ao Sheol e de l voltar. David cita em vrios dos seus Salmos este conceito. O Cristo nos Evangelhos mostra claramente e em muitas citaes a certeza da existncia e sobrevivncia da alma aps a morte. Ora esta a vontade daquele que me enviou: que Eu no deixe perecer nenhum daqueles que me deu, mas que os ressuscite no ltimo dia (Joo 6,39). Existe, neste evangelho, de uma maneira geral, a promessa e a certeza de que todos chegaro um dia Deus. A parbola do homem rico e Lzaro uma prova da sobrevivncia do esprito (Lc. 12,13). O juzo final em Mateus 25, 31-46 outra, e assim sucessivamente.
O Evangelho Segundo o Espiritismo

Muitos questionam por que a Doutrina Esprita criou o livro O Evangelho Segundo o Espiritismo ao invs de seguir a Bblia. Celestino tem a resposta: Este mais um conceito errneo de quem no conhece o Espiritismo. O Evangelho Segundo o Espiritismo uma coletnea de versculos extrados da Bblia e interpretados pelos espritos. um livro de orientaes maravilhosas para as dificuldades da vida. Possui 28 captulos, onde setenta por cento dos ensinamentos foram extrados do Sermo do Monte, o maior legado que Cristo nos deixou e composto por ensinamentos que so aceitos por todos os cristos. Os outros versculos so retirados dos Evangelhos e at da Primeira Aliana (Antigo Testamento), pois o seu XIV captulo, Honrar Pai e Me, foi retirado do xodo 20,12. Portanto, no se trata de uma Bblia dos Espritas, mas de um roteiro moral e de muita luz retirados diretamente das pginas da Bblia.
A Terceira Revelao

Sobre o fato do Espiritismo ser considerado a terceira revelao, Celestino explica que existem trs revelaes divinas no universo: A primeira revelao foi feita atravs de Moiss no Monte Sinai que so os Dez Mandamentos. Na seqncia, os profetas predisseram a vinda do Cristo que nos legou a segunda revelao que foi o Evangelho. E foi o prprio Cristo quem predisse a terceira revelao: o Espiritismo. No captulo 14 do Evangelho de Joo, em suas despedidas registrando nos versculos 15 a 17, Jesus deixa uma das suas mensagens finais: Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dar um outro Parclito, para que fique eternamente convosco. o Esprito da Verdade, que o mundo no pode receber, porque no o v nem o conhece: mas vs o conhecereis, porque permanecer convosco e estar em vs.Cita ainda o Cristo nos versculos 12 a 14 do captulo 16 do Evangelho de Joo:

Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas no as podeis suportar agora. As verdades do Espiritismo ainda no so aceitas por muitos. Quando vier o parclito, o Esprito da verdade, ensinar-vos- toda a verdade, porque no falar por si mesmo, mas dir o que ouvir, e anunciar-vos- as coisas que viro. Ele me glorificar, porque receber do que meu, e v-lo anunciar. O profeta Joel, que viveu 750 anos A.C. (cap. 3, 1 a 5) (algumas Bblias traduzidas, trazem Joel 2,28) foi quem primeiro profetizou a chegada dos dons da profecia, ou seja, da mediunidade e do Espiritismo. O texto o seguinte: Depois disto derramarei o meu esprito sobre toda carne: vossos filhos e vossas filhas profetizaro; vossos velhos tero sonhos, e vossos jovens tero vises; e tambm derramarei o meu esprito sobre os escravos e as escravas. Tudo isto predito tambm pelo Cristo, como vimos acima, e o fato ocorre com os discpulos na reunio do Pentecostes e est narrado em Atos 2, 121.
A salvao segundo o Espiritismo

Celestino analisa a questo da salvao sob a tica esprita como sendo uma conquista diria. Esclarece: Ns preparamos o nosso caminho todos os dias para o nosso reencontro com Deus. lgico que, em princpio, a salvao para todos, porm segundo o nosso proceder, uns chegam primeiro outros depois, porm todos chegam. Abandone o mpio o seu caminho, e o homem mau os seus pensamentos, e volte para Deus, pois ter compaixo dele, e para o nosso Deus, porque rico em perdo (Is. 55,7). Cristo acrescenta: Assim a vontade de vosso Pai celeste que no se perca um s destes pequeninos (Mt. 18,14). Em verdade vos digo, os publicanos e as meretrizes vos precedem no reino de Deus (Mt.21, 31). Aqui o Cristo deixa bem claro que todos entraro no reino dos Cus, at os publicanos e as meretrizes. Entraro depois, mas que entraro no se tem a menor dvida.

APOMETRIA UMA PRTICA ILUSIONISTA

SENHORAS! ...SENHORES! VAI SAIR DA CARTOLA A CURA DAS OBSESSES

Caro confrade Hessen, bom dia! Vez ou outra convidam-me para explanao do Evangelho, no Centro Esprita no qual fao parte, aqui em Braslia, e, sempre que possvel, ofereo um espao para perguntas. Sobre APOMETRIA, gostaria, se possvel, conhecer sua opinio a respeito, embora considero os fundamentos da APOMETRIA nada diferentes dos postulados Espritas e, mesmo assim, de forma superficial, incompleta. Vejo, sim, com preocupao, pois em certa altura diz: "Os especialistas e estudiosos de APOMETRIA atuam gratuitamente em centros espritas para fazer a cura (de problemas de comportamento que afligem as pessoas), como intermedirios entre o astral e o fsico." Sei que a pessoa que introduziu a HIPOMETRIA (HIPNOMETRIA, nome originalmente dado pelo porto-riquenho JOS LACERDA DE AZEVEDO - 1919-1997), realizava trabalhos espritas no HOSPITAL ESPRITA DE PORTO ALEGRE e ao conhecer as tcnicas apomtricas, para l levou. At os dias atuais e at onde conheo a Doutrina Esprita, nunca observei qualquer manifestao da FEB sobre APOMETRIA. compreensvel, pois tudo que ensinado al j consta, e com riqueza de detalhes, nos postulados Espritas. Mesmo assim, caro amigo, para mim muito importante sua opinio, pois certamente ir enriquecer ainda mais, disso no tenho dvida, a minha posio a respeito, alm do mais, como disse inicialmente, caso algum nos pergunte a respeito, certamente terei respostas muito mais esclarecedoras e convincentes. Aguardo seus esclarecimentos sobre o assunto. Um abrao fraterno, do confrade:P............

Caro P, Como detodas as outras vezes que me escreveu fui absolutamente honesto com voc embora

sejam opinies minhas (que no sou dono da verdade) mas agradeo a confiana, pois j me fez perguntas polmicas e a elas respondi com meu corao aberto para com uma pessoa que considero amiga, mesmo que pensemos diferente sobre vrios pontos doutrinrios. A minha opinio sobre a prtica apomtrica certamente vai faz-lo um confrade que no ter mais nenhuma simpatia para comigo. Inobstante sab-lo sincero arauto da tcnica, importa informar-lhe que eu tambm sou um sincero crtico. As minhas opinies esto estribadas em fontes consagradas alm de pareceres de amigos estudiosos do tema e um deles o orador Divaldo Franco, da escritora Suely Caldas Schubert etc.. Nessa dialtica Espiritismo X apometria, tenho convico que jamais chegaramos a sntese. Impossvel! J escrevi sobre o tema e o fiz de forma estoica, firme e at em certo ponto - irnica. Portanto, minhas convices so inamovveis e as suas por certo abominaro minha opinio sobre o tema. Veja os links abaixo:

http://jorgehessenestudandoespiritismo.blogspot.com/2009/06/apometria-e-as-praticasespiritas.html

http://jorgehessenestudandoespiritismo.blogspot.com/2009/06/falemos-de-apometria.html

No obstante discordar dos seus argumentos , creio que estou sendo razovel com algum que estimo e no gostaria de constar-me na lista de seus desafetos. Alis , o discpulo fiel, introdutor e incentivador da tcnica , em Braslia tem conscincia plena que no tolero tal mtodo nas casas espiritas , por no perceber convenincias para tal. uma prtica absolutamente INCUA. Segue abaixo outros arrazoados:

Apometria Gebaldo

no Jos

convm s de Sousa

Casas Espritas e Jeziel Silva

Parte Ramos

1 *

"- Que pensa Emmanuel do esprita diante do sincretismo religioso? - Nosso amigo espiritual nos aconselha a respeitar crenas, preconceitos, pontos de vista e normas de quaisquer criaturas que no pensem como ns, mas adverte-nos que temos deveres intransferveis para com a Doutrina Esprita e que precisamos guardar-lhe a limpidez e a simplicidade com dedicao sem intransigncia e zelo sem fanatismo (...) - Cabe-nos, assim, defender a obra de Allan Kardec, em qualquer tempo? - Sim. Os Espritos Amigos nos dizem que nos compete a obrigao de defender os

ensinamentos de Allan Kardec, sobretudo, na vivncia dessas benditas lies, atravs de nossas prprias vidas. Compreendendo assim, reconheceremos que necessrio sermos fiis a Kardec em todas as nossas atividades (...)" (1) H trs anos a Casa de Eurpedes - Hospital Esprita Eurpedes Barsanulfo, Goinia (GO) promoveu a realizao de Seminrio sobre apometria. E permitiu que um grupo estudasse e aplicasse a tcnica, em carter experimental. Sendo a Casa de Eurpedes instituio tcnico-cientfico, como deve ser qualquer hospital psiquitrico moderno, com filosofia e prticas espritas, existe espao para a discusso e experimentao de novas tcnicas, sem preconceito e esprito de segregao, mas sempre com superviso e acompanhamento tcnico. Como veremos, essa postura no se aplica a experimentaes de natureza medinica. Nesse sentido, a tcnica apomtrica foi aplicada, principalmente em pacientes internos, associando de alguma forma o Departamento Doutrinrio e Medinico dessa Instituio apometria. Decorridos trs anos e no tendo sido, ainda, realizada qualquer avaliao mais ampla sobre esse trabalho, o assunto foi levantado, buscando respostas para as questes: a) "A teoria e a prtica da tcnica conhecida como apometria (e suas leis) esto em pleno acordo com os princpios doutrinrios codificados por Allan Kardec, nas obras bsicas do Espiritismo, ou seja, a apometria pode ser considerada uma tcnica esprita?" b) "Caso a apometria no seja uma tcnica esprita (como vrias tcnicas teraputicas anmicas e/ou medinicas no o so), aconselhvel inclu-la dentro do corpo do Departamento Doutrinrio e Medinico da Casa?" c) "Sendo ou no uma tcnica esprita, a aplicao da tcnica tem resultado em benefcios teraputicos reais para os pacientes em tratamento nesta instituio hospitalar?" Neste artigo, resumimos parecer da Comisso formada com o objetivo de oferecer respostas s questes acima, levando-se em conta que a Instituio tem se prezado pela fidelidade aos fundamentos da Doutrina Esprita. No se trata de julgar a tcnica dita apomtrica, de saber se ela funciona ou no. Nem de julgar pessoas ou grupos que a praticam. EXAME DO ASSUNTO, LUZ DA DOUTRINA ESPRITA:

1.1) Por que Allan Kardec atribuiu a ela o nome de Doutrina Esprita? A Doutrina dos Espritos. E isso porque foi revelada por eles, a muitos mdiuns, em inmeros lugares, simultaneamente: "(...) a Doutrina dos Espritos no de concepo humana. Foi ditada pelas prprias inteligncias que se manifestam, quando ningum disso cogitava, quando at a opinio geral a repelia. (...) Perguntamos ainda mais: por que estranha coincidncia milhares de mdiuns

espalhados por todos os pontos do globo terrqueo, e que jamais se viram, acordaram em dizer a mesma coisa?" (2) Allan Kardec no aceitava tudo que vinha dos Espritos - nem recomenda que o faamos -, submetendo seus ensinos ao crivo da razo, aplicando o preceito de Jesus: "Meus bem-amados, no creiais em qualquer Esprito; experimentai se os Espritos so de Deus, porquanto muitos falsos profetas se tm levantado no mundo." (3) (I Jo, 4:1) Kardec utilizou na Codificao do Espiritismo o "Controle universal do ensino dos Espritos", conforme se l em "O Evangelho Segundo o Espiritismo" item "II - AUTORIDADE DA DOUTRINA ESPRITA". Afirmou ser progressiva a Terceira Revelao, mas publicou - "Revista Esprita", agosto/1861, mensagem "Da Influncia Moral dos Mdiuns nas Comunicaes", Esprito Erasto: "Mais vale repelir dez verdades que admitir uma s mentira, uma s teoria falsa." (4) Mxima repetida em "O Livro dos Mdiuns", Ed. FEB, cap. XX, item 230, p. 292. Em muitas partes de sua obra, o Codificador recomenda-nos submeter a exame severo as comunicaes dos Espritos, como, por exemplo, nos itens 266 e 267, de "O Livro dos Mdiuns". Desaconselhvel, pois, a crena cega no que dizem os mentores. O ideal estudar mais e buscar respostas nas obras confiveis, j existentes, transmitidas por mdiuns de reconhecida idoneidade. A Doutrina Esprita no est engessada em verdades acabadas, absolutas. No nem se diz dona da Verdade, em parte alguma. 1.2) Por que os Espritos no revelaram aos homens a tcnica dita apomtrica, quando tiveram mo excelentes mdiuns, ao longo do sculo XX? Se , como afirmam os apmetras, mais eficiente que a reunio de desobsesso, por que o silncio dos Espritos Superiores? Seu divulgador no Brasil, Dr. Jos Lacerda de Azevedo adotou-a, aps demonstrao, em Porto Alegre - RS, pelo porto-riquenho Luiz Rodrigues, na dcada de sessenta do sculo passado. A essa poca ainda se encontrava entre ns, vigoroso, nosso irmo Francisco Cndido Xavier. Seria uma falha dos Espritos Superiores, embora interessados na regenerao da humanidade? Hiptese esta absolutamente inadmissvel! 1.3) Quanto desobsesso, utilizada na prtica Esprita, o Esprito Andr Luiz transmitiu, ao mdium Francisco C. Xavier, instrues de como realiz-la, em 1964 - coincidentemente na mesma dcada da divulgao da apometria entre ns -, na grande obra intitulada "Desobsesso", editada pela Federao Esprita Brasileira. 1.4) No que se refere apometria, o silncio dos Espritos Superiores sintomtico. Que saibamos, no houve manifestaes sobre o tema em vrias partes do mundo, atravs de mdiuns conceituados. Devemos considerar, portanto, que no houve o controle universal dos ensinos da tcnica, como preconizava Kardec. Tambm no se confirmou o que preceitua o seguinte pensamento: "Estai certos, igualmente, de que quando uma verdade tem de ser revelada aos homens, , por assim dizer, comunicada instantaneamente a todos os grupos srios, que dispem de mdiuns tambm srios, e no a tais ou quais, com excluso dos outros." ESE, Cap. XXI, item 10, 6 . (5)

Por outro lado, a Cincia ainda no comprovou a eficcia da tcnica apomtrica. E se por ela admitida, tambm desconhecemos. Por estes fatos, no pode ser admitida como vinculada Doutrina dos Espritos, pois no atende a nenhum dos dois critrios definidos por Kardec: "Por sua natureza, a revelao esprita tem duplo carter: participa ao mesmo tempo da revelao divina e da revelao cientfica." (6) Assim, no deve ser adotada em Instituies verdadeiramente Espritas. * Jeziel Silva Ramos - Mdico e Presidente do Hospital Esprita Eurpedes Barsanulfo, em Goinia (GO). BIBLIOGRAFIA: 1 - BARBOSA, Elias. No Mundo de Chico Xavier. Edio Calvrio, So Paulo, 1968, p. 78; 2 - KARDEC, Allan. O Livro dos Espritos. Ed. FEB, RJ. Introduo, p. 44; 3 Bblia Sagrada; 4 - KARDEC, Allan. Revista Esprita. Edicel, SP,Tomo IV, 1863, p. 257; 5 - KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 118ed. FEB, Rio de Janeiro, 2001, C. XXI, item 10, 6 ; 6 - KARDEC, Allan. A Gnese. 34ed. FEB, Rio de Janeiro, 1991, Cap. I, item 13.

Apometria Inconsistncias Gebaldo

no e Jos

convm manifestaes de

s de

Casas respeitvel e

Espritas Esprito Silva

Parte de

Mdiuns *

Sousa

Jeziel

Ramos

" necessrio preservar o Espiritismo conforme o herdamos do eminente Codificador, mantendo-lhe a claridade dos postulados, a limpidez dos seus contedos, no permitindo que se lhe instale adenda perniciosa, que somente ir confundir os incautos e os menos conhecedores das suas diretrizes." Bezerra de Menezes/Divaldo P. Franco Reformador/Dezembro 2003, p. 446. Os apmetras adotam terminologias diversas daquelas utilizadas pela Doutrina Esprita e conceitos de crenas orientais. Alm disso, certas afirmaes deles colidem com a razo: a) - O perdo quase instantneo, por parte de adversrios seculares, aps serem submetidos tcnica; b) - A incorporao de 'vrios corpos', de uma s personalidade, encarnada, ou no, em vrios mdiuns, com doutrinao simultnea, nas 'manifestaes desses corpos'! Para justificar o primeiro item, afirmam que, pela tcnica do desdobramento e o uso de pulsos de energia, a entidade espiritual sofredora e vingativa transportada no tempo, ao passado e ao futuro, perdoando em poucos segundos, esquecendo o dio de sculos ou milnios, contrariando a prpria natureza humana e a necessidade de reforma ntima! E preconiza esse

resultado em todos os casos! Em contraposio a esses conceitos, consultemos algumas obras de fontes seguras. Ao final dos livros "Instrues Psicofnicas" e "Vozes do Grande Alm", de mensagens recebidas por Francisco C. Xavier, em trabalhos de desobsesso, nos anos de 1952 a 1956, em Pedro Leopoldo, h boletins anuais, com estatsticas dos atendimentos, aos quais remetemos o leitor, onde se v que muito pequeno o percentual de recuperao plena. E lembrem-se de que estes trabalhos medinicos contavam com a presena do maior mdium da histria da Humanidade Francisco Cndido Xavier! Manoel P. de Miranda/Divaldo, em "Loucura e Obsesso", afirma pgina 14: "A cura das obsesses, conforme ocorre no caso da loucura, de difcil curso e nem sempre rpida, estando a depender de mltiplos fatores, especialmente, da renovao, para melhor, do paciente (...). (Grifo nosso). Allan Kardec, em "O Evangelho Segundo o Espiritismo", Cap. 28, item 84, diz: "Observao. - A cura das obsesses graves requer muita pacincia, perseverana e devotamento." Albino Teixeira/Francisco C. Xavier, em "Paz e Renovao", indaga, no captulo 48 (Obsesso e Cura), p. 135: "Em qualquer progresso ou desenvolvimento de aquisies do mundo, nada se obtm sem pacincia, amor, educao e servio; como quereis, meus irmos da Terra, que a obsesso que freqentemente desequilbrio cronificado da alma, - venha a desaparecer sem pacincia, amor, educao e servio, de um dia para o outro?" Bastam estas citaes, eminentemente doutrinrias, para saber que a cura das obsesses no se faz com um toque de mgica, de uma hora para outra. tambm o que nos revela a experincia. Nossa razo no aceita tanta facilidade - eis que no admite seja possvel transformao to rpida em Espritos que cultivam o dio to intensamente. Quanto ao item b, pelo inusitado da proposta e para no nos alongarmos ainda mais, deixamos que cada um avalie por si mesmo! 2) MANIFESTAES DE RESPEITVEL ESPRITO E DE MDIUNS.

2.1) Francisco Cndido Xavier relata orientaes recebidas de Emmanuel, seu mentor: "Lembro-me de que num dos primeiros contatos comigo, ele me preveniu que pretendia trabalhar ao meu lado, por tempo longo, mas que eu deveria, acima de tudo, procurar os ensinamentos de Jesus e as lies de Allan Kardec e disse mais que, se um dia, ele, Emmanuel, algo me aconselhasse que no estivesse de acordo com as palavras de Jesus e de Kardec, que eu devia permanecer com Jesus e Kardec, procurando esquec-lo." (Chico Xavier: Mediunidade e Corao, de Carlos A. Baccelli, Editora IDEAL, 1985, p. 12/3: Emmanuel e Duas Orientaes para o Resto da Vida). 2.2) Divaldo Pereira Franco, durante uma larga entrevista, no programa Presena Esprita da Rdio Boa Nova, de Guarulhos (SP), em Agosto/2001, a partir de uma pergunta a ele dirigida, afirma: "No irei entrar no mrito nem no estudo da apometria porque eu no sou apmetra, eu sou

esprita. O que posso dizer que a apometria, segundo os apmetras, no Espiritismo, porquanto as suas prticas esto em total desacordo com as recomendaes de "O Livro dos Mdiuns". (Grifamos) No examinaremos aqui o mrito ou demrito porque eu no pratico a apometria, mas, segundo os livros que tm sido publicados, a apometria, segundo a presuno de alguns, um passo avanado do Movimento Esprita no qual Allan Kardec estaria ultrapassado. Allan Kardec foi a proposta para o sculo XIX e para parte do sculo XX e a apometria o degrau mais evoludo, no qual Allan Kardec encontra-se totalmente ultrapassado. Tese com a qual, na condio de esprita, eu no concordo em absoluto. Na prtica e nos mtodos de libertao dos obsessores, a violncia que ditos mtodos apresentam, a mim pessoalmente - me parece to chocante que faz recordar-me da lei de Talio, que Moiss suavizou com o cdigo legal e que Jesus sublimou atravs do amor. (...) Tenho certeza de que aqueles que adotam esses mtodos novos, primeiro, no conhecem as bases Kardequianas, e, ao conhecerem-nas, nunca as vivenciaram para terem certeza. Ento, se algum prefere a apometria, divorcie-se do Espiritismo. um direito! Mas no misture, para no confundir. (...) No temos nada contra a apometria, as correntes mento-magnticas, aquelas outras de nomes muito esdrxulos e pseudocientficos. Mas como espritas, ns deveremos cuidar da proposta esprita. (Destacamos) (...) No entrarei no mrito dos mtodos, que so bastante chocantes para a nossa mentalidade esprita, que no admite ritual, gestual, gritaria, nem determinados comportamentos, porque a nica fora aquela que vem de dentro - a moral. "Para esta classe de espritos so necessrios jejum e orao." - disse Jesus. Jornal virtual "A Jornada" (www.ajornada.hpg.ig.com.br/doutrina/mat-0030a.htm) 2.3) - O Dr. Ricardo Di Bernardi - que inteiramente favorvel correta utilizao do mtodo apomtrico e defende o aprofundamento do estudo -, admite falhas nessa prtica e fala em umbandizao da Doutrina Esprita: "Com todo respeito aos nossos "primos" umbandistas, que executam trabalho srio e til, fazse necessrio definir algumas fronteiras que devem ser to ntidas quanto fraternas. No h porque criarmos grupos de umbanda tcnico-cientfica nas casas espritas. Ao invs do clssico e necessrio "DILOGO COM AS SOMBRAS" to preconizado por Hermnio de Miranda, passamos a ouvir o contnuo estalar de dedos, seguido, de verdadeiras expulses dos espritos obsessores ou simplesmente sofredores. O dilogo construtivo e fraterno passou a ser considerado pea de museu. Ao invs de amor e filosofia, muita sonoridade e gesticulao espalhafatosa, sob o argumento de que som serve de veculo para a energia. Ento, bater palmas e gritar alto seria to til quanto mais ruidosos forem... Naturalmente, o impacto energtico seria cada vez mais produtivo quanto mais escandalosa for a sesso... necessrio que acordemos para que logo no estejamos admitindo outras atitudes materiais e perifricas totalmente incompatveis com nossa filosofia. O trabalho espiritual , acima de tudo, mental. Nem tanto ao mar, nem tanto terra: equilbrio... (...) Obsessores retirados do campo mental do obsediado "a fortiori" e enviados a "outros planetas" ou a estranhos locais ou dimenses extra-fsicas, talvez merecessem uma ateno mais adequada.

A ausncia de dilogo com espritos enfermos, em certos casos, apenas determinar a mudana de endereo dos obsessores, bem como a admisso de novos inquilinos na casa mental desocupada do obsediado. (...) Faz-se necessrio recolocarmos a filosofia esprita, o amor e a seriedade nos trabalhos medinicos e no umbandizarmos a doutrina esprita, nem brincarmos irresponsavelmente com animadas tcnicas." - Artigo "Apometria: Nem problema, nem soluo" www.ipepe.com.br/apometria.html * Jeziel Silva Ramos - Mdico e Presidente do Hospital Esprita Eurpedes Barsanulfo, em Goinia (GO). Apometria Consideraes Gebaldo 3) Jos de no convm s finais Sousa EXISTEM e QUE Casas Espritas e Jeziel NO SO Silva Parte 3

concluses Ramos *

TCNICAS

MEDINICAS

PRTICAS

ESPRITAS

A mediunidade no patrimnio exclusivo da Doutrina Esprita e muitas prticas alheias ao Espiritismo a utilizam. dever de todo esprita estudar profundamente as obras bsicas, para que possamos preservar a pureza doutrinria. O Codificador, referindo-se ao Espiritismo, indaga-nos: "Como pretender-se em algumas horas adquirir a Cincia do Infinito?", em "O Livro dos Espritos" (Introduo ao estudo da Doutrina Esprita, item XIII, p. 39), edio FEB. 3.1 - Diversos cultos religiosos desenvolvem atividades que favorecem a renovao espiritual de encarnados e desencarnados. Merecem nosso respeito, mas nem por isso vamos adotar seus rituais e prticas exteriores, por consider-los contrrios aos princpios bsicos da Doutrina Esprita. Conclumos que falta o conhecimento da Doutrina Esprita. No basta a freqncia Casa Esprita. Indispensvel estud-la, incessante, incansavelmente. Seu aprendizado exige esforos. Percebe-se, claramente, que a Doutrina Esprita uma ilustre desconhecida de boa parte dos 'espritas', especialmente quanto sua parte terica. Reconhecemos haver pessoas sinceras, com elevados sentimentos, que enveredam por esses outros caminhos; mas sabemos que no bastam os bons sentimentos, como bem nos recomenda o Esprito da Verdade, em "O Evangelho Segundo o Espiritismo", Cap. VI, item 5: "Espritas, amai-vos, este o primeiro ensinamento; instru-vos, este o segundo." Portanto, urge estudar a Doutrina Esprita, para melhor aplic-la. Indispensvel estabelecer critrios mais rigorosos quanto admisso de participantes s reunies medinicas. Allan Kardec era extremamente rigoroso para admitir freqentadores s reunies ditas experimentais. H dois meios fundamentais ao aprimoramento das reunies medinicas: estudo e reforma ntima. "No imaginais o que se pode obter numa reunio sria, de onde se haja banido todo sentimento de orgulho e de personalismo e onde reine perfeito o de mtua cordialidade." 4) CONCLUSES.

Do

exposto, concluram os integrantes da Comisso

de

Trabalhos Medinicos:

4.1) Que o Espiritismo constitui-se numa doutrina completa, em seus aspectos moral, religioso, filosfico e cientfico, com suas razes no Evangelho de Jesus Cristo, representando o Cristianismo Redivivo; 4.2) Que no basta afirmar-se esprita e utilizar a mediunidade para que uma prtica seja considerada esprita; 4.3) Que as orientaes dos Espritos Superiores que acompanham o Movimento Esprita no Brasil so muito claras quanto fidelidade aos princpios codificados por Allan Kardec; 4.4) Que a orientao, a experincia e a prtica dos mdiuns mais amadurecidos como Francisco Cndido Xavier e Divaldo Pereira Franco, entre outros, tem demonstrado sempre a necessidade de vigilncia com relao preservao da pureza dos princpios bsicos da Doutrina Esprita; 4.5) Que esta prtica da tcnica apomtrica realizada dentro da Casa de Eurpedes teve carter experimental, com o objetivo de avaliar sua aplicabilidade, eficincia e adequao aos princpios espritas que aquela Instituio tem preservado com rigor e fidelidade; 4.6) Que ultrapassado esse perodo de experimentao e avaliao, concluram pela incompatibilidade da apometria com os princpios que a Casa adota; 4.7) Que o uso de energia para afastar obsessores sem a necessria transformao moral (Reforma ntima), indispensvel libertao real dos envolvidos nos dramas obsessivos, contradiz os princpios bsicos do Espiritismo, pois, o simples afastamento das entidades rancorosas no resolve a questo; 4.8) Que a apometria, especialmente por suas leis e rituais, no tcnica que se enquadra nos princpios doutrinrios espritas, codificados por Allan Kardec no sendo, portanto, uma prtica Esprita; (Grifos do original). 4.9) Que a ausncia, nas reunies da apometria, de atitudes de recolhimento ntimo, de concentrao superior e da manuteno do ambiente de prece e elevao mental contraria as orientaes doutrinrias espritas, tanto do ponto de vista moral como da tcnica medinica esprita, propiciando as manifestaes anmicas e a mistificao, com grande risco de se perder o controle e evoluir para processos obsessivos graves; 4.10) Que a utilizao pela prtica apomtrica de contagens de pulsos, gestos especiais, entre outros atos exteriores, abre precedentes graves para implantao de rituais e maneirismos, totalmente inaceitveis na prtica esprita, que doutrina da f raciocinada; 4.11) Que o programa teraputico do Hospital prev a abordagem do ser humano nos seus aspectos bio-psico-scio-espirituais, oferecendo tratamento mdico, scio-familiar,

psicoterpico e espiritual de forma integrada e solidria, de acordo com a viso esprita, no existindo dados que possam garantir superioridade da tcnica apomtrica isoladamente sobre quaisquer outras utilizadas pelo Hospital. Concluram, afinal, aps longos estudos e, especialmente, ouvir detalhada exposio do assunto, com uso de datashow, pela equipe que a praticava em nossa Instituio, que a apometria no se ajusta Doutrina Esprita e, por isso, sua prtica no adequada Casa de Eurpides. Nestes trs artigos expomos aos interessados o resultado desses estudos, que justificam nossa posio contrria utilizao desse mtodo. Assim, o parecer daquela Comisso sugeriu que o Conselho Doutrinrio e Medinico recomendasse, ao grupo que aplica a tcnica apomtrica naquele Hospital Esprita, que a suspendesse, retornando prtica das reunies medinicas de desobsesso, de acordo com os princpios doutrinrios espritas. Aventou, ainda, a possibilidade de o Conselho Doutrinrio e Medinico adotar alternativas, para o encaminhamento da relevante questo. Mas que considerasse sobretudo a responsabilidade que lhe pesa nos ombros, conforme assinala o digno Dr. Bezerra de Menezes: "Cumpre-vos transferir s geraes porvindouras, com a pulcritude que o recebestes, o patrimnio esprita legado pelos Benfeitores da Humanidade e codificado pelo nclito Allan Kardec, preparando as geraes novas, que vos sucedero na jornada de construo do mundo novo." (Bezerra de Menezes/Divaldo P. Franco: Bezerra de Menezes ontem e hoje, ed. FEB, p. 155) A recomendao para que se preserve, naquele Hospital Esprita, a fidelidade ao Espiritismo, que doutrina completa, cristalina, dispensando enxertias de quaisquer natureza, foi aprovada. Lamentavelmente, no obstante reiterados apelos de vrios integrantes do Conselho, o grupo no acatou a sugesto de voltar ldima prtica medinica esprita, preferindo afastar-se da Casa de Eurpedes. Mas lhes foi dito que as portas da Casa permanecem-lhes abertas, bem assim os nossos coraes, se se dispuserem fidelidade a Jesus e a Allan Kardec! * Jeziel Silva Ramos - Mdico e Presidente do Hospital Esprita Eurpedes Barsanulfo, em Goinia (GO). DEPOIMENTO DO DIVALDO FRANCO ABAIXO: Esclarecimentos sobre a Apometria O mdico carioca residente em Porto Alegre, doutor Jos Lacerda, desde os anos 50, esprita que era ento, comeou a realizar numa pequena sala do Hospital Esprita de Porto Alegre chamada A Casa do Jardim, atividades medinicas normais. Com o tempo ele recebeu instrues dos espritos e realizou investigaes pessoais que desaguaram em um movimento ao qual ele deu o nome de Apometria. No irei entrar no mrito nem no estudo da apometria porque eu no sou apmetra, eu sou esprita o que posso dizer que a apometria, segundo os apmetras, no espiritismo. Porquanto as suas prticas esto em total desacordo com as recomendaes de 'O Livro dos Mdiuns'. No examinaremos aqui o mrito ou demrito porque eu no pratico a apometria, mas segundo os livros que tem sido publicados, a

apometria, segundo a presuno de alguns, um passo avanado do movimento Esprita no qual Allan Kardec estaria ultrapassado. Allan Kardec foi a proposta para o sculo XIX e parte do sculo XX, enquanto a apometria o degrau mais evoludo. Tese com a qual, na condio de esprita, eu no concordo em absoluto. Na prtica e nos mtodos de libertao dos obsessores, a violncia que tais mtodos apresentam, a mim, a mim pessoalmente, me parecem to chocantes que fazem recordar-me da lei de Talio, que Moiss suavizou com o cdigo legal e que Jesus sublimou atravs do amor. Quando as entidades so rebeldes os doutrinadores, depois de realizarem uma contagem cabalstica ou de terem o gestual muito especfico, expulsam pela violncia esse esprito para o magma da Terra, a substncia ainda em ebulio do nosso planeta. O colocam em cpsulas espaciais e disparam para o mundo da erraticidade. No iremos examinar a questo esdrxula desse comportamento, mas se eu, na condio de esprito imperfeito que sou, chegasse desesperado num lugar pedindo misericrdia e apoio na minha loucura, e outrem, o meu prximo, me exilasse para o magma da Terra, para eu experimentar a dureza de um inferno mitolgico ou ser desintegrado, eu renegaria quele Deus que inspirou esse adversrio da compaixo. Ou se me mandasse numa cpsula espacial para que fosse expulso da Terra. Com qual autoridade? Quando Jesus disse que o seu reino dos miserveis, na parbola do Festim de Bodas, ele manda buscar os mendigos, aqueles que esto nos lugares escabrosos j que os eleitos recusaram e mataram os seus embaixadores. A Doutrina Esprita centraliza-se no amor e todas essas prticas novas, das mentalizaes, das correntes mento-magnticas, psico-telrgicas para ns espritas merecem todo respeito, mas no tem nada a ver com Espiritismo. Seria o mesmo que realizarmos a prtica da Terapia de Existncias Passadas dentro da casa esprita ou, ainda, da cromoterapia ou da cristalterapia, fugindo totalmente da nossa finalidade. A Casa Esprita no uma clnica alternativa, no lugar onde toda experincia nova vai colocada em execuo. Tenho certeza de que aqueles que adotam esses mtodos novos, primeiro, no conhecem as bases Kardequianas e ao conhecerem-nas nunca vivenciaram para terem certeza. Seria desmentir todo material revelado pelo mundo espiritual nestes 144 anos de codificao, no Brasil e no mundo, pela mediunidade incomparvel de Chico Xavier. Seria renegar as informaes que vieram por esse mdium mpar, pela notvel Yvone do Amaral Pereira, por Zilda Gama, por tantos mdiuns nobres conhecidos e nobres desconhecidos no seu trabalho de socorro. Ento se algum prefere a apometria, divorcie-se do Espiritismo. um direito! Mas no misture para no confundir. A nossa tarefa de iluminar, no de eliminar. O esprito mau, perverso, cruel nosso irmo na ignorncia. Poderia haver algum mais cruel do que o jovem Saulo de Tarso? Ele havia assassinado Estevo a pedradas, havia assassinado outros, e foi a Damasco para assassinar Ananias. Jesus no o colocou numa cpsula espacial e disparou para o infinito. No! Apareceu a ele! Conquistou-o pelo amor: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" Pode haver maior ternura nisso? E ele tomado de espanto perguntou: "Que isto?" "-Eu sou Jesus, aquele a quem persegues". E ele ento caiu em s. Emmanuel usa esta frase: "E caindo em si, quer dizer aquela capa do ego cedeu lugar ao encontro com o ser profundo, caindo em si, ele despertou. E graas a ele ns conhecemos Jesus pela sua palavra, pelas suas lutas, pelo alto preo que

pagou, apedrejado vrias vezes at ser considerado morto, jogado por detrs dos muros nos lugares do lixo, dos dejetos ele foi resgatado pelos amigos e continuou pregando". Ento os espritos perversos merecem nossa compaixo e no nosso repdio. Coloquemo-nos no lugar deles. Basta que algum nos pise no calcanhar ou nos tome aquilo que supomos que nosso, para ver como irrompe a nossa tendncia violenta e ns nos transformamos de um para outro momento. No temos nada contra a Apometria, as correntes mento-magnticas, aquelas outras de nomes muito esdrxulos e pseudo-cientficos. No temos nada. Mas como espritas, ns deveremos cuidar da proposta Esprita. E da minha condio de Esprita exercendo a mediunidade h mais de 54 anos, os resultados tm sido todos colhidos da rvore do amor e da caridade. No entrarei no mrito dos mtodos, que so bastante chocantes para a nossa mentalidade esprita, que no admite ritual, gestual, gritaria, nem determinados comportamentos, porque a nica fora aquela que vem de dentro. Para esta classe de espritos so necessrios jejum e orao. Transcrito do programa Presena Esprita da Rdio Boa Nova, a partir de palestra de Divaldo Pereira Franco (Agosto/2001). (Sublinhamos) "O Livro dos Mdiuns", cap. XXV, item 282, 15 ed. FEB.

Leia mais: http://leitoresdojorgehessen.blogspot.com/2011/04/apometria-uma-pratcailusionista.html#ixzz1p2ddAGHX

Вам также может понравиться