Вы находитесь на странице: 1из 38

AQUISIO DA LINGUAGEM - Lngua Materna PUCRS Disciplina: Teorias de Aquisio da Linguagem Profa. Lilian C. Scherer Sem.

2012-1

Breve Histrico
Relatos esparsos registrados ao longo dos sculos: Herdoto (sec.VI a.C.) Rei Psamtico do Egito ordenou que duas crianas fossem confinadas desde o nascimento at dois anos a fim de se observarem as manifestaes lingusticas produzidas em contexto de privao interativa. Qual era a hiptese do Rei?

Breve Histrico
Sec. XIX: Linguistas ou fillogos elaboravam dirios de fala espontnea de seus filhos. Trabalhos descritivos e mais ou menos intuitivos, que no se inseriam nas teorias lingusticas e psicolgicas da poca.

Verdades e mitos -temas de estudo da psicolingustica a) Aprende-se uma lngua por imitao? b) Qual o papel da correo (feedback negativo) no processo de AL? c) Pessoas com um QI mais elevado so melhores aprendizes de uma L2? d) Quanto mais cedo se aprender uma L2, maior poder ser a proficincia alcanada? e) Qual o papel dos erros na aquisio da linguagem? f) Os erros que o aprendiz de L1 ou de L2 faz devem ser eliminados assim que emergirem, a fim de evitar a fossilizao? g) Aprendemos o que nos ensinado? h) Aprender mais de uma lngua na infncia pode ser prejudicial criana, no sentido de que as lnguas tendem a ser apropriadas de forma incompleta?

Interfaces da rea de Aquisio da Linguagem


Psicologia do Comportamento Psicologia do Desenvolvimento Psicologia Cognitiva Neurocincias AQUISIO DA LNGUA MATERNA (L1) (sinalizada ou oral) Normal: fonologia, semntica e pragmtica, sintaxe e morfologia, aspectos comunicativos e discursivos. Com desvios: desvios articulatrios, em retardos mentais, desvios especficos da linguagem. AQUISIO DE SEGUNDA LNGUA (L2)

COMO AS CRIANAS APRENDEM A LINGUAGEM?


1. 2.

Estgios do desenvolvimento da linguagem pela criana Teorias de Aquisio da Linguagem (L1 = lngua materna)

Como as crianas adquirem a linguagem:


a. b.

O desenvolvimento da produo da fala Compreenso da fala e sua importncia

c.

Motherese/parentese e a fala dos


bebs Imitao e correo

d.

Como as crianas adquirem a linguagem:


Questes gerais:
Como a linguagem construda em nossas mentes? Como aprendemos a produzir e compreender a fala? Aos 4 anos de idade, as crianas tero aprendido o vocabulrio bsico, a sintaxe (regras gramaticais e estruturas) e a pronncia de nossa lngua. Psicolingstica objetivo: explicar como isso tudo ocorre

1. O desenvolvimento da produo da fala


Vocalizao Os sons produzidos pelos bebs servem para exercitar a articulao e o controle; Balbucio vocalizao que possui alguma semelhana fala (sons da fala, principalmente vogais e slabas com consoantes-vogais); Bebs adquirem os padres de entonao de sua lngua mesmo antes de produzirem quaisquer palavras.).

1.O desenvolvimento da produo da fala


Enunciados de uma palavra (uso de uma palavra para expressar uma orao inteira): estgio holofrstico Quando as crianas comeam a dizer suas primeiras palavras? Pesquisa no conclusiva: determinar quando uma palavra foi aprendida no fcil (dos 4 aos 18 meses); Por volta dos 12 meses, as crianas j produzem suas primeiras palavras, embora sejam capazes de compreender a fala muito antes disso; Variabilidade no incio da fala determinada pelo desenvolvimento fsico e do crebro (musculatura da boca e da garganta; crtex cerebral). cortex).

1.O desenvolvimento da produo da fala


No h relao conhecida entre inteligncia e o incio da fala em crianas normais; Uma simples palavra pode ser usada para muitos propsitos diferentes: - nomear um objeto; - pedir algo; - enfatizar aes; - expressar situaes complexas. Por no possuir conhecimento e habilidade para formar oraes completas, a criana usa os recursos de que dispe.

1 .O desenvolvimento da produo da fala


Enunciados de 2 e 3 palavras: (estgio telegrfico) Iniciam por volta dos 18 meses para a maioria. As caractersticas mais importantes desses enunciados so a variedade de propsitos e a complexidade das idias que eles exibem (pedir coisas, avisar, recusar, contar vantagens, perguntar, responder e informar). As habilidades conceptuais de crianas muito pequenas so impressionantes: elas expressam idias tais como quantidade (mais), posse (meu), negao (no comer), lugar (banana mesa) e atributos (grande, vermelho).

1 .O desenvolvimento da produo da fala


Enunciados de 2 e 3 palavras: A criana consegue compreender muito mais do que capaz de produzir e, sem dvida, possui pensamentos e conceitos mais avanados que o seu nvel de compreenso da fala; Uma anlise gramatical dos enunciados revela:
uma apario infreqente de palavras de funo (artigos, preposies, auxiliares); nomes, verbos e adjetivos aparecem mais nos enunciados (palavras de contedo); pouco emprego de flexes (plurais, morfemas verbais, marcadores de tempo).

1 .O desenvolvimento da produo da fala


Palavras de funo e flexes
Assim que os enunciados de 2 e 3 palavras so adquiridos, as crianas possuem uma base para adquirir estruturas mais elaboradas palavras tais como preposies, artigos e auxiliares, bem como flexes do tipo plural e marcadores de tempo so adquiridos. Parece haver uma ordem de aquisio dos morfemas funcionais uma conseqncia de princpios de aprendizagem psicolgicos de natureza universal?

1 .O desenvolvimento da produo da fala


O desenvolvimento de oraes complexas
Com enunciados longos, estruturas simples tipicamente desenvolvem-se em mais complexas e as crianas comeam a produzir negaes, perguntas, oraes subordinadas e outras estruturas mais sofisticadas. Embora ainda haja passivas e outras estruturas complexas a serem adquiridas, aos 4-5 anos de idade, as crianas so capazes de produzir a maior parte das estruturas mais essenciais de sua lngua (em qualquer lngua).

2. A compreenso da fala e sua importncia


A compreenso da fala a base da produo da fala Como as crianas no nascem com o conhecimento de uma lngua em particular, necessrio que ela seja exposta a uma lngua a fim de aprend-la. Alm disso, necessrio que a fala a que a criana exposta esteja relacionada a objetos, eventos e situaes no ambiente e a experincias em sua mente. As crianas no aprendem a falar se no so expostas aos sons da fala: input do ambiente deve ser fornecido.

2. A compreenso da fala e sua importncia


A compreenso da fala a base da produo da fala A criana deve aprender a compreender a fala antes de ser capaz de produzi-la com significado; Portanto, a compreenso da fala precede a sua produo; A aprendizagem da lngua pode ocorrer sem produo, mas no sem compreenso.

2. A compreenso da fala e sua importncia


A aprendizagem de palavras abstratas Quando adquirem os significados das palavras, as crianas logo compreendem e produzem algumas que so um tanto abstratas (expresses de sentimentos - fome, dor, alegria; e idias complexas - mentira, honestidade, adivinhao). Mas como tais palavras so aprendidas? Simples associao? Mas sentimentos e idias no esto no ambiente fsico para serem observados! O que a criana deve fazer a fim de aprender os significados de palavras abstratas observar a fala, juntamente com situaes e eventos no ambiente fsico relacionando-os com experincias e processos mentais.

2. A compreenso da fala e sua importncia


Memria e aquisio da linguagem Ao aprender a identificar as palavras da lngua, elaborar regras para seu uso e relacionar a fala ao ambiente e sua mente, a criana utiliza uma capacidade de memria fenomenal. A criana deve lembrar uma gama de palavras, expresses e sentenas particulares, alm de contextos (fsico e mental) nos quais elas ocorrem; tais dados fornecem a base para as anlises estruturais. Sem uma boa memria, a aprendizagem da linguagem no seria possvel.

3. Manhs (motherese) - a fala dirigida aos bebs


Parentese (motherese) fala a que a criana exposta quando pequena. Pais falam com seus filhos sobre o que acontece no ambiente imediato e no sobre coisas abstratas ou objetos e eventos remotos. As sentenas tendem a ser curtas e as estruturas simplificadas; o vocabulrio tende a ser simples. A fala tende a ser menos rpida, o tom de voz mais alto e a possuir mais pausas do que ocorreria se as mesmas sentenas fossem dirigidas a falantes maduros; mais palavras recebem nfase e tonicidade.

3. Manhs (motherese) - a fala dirigida aos bebs


A fala dos bebs envolve o uso de vocabulrio e sintaxe muito simplificado e reduzido; - Modificaes no vocabulrio (au-au, ma-ma, pipi) (consoante + vogal repetidas); - As palavras representam os sons que as coisas fazem; - Os enunciados so semelhantes queles pertencentes ao estgio telegrfico da produo da fala (uso de nomes prprios fixos ao invs de pronomes); - Tipo de fala criado e adotado dentro de uma certa famlia. their own words.

4. Imitao e correo
O papel da imitao
As crianas imitam muito do que ouvem (padres de entonao e sons da lngua). Por outro lado, embora sirva para exercitar os padres da lngua e incentive-a a participar de jogos e, por conseguinte, aprender, a imitao no explica os processos subjacentes aquisio da linguagem. Como a imitao envolve a reproduo da fala, no d conta de explicar como a fala compreendida, o conhecimento que base para a produo da fala; Alm disso, no d conta da generalizao em que as crianas se engajam quando fazem uso da produtividade da linguagem (ex: fazi, desabrir - ao invs de fechar).

4. Imitao e correo
O papel da correo A correo no um fator importante no processo de aquisio da linguagem. Na verdade, os pais prestam pouca ateno no grau de correo gramatical da fala de seus filhos. Ao invs de corrigir a gramtica de seus filhos, os pais normalmente interessam-se mais pelo grau de propriedade social do que dito, pelo nvel de verdade do que dito ou pela esperteza da criana. Com o passar do tempo, as crianas naturalmente corrigem seus prprios erros, sem a interferncia dos outros.

Mas... Que teorias tentaram explicar a aprendizagem lingstica? Abordagem behaviorista (Skinner) Abordagem lingustica (teoria inatista Chomsky) Abordagens -Interacionistas : A teoria cognitivo-interacionista (construcionista - Piaget) O scio-interacionismo (Vygostky)

B.F. Skinner X N. Chomsky


B. F. Skinner (19041990) defendia uma posio ambientalista para a explicao do processo de aquisio linguagem. Como destaca Seidl de Moura (1996), a linguagem para este autor comportamento verbal, portanto, deve ser explicada pelos mesmos princpios de condicionamento que explicam o comportamento em geral.

1. Abordagem behaviorista
Para Skinner (1957, Verbal Behavior): a aprendizagem da lngua resultado da imitao, prtica, feedback positivo e negativo e formao de hbitos; crianas imitam sons e assim formam hbitos de uso correto da linguagem; a qualidade e a quantidade da linguagem que a criana ouve ter efeito no sucesso da aprendizagem da linguagem; a imitao e a prtica so os primeiros processos no desenvolvimento da linguagem; interesse pelos aspectos observveis e mensurveis do comportamento lingstico; procura de condies ambientais observveis (estmulos) que co-ocorrem e predizem o aparecimento de comportamento verbal especfico (resposta).

N. Chomsky
N. Chomsky (1928) defende uma posio inatista para a aquisio de linguagem. A linguagem uma capacidade biologicamente determinada. O conceito fundamental apresentado por este autor o LAD Dispositivo de aquisio de linguagem (Language

Acquisition Device).

2. Abordagem lingstica (Inatismo)

Segundo o linguista Noam Chomsky,


as crianas so biologicamente programadas para a linguagem, ou seja, a linguagem se desenvolve da mesma forma que as outras funes biolgicas; as crianas nascem com uma habilidade especial para descobrir por elas mesmas as regras do sistema das lnguas, conhecido como Gramtica Universal; uma vez ativado esse dispositivo, a criana est apta a descobrir a estrutura da lngua a ser adquirida fazendo uso dos conhecimentos inatos da gramtica bsica e relacionando-os com a estrutura da linguagem particular do ambiente.

3. Abordagens interacionistas Os interacionistas atribuem maior importncia ao ambiente do que os inatistas e enfatizam a importncia do discurso direto. Defensores da posio interacionista argumentam que: o desenvolvimento da linguagem resulta da interface entre as caractersticas humanas da criana e o ambiente no qual ela se desenvolve; muitos fatores influem interagem na aquisio e no desenvolvimento da linguagem: fatores sociais, lingsticos, biolgicos, cognitivos; esses fatores interagem, so interdependentes e se modificam mutuamente, sem que haja uma prioridade lgica de um deles; a prpria AL, por sua vez, influi nestes fatores causalidade recproca.
Existem dois grandes grupos:
abordagens cognitivo-interacionistas (construtivistas) cognitivoabordagens scio-interacionistas s cio-

3.1. O cognitivismo construtivista de Piaget


Diferentemente de Chomsky, Piaget no v a lngua com um mdulo separado na mente; para ele, a lngua um dos inmeros sistemas de smbolos que as crianas desenvolvem. A idia de que a aquisio e o desenvolvimento da linguagem so derivados do desenvolvimento do raciocnio na criana contesta a autonomia da GU como domnio especfico de conhecimento lingstico. Segundo Piaget, a AL depende do desenvolvimento da inteligncia na criana. O aparecimento da linguagem se d na superao do estgio sensrio-motor, por volta dos 18 meses. A aquisio da linguagem resulta da interao entre o ambiente e o organismo (atravs de processos de assimilao e acomodao, que so responsveis pelo desenvolvimento da inteligncia e construo do conhecimento em geral).

A linguagem pode ser usada para representar conhecimentos que as crianas adquirem atravs de interao fsica com o ambiente. Est prxima da abordagem lingustica porque tambm enfatiza as estruturas internas como determinantes do comportamento, v a linguagem como um sistema simblico governado por regras, mantm a distino entre competncia/desempenho e entre estrutura profunda/de superfcie, procura o que h de comum, universal, no desenvolvimento. Difere da abordagem lingustica porque, para os cognitivos-interacionistas, o desenvolvimento da linguagem depende do desenvolvimento cognitivo nolingstico; a linguagem no algo inato mas uma entre diversas outras capacidades que resultam do desenvolvimento cognitivo: a sequncia do desenvolvimento cognitivo determina a sequncia do desenvolvimento da linguagem.

3.2 O scio-interacionismo de Vygotsky Para Vygotsky, tambm de orientao construtivista, o desenvolvimento da linguagem provm da interao social. Ele argumenta que, em um ambiente interativo, as criana esto aptas para avanar para um nvel superior de conhecimento e performance que no atingem individualmente. Afirma ainda que a interao com adultos e outras crianas essencial para o desenvolvimento. Explica o desenvolvimento da linguagem e do pensamento como tendo origens sociais, externas, nas trocas comunicativas entre a criana e o adulto: tais estruturas, construdas socialmente (externamente), sofreriam, com o tempo (mais ou menos aos dois anos de idade), um movimento de interiorizao e de representao mental do que antes era social e externalizado.

Prope que fala e pensamento prtico devem ser estudados sob um mesmo prisma e atribui atividade simblica, viabilizada pela fala, uma funo organizadora do pensamento = internalizao da ao e do dilogo, reconstruo interna de uma operao externa, mediada pelo outro. Segundo ele, a internalizao das atividades socialmente enraizadas e historicamente desenvolvidas a principal caracterstica da psicologia humana. Piaget x Vygotsky: o primeiro afirma que a linguagem se desenvolve como um sistema de smbolos, expressando os conhecimentos adquiridos atravs da interao com o mundo fsico. Para Vygotsky, o discurso em uma interao social to importante quanto o discurso internalizado.

O prprio Vygotsky afirma (1987), a respeito do percurso simblico que coloca em relao as palavras e as coisas: "s a linguagem pe essa relao a claro". A linguagem no simplesmente um intermedirio entre nosso pensamento e o mundo. H vrios fatores que mobilizam esta relao, alm dos concernentes ao sistema lingustico propriamente dito (a lngua): as propriedades biolgicas e psquicas de que somos dotados, a qualidade das interaes humanas, o valor intersubjetivo da linguagem, as contingncias materiais da vida em sociedade, os diferentes universos discursivos.

Segundo Vygotsky, a linguagem uma ao humana (ela predica, interpreta, representa, influencia, modifica, configura, contingencia, transforma) na mesma proporo em que podemos dizer da ao humana que ela atua tambm sobre a linguagem. Para Vygotsky (1987), a significao o que plasma linguagem e pensamento: O pensamento no somente mediado externamente pelos signos. Ele mediado internamente pelos sentidos (...) A comunicao da conscincia pode ser realizada somente indiretamente, atravs de um caminho mediado. Uma vez de posse da linguagem, parece que a criana muda radicalmente suas relaes com o mundo, com a cognio, com a prpria linguagem.

A funo organizadora da linguagem emerge, segundo Vygotsky, na relao entre a fala e a ao: Uma vez que as crianas aprendem a usar efetivamente a funo planejadora de sua linguagem, o seu campo psicolgico muda radicalmente. Uma viso do futuro , agora, parte integrante de suas abordagens ao ambiente imediato (...) Assim, com a ajuda da fala, as crianas adquirem a capacidade de ser tanto sujeito como objeto de seu prprio comportamento. (1984, pp. 29-31)

Ainda que servindo-se de categorias que encontrariam melhor abrigo na psicologia ou na pedagogia, todo o movimento terico realizado por Vygotsky em relao atividade estruturante da linguagem caminha no sentido de explicitar as funes que a linguagem tem (intelectiva, comunicativa, referencial, reguladora) para finalmente compreender o funcionamento que ela .

Referncias Bibliogrficas
BORGES, L.C. & SALOMO, N.R. Aquisio da

linguagem: consideraes da perspectiva da interao social.


MORATO, Edviges. Vygotsky e a perspectiva enunciativa da relao entre linguagem, cognio e mundo social. Educao e sociedade, n. 71, 2000, p.

149-165.
SCARPA, E.M. Aquisio da Linguagem. In

Introduo Lingstica 2: domnios e fronteiras.


So Paulo: Cortez, 2001. STEINBERG, Danny D. An Introduction to Psycholinguistics. New York: Longman, 1993

Вам также может понравиться