Вы находитесь на странице: 1из 9

TEORIAS E NORMAS DE SEGURANA

SEGURANA FSICA E PATRIMONIAL


O que so Normas de Segurana? Normas de segurana so instrues elaboradas com a finalidade de reduzir o Potencial de Risco de determinado trabalho ou tarefa. O que se exige para a execuo de qualquer trabalho? _ Conhecimentos especficos; _ Conhecimentos de Segurana. Sejam elas, fsica, patrimonial, de pessoas, de bens, de sade, etc. _ No basta estar tecnicamente bem qualificado para assegurar que no estaremos correndo riscos ou colocando outras pessoas em risco.Trabalhar com segurana evitar riscos e danos _ O procedimento de segurana funciona como um instrumento de planejamento das etapas do trabalho e da preveno dos riscos envolvidos em cada uma das etapas. _ Um bom procedimento de segurana, deve ser simples e utilizar linguagem que seja claramente entendida e sem dar oportunidade a mais de uma interpretao. Os avisos nas empresas, nos elevadores, nos quadros de avisos devem ser de simples entendimento. _ No procedimento de segurana so includas todas as tarefas necessrias para a execuo de determinado trabalho. Use a luva para executar seu trabalho. _ O procedimento dever abordar os eventuais riscos que os executantes estaro sujeitos e tambm eventuais riscos que os usurios possam a vir a sofrer em virtude do trabalho executado. At no planejamento da segurana deve-se prever os riscos. _ Um procedimento de segurana adequado e eficaz, deve promover uma anlise sistmica do processo onde o trabalho ir ser executado. Tudo isso exige alguma tcnica. Que tcnicas so essas? TCNICAS OPERACIONAIS o conjunto de normas e procedimentos que tem por finalidade dar conhecimentos tcnicos aos agentes responsveis pela segurana. So fatores fundamentais na aplicao dessas tcnicas: _ A Postura demonstra seriedade, respeito, profissionalismo _ A Educao. O trato educado com as pessoas trs segurana nas aes. _ A Apresentao pessoal. A apresentao pessoal transmite confiana.

Professor Dario Cony Universidade Estcio de S Estcio Concursos

O que se deve exigir para que alcancemos essas tcnicas? NAS TCNICAS OPERACIONAIS DEVE-SE: 1. Buscar melhoria contnua da Gesto de Segurana, tanto no aspecto ocupacional quanto na qualidade de vida, com educao, capacitao e comprometimento. (Isso a especializao) 2. Atender aos requisitos da Legislao vigente. ( atuar dentro da lei ) 3. Nos padres operacionais devem estar contidos os fundamentos de segurana das pessoas. (Priorizar a integridade fsica da pessoa ) 4. responsabilidade do executante o cumprimento dos padres que regulamentam as atividades. ( o executor deve cumprir sua misso dentro dos ditames que regulam o trabalho) 5. O Direito coletivo prevalente sobre o individual. Todo executante responsvel pelos seus atos, sua prpria segurana, a de seus colegas e dos bens patrimoniais da Instituio.(Responsabilidade em seus atos) 6. assegurado a qualquer executante o direito de no realizar ou de interromper qualquer atividade quando, aplicada a metodologia de avaliao de risco, for identificada situao de risco grave e iminente. ( Disparar uma arma quando h riscos de se atingir pessoas inocentes) 7. O procedimento reportar a anomalia, podendo, se for o caso, propor solues e somente reiniciar o trabalho aps adotadas medidas de controle (isolamento ou eliminao da condio abaixo do padro) 8. dever de todo gestor proporcionar ambiente adequado para comprometimento do executante no cumprimento dos princpios aqui enumerados. (um funcionrio bem apoiado, bem atendido em suas necessidades bsicas, se comprometer com o trabalho e com o seu funcionamento) O que SEGURANA FSICA? (Empresas em Geral) o conjunto de medidas e atividades empregadas atravs de um planejamento prvio e com constante fiscalizao. MISSO: Promover e manter a segurana dos usurios, instalaes e equipamentos. FINALIDADE: Implantar na Instituio um nvel de segurana necessrio para o desenvolvimento de todas as suas atividades, inclusive a atividade de segurana. SEGURANA FSICA ( do cidado) obrigao do Estado, oferecer plena segurana pblica aos cidados. Na prtica, a nossa segurana acaba dependendo da nossa prpria conscincia, particular e privada, dos riscos que corremos. ( No facilitar na segurana prpria e pessoal) Segurana no evitar lugares perigosos, onde podem ocorrer assaltos e mesmo mortes. Deve considerar a segurana psicolgica, a segurana moral e a segurana de sade. 2

(Um plano de sade uma forma de segurana psicolgica. Tenho como ser atendido)

Professor Dario Cony Universidade Estcio de S Estcio Concursos

Ponto importante de auto-estima, de cidadania e de responsabilidade social. Atravs de quem o Estado deve oferecer essa segurana? Quem pode me responder?

Atravs dos rgos pblicos. Segurana pblica, sade, saneamento bsico, etc... NA SEGURANA FSICA ( trabalho) BOM LEMBRAR A Segurana depende de cada um; (um copo de gua derrubado em uma escada- perigo) Todas as pessoas devem se habituar a trabalhar com segurana, fazendo dela parte integrante do seu cotidiano; Toda tarefa a ser executada deve ser cuidadosamente programada pois, nenhum trabalho to importante e urgente que no merea ser planejado e efetuado com segurana.

NA SEGURANA FSICA ( pessoal e de moradia ) SO REGRAS BSICAS Observe se no est sendo seguido; se existe algum muito prximo do porto do seu prdio ou casa. Mantenha sempre que possvel a frente da casa iluminada. Antes de entrar observe se no h nada de estranho (luzes apagadas/acesas) Em caso de viagem, deixe, pelo menos, um ponto de luz aceso. Pea para algum de sua confiana recolher jornais, correspondncias... Evite fazer o mesmo caminho para casa. Procure mudar o seu itinerrio e horrio de vez em quando. Certifique-se de que fechou a casa ao sair. Observe se est da mesma forma quando retornar. Atualmente um dos truques utilizados pelos bandidos, assumir a identidade de funcionrios de empresas de luz, gs, telefone, etc. Por isso: No atenda sem antes ter certeza de quem realmente . Se voc no solicitou nenhum servio, ligue para a empresa a fim de confirmar o envio do funcionrio. Pea identificao do sujeito. Olhe na rua se existem carros dessas empresas trabalhando. Voc poder ajudar a salvaguardar at o patrimnio dos seus vizinhos. Criem cdigos que possam identificar se algo est acontecendo na casa ao lado. No comente na rua, dia e horrio que estar ausente.

Professor Dario Cony Universidade Estcio de S Estcio Concursos

Instale sistema de alarmes sempre que possvel.

No fale em pblico se possui jia ou outros valores em casa. SEGURANA PATRIMONIAL o conjunto de medidas, capazes de gerar um estado, no qual os interesses vitais de uma empresa estejam livres de interferncias e perturbaes. Conjunto de medidas: A segurana patrimonial no depende apenas do departamento de segurana da empresa, mas envolve todos os seus setores e todo o seu pessoal.

Estado: Significa uma coisa permanente. diferente de uma situao, que temporria. (no como

rgo, mas sim como situao das coisas, sobre o funcionamento da empresa, como esto as coisas na empresa)

SEGURANA PATRIMONIAL - PRINCPIOS BSICOS Segurana Preveno. ( o ltimo a sair, apague a cafeteira da seo) Preveno treinamento (O treinamento deve ser constante) O investimento em segurana proporcional ao risco que se corre. (Quanto maior o risco, maior o investimento) As medidas de segurana no devem impedir ou dificultar a atividade normal da empresa.

INTERESSES VITAIS: Os interesses vitais de uma empresa no esto apenas em no ser roubada ou incendiada. O mercado, os segredos, a estratgia de marketing, pesquisas de novos produtos devem igualmente ser protegidos.( quando se fala em segredos, se fala em espionagem industrial) INTERFERNCIAS E PERTURBAES: Nada deve impedir o curso normal da empresa. Deve-se prevenir no apenas contra incndios e assaltos, mas tambm contra espionagem, seqestros de empresrios, graves, sabotagens, chantagens, etc..

Professor Dario Cony Universidade Estcio de S Estcio Concursos

GRAU DE SEGURANA No existe segurana perfeita, total ou absoluta. O que existe a segurana satisfatria. (Se segurana fosse perfeita, todos os Kenedys estariam vivos e Worl Trade Center estaria em p) A Segurana satisfatria quando:

* capaz de retardar ao mximo uma possibilidade de agresso ou o risco de agresso ( agresso fato, ocorrncia, sinistro, etc..) * capaz de desencadear foras, no menor espao de tempo possvel, capazes de neutralizar o risco da agresso ou a prpria agresso verificada. Aes desencadeadas que diminuam ou neutralizem a ao indesejada) ANLISE DE RISCOS Definio: Conjunto de mtodos e tcnicas que aplicados a uma atividade proposta ou existente, identificam e avaliam qualitativa e quantitativamente os riscos que essa atividade representa. (so aes que avaliam o risco do que possa ocorrer e seus prejuzos) Etapas da Anlise de Riscos: 1. Projeo/Estimativas dos riscos, 2. Avaliao das Estimativas realizadas, 3. Administrao dos riscos, 4. Monitoramento dos riscos; e, 5. Identificao dos riscos.

ANLISE DE RISCOS Ativo:

CONCEITOS

Qualquer pessoa, equipamento, infra-estrutura, material, informao, ou atividade que tenha valor para seu proprietrio e tambm, lgico, com valor para seus adversrios ou concorrentes. Ameaa: Qualquer indicao, circunstncia ou evento, com potencialidade de causar perdas ou danos a um ativo. Poder ser definido tambm, com a inteno ou capacidade de um adversrio empreender aes nocivas ou danosas aos interesses dos proprietrios destes ativos. A ameaa a causa potencial do dano. Difere do risco e do dano, que constituem parmetros de valorao ou avaliao das ameaas. (a ameaa subjetiva, j o risco pode ser danoso. J o dano palpvel, j aconteceu)

Professor Dario Cony Universidade Estcio de S Estcio Concursos

Riscos: a possibilidade de causar danos ou perdas a um ativo. (falta de um corrimo em uma escada) a probabilidade de uma perda ocorrer no presente ou mesmo no futuro. (substituio de uma pea quebrada por outra usada) todo agente ou situao que pode causar um dano ou perda de forma real ou potencial (fio desencapado) Vulnerabilidade: - Qualquer debilidade que pode ser explorada por um adversrio que possibilitar o acesso a um ativo. Ex: Programas de computador, senhas, cdigos, palavras-chave, etc. Impacto: - O montante ou quantia, resultante do dano ou perda. toda variao real ou suposta que um bem experimenta quando sofre uma diminuio do seu valor ou preo. Se caracteriza pelo seu agente causador ( compra da informao do produto), sua forma de manifestao (um dia antes do lanamento) e suas conseqncias negativas (perda da produo toda). . CLASSIFICAO DO GRAU DE CRITICIDADE ( Dos Riscos ): Gravssimo: Riscos e ameaas que causam paralisao das atividades institucionais. Grave: Riscos as ameaas que podem causar paralisao das atividades institucionais Mdio: No causam efeito sobre as atividades institucionais Leve: No causam efeitos diretos ou indiretos sobre as atividades institucionais.

SEGURANA PATRIMONIAL - IMPORTNCIA DA INSTALAO DAS EMPRESAS As empresas no beneficiam apenas proprietrios, acionistas ou funcionrios, mas toda uma regio. Principais Benefcios: Gerao de impostos Comercializao de matrias primas Incremento dos transportes Expanso de redes de telecomunicaes e do sistema financeiro 6

Professor Dario Cony Universidade Estcio de S Estcio Concursos

Disputa de mo de obra Crescimento da construo civil Construo de Escolas, Hospitais,etc

PLANEJAMENTO DA SEGURANA PATRIMONIAL Itens observados em uma Segurana Patrimonial Administrao da Segurana Proteo perimetral Servios de Vigilncia Controle Interno Preveno e Combate a Incndio Espionagem Proteo contra Furtos e Roubos Possvel Aes Terroristas Sistema de identificao Iluminao Greves e Paralisaes Segurana Pessoal Abastecimento de energia eltrica Eventos especiais Combustveis e materiais perigosos Pontos e questes crticas Segurana familiar e residencial Segurana dos Computadores

ESPIONAGEM EMPRESARIAL OBJETIVO: Extrair segredos sem despertar suspeitas METODOS UTILIZADOS PELOS ESPIES: Ao individual Lobo solitrio Ao organizada ( Grupos Especializados ) FASES DA ESPIONAGEM EMPRESARIAL Escuta Acompanhamento Roubo Fotografia Infiltrao

Professor Dario Cony Universidade Estcio de S Estcio Concursos

Corrupo Quais os sintomas causados pela espionagem empresarial? < Queda inexplicvel do volume de vendas ou de negcios em certos setores ou no total do mercado. < Um concorrente lhe passa uma rasteira. < Um produto novo, comparvel ou idntico ao seu, lanado no mercado, pouco antes ou ao mesmo tempo que o seu. < Uma campanha de publicidade precede e prejudica a sua que estava prestes a ser lanada. <O prximo lanamento de seu novo modelo amplamente difundido com detalhes, e faz cair as vendas do modelo anterior, ainda em estoque na fbrica ou nos revendedores. < Um de seus diretores, tcnicos, chefes, etc., pede demisso para trabalhar numa firma concorrente. < Firmas estrangeiras solicitam estudos, tendo em vista fabricar eventualmente seu produto, sob licena. <Houve na Instituio, com ou sem arrombamento, um roubo que lhe parea curioso, fora do comum ou dificilmente explicvel.

Quais os tipos de defesa para essa espionagem? A defesa feita atravs de medidas de Segurana Interna TIPOS DE DEFESA: Defesas Estticas .........................................Fsicas ( Preocupao com os acessos fsicos da empresa) Defesas Mveis .............................................Ativas ( Preocupao com o que sai da empresa) Defesas Distncia ......................................De inteligncia ( Trata do sigilo das informaes sobre a empresa)

PROCEDIMENTOS DE SEGURANA (de pessoal) Solicitar informaes pessoais (certides dos Distribuidores Cveis Frum e da Polcia) de quem ir trabalhar no prdio. Obrigar o uso de crachs pelos empregados dos departamentos com nome, nmero de documentos, foto e determinaes especiais emanadas da gerncia. ( Misso ou atividade exercida por cada integrante)

Professor Dario Cony Universidade Estcio de S Estcio Concursos

Manter na portaria fichas dos empregados, com nome, nmero de documentos, foto e determinaes especiais emanadas da gerncia. Os vigias devem usar bloco com nmero de telefones teis, caneta e fichas telefnicas ( na falta de uma linha direta) ou rdios transmissores. Os visitantes devem ser atendidos na portaria, nunca adentrar s dependncias do complexo. Zeladores e porteiros bem preparados a melhor segurana. (Segurana da Casa da Moeda )

DISPOSITIVOS DE SEGURANA Infra-estrutura:

- Central de Segurana e monitoramento. (tomada de decises relativas segurana do local) - Nesta Central estar o gerenciador de acesso, os monitores e operadores de CFTV, rdio e todas as ferramentas para controle e comunicao. Entrada de funcionrios:

- Sistema de controle de acesso nas portarias (catracas e cadastramento de visitantes) - rea de entrada com boa visualizao. Iluminao:

- Aperfeioar a iluminao em toda rea, principalmente no permetro. Entrada e Sada de Veculos:

- Portes Automatizados. - Leitores de Carto para controle de acesso. - Cobertura de cmeras, que registraro as placas dos veculos e seus motoristas.

Permetro:

- Cobertura de cmeras mveis em postes e prdios. (fornece Central de segurana imagens em tempo real) - Sensores perimetrais infravermelhos ativos e cerca de choque pulsativo.(imediato sinal de qualquer tentativa de invaso.

Prof. Dario Cony

Professor Dario Cony Universidade Estcio de S Estcio Concursos

Вам также может понравиться