Вы находитесь на странице: 1из 33

RELATO SETORIAL

FIBRAS ARTIFICIAIS E SINTTICAS

JUN/95

FIBRAS ARTIFICIAIS E SINTTICAS

EQUIPE:

Luiz Lauro Romero - Gerente Jayme Otacilio W. M. Vieira - Analista de Sistemas Renato Alberto Martins - Contador Luiz Alberto Rossatto de Medeiros - Engenheiro

JUNHO/95

1. HISTRICO

As fibras qumicas representam uma alternativa criada pelo homem para as necessidades de diversas indstrias, antes dependentes exclusivamente das fibras encontradas na natureza. Em razo de suas qualidades e excelente aceitao pelo mercado, as fibras qumicas tiveram expandida sua gama de utilizao, com aplicaes especficas, alm de ampliar os usos das fibras naturais. Um dos mais importantes usos das fibras qumicas se d na confeco de tecidos, sendo este o enfoque principal do presente trabalho.

As fibras qumicas podem ser divididas em artificiais e sintticas. As primeiras so produzidas a partir da celulose, substncia fibrosa encontrada na pasta de madeira ou no linter de algodo, da serem tambm conhecidas por fibras celulsicas. A primeira fonte de celulose purificada foi o linter de algodo, que a fibra curta restante na semente do algodo aps o descaroamento; no grupo das fibras artificiais temos basicamente o raiom viscose e o raiom acetato. As fibras sintticas, acrlico, nilon, polister, polipropileno e a fibra elastomrica so originrias da petroqumica.

As primeira fibra qumica produzida em escala comercial foi o raiom, em 1910, coroando as experincias que haviam se iniciado nos Estados Unidos no sculo passado. Antes disso, os produtos txteis somente podiam ser obtidos atravs das fibras naturais: algodo, linho, l, juta, seda e rami. Vinte anos mais tarde, tambm nos Estados Unidos, se iniciava a produo, em escala comercial, da primeira fibra qumica sintetizada a partir da petroqumica, o nilon.

As fibras qumicas foram desenvolvidas inicialmente com o objetivo de copiar e melhorar as caractersticas e propriedades das fibras naturais. medida que suas aplicaes foram crescendo, elas se tornaram uma necessidade, principalmente porque o crescimento da populao mundial passou a demandar vesturios confeccionados com rapidez e a um custo mais baixo, reduzindo, ao
3

mesmo tempo, a vulnerabilidade da indstria txtil s eventuais dificuldades da produo agrcola. Nenhuma fibra isoladamente, seja qumica ou natural, preenche todas as necessidades da indstria txtil; no entanto, a mistura de fibras qumicas com fibras naturais, notadamente o algodo, trouxe a estas melhor desempenho, resistncia, durabilidade e apresentao. O uso das fibras sintticas atualmente bastante difundido, abrangendo todos os segmentos da indstria txtil.

As fibras artificiais foram introduzidas no Brasil quase simultneamente ao seu aparecimento no exterior. As empresas nacionais e estrangeiras que se dedicaram produo desse tipo de fibra tiveram um rpido crescimento, favorecidas pela abundncia de linter de algodo, matria prima para a produo de viscose, mo-de-obra barata, e pelo baixo custo da energia eltrica. A produo em escala comercial comeou em 1931, pela Companhia Brasileira Rhodiaceta, atual Rhodia, com o filamento txtil de acetato.

Aps a Segunda Guerra Mundial surgiu um novo tipo de fibra, a sinttica, de origem petroqumica, fazendo intensa concorrncia s fibras artificiais, que em decorrncia do contnuo desenvolvimento tecnolgico observado na produo das fibras sintticas (reduzindo drasticamente os problemas de poluio ambiental), foram gradativamente sendo deslocadas do mercado.

Em 1955 as fibras sintticas comearam a ser produzidas no Brasil pela Rhodia e, a partir da dcada de 60, tiveram um crescimento constante, at superarem, por volta de 1965, as artificiais, cujo desenvolvimento se havia estagnado, tanto em produo quanto em consumo.

A primeira fibra sinttica produzida no Brasil foi o nilon, sob a forma de filamento txtil; no ano seguinte, em 1956, foi iniciada a produo de fibra cortada de nilon; em 1957 foi a vez do filamento industrial de nilon para pneus; em 1961

foi introduzido o polister em filamentos e fibras cortadas, e em 1968, o acrlico, tambm sob a forma de fibras cortadas.

Conforme podemos observar no grfico adiante, as fibras qumicas, primeiramente as artificiais e, em seguida, as sintticas vieram progressivamente deslocando do mercado as fibras naturais. A nvel mundial, em 1993, as fibras qumicas e as naturais praticamente dividiam igualmente o mercado entre si com pequena predominncia das segundas. Cabe registrar ainda, em termos de fibras qumicas, a progressiva substituio das artificiais pelas sintticas.

Grfico 1

FIBRAS TXTEIS: 90 80 70 60 50 40

MERCADO MUNDIAL ( %)

naturais

sintticas 30 20 10 0 1945 1950 1960 1970 1992 1993 artificiais

Fonte: ITMF - International Textiles Manufactures Federation

A produo mundial de fibras, a partir de 1983, apresentou um crescimento significativo (da ordem de 50%), embora sem alterao na proporo entre qumicas e naturais, proporo que mantida nas projees at o ano 2000. Este comportamento mostrado no grfico seguinte:

Grfico 2
PRODUO MUNDIAL DE FIBRAS TXTEIS
m ilhes de toneladas

25 algodo 20 sintticos 15 10 5 artificiais 0 1983 1984 1985 1986 1987 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 l 2000

Fonte: ITMF

No Brasil, desde sua introduo e, principalmente, a partir da dcada de 60, a produo e o consumo das fibras artificiais e sintticas tem sido crescente, saindo de 8,2% sobre o consumo total de fibras em 1963, para atingir 21,7% no comeo dos anos 70 at alcanar cerca de 30% nos dias de hoje. , portanto, um consumo inferior mdia mundial, dado que nosso pas, por razes culturais e climticas, grande consumidor de tecidos de algodo.

Observe-se que a utilizao das fibras qumicas na indstria txtil tende a crescer a longo prazo, segundo empresrios e estudiosos do setor, em razo, basicamente, das incertezas inerentes a produo das fibras naturais (algodo e linho principalmente) sujeitas a variaes climticas, de safra, de preos etc., e dos aperfeioamentos obtidos na produo de fibras sintticas, que as tornam cada vez mais prximas das naturais.

2. ASPECTOS TCNICOS

2.1. CARACTERSTICAS DAS FIBRAS QUMICAS

As fibras qumicas, de modo geral, seguem o mesmo processo de produo, por extruso, que consiste em pressionar a resina, em forma pastosa, atravs de furos finssimos numa pea denominada fieira. Os filamentos que saem desses furos so imediatamente solidificados. Esse processo denominado fiao, embora o termo, nesse contexto, pouco tenha a ver com a fiao tradicional da indstria txtil.

As fibras tomam sua forma final atravs de estiramento, realizado atravs de dois processos bsicos; no primeiro, as fibras so estiradas durante o processo de solidificao; no segundo, o estiramento feito aps estarem solidificadas. Em ambos os casos o dimetro da fibra reduzido, e sua resistncia trao aumentada.

As fibras assim produzidas podem ser apresentadas em trs formas distintas, destinadas a usos tambm distintos: monofilamento, multifilamento e fibra cortada. O monofilamento, como o prprio nome indica, um nico filamento contnuo. O multifilamento a unio de pelo menos dois monofilamentos contnuos, unidos paralelamente por toro. A fibra cortada resultado do seccionamento, em tamanhos determinados, de um grande feixe de filamentos contnuos. A fibra cortada pode ser fiada nos mesmos filatrios que so utilizadas para fiar algodo. Alm disso, se presta mistura com as fibras naturais j na fiao, permitindo a chamada mistura ntima, ou seja, os fios mistos produzidos adquirem uma mescla das caractersticas de resistncia e durabilidade das fibras qumicas e do toque e conforto das fibras naturais.

Os fios produzidos com a fibra cortada so tambm mais volumosos do que os filamentos contnuos do mesmo peso, o que possibilita seu uso na produo de tecidos com superfcies no lisas. Essa caracterstica, aliada maior facilidade de manuseio da fibra cortada em relao ao filamento contnuo, faz com que os fios fiados sejam mais utilizados do que os filamentos contnuos, existindo inclusive fibras, como por exemplo o acrlico, em que raramente se utilizam filamentos contnuos na produo de artigos txteis.

Recentemente foi desenvolvida uma nova variedade de fibra sinttica, a microfibra, que surgiu no mercado por volta de 1990. Produzida a partir de acrlico, polister ou nilon, ela se caracteriza por filamentos extremamente delgados e utilizada na forma de fios multifilamentos. As caractersticas das microfibras permitem a fabricao de tecidos leves e de toque bem mais agradvel do que aqueles produzidos com fios ou filamentos artificiais ou sintticos. Cabe registrar que j est desenvolvida, a nvel de laboratrio, a micro-micro fibra, ainda no lanada no mercado devido ao seu alto custo.

As fibras qumicas podem ser processadas de forma a adquirir certas caractersticas que propiciem maior conforto aos produtos com elas confecccionados. Os filamentos contnuos, por exemplo, podem ser texturizados1 ou receber tratamento de forma a aumentar o seu volume.

- Tipo de tratamento que produz um enrugamento ou sanfonamento permanente das fibras, aumentando-lhes o volume fios e tecidos mais macios, com melhor "toque", aparncia e elasticidade.

aparente, e que resulta em

2.2. PRINCIPAIS FIBRAS QUMICAS E SEUS USOS

2.2.1 - FIBRAS ARTIFICIAIS

As fibras artificiais so produzidas a partir da celulose e as principais matrias-primas utilizadas so o linter de algodo e a polpa de madeira. Inicialmente considerada como uma alternativa barata para o algodo, a produo de fibras artificiais praticamente se estagnou, em parte pelo predomnio crescente das fibras sintticas e em parte porque seu processo produtivo altamente poluente devido ao uso intensivo da soda custica.

As principais fibras artificiais de base celulsica so o raiom acetato e o raiom viscose (ou, simplesmente, viscose), sendo esta ltima a mais importante do ponto de vista txtil.

Raiom Acetato - o consumo do raiom acetato reduzido, especialmente no caso de aplicaes txteis. Embora apresentando caractersticas gerais similares s da viscose, no reage bem aos processos normais de tingimento, exigindo a utilizao de tcnicas especiais. Suas maiores aplicaes esto na produo de filtros para cigarros, rendas, cetins e material de estofamento.

Raiom Viscose - os fios e fibras de viscose so semelhantes ao algodo em absoro de umidade e resistncia trao; apresentam toque suave e macio e um caimento comparvel ao do algodo. A viscose pode ser utilizada pura ou em combinao com outras fibras, nas mais diferentes propores e tipos de misturas, e os tecidos com ela produzidos atingem todos os segmentos do mercado txtil: tecidos planos, malhas, cama, mesa, banho, bordados e linhas. Embora os tecidos de viscose sejam bastante requisitados por confeccionistas de moda, a produo destas fibras no tem grandes perspectivas de crescimento a nvel mundial, em razo dos altos custos ambientais inerentes sua produo.
9

2.2.2 - FIBRAS SINTTICAS

As fibras sintticas so produzidas a partir de resinas derivadas do petrleo. As principais fibras de interesse txtil so, em ordem de quantidades consumidas, o polister, o polipropileno, o nilon e o acrlico. Existe ainda uma outra classe de fibras, de caractersticas bastante peculiares, que so os elastanos.

Polister - a fibra sinttica de maior consumo no setor txtil, representando pouco mais de 50% da demanda total de fibras qumicas. Pode ser utilizada pura ou em mistura com algodo, viscose, nilon, linho ou l, em propores variadas. Os tecidos resultantes prestam-se fabricao de inmeros artigos: camisas, camisetas, pijamas, calas, ternos, lenis, cortinas etc. Tambm no segmento de mantas e no-tecidos o polister bastante utilizado em aplicaes como entretelas, enchimento de agasalhos e edredons (isolante trmico), alm de outras aplicaes no txteis (filtros, mantas impermeabilizantes etc...). Alm disso, o Polister a mais barata das fibras txteis, sejam qumicas ou naturais.

A fibra de polister apresenta elevada resistncia umidade e aos agentes qumicos (cidos e lcalis), no-alergnica e possui grande resistncia trao. A adio de 10% dessa fibra ao algodo resulta em um aumento de 8% na resistncia do fio, permitindo significativo aumento na velocidade do processo txtil, o que se traduz em maior produtividade.

Polipropileno - do ponto de vista da indstria txtil para vesturio e uso domstico, o polipropileno no uma fibra importante; entretanto, suas caractersticas de resistncia umidade, elevada inrcia qumica, leveza, resistncia abraso e ao de mofos e bactrias tornam-no ideal para a produo de sacarias, proporcionando excelente isolamento e proteo aos
10

produtos assim acondicionados. Tem tambm aplicaes em forraes de interiores e exteriores, na fabricao de feltros e de estofamentos.

Nilon (ou Poliamida) - considerada a mais nobre das fibras sintticas, foi a primeira a ser produzida industrialmente. O nilon, entre outras qualidades, apresenta uma elevada resistncia mecnica (cerca de 3,5 vezes superior ao algodo) que o torna adequado fabricao de dispositivos de segurana (praquedas, cintos de segurana para veculos etc...). Outras caractersticas so a baixa absoro de umidade, a possibilidade de texturizao e a boa aceitao de acabamentos txteis, o que permite a obteno de tecidos com aspectos visuais diferenciados.

A principal utilizao do nilon na rea txtil ocorre na fabricao de tecidos de malha apropriados para a confeco de meias, roupas de banho (mais, sungas), moda ntima (lingerie) e artigos esportivos.

Acrlico - embora sendo a menos consumida dentre as fibras qumicas txteis, o acrlico, por suas caractersticas, ocupa espao prprio no setor de confeccionados txteis como o melhor substituto da l. um produto "quente" (bom isolante trmico) e leve, muito resistente ao dos raios solares (radiao ultra-violeta) e aos agentes qumicos, no amassa e seca rapidamente. Tem larga aplicao na fabricao de artigos de inverno: agasalhos em geral, meias, gorros, cobertores, mantas e tecidos felpudos; alm disso, por ser no-alergnico, muito utilizado na produo desses mesmos artigos para uso infantil.

Elastanos - as fibras elastomricas exercem um papel complementar em relao s demais fibras txteis (naturais ou qumicas). Sua funo especfica conferir elasticidade aos tecidos convencionais (de malha ou planos) o que permite confeccionar peas de vesturio que aderem ao corpo, acompanhando-lhe as formas sem tolher os movimentos. Essa caracterstica as torna particularmente apropriadas confeco de roupas de praia, roupas
11

femininas e esportivas, roupas ntimas, meias e artigos para aplicaes mdicas e estticas.

As fibras elastomricas possuem grande elasticidade (podem atingir at 5 vezes seu tamanho normal sem se romperem), resistncia abraso e deteriorao pela ao de detergentes, loes, transpirao e diversos produtos qumicos. Sua utilizao se faz sempre em combinao com outras fibras convencionais em propores que variam entre 5 e 20%.

2.3. AS FIBRAS MAIS PRODUZIDAS

O consumo geral de fibras txteis no mundo foi, em 1993, da ordem de 41,5 milhes de toneladas, das quais 21,5 milhes de fibras naturais (algodo, l, linho, rami, seda) e o restante (20 milhes de toneladas) de fibras artificiais e sintticas. Essas quantidades, avaliadas percentualmente, mostram que, atualmente, o mercado est praticamente dividido meio-a-meio entre as fibras naturais e as no-naturais. Dentre as primeiras, o algodo predomina absoluto, com 80% do consumo de fibras naturais; nas segundas, predominam as sintticas em geral, com 91%, e, dentre estas, o polister detm 59%.

As estimativas disponveis apontam para um crescimento da demanda por fibras qumicas da ordem de 35% nos prximos anos, a nvel mundial. O quadro a seguir expressa quantitativamente essa tendncia para as principais fibras de aplicao txtil:

Quadro I
12

PROJEO DA DEMANDA PELAS PRINCIPAIS FIBRAS QUMICAS NO MUNDO


milhes de toneladas

1994

2001

VAR. % 44 22 16 35

Polister Poliamida (Nilon) Acrlico Total


TECNON Consulting Group

11,23 3,87 2,45 17,55

16,18 4,72 2,84 23,74

Fonte: "The Changing Stuctures of World Fibre Intermediates Markets"

Como se observa, a fibra que tende a apresentar maior crescimento de consumo o polister, devido ao seu baixo custo e aos melhoramentos tecnolgicos que fazem com que esta fibra se assemelhe cada vez mais ao algodo. previsto um crescimento razovel para o nilon, que ainda insubstituvel para certas aplicaes (lingerie, por exemplo). O acrlico tende a ter crescimento menor do que as outras fibras citadas, em razo basicamente de seu uso limitado ( substituto da l) e seus maiores custos de produo.

Em 1994, para uma demanda de 20,68 milhes de toneladas de fibras sintticas, havia uma capacidade instalada de 22,27 milhes de toneladas, representando uma taxa de ocupao de quase 93%, mostrando que o setor estava trabalhando, em termos globais, bem prximo da capacidade total de produo.

3. MERCADO INTERNACIONAL

13

A estrutura da produo mundial de fibras qumicas vem sofrendo modificaes substanciais, registrando-se um deslocamento dos novos investimentos para os pases asiticos (China, ndia, Indonsia, Coria, Tailndia e Taiwan), alm de Brasil e Mxico. Em 1986 o sudeste asitico participava com 35% da produo mundial, sendo o Japo o maior produtor; atualmente esse percentual j atinge 47%, com queda na participao relativa do Japo, enquanto as economias em desenvolvimento, como um todo, detm 53,3% da capacidade total instalada.

A transferncia da indstria de fibras qumicas para alguns pases em desenvolvimento ocasionou diferenas nos custos de produo, e, estes, por sua vez estimularam a competio por preos. O impacto dessas diferenas depende do produto e da regio.

Segundo dados da Unido (United Nations Industrial Development Organization), a matria-prima e mo-de-obra, juntas, representam pouco mais de 64% dos custos totais de produo nos pases desenvolvidos e cerca de 55% nos pases em desenvolvimento, que se beneficiam do menor custo da mo-de-obra.

A razo pela qual o custo de mo-de-obra sozinho no determina o preo das fibras que o processo de produo intensivo em capital e no em mo-de-obra; assim o nvel de emprego na indstria de fibras sintticas relativamente pequeno, e vem sendo reduzido em muitos pases, inclusive no Brasil. Apesar dessa tendncia negativa em relao ao nvel de emprego, a indstria vem crescendo, graas aos aumentos de produtividade e novas tecnologias.

Verifica-se tambm, especialmente nos Estados Unidos e Europa, um movimento de fuses e incorporaes, denotando um processo de concentrao na indstria. Tal movimento visa dar melhores condies de competitividade, via
14

escala de produo, s empresas do mundo desenvolvido. Exemplos significativos foram a aquisio da Enka pela Basf (Alemanha), a compra da Sarwel Courtaulds (Inglaterra) pela Japonesa Toray e as fuses de Du Pont com ICI e da RhnePoulenc com a Snia (Itlia).

As empresas lderes mundiais na fabricao de fibras sintticas nos pases desenvolvidos so grandes multinacionais, que tambm esto presentes, com interesses e participaes (filiais), nos pases em desenvolvimento, onde as matrias-primas para a produo so frequentemente obtidas de empresas coligadas, j que os suprimentos so, em geral, insuficientes nesses pases. Quase todas as novas plantas, tanto para fibras quanto para matrias-primas, empregam tecnologia adquirida dos pases do hemisfrio Norte, onde umas poucas empresas, principalmente alems, dominam o fornecimento da tecnologia.

Entre as maiores produtoras mundiais esto Du Pont e Monsanto Chemical nos EUA, Toray Industries no Japo, Montefibre Enimont na Itlia, Hoechst A. G. na Alemanha, Rhne-Poulenc (Rhodia) na Frana, e Hanil Synthetic Fiber na Coria. Nos pases em desenvolvimento, as maiores empresas so as estatais chinesas Far Eastern Textile e Nan Ya Plastics Corporation, ambas em Taiwan, e Fibras Sintticas, no Mxico.

4. MERCADO INTERNO

15

A estrutura produtiva do mercado brasileiro de fibras qumicas similar existente no resto do mundo, com um pequeno nmero de ofertantes. As principais empresas brasileiras so, em geral, filiais dos grandes produtores mundiais. A capacidade de produo em nosso pas praticamente no evoluiu no perodo de 1989 a 1993. Entre 1990 e 1993, em razo de programas de modernizao empreendidos por quase todas as empresas, a produtividade por empregado aumentou. Em 1990 a produo era de 274.157 t. e o nmero de empregos diretos de 17.393 com uma produo mdia 15,76 t/empregado. Em 1993 a produo aumentou para 302.204 t. enquanto o nmero de empregos foi reduzido para 13.310, o que elevou para 22,70 t. a produo mdia por empregado. Informaes preliminares relativas a 1994 indicam produo de 312.915 t para um total de 13.395 empregados, elevando novamente a produo por empregado para 23,36 t. O quadro a seguir mostra a produo e o consumo aparente no Brasil das principais fibras qumicas de uso txtil no ano de 1993 (em t. ano).
Quadro II

PRODUO/CONSUMO APARENTE DE FIBRAS QUMICAS MERCADO BRASILEIRO


Capacidade Produto Instalada Produo Vendas Mercado Interno VIPE (*) Exportaes Diretas Importaes Consumo Aparente

Artificiais raiom Viscose raiom Acetato

75.420 61.920 13.500

67.793 56.758 11.035

53.671 43.847 9.824

566 5 561

9.027 9.001 26

10.314 2.528 7.786

69.080 50.285 18.795

Sintticas Nilon Polister Acrlico TOTAL

318.060 104.220 177.240 36.600 393.480

234.411 67.471 143.360 23.580 302.204

215.182 64.051 129.144 21.987 268.853

4.454 146 2.714 1.594 5.020

12.242 1.911 9.093 1.238 21.269

41.630 10.660 27.960 3.010 51.944

263.799 76.220 162.227 25.352 332.879

Fonte: ABRAFAS - Associao Brasileira de Produtores de Fibras Artificiais e Sintticas (*) Vendas internas para exportao. O polietileno no aparece, pois no considerado, a rigor, como fibra de uso txtil. Obs.: A produo de elastanos no foi informada pela nica empresa produtora.

No grfico 3 vemos a capacidade instalada e a produo das fibras qumicas no pas no perodo 1989/1993. Conforme se observa no houve evoluo
16

significativa na capacidade, e a produo que atingiu seu pico em 1989, se manteve estabilizada em um patamar inferior nos quatro anos seguintes. Em 1994 no houve alterao na capacidade instalada da indstria.

Grfico 3

FIBRAS QUMICAS: EVOLUO DA PRODUO E DA CAPACIDADE INSTALADA NO BRASIL

400 350 300 250 200 150 100 50 0 1989 1990 1991 1992 1993

CAP. INSTAL.

PRODUO

O consumo de 332.879 toneladas de fibras qumicas em 1993 representou aproximadamente 29% do consumo total de fibras txteis no Brasil, que foi de cerca de 1.150.000 toneladas naquele ano. No ano seguinte, o consumo total cresceu para 349.916 t. em razo da reativao do mercado verificada a partir do segundo semestre (Plano Real).

Em 1993 havia ainda capacidade ociosa na indstria, dado que a ocupao mdia foi da ordem de 77%, embora o consumo aparente tenha sido de 84%, sendo a diferena coberta pelas importaes, que vem aumentando nos ltimos anos em razo da reduo tarifria. A exemplo do observado no resto do mundo, a fibra qumica mais consumida no Brasil o polister (49% do consumo aparente), seguida pelo nilon
17

(23%) e pela viscose (15%). O acrlico em nosso pas no tem um consumo elevado, em razo de fatores climticos.

O alto consumo de polister deve-se basicamente ao baixo custo deste tipo de fibra, que pode ser vendida a preos bem mais baixos do que seus principais concorrentes, o nilon e a viscose.

As fibras elastomricas so de custo elevado e entram em propores reduzidas nas misturas com outras fibras. A nica produtora destas fibras no Brasil a Du Pont, que as comercializa com o nome Lycra, conhecido no mundo inteiro. A lycra confere elasticidade e caimento peculiares aos tecidos, sendo muito utilizada principalmente em roupas de banho e lingerie (em mistura com o nilon ou com o polister) e em roupas esporte e malharias (em mistura com o algodo: "cotton-lycra").

O quadro a seguir mostra os preos no mercado interno (sem ICMS) de algumas fibras qumicas, em maro/95. Quadro III
PREOS DAS FIBRAS QUMICAS NO MERCADO BRASILEIRO
FIBRA PREO POR KG

fibra polister fibra viscose fibra acrlico filamento polister texturizado fibra nilon filamento nilon 6.6 elastano
Fonte: Informaes das empresas.

US$ 1,80 a US$ 2,20 US$ 2,40 US$ 2,40 US$ 2,96 a US$ 3,20 US$ 4,47 US$ 10,50 US$ 15,00 a US$ 100,00

5. ESTRUTURA DA INDSTRIA NO BRASIL

18

A oferta de cada uma das fibras qumicas no Brasil concentrada em poucas empresas, sendo os principais produtores nacionais os seguintes, por fibra:

filamentos de polister - O Brasil produziu cerca de 70.000 t de

filamento de polister em 1993, sendo 59.000 para uso na indstria txtil. Os principais fabricantes brasileiros so: Polienka (Grupo Akzo) com aproximadamente 31% do total, Rhodia (Grupo Rhne-Poulenc) - 21%, Hoechst - 20% e Fibra - 20%. Os restantes 8% tm sido provenientes de importaes.

O grfico a seguir demonstra a evoluo da produo e consumo, comparados com a capacidade instalada no perodo 1989-1993.

Grfico 4

POLIESTER - FILAMENTO TXTIL

COMPORTAMENTO DO MERCADO BRASILEIRO

80000 70000 60000 50000 40000 30000 20000 10000 0 1989 1990

toneladas

1991 PRODUO

1992

1993 CONSUMO

CAPAC.INSTAL

Fibras de polister - A produo brasileira de fibras cortadas de

polister foi tambm da ordem de 70.000 t em 1993. H somente dois produtores: a Rhodia-Ster (Rhodia x Celbrs) 50% do mercado e Polifiatex (30%). As
19

importaes tm aumentado muito e j alcanam a cerca de 20% do consumo interno, que foi estimado pelas empresas em 100.000 t em 1994.

Conforme demonstrado no grfico 5, a demanda pela fibra de polister vem aumentando mais do que a oferta do produto, embora at 1993 a indstria tivesse capacidade ociosa.

Grfico 5

POLIESTER - FIBRA CORTADA


COMPORTAMENTO DO MERCADO BRASILEIRO
toneladas

100000 90000 80000 70000 60000 50000 40000 30000 20000 10000 0 1989 1990 CAP.INSTAL. 1991 PRODUO 1992 1993 CONSUMO

Filamentos de raiom viscose - O Brasil produziu 13.000 t de

filamentos de viscose para usos txteis em 1993. Os principais produtores nacionais so a Nitroqumica - 75% e a Fibra (Grupo Vicunha) - 25% da produo. As importaes tm sido muito pequenas.

O consumo dessa fibra no muito grande, e a produo supera a demanda interna,conforme pode ser visto no grfico 6, a seguir.

20

Grfico 6

18000 16000 14000 12000 10000 8000 6000 4000 2000 0 1989

VISCOSE - FILAMENTO TXTIL COMPORTAMENTO DO MERCADO BRASILEIRO


toneladas

1990 CAP.INST.

1991 PRODUO

1992

1993 CONSUMO

Fibras de viscose - Em 1993 foram fabricadas no Brasil cerca de

43.000 t de fibras cortadas de viscose, sendo os nicos produtores, a Fibra (75% da produo) e a Rhodia-Ster (25%). O Brasil tem sido exportador lquido deste tipo de fibra, conforme pode ser visto no grfico 7.

Grfico 7
21

VISCOSE - FIBRA CORTADA

45000 40000 35000 30000 25000 20000 15000 10000 5000 0 1989

COMPORTAMENTO DO MERCADO BRASILEIRO


toneladas

1990 capac. instal.

1991 prod.

1992

1993 consumo

Fibras e filamentos de nilon - Nosso pas produziu cerca de

43.000 t de filamentos de nilon e 4.000 t de fibras de nilon em 1993. Os produtores so a Fibra Dupont (45%) e a Rhodia (50%), havendo ainda fbricas menores que produzem para uso prprio (De Millus, Juosas, Banilza). A partir do segundo semestre de 1994 o consumo cresceu muito, estimando-se que a demanda brasileira em 1995 venha a ser da ordem de 50.000 t de filamentos e 10.000 t de fibras, com importaes totais entre 5.000 t e 10.000 t.

Nos grficos 8 e 9 esto demonstradas a produo de filamentos txteis de nilon e de fibras de nilon, respectivamente.

Grfico 8

22

NILON - FILAMENTO TXTIL


toneladas 60000 50000 40000 30000 20000 10000 0 1989 1990 CAP.INSTAL. 1991 PRODUO 1992 1993 CONSUMO

Grfico 9
NAILON FIBRA CORTADA
COMPORTAMENTO DO MERCADO BRASILEIRO
toneladas

9000 8000 7000 6000 5000 4000 3000 2000 1000 0 1989 1990 1991 PRODUO 1992 1993 CONSUMO

CAPAC. INSTAL.

A grande capacidade ociosa em relao fibra cortada se deve ao fato da demanda do mercado estar direcionada para o nilon 6.6, enquanto as instalaes disponveis estavam preparadas para a produo do nilon 6.
23

Fibras de acrlico - A produo brasileira de fibra acrlica em 1993

foi da ordem de 23.000 t, sendo a atual capacidade produtiva (36.000 t) dividida, a grosso modo, entre a Rhodia-Ster e a Polifiatex. Veja grfico a seguir.

Grfico 10

ACRLICO - FIBRA CORTADA

40000 35000 30000 25000 20000 15000 10000 5000 0 1989

C O M P O R T A M EtNnT lOd a s O M E R C A D O B R A S I L E I R O D o e a

1990

1991 PRODUO

1992

1993 CONSUMO

CAPAC.INSTAL.

Fonte: Os grficos de 3 a 10 tm como fonte a ABRAFAS. Elastano - No h estimativas da capacidade de produo brasileira

de elastanos, uma vez que a nica empresa produtora em nosso pas, a Du Pont, tem como estratgia no divulgar este dado. Estima-se que o consumo em 1995, deve-se situar entre 4.000 e 7.000 toneladas, sendo 70% pelo menos suprido pela lycra da Du Pont, e o restante por importaes.

A estrutura da indstria brasileira de fibras qumicas bastante concentrada, e a maioria das empresas faz parte de grupos multinacionais, o que confere s mesmas um forte poder de negociao no mercado, embora esteja havendo, com a diminuio de tarifas, aumento da concorrncia das fibras
24

importadas. Observa-se tambm no Brasil e no Mercosul um movimento de concentrao na indstria, como provam as recentes fuses da Fibra (Brasil) com a Du Pont (Argentina), criando a Fibra Du Pont para a produo de nilon e da Rhodia com a Celbrs (ambas sediadas no Brasil), criando a Rhodia-Ster para a produo de polister e acrlico. Cabe ainda destacar, que, por exigncia do CADE, a Rhodia-Ster cindiu-se, cedendo parte de suas instalaes para a criao da Polifiatex, empresa que est a venda e dever concorrer com a Rhodia-Ster nos seus mercados de atuao.

Em tempo: Em junho 95 foi anunciada a criao da Farway joint-venture formada por Hoechst (50%) e Rhodia (50%) para produzir filamentos de polister e fibras de nilon. A empresa iniciar operaes em 01/07/95 e dever receber investimentos de US$ 95 milhes nos prximos 2 anos.

O faturamento da indstria, que j alcanou US$ 1,6 bilhes em 1989, sofreu uma reduo de 25% nos dois anos subsequentes. Da mesma forma os investimentos que estavam em cerca de 10% das vendas foram bastante reduzidos. Em 1993 houve uma recuperao, com o faturamento chegando a US$ 1,4 bilhes. Estimativas da ABRAFAS indicam que o faturamento de 1994 atingiu a cerca de US$ 1,5 bilhes.

No grfico a seguir est apresentado o faturamento entre 1989 e 1993, bem como os investimentos realizados e o ICM e encargos sociais gerados no perodo.

Grfico 11

25

INDSTRIA BRASILEIRA DE FIBRAS QUMICAS EVOLUO DA RECEITA/DESPESA

US$ milhes

1600 1400 1200 1000 800 600 400 200 0 1989 1990 1991 1992 1993

rec.bruta

invest

icm

enc.sociais

Fonte: ABRAFAS

Um resumo do perfil das principais empresas produtoras de fibras qumicas no Brasil apresentado a seguir:

Rhodia - A empresa pertence ao Grupo francs Rhne-Poulenc, que possui fbricas instaladas em diversos pases. No Brasil o Grupo tem 22 unidades nas reas txtil, qumica, remdios e agrcola. Seu faturamento anual em filamentos txteis e industriais no Brasil da ordem de US$ 220 milhes. O Grupo deve faturar em 1995, em nosso pas, cerca de US$ 1,4 bilhes, e conta com cerca de 6.500 empregados.

Rhodia-Ster - A empresa foi fundada em 1994 e emprega cerca de 2.300 pessoas. Seu faturamento dever atingir US$ 450 milhes em 1995. As vendas so fortemente concentradas no mercado interno.

26

Du Pont - O Grupo tem um faturamento em termos mundiais da ordem de US$ 40 bilhes, abrangendo atividades petrolferas (US$ 16 bilhes) e qumicas (US$ 24 bilhes, dos quais US$ 8 bilhes so referentes parte txtil). No Brasil a empresa uma S.A. de capital fechado, emprega cerca de 3.000 pessoas e seu faturamento na rea txtil deve alcanar US$ 144 milhes em 1995.

Polifiatex - A empresa foi criada em 1994 e est venda, por exigncia do CADE, j que com a fuso da Rhodia e Celbrs a nova empresa (Rhodia-Ster) teria monoplio de produo e o controle do mercado de fibra cortada de polister e de fibra acrlica.

Fibra - A empresa, situada no municpio de Americana (SP) faz parte do Grupo Vicunha. Atua nos mercados interno e externo, exportando principalmente fibra de viscose quando h queda nos preos internos. Tem faturamento anual da ordem de US$ 220 milhes.

Fibra Du Pont - Associao efetuada em 1994 entre a Du Pont (25%) com a Fibra (75%). A empresa tem uma unidade na Argentina e duas em Americana (SP), todas produzindo nilon dos tipos 6 e 6.6. O faturamento da Fibra Du Pont de aproximadamente US$ 150 milhes anuais.

Hoechst - O Grupo de origem alem um dos maiores do mundo na indstria qumica, e o maior na produo de polister. Seu faturamento anual da ordem de US$ 30 bilhes, 20% dos quais so obtidos na rea txtil. No Brasil a empresa atua em produtos farmacuticos, qumicos e fibras. Seu faturamento global, em 1994, foi da ordem de US$ 775 milhes, dos quais US$ 124 milhes referentes rea txtil.

27

O quadro IV a seguir resume os principais indicadores financeiros das maiores empresas produtoras de fibras qumicas no Brasil, com base no Balano Anual da Gazeta Mercantil. Quadro IV
1993 - BRASIL - INDSTRIA DE FIBRAS QUMICAS - INDICADORES FINANCEIROS

ROL RHODIA HOECHST Du PONT NITRO QUMICA FIBRA CELBRAS POLYENKA RHODIA NE 657,29 582,16 328,62 128,19 217,60 111,94 75,93 51,42

LUCRO LIQ. 30,50 3,92 12,37 -17,39 35,29 -23,39 2,18 5,60

RENT. PAT. 7,20 2,50 17,60 -15,00 13,60 -139,20 15,40 3,80

(em US$ milhes) LIQ. CORR. ENDIV. GERAL 1,28 1,23 0,61 1,22 1,49 0,36 1,17 1,49 47,80 42,20 62,40 20,50 36,20 93,80 49,70 12,20

Obs.: ROL publicada em CR$ e defasada pelo US$ mdio do ano. Lucro Lquido publicado em CR$ correntes e atualizado pelo US$ de 31/12.

Observe-se que o faturamento total das empresas superior ao informado para o setor porque a maior parte delas dedica-se fabricao de outros artigos qumicos, alm das fibras txteis. Cabe ressaltar que o perfil do setor alterou-se sensivelmente a partir de 1994 com a criao de novas empresas em razo do processo de concentrao industrial j comentado.

Em 1993, das oito empresas examinadas, apenas duas apresentaram resultados negativos e mostravam situao financeira delicada (Celbrs e Nitroqumica). O faturamento total foi da ordem de US$ 2,15 milhes, tendo sido observados boas taxas de rentabilidade do patrimnio. O endividamento geral era baixo e os ndices de liquidez confortveis indicando que as empresas no teriam problemas para implementar novos investimentos. 6. PERSPECTIVAS

28

A partir da implantao do Plano Real, houve um reaquecimento da demanda de fibras txteis no Brasil. A capacidade de produo, que vinha apresentando razovel nvel de ociosidade at 1993, fechou o ano de 1994 completamente tomada, com crescimento do faturamento e melhoria dos resultados das empresas do setor. Registre--se ainda que no ano passado houve aumento expressivo das importaes, situao que se mantm no primeiro trimestre de 1995.

Vale registrar que, segundo fabricantes e clientes, os preos dos produtos nacionais so, em mdia, cerca de 10% superiores aos dos produtos similares importados com a alquota mdia de 16% vigente em maro/95. Isto pode ocorrer por dois motivos: 1 - nossa indstria ainda no atingiu o nvel de competitividade das melhores empresas estrangeiras; e, ou, 2 - dada a estrutura relativamente concentrada da oferta, os fabricantes estabelecem seus preos em patamares em que no seja compensador substituir os produtos nacionais por importados

Com o crescimento da demanda interna no Brasil, os investimentos em expanso de capacidade devero ser retomados, pois as principais empresas do setor esto iniciando projetos de expanso, principalmente para a produo das fibras que tm maior perspectiva de crescimento da demanda, como o caso do polister, onde hoje h escassez de oferta, tanto no mercado interno como no mercado internacional. Tal escassez se deve ao deslocamento da produo do PTA - matria-prima usada na fabricao destas fibras, para a produo de PET, utilizado basicamente em embalagens, onde a remunerao maior. Este fenmeno vem sendo observado em todo o mundo.

7. RESUMO E CONCLUSES

29

Surgidas no sculo XX com objetivo de substituir as fibras naturais na indstria txtil, as fibras qumicas (artificiais e sintticas) ampliaram seu escopo de utilizao tendo hoje diversos outros usos, e, pelo fato de poderem ser misturadas s fibras naturais, aumentaram tambm as possibilidades de utilizao destas na indstria do vesturio.

Desde que foram lanadas, as fibras qumicas vm tendo participao crescente no mercado txtil mundial, tendo sido responsveis por quase 50% da produo total de txteis em 1993, quando seu consumo foi de aproximadamente 20 milhes de toneladas, enquanto o de fibras naturais foi de 21,5 milhes de toneladas.

As fibras qumicas mais utilizadas na indstria txtil so: dentre as artificiais, a viscose (fibra) e o raiom (filamento), e, dentre as sintticas (fibras e filamentos), polister, nilon, acrlico, polipropileno e os elastanos.

As fibras artificiais, obtidas a partir do lnter do algodo ou da polpa da celulose assemelham-se mais s fibras naturais, especialmente ao algodo, constituindo-se em substituto quase perfeito quelas fibras, sendo por isto muito procuradas. Entretanto sua produo no tende a ter crescimento significativo em virtude dos altos custos em controle do meio ambiente que qualquer nova planta ter. Por este motivo no se vislumbram grandes perspectivas de crescimento para a viscose, apesar da boa aceitao e da vasta gama de utilizaes que oferece.

Dentre as fibras sintticas, a mais utilizada (cerca de 50% do total) o polister, que parece ser, tambm, a que tem mais possibilidades de crescimento, pelos seus baixos custos de produo, pela ampla gama de utilizaes em mistura com outras fibras (naturais ou qumicas) e pelos aperfeioamentos tecnolgicos que vm sendo obtidos em sua produo, melhorando suas propriedades.

30

A segunda fibra sinttica mais utilizada no mundo o nilon (25% do total), que por suas caractersticas, no tem ainda substitutos para alguns tipos de produto (lingerie, meias). Entretanto, no se espera crescimento to acentuado da produo de nilon nos prximos anos, pelos preos relativamente altos desta fibra e pela tendncia de aumento da utilizao do polister como substituto da mesma.

As outras fibras sintticas tm utilizao bem menor. O polipropileno, a rigor, no considerado uma fibra txtil, pois seu uso est restrito a embalagens e sacaria. A fibra acrlica tem aplicaes limitadas, basicamente por fatores climticos, pois, por sua constituio, serve como substituta perfeita da l, sendo utilizada basicamente em regies ou estaes frias. As fibras elastomricas (elastanos) entram em pequenas propores como complemento na confeco de tecidos prprios para roupas esportivas ou lingerie, conferindo elasticidade aos mesmos; so fibras de alto custo e utilizao bem menor do que as outras (a marca comercial mais conhecida dos elastanos a lycra).

Diferentemente dos outros segmentos da indstria txtil, a produo de fibras artificiais e sintticas est concentrada em relativamente poucos grupos/empresas a nvel mundial, dado que h importantes barreiras entrada na indstria, tanto de ordem financeira (necessidade de elevados volumes de capital) como de ordem tecnolgica.

A indstria de fibras qumicas vem passando, nas ltimas dcadas por modificaes estruturais, que mantm relao entre si: 1 - o deslocamento da produo para pases asiticos, os quais, aps um primeiro surto de desenvolvimento, tiveram condies de investir em plantas integradas, de grande capacidade fabril, e, portanto, aptas a obter alta produo com significativos ganhos de escala; 2 - um movimento de concentrao industrial na Europa e Estados Unidos, com fuses e incorporaes entre as principais empresas, tambm como forma de obter ganhos de escala e concorrer com as empresas asiticas. No caso das fibras artificiais, a produo vem se deslocando de pases desenvolvidos para outras regies por questes ambientais.

31

A estrutura da indstria brasileira de fibras qumicas assemelha-se estrutura mundial, ou seja, a oferta da maior parte dos produtos est concentrada em poucas empresas de grande porte e pertencentes em sua maioria a grupos multinacionais. Em nosso pas a concorrncia dos produtos importados tem aumentado, nos ltimos anos, devido diminuio de tarifas. Observa-se tambm no Brasil e no Mercosul, um movimento de concentrao na indstria, com a ocorrncia de fuses entre empresas do setor.

A utilizao de fibras qumicas na indstria txtil brasileira proporcionalmente inferior verificada nos pases desenvolvidos, pois atinge a cerca de 30% do consumo total de fibras dado que nosso pas, por tradio industrial e tambm por razes climticas, grande consumidor de algodo. Ainda assim, o crescimento do consumo de fibras artificiais e sintticas no Brasil, nas ltimas dcadas, semelhante ao observado no resto do mundo e deve ter tendncia crescente.

A demanda por fibras qumicas em nosso pas tem aumentado nos ltimos anos, registrando-se expressivo crescimento em 1994 aps o advento do Plano Real. No primeiro trimestre de 1995 as empresas trabalham a plena capacidade de produo, a despeito do aumento considervel das importaes, registrando-se inclusive dificuldades de susprimento de algumas fibras, como o polister, devido tambm ao crescimento do mercado de PET. No exerccio de 1994, de um modo geral, o faturamento e os resultados das empresas foram sensivelmente melhores do que no ano anterior.

Neste contexto, e mantidas as baixas taxas de inflao e o crescimento da demanda, haver necessidade de expanso da capacidade da indstria. Existem, hoje, projetos de expanso de capacidade de produo de nilon, de viscose e de elastano, indicando que os empresrios do setor esto acreditando na retomada de atividade econmica do pas, e que a produo e o consumo de fibras artificiais e sintticas no Brasil podero atingir, no final desta dcada, os nveis percentuais j atingidos em economias desenvolvidas.
32

importante que haja inteno de investir em expanso da capacidade e melhoria da competitividade por parte de nossa indstria de fibras qumicas. Tal indstria, embora ainda pequena em termos mundiais - a produo brasileira representa cerca de 1,5% da produo mundial - a maior da Amrica Latina, composta por importantes grupos e tem todas as condies de se alinhar entre as mais produtivas do mundo.

Alguns dos projetos citados esto sendo examinados pelo BNDES, que dever se constituir em importante fonte de financiamentos para o setor de fibras qumicas. Observe-se que o Banco nos ltimos anos tem apoiado o segmento, restringindo seu apoio a empresas de controle nacional como Nitroqumica, Fibra e Celbrs. Atualmente, com a possibilidade de apoio a empresas de controle estrangeiro, espera-se que outras empresas do setor procurem o BNDES para apoio a seus novos projetos.

33

Вам также может понравиться