Вы находитесь на странице: 1из 3

FIOS DE TEMPO

Guilherme Augusto Rezende Lemos

O Candombl uma religio inicitica de carter progressivo. Sua organizao se estabelece a partir de um conceito peculiar de hierarquia onde o que est acima no tem, necessariamente, poder sobre o que est abaixo, mas vai adquirindo, com o tempo e as obrigaes, o direito de participar e ver aspectos mais profundos do cotidiano religioso obtendo, com isso, mais conhecimento. A ascenso hierrquica se faz pela associao indissolvel de tempo e conhecimento; tempo sem conhecimento ou conhecimento sem tempo constiuem-se como caminhos desviantes que tornam o indivduo inadequado convivncia coletiva. Em sntese, a hierarquia no candombl se estabelece no sentido dos que sabem (no tempo) para os que no sabem (por terem pouco tempo).

No candombl o saber sempre se realiza no real, quem sabe, no sabe para si nem por si, sabe a partir da necessidade e para fins. O saber ao mesmo tempo o segredo, a necessidade e a capacidade de materializar o conhecimento, transmutando mitos em ritos, prticas e objetos. Quanto mais conhecimento tanto mais ritos, prticas e objetos.

Um caminho interessante para se constatar isso observncia sobre o fio de conta que, mais que um adorno, uma marca e uma fonte de ax. O simples colar ao imergir na devida mistura de folhas quinadas, associada a alguns outros materiais transforma-se numa identificao que remete o indivduo ao seu lugar na comunidade.

A cerimnia da lavagem das contas , por assim dizer, a insero do nefito no universo mtico e mstico do candombl. Ao receber seus primeiros fios de conta, geralmente um fio de Oxal e outro de seu orix pessoal1, o ento abi2 se apercebe da importncia de Oxal no conjunto dos orixs. Oxal o deus do branco, o pai dos orixs, ou seja, uma energia geradora que antecede, no tempo, os demais orixs. Oxal pr-cria, abranda, esfria e descansa. Os primeiros conhecimentos acerca deste orix circunscrevem-se na prpria simbologia do branco que, sendo o somatrio de todas as cores, traz em si todas as possibilidades de cor. a energia de onde tudo sai e para onde tudo retorna, por isso o branco tanto a cor que festeja o nascimento3 como a que marca o momento da morte. O luto no candombl branco, pois representa o retorno do indivduo massa informe da ancestralidade. Por isso, necessariamente, o primeiro fio que se recebe o branco de Oxal, simbolizando o estado de latncia que caracteriza o abi como um candidato iniciao. O branco de Oxal dialetiza o justo descanso com o movimento gerndio.

No perodo da iniciao, o ia, alm de fazer jus a uma pequena coleo com os inhs dos orixs que participam de sua configurao espiritual, recebe algumas contas especficas que o identificam como tal, so elas o mocam5, o quel6 e os deloguns7, nesta ocasio os fios iro comer8 junto com o santo, isto , como verdadeiros campos de fora. configurar-se-o
4

Quando este no filho do prprio Oxal. Primeiro patamar da hierarquia. O abi ainda no iniciado, um candidato iniciao que j pode participar da vida cotidiana da comunidade-terreiro, contribuindo, via de regra, com servios domsticos, funes que lhe permitem tecer as primeiras observaes que se tornaro conhecimentos ou no, conforme sua capacidade e inteligncia. 3 Todos os ias vestem-se de branco por pelo menos trs meses e repetem o uso do branco durante todas as suas posteriores obrigaes. 4 Fios de uma s perna, isto , o colar simples de uma s fiada de missangas cuja medida deve ir at a altura do umbigo. 5 Cordo de palha da costa tranada cujos fechos so duas vassourinhas de palha, este cordo se constitui com um smbolo do ia e , geralmente, preservado por toda vida. A palha da costa utilizada ainda na confeco de quatro outras tranas que sero amarradas nos braos, recebendo a o nome de icam, na cintura (a umbigueira) e no tornozelo, onde ser acrescida de um guiso (o chaor), cuja funo sinalizar o lugar onde se encontra o ia atravs do barulhinho que produz. 6 Gargantilha confeccionada com 8 fiadas de missangas, entremeadas de firmas, todas na cor do orix que est sendo feito. O quel simboliza a indissociao entre o orix e o iniciado. 7 Colares feitos de 16 fiadas de missangas com um nico fecho cuja medida, como os inhs, vai at a altura do umbigo. Cada ia deve possuir, via de regra, um de logum de seu orix principal e outro do orix que o acompanha em segundo plano. No candombl esta associao nada tem haver com o pai e me da umbanda. Nada impede que um ia seja filho de dois santos homens ou duas santas mulheres. 8 Sero banhados pelo sangue sacrificial.
2

Aps a obrigao de trs anos9, comum ao ainda ia, j com alguma graduao, ser presenteado com alguma conta mais enfeitada adquirindo, com isto, o direito de criar para si colares mais rebuscados com missangas um pouco maiores e at alguns poucos corais, primando ainda pela discrio.

Por ocasio da obrigao de sete anos, o agora ebomi, adquire adornos que o identificam como tal: o runjebe, o lagdb, o braj, o bar, o monjol, os corais, as contas africanas multicolorias e o alabastro. Mais que isto, ganha a liberdade total de criar seus prprios fios, seja no tamanho das contas, na riqueza dos detalhes ou dos prprios materiais a utilizar (ouro, prata, etc.). O ebomi j conhece os seus fundamentos, por isto a liberdade.

Entretanto, no termina a o aprendizado. At os sete anos, o ia, tutelado e educado por seus iniciadores, a partir da tutelado pela prpria liberdade. Muito embora, parafraseando Jos Flvio Pessoa de Barros, a modstia no seja bem vinda no candombl, o bom tom e a justa medida so apreciadssimos. O ebomi deve ser um exemplo para o ia, principalmente no que tange ao manuseio de sua prpria liberdade e a adequao s situaes, dentro e fora da comunidade. A confeco e utilizao dos fios de conta deve ser sempre um exerccio da criatividade, mas tambm deve responder uma esttica prpria do candombl que preserva atravs de seus objetos a sua prpria histria; inovaes excessivas ferem a justa medida e tornam-se inadequadas, posto que os objetos so importantes instrumentos de apoio manuteno da tradio oral. Ib re , Egbon mi.10

O processo de iniciao inclui alm da feitura trs outras obrigaes: de 1, de 3 e 7 anos (6 para os filhos de Xang), quando enfim o nefito pode se dizer iniciado, estando apto, inclusive, a iniciar outras pessoas. A partir de ento deixa de ser ia para tornar-se um ebomi (corruptela de egbon + mi = irmo mais velho) 10 Traduo: meu respeito aos meus irmos mais velhos.

Вам также может понравиться