Вы находитесь на странице: 1из 2

Fichamento: Redescoberta dos historiadores antigos no Humanismo e o nascimento da historiografia moderna O gnero literrio Humanismo surgiu em decorrncia da descoberta

e traduo de grandes clssicos (obras) Greco-latinas, obras estas que permaneceram obscuras durante a Idade mdia. Dentre outras, o que estes clssicos trazem de influentes a concepo do alto nvel de reflexo e compreenso que seus autores tem acerca das problemticas historiogrficas. Albanese diz que por toda a Idade mdia a historiografia permaneceu sem viso prpria ,pois esta s veio ser realmente delineada no perodo Humanistico-renascentista, porque nesse perodo que as leituras dos grandes historiadores antigos so vistas como elementos imprescindveis na educao ,obras como as de Tito Lvio,Justino, entre outros. Segundo Albanese, baseado nessa redescoberta que dar-se- uma reviravolta no mtodo da escrita e essncia da histria, em decorrncia de que nesse perodo que suscita a imprensa e onde por meio desta sero impressos e divulgados as obras dos pensadores clssicos . Partindo da a percepo do surgimento de um elo entre ao mundo clssico Idade mdia e o Renascentismo, que por sua vez so meios contribuintes no processo de fundamentao da historiografia moderna. Albanese explica, porm, que necessrio antes de esclarecer o significado de historiografia,perceber a dependncia rigorosa da teortica historiogrfica fixada pela influente clssica grega e latina, exemplo as de Aristteles e Luciano. Para Aristteles em sua obra Potica, a historiografia importante porque atravs dela que tem-se um melhor entendimento da atividade potica e onde esse o objetivo, ficando seu entendimento como ars da histria, em segundo plano.por isso cabe ao historiador investigar as coisas que aconteceram ,a modo que o poeta tem funo de descrever as coisas que podero acontecer.Um refere fatos realmente ocorridos o outro fala de acontecimentos possveis (Aristteles). J para Luciano, a distino entre poesia e histria dar-se por aquela ser totalmente conduzida pelo poeta,j esta tem seus prprios fins que dizer exclusivamente a verdade. A autora diz que foi feita pelos primeiros humanistas uma definio nos seus termos de reflexo ,que por sua vez buscam uma maior especificidade desse gnero literrio, principalmente por meios de regras,como crticas as fontes dos relatos e utilizao da historiografia como arte de retrica e como pensamento voltado para o futuro.

Vemos tambm por intermdio Ca autora que a escrita da histria tem papel testemunhal,por isso o papel do historiador segundo a teoria Ciceroniana registrar os feitos de seus antepassados, para que no sejam esquecidos. Albanese diz de acordo com a produo dos humanistas, fica evidente a busca e estruturao de uma verdadeira ars histrica, desde o primeiro ensinamento lcido de Guarino at o definitivo acerto da historiografia cientfica, levando desta maneira codificao do gnero e de seus precisos fins. Referencias bibliogrficas PIRES, Francisco Murari; SUANO, Marlene. (orgs). Antigos e Modernos. Editora: Alameda. Texto 1:ALBANESE,gabriella:redescoberta dos historiadores antigos no Humanismo e o nascimento da historiografia moderna.

Вам также может понравиться