Вы находитесь на странице: 1из 3

Agrupamento Vertical de Escolas D.

Martinho Castelo Branco Portimo - Ano Lectivo 2011/2012

CINCIAS NATURAIS 9 ANO Ficha de Trabalho n. 3


Nome: N ___ Turma ___ Data __/__/2011

Hereditariedade Humana
Cada ser humano expressa um programa gentico que herdou dos seus antecessores, e que nico. Este programa transmite-se de gerao em gerao, seguindo os mesmos mecanismos das restantes espcies. O estudo da transmisso gentica na espcie humana reveste-se de dificuldades especiais, devido a algumas caractersticas que lhe so prprias: elevado nmero de cromossomas; pequeno nmero de descendentes em cada gerao; impossibilidade de cruzamentos experimentais.

Apesar das dificuldades, os geneticistas utilizam diversos mtodos, dos quais os mais recentes permitem analisar directamente o DNA de modo a saber que genes esto presentes e que informao contm. Deste modo, foi j possvel decifrar o contedo gentico de todos os cromossomas humanos1, isto , passmos a conhecer o genoma humano, que constitudo por 80 000 genes. Um dos mtodos mais antigos, mas de grande interesse, consiste em estabelecer a rvore genealgica de uma famlia (pedigree) e seguir a forma como certos caracteres se transmitem de gerao em gerao. Construir a rvore genealgica de um indivduo implica traar a sua histria atravs dos ascendentes (pais, avs, bisavs, etc.) e mesmo dos descendentes, recorrendo a smbolos convencionais (Fig. 1). A anlise desta histria pode ser usada para averiguar o modo como certas caractersticas so herdadas ao longo das geraes.

Figura 1 Smbolos mais utilizados em rvores genealgicas humanas.

Atravs da anlise das genealogias, tambm se pode investigar, por exemplo, se os genes responsveis por certas caractersticas so dominantes ou recessivas e, que probabilidade tem um casal de ter um filho com uma determinada caracterstica.

Em 1990 foi iniciado o Projecto Genoma Humano, programa de mbito mundial formado por cientistas de 25 pases, concebido para identificar e localizar todos os genes da espcie humana. Em 26 de Junho de 2000, cinco anos antes do previsto, foi anunciada a concluso do mapeamento do genoma humano. Esta descoberta revolucionria foi anunciada em simultneo pela China, Japo, Frana, Alemanha, Gr-Bretanha e EUA.

Figura 2 Algumas caractersticas hereditrias da espcie humana.

Muitas anomalias genticas so determinadas por genes recessivos. Por esta razo, os casamentos consanguneos (entre indivduos da mesma famlia) podem originar indivduos em que se manifesta a referida caracterstica. O casamento consanguneo faz aumentar a probabilidade de dois genes recessivos que determinam uma anomalia e que existe em determinada famlia se encontrarem nos descendentes. De outro modo continuam a passar de gerao em gerao sem se manifestarem EXERCCIOS 1. O albinismo uma anomalia que se manifesta pela falta de pigmentao, nomeadamente da pele. S quando um indivduo apresenta os dois genes determinantes da anomalia no seu prprio gentipo que albino. Se possui um gene que determina a anomalia e um gene normal, a pigmentao da pele normal.

1.1. Qual o gene recessivo?

1.2. Utilizando a letra A para representar o gene normal e a letra a para representar o gene responsvel pelo albinismo, construa o xadrez mendeliano para a 2 gerao resultante do cruzamento de 1 e 2.

1.3. Sabendo que: Gentipo: constituio gentica de um indivduo em relao a uma determinada caracterstica. Fentipo: caracterstica que se observa no indivduo como resultado do gentipo. 1.3.1. Escreva o gentipo dos indivduos 3, 4, 5, 7 e 8.

1.3.2. Quais os fentipos dos indivduos 3, 4, 5, 7 e 8?

2.

COMO POSSVEL QUE PAIS DE OLHOS CASTANHOS POSSAM TER FILHOS DE OLHOS AZUIS?

2.1. Atravs da anlise do diagrama, qual ser o gene recessivo e qual o dominante?

2.2. Quanto cor dos olhos indique o gentipo: 2.2.1. do Rui; 2.2.2. do Joaquim; 2.2.3. da Clara. 2.3. Quanto cor dos olhos indique o fentipo da Clara.

2.4. Explique por que razo os pais da Ins apresentarem olhos castanhos. 2.5. Um indivduo diz-se homozigtico para um determinado caracter se os genes alelos so iguais e heterozigtico se os genes alelos so diferentes. 2.5.1.Quais dos indivduos so homozigticos para o caracter cor dos olhos?

2.5.2. Quais dos indivduos so heterozigticos para o caracter cor dos olhos?

3. Construa a rvore genealgica desta famlia, traduzindo a transmisso da cor dos olhos.

Bom Trabalho!

Вам также может понравиться