Вы находитесь на странице: 1из 4

Agrupamento de Escolas Martim de Freitas

Ficha de Avaliao Sumativa Disciplina de Histria

Data: 14/11/2011 Ano 9 - Turma F

Contedos: Imperialismo e colonialismo: a partilha do mundo. A supremacia europeia nos finais do sculo XIX. A Conferncia de Berlim. A questo do mapa Cor de Rosa. A primeira Grande Guerra.

Vamos l esmiuar os vossos conhecimentos!!!

1. Como sabes, em Histria fundamental indicar, com preciso, o tempo histrico.

1.1. Identifica a que sculos pertencem os seguintes anos: 7 a.C. 650 a.C 800 901 1372

2. No incio do sculo XX, a Europa detinha a hegemonia a nvel mundial. 2.1.Tendo como base os documentos 1 e 2 estrutura uma resposta na qual apliques os teus conhecimentos sobre. Justificao dessa hegemonia; Os conceitos novo colonialismo e imperialismo; Dominao econmica, poltica e cultural.

Documento 3

Acta Geral elaborada em Berlim a 26 de Fevereiro de 1885 entre a Frana, Alemanha, ustria, Hungria, Blgica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Gr-Bretanha, Itlia, Pases Baixos, Portugal, Rssia, Noruega e Turquia para regular a liberdade de comrcio nas bacias do Congo e do Nger, bem como as novas ocupaes de territrios na costa ocidental de frica. () Art. 1 O comrcio de todas as naes gozar duma completa liberdade () Art. 35 As potncias signatrias da presente Acta reconhecem a obrigao de assegurar, nos territrios por elas ocupados, nas costas do continente africano, a existncia de uma autoridade suficiente para fazer respeitar os direitos e, se for caso disso, a liberdade do comrcio e do trnsito nas condies em que ela for estipulada. Tratado de Berlim, 1885
Documento 4
Pintura que ilustra uma sesso da Conferncia de Berlim, celebrada entre 1884 e 1885.

Documento 5 O que o Governo de Sua Majestade Britnica deseja e em que insiste no seguinte: que se enviem ao governador de Moambique instrues telegrficas imediatas para que todas e quaisquer foras militares portuguesas actualmente no Chire [] se retirem []. O embaixador britnico Mr. Petre ver-se- obrigado a deixar imediatamente Lisboa se uma resposta satisfatria presente intimidao no for por ele recebida esta tarde e o navio de Sua Majestade Enchantress est em Vigo esperando as suas ordens.

Territrio entre Angola e Moambique

Ultimatum Ingls (11 de Janeiro de 1890) 3. Imagina-te um explorador portugus, no final do sculo XIX, a dialogar com outros exploradores ingleses e alemes sobre os interesses dos respectivos pases na frica

3.1. Elabora uma composio criativa e critica sobre esses acontecimentos.

Documento 6

Documento 7

4. No dia 28 de Julho de 1914 teve inicio o primeiro conflito escala mundial. Partindo dos documentos 6 e 7: 4.1.Analisa os seguintes pontos: Causas da Primeira Guerra Mundial; O acontecimento que originou a Primeira Guerra Mundial; As fases da Guerra; Instrumentos de Guerra; A participao de Portugal e dos Estados Unidos da Amrica.

Os vossos conhecimentos foram mesmo, mesmo, mesmo esmiuados?!

O Professor Filipe Xavier 4

Вам также может понравиться