Вы находитесь на странице: 1из 12

"D PREFERNCIA AOS NOSSOS PARCEIROS NA EVANGELIZAO".

Sanctuarium

Julho 2011

Irms e irmos em Cristo Jesus, que a serenidade do Pai eterno seja o impulso para uma vida santa e casta! Depois da experincia de um tempo to feliz na Igreja, o tempo Pascal, continuemos a considerar atentamente a misericrdia de Deus e de nunca deixarmos de fazer o bem que podemos fazer. Ao nos colocarmos a disposio dos diletos de Cristo, os mais empobrecidos, por amor a Deus, promete-nos o cntuplo na felicidade eterna. Que paga generosa, que lucro feliz! Quem se negaria a este excelente Senhor? Quem no tudo lhe ofereceria? Ele cuida de nossos interesses e com braos abertos clama que nos convertamos a Ele, que choremos os nossos pecados e tenhamos caridade para conosco e para com o prximo. Tantos irmos nos procuram e podemos questionar como ajudar a todos? Mas Jesus Cristo tudo providencia e a todos sacia. Neste trilho somos chamados a caminhar e a ensinar aos irmos que o nico caminho Cristo, Filho do Altssimo que se fez Homem para nos proteger e salvar. Que o desejo de Deus se realize em nossas vidas pela prtica de doao, de orao e da vivncia sacramental.

01 ... 20h ..... Formao com os Ministros da Comunho 05 ... 20h ..... Missa de Cura e Libertao 08 ................ CODIPA 20h no Santurio 28 ................ Missas em louvor a So Judas: .................... 7h, 10h, 12h, 15h, 18h e 20h 31 ................ Encontro de Casais de 2 unio Falta horrio

Obrigado meus irmos pela ajuda, pela fora, pela esperana. Voc que colaborou de forma direta ou indireta pelo bom xito de nossa festa possa em Cristo sentir a gratido e a recompensa na certeza que tudo o que fizemos foi para honra e glria de nosso Deus e Salvador, em favor dos irmos, em favor da Igreja, em nosso favor. Estejamos sempre em comunho. Deus os abenoe pela intercesso da Virgem Maria!

Padre Francisco G. Veloso Jr Proco e Reitor

Orao de So Judas Tadeu


Eis que estou na vossa presena, Senhor nosso, Deus Pai. / Pelo Batismo, em Jesus Cristo, perteno Igreja, Corpo de Cristo. / Essa Igreja feita de homens e mulheres, santos e pecadores, apstolos e profetas, / com uma nica misso: testemunhar o vosso Amor e evangelizar / para a construo do vosso Reino. / Hoje eu quero louvar o vosso nome, Pai / e ouso faz-lo por meio do Apstolo So Judas Tadeu. / Ele uma das colunas da Igreja de Jesus Cristo, vosso querido Filho. / Em S. Judas Tadeu fizestes grandes coisas, Pai, / sobretudo em favor dos que sofrem. / Olhai a minha provao, a minha fraqueza em carregar com alegria a cruz, / em fazer da minha vida um ato de oblao. / Peo a graa... (silncio) / Aumentai a minha f e renovai a minha esperana, / para que tenha sempre foras para lutar, / sade e vida para perseverar, / serenidade e equilbrio para discernir e decidir. / Pela intercesso do Apstolo So Judas, / concedei a mim, meus familiares, Igreja, / o dom da sabedoria crist e a prtica do mandamento do amor fraterno, / to importantes nesta sociedade dividida. / Assim, fortalecido em minha peregrinao terrena rumo ptria definitiva, / saberei olhar para os santos como modelos de santidade, / servidores que foram do vosso povo a caminho. / Nossa Senhora Aparecida, / So Judas Tadeu, rogai por ns.

Julho 2011

Sanctuarium

"D PREFERNCIA AOS NOSSOS PARCEIROS NA EVANGELIZAO".

Sanctuarium

Julho 2011

Sacramento s tem sentido...


Na medida em que Cristo, seu evangelho e sua Igreja tem sentido em nossa vida. Assim, os sacramentos so sinais de amor, de amizade e da presena de Jesus em nossa vida. Para alguns, o sacramento representa um ritual formal. Que sentido tem receber apenas ritualmente o Cristo? Apenas para cumpri uma lei, uma tradio, um costume? Nossa caminhada, seja ela social, familiar, ou poltica, Ele no representa nada? Nem damos bola a este Cristo? se no estamos comprometidos com o Plano de Deus, com o Evangelho, com sua mensagem de luta, de justia, e de fraternidade? Buscamos casar na Igreja para cumprir um ritual, por causa dos familiares, e geralmente os nubentes no esto nem a pois sabem que retornaro igreja para batizar, para a missa de stimo dia, apenas para satisfazer exigncias. A vivncia desse casamento ser dentro da Igreja? Tem sentido receber o sacramento, quando o sentido no a preocupao Nossas emoes so responsveis pela constituio de nossa personalidade. Todos ns as temos, e no estou falando de afeto ou sentimento, porque estes passam por um julgamento que vem do corao, como por exemplo, o que eu gosto e sinto, os meus interesses etc. Falo das emoes que formam a nossa psquica e nos fazem ser o que somos. As emoes de base, com assim chamamos em psicologia, so medo, raiva, tristeza e alegria. E todos ns as temos, porque somos humanos. Emoes funcionam da seguinte forma: todos tm medo, que serve para nos preservar. Precisamos ter medo para nos proteger e nos cuidar e no nos arriscarmos em determinada situao. Mas nem todos tm ansiedade, indeciso, insegurana, pnico e outras emoes derivadas do medo. Com a raiva tambm assim. Todos a temos, mas nem todos tm agressividade, aflio, ira irritabilidade, angustia e estresse em demasia. A tristeza tambm sentida por todos, por exemplo, quando perdemos algum querido. Contudo, h pessoas que no ficam deprimidas, com apatia melanclica e outros derivados. Todos sentimos alegria, mesmo que seja discreta ou pouco consciente, mas nem todos so eufricos, excitados, extasiados. As emoes so importantes para o nosso equilbrio emocional. So elas que regem a nossa vida e nos motiva, mobiliza e promove mudanas em nossa caminhada. Mas preciso que estejam equilibradas. E parece fcil equilibrarmos nossa raiva quando a sentimos. Mas quem sente muito essa emoo sabe o quanto difcil se controlar e no

As emoes que regem a nossa vida


fazer estragos durante um acesso de fria. O medo desmedido impede que as pessoas arrisquem e inovem suas vidas ou mudem seus caminhos.

Que sentido tem receber toda semana a comunho eucarstica, ou receber uma vez por ano, ou nas festas como Pscoa, Natal, etc. somente para cumprir legal ou tradicionalmente o preceito e, depois na vida particular, o comungante vive (perdo pela palavra, mas esta mesma) vomitando o Cristo com seu comportamento, principalmente quando as coisas no do certo? Comungar somente na Pscoa e no Natal por que durante o resto do ano Cristo, sua Igreja e seu Plano de salvao no me dizem nada? No so os critrios cristos que orientam a vida? De que adianta comungar engolir a hstia

com o matrimnio? Na verdade, procedimento assim, para dar uma satisfao aos amigos, sociedade e se ofuscar com o aparato da cerimnia. Quantos casamentos, temos visto, sem sentido, sem valor sacramental, pura exterioridade, palhaada, faz de conta! D para entender que agindo com tamanha incoerncia, devemos ficar preocupados por que damos mais importncia ao Significante (sinal festivo legal) e nos esquecemos do Significado (sacramento, a graa, Cristo). Lembre-se, s tem sentido receber um sacramento se Cristo fizer sentido em sua vida.

Site: www.saojudasguarulhos.com.br E-mail: santuario@saojudasguarulhos.com.br

A tristeza como emoo de base muito importante para que possamos ter momentos de reflexo, que mais tarde se tornam fonte de crescimento, mas em demasia, nos deixa aptica e sem vontade de lutar pelo que acreditamos E a alegria tem que ser verdadeira. A falsa traz deite e prazer, mas somente a alegria verdadeira que traz paz, plenitude, satisfao e motivao. Para ter equilbrio preciso muito mais do que vontade. necessrio um pouco de autoconhecimento, uma pitada de coragem para mudar, uma poro de virtudes a serem descobertas como compreenso, compaixo, solidariedade e pacincia, tudo isso bem medido e sendo preparado com muito amor por ns e pelo nosso prximo. Essa a receita. No se esquea, comece pelo autoconhecimento, o resto conseqncia.

Julho 2011

Sanctuarium

Jesus prometeu mamo com accar?


Afinal, que negcio mais lucrativo, neste mundo, do que a religio? Farmcias abertas a gente no encontra, mas... uma igreja em cada esquina, talvez. Igrejas com i minsculo e com muitos produtos venda: sade, oportunidades, paz na famlia, emprego bom, carro novo, apartamento de luxo, pagamento de dvidas, recuperao da empresa falida, etc... Estes produtos so chamados de grandes milagres. No preciso muito esforo para convencer algum do alcance destas graas, pois devido a pobreza, o medo, a desesperana, a falta de presena do Estado no cumprimento de seus deveres bsicos como sade, emprego, escola, e mais, faz com que estas pessoas comprem este pacote de bnos divinas que so intermediadas por alguns que se autodenominam apstolos, e que esto em constante luta contra o dito cujo. As pessoas de boa f so atradas e vo procura de solues imediatas, e se a resposta no vem, elas migram para outra esquina, digo, outra igreja. Elas agem pela emoo e no pela reflexo. Correm em busca de tudo aquilo que lhes prometido: riquezas, curas de toda dor, de toda doena, mudana radical da situao de desfavorecidos para a da abundncia. Mas nada disto aconteceria se no houvesse a cooperao do tal dito cujo. Ele leva a culpa de tudo. Se algum tiver qualquer envolvimento direto ou indireto com o ele ou no estiver disposto a se sacrificar (isto , contribuir) para a obra de Deus, no ser agraciado. No o pecado que impede a posse de bens, mas a presena do dito cujo em sua vida. Ento, ficando responsabilidade por conta do fiel e do dito cujo, cria-se uma relao entre posse da bno e o dito cujo. Isto um artifcio que permite explicar porque muitos fiis no recebem os milagres. As doaes so presentes ofertados no altar, logo, para uma grande bno, um valioso presente! Na busca da bno, o fiel deve determinar, decretar, reivindicar e exigir de Deus que Ele cumpra sua parte no acordo sendo que ao fiel compete dar dzimos e ofertas. O fiel forado a uma situao de barganha com Deus. impossvel no perceber a relao da f com o dinheiro.

Maria, a Me de Deus
O fato de que Maria a Me de Deus meramente lgico: Uma mulher que d luz a um filho a me desse filho. Maria deu luz a Jesus, logo Maria a Me de Jesus. Maria a me de Jesus e Jesus Deus ( uma Pessoa Divina - 2 Pessoa da Santssima Trindade) portanto Maria a Me de Deus. Ou, simplesmente, podemos ler na Bblia: Lucas 1,42-43: Com um grande grito, exclamou: Bendita s tu entre as mulheres e bendito o fruto de teu ventre! Donde me vem que a me do meu Senhor me visite? Agora, mais um pouco de lgica: Maria a me do meu Senhor. Sabemos que O Senhor significa Deus, ento Maria a Me do meu Deus Para contradizer esta verdade necessrio afirmar que Jesus no Deus ou dizer que Maria no deu luz a Jesus. Algumas denominaes protestantes evitam chamar Maria de Me de Deus porque eles acham que isso a coloca no mesmo nvel de Deus [como se ela fosse uma deusa]. Ao invs, eles preferem dizer que ela era a me do homem Jesus Cristo. Isto, porm, trai a verdade e coloca a teologia protestante num dualismo previsvel. Cristo Jesus UMA pessoa e no duas. Ele UMA pessoa que possui duas naturezas: inteiramente humano e inteiramente divino. As duas naturezas, contudo, so unidas em UMA s Pessoa. Podemos dizer que as nossas mes so mes da nossa natureza? No, mas simplesmente dizemos que elas so nossas mes - de ns, como pessoas. Eu no estou dizendo que Maria gerou ou deu vida natureza divina de nosso Senhor, uma vez que ele UMA Pes-

Sabemos que Jesus nunca prometeu sucesso. No prometeu o paraso aqui na terra. No prometeu dias sem dor, risos sem sofrimento, sol sem chuva. Ele prometeu fora para o dia, conforto para as lgrimas e luz para o caminho. O Cristianismo pregado em alguns lugares bem diferente do Cristianismo do primeiro sculo. De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus sero perseguidos (II Tm. 3:12) ...pois a vocs foi dado o privilgio de, no apenas crer em Cristo, mas tambm de sofrer por ele (Fp. 1:29) Os apstolos saram do Sindrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome (At. 5:41) As bem-aventuranas nos mostram o tipo de pessoas Jesus abenoou com o adjetivo Felizes: pobres de esprito, os que choram, os mansos, os famintos e sedentos por justia, os misericordiosos, os puros de corao, os pacificadores, os sofredores, os injuriados e os perseguidos pela causa de Cristo. (Mt. 5. 3-11). Amm?

soa e no duas. A Segunda Pessoa da Santssima Trindade se fez carne - isto o que chamamos de encarnao (do latim caro que significa carne). De onde ele obteve a carne? Se Jesus Deus e Maria Sua me, como logicamente possvel dizer que Maria no a Me de Deus?

Sanctuarium

Julho 2011

Apstolo Paulo
Num sublime ato de amor o criador formou o apstolo Paulo de Tarso, um dos vigorosos pilares de sustentao do cristianismo. Nasceu em Tarso, era judeu e cidado romano. Perseguidor das primeiras comunidades crists foi conivente com o assassinato do protomrtir Estvo. Quando perseguia cristos, a caminho de Damasco, apareceu-lhe Jesus Ressuscitado, transformando-o. Desde ento, sua vida foi viajar pelo mundo, pregando o evangelho de Jesus Cristo e o mistrio de sua paixo, morte e ressurreio. A converso uma das mais importantes da histria da Igreja, por que nos mostra o poder da graa divina, capaz de transformar Saulo, perseguidor da Igreja, no Apstolo Paulo por excelncia, que tem a iniciativa da evangelizao dos pagos. Ele prprio confessa, por diversas vezes, que foi perseguidor implacvel das primeiras comunidades crists. Por causa disso atribui a si mesmo o ttulo de o menor entre os Apstolos e, ainda, de indigno de ser chamado Apstolo. Mas Deus, que conhecia a sua retido, tornou-o testemunha da morte de Santo Estevo, cena entre todas comovente, descrita nos Atos dos Apstolos. A viso de Estevo apontando para os

cus abertos e Filho do Homem, o Cristo, a reinando, domina a vida toda de Paulo, o grande missionrio do Cristianismo. Percorreu a sia Menor, atravessou todo o Mediterrneo em 4 ou 5 viagens. Elaborou uma teologia crist e ao lado dos Evangelhos suas epstolas so fontes de todo pensamento, vida e mstica crists. Alm das grandes e contnuas viagens apostlicas e das prises e sofrimentos por que passou, devemos ao nosso Patrono, que se alto denomina servo de Cristo, a revelao da mensagem do Salvador, ou seja, as 14 Epstolas ou Cartas. Elas formam como que a Teologia do Novo Testamento, exposta por um Apstolo. Jamais apareceu outro homem sobre a terra que fundamentasse to bem a nossa f em Cristo, presente na Histria, como tambm, presente em nossa prpria existncia. Foi Paulo quem o fez de maneira insupervel. O Apstolo sofreu o martrio em Roma. O ano incerto, mas deve ter ocorrido entre 64 e 67.

Apstolo Pedro

A simplicidade de seu corao e sua pouca cultura, foram transformados pela Luz do Divino Esprito Santo, num admirvel, destemido, amoroso e fiel discpulo do Senhor, um poderoso pilar de sustentao do cristianismo.

Simo era filho de Joo e nasceu em Betsaida, assim como o seu irmo Andr. Possua um gnio forte e temperamento impulsivo, alojado num corao generoso e repleto de bondade. No se deixava vencer pela adversidade, revelava uma fibra invejvel, embora a sua coragem e iniciativa pessoal estivessem fundamentadas na prpria fora humana. Homem simples, rude, de pouca instruo, dedicava-se pesca. Fixou residncia em Cafarnaum da Galilia, que era banhada pelo Lago de Genesar, tambm chamado Mar de Tiberades ou Mar da Galilia. Na pescaria tinha sociedade com o seu irmo Andr e o trabalho comeava cedo, porque procuravam regressar antes do

horrio de almoo, a fim de poderem comercializar o pescado na cidade e arredores. Como aquela regio muito quente no perodo do vero, Simo adquiriu o hbito de pescar completamente despido (Jo 21,7), pois se sentia melhor e com os movimentos mais livres. Quando terminava a pescaria, colocava uma espcie de calo e uma veste, a fim de transportar o pescado em cestas na companhia de Andr, para serem vendidos no mercado e na praa. Era casado, mas pouco se conhece sobre a sua vida ntima, antes da converso. O Novo Testamento apenas registra a presena de sua sogra em Cafarnaum,

"D PREFERNCIA AOS NOSSOS PARCEIROS NA EVANGELIZAO".

Julho 2011
conforme escreveu So Mateus: Entrando JESUS na casa de Simo (Pedro), viu a sogra deste que estava de cama e com febre. Logo lhe tocou a mo e a febre a deixou. Ela se levantou e ps-se a serviLO. (Mt 8,14-15) Tambm o Evangelista Joo Marcos registrou este acontecimento: E logo ao sair da sinagoga (JESUS) foi casa de Simo e de Andr, com Tiago e Joo. A sogra de Simo estava de cama com febre, e eles imediatamente o mencionaram a JESUS. E (ELE) aproximando-se, tomou-a pela mo e a fez levantar-se. A febre a deixou e ela se ps a servi-los. (Mc 1,29-31)

Sanctuarium
Andr ouvia os ensinamentos de Batista e guardava diligentemente as suas palavras, com uma grande esperana na chegada do SENHOR. Naquele dia, ele estava do outro lado do rio Jordo, com Joo Batista e Joo Evangelista, filho de Zebedeu, quando JESUS passando por eles, cumprimentou a distncia e seguiu o seu caminho. Joo Batista falou: Eis o Cordeiro de DEUS. (Jo 1,36) Andr e Joo Evangelista ouvindo, ficaram emocionados e ansiosamente se despediram de Batista. Agitados e com o corao pulando de alegria, se aproximaram do SENHOR. JESUS convidou-lhes a segui-LO. Mais tarde, regressando a casa, Andr falou com Simo que tinha encontrado o Messias e contou-lhe a novidade. Simo acolheu a notcia com imenso prazer e logo se manifestou interessado em conhecer o SENHOR. Juntos no dia seguinte encontraram JESUS, que olhando bem nos olhos dele, falou: Tu s Simo, filho de Joo; chamar-tes Cefas (que traduzindo para o portugus significa Pedra=Pedro). (Jo 1,42) (Pela riqueza do vocabulrio portugus logo notamos a diferena entre as duas palavras Pedro e Pedra. Por isso mesmo, no temos meios de avaliar a fora da palavra no original aramaico, que por ser um idioma pobre, com poucos vocbulos, uma mesma palavra Cefas indica o elemento rocha e o nome daquele que foi escolhido para Chefe do Colgio Apostlico). Entretanto, importante entender o significado e a inteno do SENHOR. ELE quis fundar a sua Igreja edificando-a sobre a Pedra, a Rocha indestrutvel, que a torna firme e inabalvel e por isso, mudou o nome de Simo para Cefas=Pedra.

7
o barco do Apstolo que ocorreu a famosa pescaria milagrosa descrita por So Lucas (Lc 5,1-7), rica de simbologia e repleta de significados. Tambm no mesmo Lago de Tiberades, o evangelista So Joo descreve outra notvel pescaria milagrosa, acontecida aps a Ressurreio do SENHOR. Os Discpulos tinham trabalhado arduamente toda a noite e durante a madrugada e no tinham conseguido pescar nenhum peixe. Quando regressavam, a pedido de JESUS, que estava na margem do lago, lanaram a rede direita da embarcao e pegaram tantos peixes que ficou difcil transport-los para a praia. (Jo 21,4-13) Isto nos permite estabelecer uma simbologia e dizer, que fora da Barca de Pedro no se encontra JESUS, ou melhor, ELE sempre ser encontrado na Barca de Pedro. Por outro lado, como na evangelizao eclesial, a Barca colocada simbolicamente representando a Igreja, podemos completar dizendo: que a Igreja a Barca, que teve em Simo Pedro o seu primeiro timoneiro, ou seja, o seu primeiro Chefe e onde se encontra JESUS. (Pascom)

A Barca de Pedro

O chamado de jesus
Andr, irmo de Simo, era Discpulo de Joo Batista e sempre o ajudava na organizao do povo que acorria ao rio Jordo, para ser batizado. Batista realizava um Batismo de Penitncia, preparando as pessoas para que se arrependessem de seus pecados e assim, dignamente recebessem o Messias.

Nas muitas oportunidades, JESUS falou ao povo e evangelizou em p na proa da Barca de Pedro, para no ser sufocado pela multido, que queria sempre estar ao seu lado ou toc-LO, mesmo que com a ponta dos dedos; tambm utilizou diversas vezes o barco do Apstolo para atravessar o Lago de Genesar. Na verdade, no evangelho no se nomeia outra embarcao que ELE tenha usado durante o tempo em que evangelizou a Galilia, a no ser a Barca de Simo. (Mt 8,23; 14,22) (Mc 4,36; 6,45). Tambm foi com

"D PREFERNCIA AOS NOSSOS PARCEIROS NA EVANGELIZAO".

Sanctuarium

Julho 2011

Frades gmeos morrem no mesmo dia


Dois gmeos idnticos e frades franciscanos que passaram a maior parte de seus 92 anos juntos morreram no mesmo dia, de parada cardaca, na Flrida (EUA). Julian e Adrian Riester cursaram a escola juntos, viajaram juntos pelos Estados Unidos e entraram juntos na mesma ordem franciscana. Nascidos com apenas alguns segundos de diferena em 27 de maro de 1919, eles morreram em um intervalo inferior a 12 horas em 03 de junho de 2011, segundo parentes. um fim quase potico para a sua notvel histria de vida, disse o porta-voz da Universidade Bonaventure, em Nova York, onde os irmos passaram grande parte de sua vida. incrvel ouvir (sobre a morte dos dois), mas no surpreende, considerando o fato de que eles faziam tudo juntos. Nascidos em Buffalo, Nova York, eles eram conhecidos na Bonaventure por suas habilidades manuais como jardineiros e carpinteiros, informou o jornal Buffalo News. Segundo o jornal, o nico perodo em que os frades ficaram em diferentes Estados dos EUA foi entre 1946 a 1951, quando se dedicaram a sacristias distintas, sendo que um morou em Boston e o outro, em Manhattan. Eles tinham uma conexo ntima, em que nenhum dos dois era egosta, afirmou seu primo, Micheal Riester. Eles se mudaram para a Flrida em 2008 e estavam hospitalizados. Sero enterrados juntos na cidade de St. Petersburg. - (ACI)

Os casais abaixo comemoraram bodas no ms de maio de 2011


NOME DO CASAL ANOS BODAS Djacir Teixeira dos Santos e Maria Teixeira dos Santos .............................. 56 ........... Malaquita Miguel Ortega e Elza da S. Ortega ....................................................................50 ........... Ouro Arnaldo Afonso Moreira e Suzette de Souza Lima Moreira ......................11 ........... Ao Cladio Jos Rodrigues e Aparecida de Ftima Raphal Rodrigues ..........34 ........... Oliveira Everaldo Bezerra de Souza e Elisete de Cssia Librio Souza ....................23 ........... Palha Hugo de Abreu Gouveia e Odilia Faria Gouveia ...........................................64 ........... Fabulita Jos Aparecido Vieira e Maria de Ftima S. P. Vieira ...................................25 ........... Prata Rodolfo Pinto de Magalhes e Tnia Cristina Araujo Magalhes ...........14 ........... Marfim Valmir Miranda e Irani Aparecida Gomes Miranda .................................... 28 ........... Hematita

PASTORAL FAMILIAR
A equipe diocesana da Pastoral Familiar, Setor Casos Especiais CONVIDA... Casais que vivem em 2 Unio, para um dia de reflexo e orao. Como toda ao pastoral da Igreja inspirada em Cristo o Bom Pastor, ns os acolhemos com a misericrdia pastoral da Igreja afim de solidariamente viver com todos os filhos de Deus um dia de reflexo e aproximao atravs da orao com o Nosso Pai. O encontro acontecer... Quando: Dia 31 de julho das 8 s 17 horas. Onde: Santurio So Judas Tadeu Torres Tibagi Rua: da Verdade 269 Guarulhos.
Obs: Essa rua uma travessa da Timteo Penteado prximo ao supermercado Dia.

Um mrtir a cada cinco minutos


Na Conferncia Internacional sobre o Dilogo Interreligioso entre Cristos, Judeus e Cristos, realizada neste ltimo 3 de junho em Budapeste, o representante da OSCE (Organizao para a Segurana e a Cooperao na Europa) e perito em temas de liberdade religiosa, Massimo Introvigne, afirmou que a cada ano 105.000 pessoas so assassinados por sua f crist. A cada cinco minutos morre um cristo por sua f, alertou o socilogo italiano. No evento, organizado pelo governo da Hungria, participaram tambm outras autoridades religiosas e civis como o diplomata egpcio, Aly Mahmoud, quem afirmou que no seu pas, onde esto sendo produzidos gravssimos ataques contra as Igrejas Coptas, sero promulgadas leis que proibiro os ims muulmanos de realizar discursos incitando ao dio e as manifestaes hostis junto aos templos das minorias, especialmente a crist. Se estas cifras no gritarem ao mundo, se no se detiver esta praga, se no se reconhecer que a perseguio dos cristos a primeira emergncia mundial em matria de violncia e de discriminao religiosa, o dilogo entre religies s produzir congressos estupendos, mas nenhum resultado concreto, afirmou Introvigne no seu discurso. O cardeal Peter Erd, arcebispo de Budapeste, tambm presente na Conferncia alertou de que muitas comunidades crists no Oriente Mdio morrero porque tero que fugir de l. Que a Europa se prepare para uma nova onda imigratria, desta vez de cristos que fogem da perseguio, advertiu. - (ACI)

Informaes:

Nice e Ferreira (2471 - 6912) Juraci (2432 - 6184) Sueli e Edson (72061778) Roseli e Everaldo (2405 - 7216) Sueli e Magela (2407 - 2942) Obs.: Trazer a Bblia Sagrada Famlia de Nazar, rogai por todos ns!

Site: www.saojudasguarulhos.com.br E-mail: santuario@saojudasguarulhos.com.br

Julho 2011

Sanctuarium

Ns, ovelhas, coordenadores e agentes de pastorais


Jornais paroquiais, ou falando especificamente de nossa publicao SANCTUARIUM procuram seguir projetos pr-definidos desde sua criao pelo Pe. Franciso V. Jr. - No nosso caso tentamos manter um padro que o torne diferente de outras publicaes. o que chamo de cara do jornal. (cara neste caso, forma sncopada de caractersticas) A cara formada por textos, vinhetas, imagens, cores, espaos vazios, classificados, etc... Estes elementos harmoniosamente ligados entre si formam o layout, a personalidade da edio. Ento a cara tambm layout. Estes quatro elementos cumprem a tarefa de atingir os objetivos propostos pelo jornal. Quais seriam estes objetivos? Em um jornal paroquial poderiam ser: Comunicar (Avisos, convites, reunies, encontros, cerimnias, acontecimentos, etc.) Evangelizar (objetivo maior, paroquial, pastoral, cristo) Divulgar (Propsito institucional. Tornar o Padroeiro, a parquia e a comunidade conhecidos). O SANCTUARIUM, como outros jornais da Diocese, tem suas caractersticas prprias que o torna singular. So pequenos detalhes individuais como: vinhetas para evidenciar as matrias; ttulos alinhados direita com espao vazio em sua lateral esquerda para no cansar a vista; colunas fixas (com colaboradores fixos); imagens tornadas inditas por recomposio e com legendas em primeiro plano, etc... Mas, tem um porm! Uma das misses do jornal, que no pode passar despercebida, a misso institucional, isto , ser reflexo do trabalho da comunidade. Uma comunidade paroquial formada sob a proteo de um padroeiro, por um pastor, por ovelhas, e (queiram ou no) por um rival. No querendo mudar de assunto, parece estranho eu mencionar o rival. Jesus no prometeu o cu aqui na terra! (ver pg. 05). Padroeiro, pastor e ovelhas emprestam suas qualidades e experincias para que se proceda a evangelizao atravs deste meio de comunicao. Isto significa que todos ns somos Pascom. Isto tambm nos mostra que o SANCTUARIUM s reflexo da comunidade quando as ovelhas, em oposio ao rival, ativamente participam. Quem l o SANCTUARIUM percebe uma vinheta chamada PASTORAIS, mas ela no tem sido suficiente para sensibilizar ou chamar a ateno. Todos ns ficamos muito felizes quando recebemos o material para esta coluna. Talvez esta seja a coluna mais importante de nossas edies. (zezinho/pascom)

10

Sanctuarium

Julho 2011

"D PREFERNCIA AOS NOSSOS PARCEIROS NA EVANGELIZAO".

Julho 2011

Sanctuarium

11

Somos cristos, tambm temos cidadania.


A concluso da resposta, que li recentemente, dada por uma atriz de televiso, em uma entrevista para um portal de notcias da internet, sobre uma pergunta relativa imensa repercusso que ocorrera aps ter protagonizado o primeiro beijo gay, realizado em uma telenovela brasileira, muito me provocou e originou essa reflexo. Diz a moa: -No imaginava que o Brasil estava to atrasado assim. No sei em comparao a que pas e em face exclusivamente dessa questo, ela conclui tal fato. Contudo, concordo que o pas mesmo muito atrasado em relao cidadania de seu povo, segundo as exigncias de condies mnimas para uma qualidade digna de vida da sua populao. O Brasil ocupa o 88 lugar de 127 no ranking de educao e cultura, segundo a Unesco. A pesquisa tem por objetivo, medir o grau de desenvolvimento do desempenho para atingir as metas propostas para 2015, estabelecidas na Conferncia Mundial de Educao de Dacar. Ainda da mesma fonte, outros dados estatsticos divulgados sobre violncia e pela Fundao Getulio Vargas e consultoria Target, sobre desenvolvimento social e econmico, servem para ratificar nossa posio de atraso: a cada 13 minutos um brasileiro assassinado; no Brasil, por ano, morrem cerca de 25 mil pessoas vtimas do trnsito e 45 mil morrem por armas de fogo; em So Paulo, quase 60% dos homicdios so cometidos por pessoas sem histrico criminal e por motivos fteis; apesar das ascenses sociais da ltima dcada, 16,27 milhes de pessoas vivem na extrema pobreza, com renda mensal que vai de zero R$ 70,00. Isso tudo bastante para concluir que a nossa inteligncia e os nossos esforos devem estar centrados, exclusivamente em trabalhar e educar para solucionar os reais problemas do pas. Portanto, a iniciativa de tentar contrariar e at destruir valores culturais da nossa sociedade, est vetorialmente contrria ao imenso trabalho para melhora sua melhora. Esclarecendo, que o propsito dessa coluna, no adianta insistir em mudar a concepo do povo brasileiro, quanto a sua definio da moral. E a nossa sociedade concebe que a forma de relao homossexual, de qualquer dos sexos, incomum, no natural e principalmente no possvel ser consagrada pela Igreja, no sacramento do matrimnio, como manda Deus, para multiplicao e perpetuao da humanidade. E isso quer dizer que um valor religioso, e muito melhor que assim seja, porque a religio deve ser base da cultura de qualquer povo, porque Deus a origem de todos. Somos cristos e tambm temos cidadania, e temos o direito de manifest-la, igualmente a qualquer outra concepo e pensamento coletivo, reclamantes de seus direitos. Foi o que fizemos quando uma conduta no apropriada invadiu as casas atravs daque-

A F no Caminho de Jesus
A Sagrada Escritura tem a finalidade de nos adentrar no mistrio pascal, de nos relacionarmos de maneira ntima com Deus, Toda Escritura inspirada por Deus e til para instruir, para refutar, para corrigir, para educar na justia, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para toda boa obra( 2 Tm 3, 16-17). Queremos agradecer a Deus pela oportunidade que Ele nos proporcionou durante o 1 semestre de 2011 em nosso Santurio So Judas Tadeu, pois atravs do Curso Bblico, isto , da Escola da F, tivemos a oportunidade de aprofundar no Encontro Pessoal e Comunitrio com o Senhor atravs da Sagrada Escritura, pois conhecer a Sagrada Escritura conhecer Jesus, pois Ele se Revela a humanidade de modo pleno e definitivo. Agradeo aos irmos que perseveraram no caminho e acolheram o Chamado de Deus. A Igreja primitiva atravs dos Apstolos ensina que a f a adeso a Jesus, adotando o seu modo de viver, seus ensinamentos, vendo Nele a Palavra de Deus, o Messias anunciado. Ter f em Jesus ter f no seu caminho, na sua vida humana, escolher um caminho semelhante ao seu. Os Evangelhos mostram que o caminho de Jesus leva ao martrio, que representado pela cruz, significa revelao das aes, das palavras e das atitudes de Jesus em sua vida; conseqncia de sua opo e no vontade de Deus que Jesus

las televises que estavam ligadas na novela. Pontualmente, aqui cabe destacar que a Igreja, acolhe a todos, inclusive, homossexuais, o que no quer dizer que vai mudar a vontade de Deus para o homem, porque alguns querem que mude. Portanto, nem de minha parte, h nada pessoal contra a atriz. Mas, prestemos a ateno em engajarmo-nos nas lutas e no trabalho para soluo dos problemas que, fundamentalmente, atrapalham o futuro do nosso pas e consequentemente da vida dos nossos filhos. No percamos tempo com ondas de modismo, que serviro apenas para confundir e dar ibope para poucos interessados e beneficiados disso. Ao contrrio, trabalhemos e rezemos para a construo de uma mentalidade concreta e determinada de construir uma nao.

morresse na cruz. Crer em Jesus no projet-lo como gostaramos, mas reconhecer que Ele viveu nesta terra, numa cultura, num contexto histrico. Jesus escolheu o caminho da pobreza, da ausncia do poder. Ele enfrentou as autoridades religiosas de seu tempo, no recorreu a violncia, no quis ser aplaudido, venerado, mas seguido, e nos ensina que Deus quer justia e santidade. A opo pelo caminho da pobreza opo pela liberdade. Convidamos voc caro leitor (a) para participar do Curso Bblico, retornaremos em 16 de Agosto s 20:00 horas. Sua presena muito nos alegrar, seja bem-vindo! Queremos partilhar com os irmos na f de alguns de nossos encontros as teras-feiras.

12
01 //: Senhor, quem entrar no santurio pra te louvar? :// //: Quem tem as mos limpas, e o corao puro, Quem no vaidoso e sabe amar! :// //: Senhor, eu quero entrar no santurio pra te louvar. :// //: d-me mos limpas, e um corao puro, arranca a vaidade, ensina-me a amar :// //: Senhor, j posso entrar no santurio pra te louvar. :// //: Teu sangue me lava, teu fogo me queima. O Esprito Santo inunda meu ser. :// 02 VIMOS TE ENCONTRAR EM TUA CASA, SENHOR; / SOMOS O TEU POVO, REUNIDO EM TEU AMOR, REUNIDO EM TEU AMOR. Pai, nos reunimos em torno do altar, pra celebrar a Ceia, memria do Senhor. / Trazemos nossa vida, queremos te louvar. Por aquilo que nos ds, nosso canto gratido. Pai, nos alegramos em torno do altar, em celebrar a Ceia, em nome do Senhor. / s fonte de alegria, queremos te seguir, pois um dia nos dars um lugar bem mais feliz. 03 AQUELE QUE VOS CHAMOU, AQUELE QUE VOS CHAMOU! FIEL, FIEL! FIEL AQUELE QUE VOS CHAMOU! Aclamai o Senhor, terra inteira, / Servi ao Senhor com alegria, / Ide a ele cantando jubilosos! / Ide a ele cantando jubilosos! Sabei que o Senhor, s ele, Deus, / Ele mesmo nos fez e somos seus, / Ns somos seu povo e seu rebanho / Ns somos seu povo e seu rebanho. Sim, bom o Senhor e nosso Deus, / Sua bondade perdura para sempre, / Seu nome fiel eternamente! / Seu nome fiel eternamente! 04 Bendito sejais, Senhor. Pelos dons que apresentamos. Bendito pelo po. Bendito pelo vinho. / Bendito sejais, tambm, pela graa no caminho! Bendito sejais, Senhor, pelos dons que apresentamos. Bendito pela f. Bendito pela Igreja. / Bendito sejais, tambm, pela fora na peleja! Bendito sejais, Senhor, pelos dons que apresentamos. Bendito pelo amor. Bendito pela vida. / Bendito sejais tambm, pelas nossas mos unidas! 05 As sementes que deste e que no no eram pra guardar Pus no cho das minha vida, quis fazer frutificar. DOS MEUS DONS QUE RECEBI PELO ESPRITO DO AMOR TRAGO OS FRUTOS QUE COLHI E EM TUA MESA QUERO PR. Pelos campos deste mundo quero sempre semear, Os talentos que me deste para eu mesmo cultivar. Quanto mais eu for plantando, mais terei para colher, Quanto mais eu for colhendo, mais terei a oferecer. 06 Senhor, aceita a nossa vida que a ti queremos ofertar, Com este po e este vinho aceita tudo o que ns somos.

Sanctuarium
Senhor, aceita a nossa vida entregue ao som da tua voz, No desapego do que passa , buscando a vida verdadeira. A NOSSA VIDA DOAMOS A TI, COMO MARIA, A ME AMADAQUE VENCE O MUNDO COM AMOR. E DAR A TODOS A TUA LUZ QUE VEM L DO CU! Aceita com olhar bondoso a oferta destas nossas mos, Nossos desejos, nossos sonhos, da nossa vida os anseios. Senhor, aceita a nossa vida, que a tua palavra transformou, E aos irmos ns levaremos a chama viva do amor. 07 Noite e dia, longas madrugadas, e a semente espera. E o milagre antigo e sempre novo fecunda toda a terra. Do gro morto e pisado, a vida nascer: Na mesa, eis o po. ABENOA, SENHOR, NOSSA OFERTA, D-NOS TUA PAZ. E A UNIDADE NO TEU CORPO, QUE SE CONSUMA TAMBM POR NS. Nossa vinhas, com o sol aberto, j esto florindo. E o orvalho, no silncio, toca os primeiros frutos. E as cores so mais vivas, acendem os gros maduros: Na mesa, eis o vinho. ABENOA, SENHOR, NOSSA OFERTA, D-NOS TUA PAZ. E A UNIDADE NO TEU SANGUE, QUE SE CONSUMA TAMBM POR NS. (BIS) 08 QUEM NOS SEPARAR, QUEM VAI NOS SEPARAR? DO AMOR DE CRISTO, QUEM NOS SEPARAR? SE ELE POR NS, QUEM SER, QUEM SER, CONTRA NS? QUEM VAI NOS SEPARAR DO AMOR DE CRISTO, QUEM SER? Nem a espada ou perigo, nem os erros do meu irmo; Nenhuma das criaturas, nem a condenao. Nem a vida, nem a morte, nem tampouco a perseguio, Nem o passado, nem o presente, ou o futuro e a opresso. Nem as alturas, ou os abismos, nem tampouco a perseguio, Nem a angstia, a dor, a fome, nem a tribulao. 09 BENDIGAMOS AO SENHOR QUE NOS UNE EM CARIDADE, / QUE NOSNUTREEMSEUAMORCOMOPODAUNIDADE!PAINOSSO! Um s corpo em Deus formamos pelo Dom da caridade; Um s po nos alimenta, po real, po da unidade! Pai Nosso! Conservemos a unidade, o mandato do Senhor: Que haja paz onde h guerra, onde h dio, reine o amor! Pai Nosso! A cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo seja a glria, Nela est a nossa vida, nossa f, nossa vitria! Pai Nosso Por ns Jesus se entregou nessa Ceia de amor, O Cordeiro se imolou, nova Pscoa celebrou! Pai Nosso! De Jesus o exemplo e ordem faz o mal com bem pagar, Num perdo sincero e amigo seu amor testemunhar! Pai Nosso! O que sofre imerso em dor, o que vive em solido, Ache alvio, ache consolo num fraterno corao! Pai Nosso!

Julho 2011
10 Se eu falasse todas as lnguas da terra, mas o amor no tivesse, / Seria um bronze que ecoa, um cmbalo que soa. / E se tivesse a profecia, conhecesse todas as cincias, / Possusse a f que transportasse montanhas, mas o amor no tivesse, //Seria um nada, porque o homem nada vale se no ama.// Distribusse entre muitos os meus bens e o meu corpo desse para as chamas, / Mas se o amor no tivesse, nada seria. //Passaro as profecias, e tambm todas as lnguas. A cincia um dia acabar, / Mas o amor nunca passar, porque tudo cr e tudo espera, tudo cobre, tudo sofre; O prprio bem no procura, mas vibra s com a verdade.// 11 A aurora precede o nascer do sol que vem trazer luz e calor pra semente brotar / Maria, tu s a aurora, Jesus o sol, o calor / E o meu corao a semente que vai germinar, neste amor. No deixa o teu povo esperar em vo um mundo sem dio e rancor onde reina o perdo / Maria do Amm, do Aleluia, escuta do povo o clamor / De teu corao sempre aberto, nos mande Jesus Redentor. Contigo a esperana da paz floriu nos passos do povo que vs caminhar neste cho / Maria tu s a alegria dos pobres sem voz e sem vez / Plantaste confiana na gente mostrando o teu modo de ser. 12 Viva esta vida com as dores e alegrias, cada dia. isto que Deus quer de voc. / Viva esta vida mergulhado no amor, o seu destino. isto que Deus quer de voc. Junto com os outros, em caminho para Deus, corra sempre unido aos irmos. / E descobrir, ento, o cu em voc; luminoso rastro deixar! VIVA ESTA VIDA NA AVENTURA DO AMOR, DA UNIDADE. ISTO QUE DEUS QUER DE VOC. VIVA ESTA VIDA CONSTRUINDO, CADA DIA, O PARASO. ISTO QUE DEUS QUER DE VOC. Viva pra gerar no mundo a unidade, a paz, porque Deus est nos seus irmos. / E descobrir, ento, o cu em voc; Luminoso rastro deixar! 13 OH! CELESTE SO JUDAS TADEU, NOSSO GRANDE E POTENTE PATRONO. //INTERCEDE POR NS JUNTO AO TRONO DE JESUS, QUE PODER ELE TE DEU.// (BIS) s de Cristo o servo e parente. Nosso santo e fiel protetor. Combatendo e vencendo o insolente, Inimigo cruel e tentador. Espumando suas prprias torpezas. Fugir o demnio sagaz. Que profligas dos maus as baixezas, Pela f pelo amor e pela paz. Nossos rogos sero atendidos. A esperana nos vem reafirmar. Prometeu o Senhor, que os pedidos, De seu Santo fazer triunfar.

"D PREFERNCIA AOS NOSSOS PARCEIROS NA EVANGELIZAO".

Вам также может понравиться