Вы находитесь на странице: 1из 3

Regras para escrever corretamente

Alfredina Nery* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao No sabe como escrever uma palavra? com S ou com Z? Para esse tipo de dvida, to comum em portugus, deve-se entender que a lngua tem, basicamente, dois sistemas de escrita: regular e irregular. Muitas vezes, as grafias no podem ser explicadas por nenhuma regra, pois a origem da palavra ou a tradio de uso que justificam a forma de escrever. Por exemplo, a palavra "hoje" escrita com "h" devido etimologia do termo, pois a forma latina "hodie". Em outras situaes, no entanto, possvel prever a grafia, porque se pode "adivinhar" sua forma. Por exemplo: a palavra "portugus", que escrita com "s" e no com "z". Logo, as outras palavras do mesmo grupo, como "francs", "japons" ou "noruegus", so tambm escritas assim, com S! Os adjetivos que indicam lugar de origem so escritos com "s" e no com "z". Verifique: portugus, portuguesa, portugueses, portuguesas, francs, francesa, franceses, francesas, noruegus, norueguesa, noruegueses, norueguesas, finlands, finlandesa, finlandeses, japons, japonesa, japoneses, japonesas... Amplie a lista e confirme a regra! Veja mais exemplos na tabela a seguir. Vamos mostrar primeiro exemplos de casos irregulares.
Dvida Grafia correta Homem Justificativa Como saber?

Homem
ou omem?

A origem da palavra Memorizar ou latina: consultar homine, com h. dicionrio A origem da palavra memorizar ou latina: consultar casa. dicionrio

Casa
ou caza?

Casa

Observe agora casos regulares que se aplicam a substantivos e adjetivos.


Levantar outros Nos substantivos que casos que derivam confirmam a de adjetivos, o final regra: da palavra belo/beleza, (sufixo) eza: bonito/boniteza, firme/firmeza. pobre/pobreza, rico/riqueza. Lembrar de outros casos: Adjetivos com o gostoso/ sufixo oso dengoso/ escrevem-se com s. oleoso/ saboroso. Substantivos com terminao ice escrevem-se com c. Lembrar de outros casos: doidice/meninic e.

Firmesa
ou firmeza?

Firmeza

Famoso

Famoso ou famozo?

Chatice

Chatice ou chatisse?

Para grafar corretamente os verbos tambm podemos recorrer s regularidades.


Em posio final de palavra ou slaba, o u e Verbos no passado, o l concorrem. na terceira pessoa do O verbo no singular, terminam em passado, na ou. terceira pessoa do singular, tem a terminao em u. No presente (cantam) ou no As duas formas esto passado(cantar na terceira pessoa do am), escreveplural, mas cada uma se com m no indica um tempo final. No futuro verbal diferente. (cantaro), a nasalidade marcada com o. Verbo no infinitivo O nome dos verbos so escritos sempre com r final.

Falou,
falol ou fal?

Falou

Cantaram formas

As duas

ou podem cantaro estar ? corretas.

Falar ou Falar
fal?

Pedisse
ou pedice?

Pedisse

O sufixo ice para Verbo no modo substantivo subjuntivo (chatice) e a (que indica hiptese) terminao tem a forma isse. isse para verbo.

Para finalizar, vamos pensar nos casos de regularidades contextuais. Mas o que isso, afinal? Vejamos um bom exemplo. Quando o som nasal, na escrita podemos indic-lo de diversas maneiras: "campons", "canto", "an", "linha". A regularidade chamada de contextual porque depende da posio da letra na palavra ou slaba. No caso da nasalizao, analise a tabela a seguir.
Ocorrncia de nasalizao Regularidades

homem, tatuagem, Em posio final de palavra, a nasalizao homenagem, triagem, do ditongo /ei/ marcada na escrita com tiragem, amm, m. tambm, ningum banda, cantar, andou, brincava, mansa campons, tambm an, manh, s, vil, Em posio final de slaba, a nasalizao marcada com n. Ateno: antes das letras p e b, o som nasal representado por m e no n. Em posio final, a vogal nasal marcada com til.

linha, galinha, minha, tinha, latinha

O dgrafo nh tambm marca de nasalidade (representa um fonema consonantal nasal).

Ento? No bom constatar que sabemos mais do que imaginvamos? bem produtiva a compreenso das regularidades do sistema de escrita, no verdade? Se descobrirmos o princpio que gera uma grafia, podemos inferir muitas outras formas relativas ao mesmo princpio... A nossa memria agradece!

Вам также может понравиться