Вы находитесь на странице: 1из 17

www.korea.

net

Bem-vindo

Coreia

02-03 A onda coreana anima a cena cultural internacional 04-05 Uma variedade de opes de viagens 06-07 Vivencie a hospitalidade coreana 08-09 Artistas criativos do um toque de beleza vida das pessoas 10-11 Seul, a alma da sia 12-13 Roupas, culinria e casas tradicionais

Em junho de 2011, as apresentaes de artistas coreanos do K-pop em Paris foram um incrvel sucesso. (Turn mundial do SM TOWN em Paris)

02 | 03

A Onda Coreana Anima a Cena Cultural Internacional

A ONDA COREANA ANIMA A CENA CULTURAL INTERNACIONAL


Por mais de uma dcada, as novelas e a msica sul-coreanas ganharam popularidade em toda a sia, criando um fenmeno cultural chamado onda coreana. Mais recentemente, os filmes coreanos, a msica popular ou pop coreano (K-pop) e at a moda e a culinria do pas passaram a encontrar espao na Europa, Oriente Mdio, frica e Amricas.

A Coreia tambm se tornou uma grande potncia nos esportes, principalmente no futebol, arco e flecha, patinao no gelo e beisebol. Kim Yu-na, medalhista de ouro na patinao artstica no gelo nos Jogos Olmpicos de Inverno de Vancouver em 2010, e Park Ji-sung, do time de futebol Manchester United da Inglaterra, so apenas dois dos muitos atletas coreanos que esto se destacando no mundo dos esportes. A Repblica da Coreia foi sede dos Jogos Olmpicos de 1988, da Copa do Mundo da FIFA de 2002 e do Campeonato Mundial de Atletismo da IAAF em Daegu em 2011, e est organizando os Jogos Olmpicos de Inverno de 2018. O pas est entre as nicas seis naes que obtiveram um Grand Slam sediando com xito total as quatro principais competies mencionadas acima.

1 Danarinos e msicos do pop coreano fascinam plateias internacionais. (Super Junior) 2 A delegao coreana tem o prazer de ouvir o anncio do Comit Olmpico Internacional(COI) informando a escolha de PyeongChang como sede das Olimpadas
3 4

de Inverno de 2018. 3 O filme Poesia recebeu o prmio de melhor roteiro no Festival de Cannes em 2010. 4 Muitas novelas coreanas so procuradas para transmisses internacionais mesmo antes de serem produzidas. Um nmero cada vez maior de pessoas est se tornando f das novelas coreanas no mundo todo. 5 Park Ji-sung, do time de futebol ingls Manchester United. 6 Kim Yu-na conquistou a Olimpada e todos os outros principais campeonatos mundiais de patinao artstica no gelo.
5 6

04 | 05

Uma Variedade de Opes de Viagem

UMA VARIEDADE DE OPES DE VIAGEM


Todos os anos, um nmero crescente de turistas estrangeiros est descobrindo as atraes empolgantes e diversificadas da Coreia do Sul. Em 2010, mais de 6 milhes de turistas internacionais vieram conferir o que a Coreia tem a oferecer. Os fashionistas iro se encantar com a ampla gama de opes, de barganhas do Mercado Namgdaemun ao visual jovem e vibrante da regio de Myeongdong, s lojas de departamento ultramodernas de Apgujeongdong.

Muitos festivais culturais empolgantes so realizados na Coreia todos os anos. Fs da cultura tradicional curtem o Festival Internacional da Dana das Mscaras em Andong, o Festival da Lama em Boryeong e mais de uma centena de outros festivais em todo o pas. Mesmo aquelas pessoas que precisam de cuidados com a sade podem participar do turismo mdico, usufruindo de tratamentos de primeira classe por preos razoveis. O pas tem seis cidades lentas designadas pela Cittaslow International Network (Rede Internacional de Cidades Lentas), alm de inmeras cidades em reas rurais e pesqueiras. Quem busca satisfazer sua curiosidade intelectual sobre a histria e a cultura da Coreia pode visitar o imponente Museu Nacional em Seul. H muitos outros museus e galerias de arte, abrangendo desde o Museu de Arte Samsung Leeum a museus menores e descolados, como o Museu Toy Kino.

1 No s as grandes cidades valem a pena ser visitadas na Coreia. H belas ilhas, montanhas e regies rurais de fcil acesso. (Ilha Cheongsando) 2 O Festival da Lama de Boryeong extremamente popular entre os turistas estrangeiros. 3 Insadong, em Seul, est sempre lotado de turistas estrangeiros interessados na cultura coreana. 4 H muitos locais na Coreia onde a cultura encontra o turismo. Uma srie de museus espera os viajantes. (Museu Nacional da Coreia)
1

Para quem no se importa em andar um pouco, o pas oferece inmeros trajetos para caminhadas e escaladas. Um dos percursos mais famosos formado pelas trilhas de caminhada Olle na Ilha de Jeju. Os autores do guia Passeios Histricos de Seul (Seouls Historic Walks) afirmam o seguinte sobre a capital: Seja no alto da fortaleza de Seul nas montanhas ou nas vielas pitorescas de Bukchon, sempre h algo para descobrir se voc estiver disposto a explorar.

06 | 07

Vivencie a Hospitalidade Coreana

VIVENCIE A HOSPITALIDADE COREANA


Os coreanos tm uma longa histria de hospitalidade, assegurando que os viajantes recebam as boas-vindas mais calorosas e o melhor de tudo o que houver. De refeies caseiras incrveis a jantares em restaurantes finos, os coreanos sempre anseiam em garantir que seus convidados se alimentem bem. Independentemente de os visitantes serem recebidos em um quarto de hotel chique ou ficarem alojados em um Hanok, uma casa tpica coreana, onde eles podem tentar dormir sobre os pisos aquecidos pelo sistema Ondol, sempre se pode esperar os mais elevados padres de hospitalidade. Para os turistas internacionais, a Coreia oferece uma grande variedade de restaurantes comparveis queles das cidades mais cosmopolitas do mundo. A culinria saudvel coreana a mais popular. Quer o estabelecimento sirva bife ocidental ou macarro vietnamita, voc ser recebido de braos abertos. A Coreia tem muitos tipos de sauna/spas. Jjimjilbang o mais conhecido. Com frequncia esses locais so equipados com banheiras quentes/frias, salas para descanso, restaurantes, barbearias e muito mais. A entrada no cara, a menos que voc use servios especiais, como massagem. Recentemente, muitos turistas tem visitado a Coreia em busca de tratamento mdico por valores acessveis. A maioria dos hospitais conta com profissionais altamente treinados. Ainda assim, certifique-se de escolher uma organizao mdica de renome e at obter uma segunda opinio.

1,2 Um amplo conjunto de experincias prticas esto disponveis para viajantes estrangeiros na Coreia. Alguns turistas internacionais participam dos cumprimentos do Dia do Ano Novo Lunar entre familiares jovens e mais velhos, enquanto outros relaxam totalmente em um Jjimjilbang. 3 As dependncias do turismo mdico fornecem servios mdicos profissionais completos. 4 Os viajantes interessados na calma e tranquilidade asiticas com frequncia so fascinados pelas construes tradicionais coreanas e a cultura do ch.
4

08 | 09

Artistas Criativos Do um Toque de Beleza Vida das Pessoas

ARTISTAS CRIATIVOS DO UM TOQUE DE BELEZA VIDA DAS PESSOAS


3 1 2 4

Muitos artistas na Coreia esto ativamente envolvidos em um amplo espectro de esforos criativos, das belas artes e msica requintadas a peas teatrais e artes avant-garde e experimentais. O falecido Nam-june Paik foi pioneiro da videoarte contempornea. Um grupo de alunos da Sookmyung Womens University popularizou uma fuso entre a msica ocidental e o Gayageum, um tradicional instrumento de cordas coreano. A inovadora comdia no-verbal Nanta entretm o pblico internacional h mais de 10 anos, atingindo um recorde ao combinar pastelo com tradicionais tambores coreanos. Os danarinos de break do pas passaram a dominar a cena b-boy mundial, vencendo um prmio importante

atrs do outro em competies internacionais. Todos esses artistas esto alcanando pblicos do mundo todo e em contato frequente com a comunidade artstica global.

1 Quanto Mais, Melhor(The More the Better) de Nam June Paik. O artista visual pioneiro instalou 1003 monitores de TV para sua obra. (Museu Nacional de Arte Contempornea, Coreia) 2 Da Linha(From Line) de Lee U Fan. O renomado artista tem um museu particular em Naoshima, no Japo. 3 A msica coreana de longa data desenvolveu gneros exclusivos ao combinar vocalistas e instrumentos tradicionais. O tambor em forma de ampulheta mostrado chama-se Janggu. 4 Usando o tradicional instrumento Gayageum, a Sookmyung Gayageum Orchestra toca msica clssica ocidental de maneira criativa. 5 A comdia muda Nanta est em cartaz h mais de 10 anos ininterruptamente. 6 Odyssey do grupo de B-boy coreano Last for One recebeu elogios entusiasmados de fs internacionais.
6

10 | 11

Seul, a Alma da sia

SEUL, A ALMA DA SIA


Seul maior cidade do pas com uma populao de 11 milhes na cidade propriamente dita e 23 milhes de pessoas vivendo na regio metropolitana. A cidade antiga, embora totalmente modernizada, a capital do pas h mais de 600 anos. Sua longa histria faz com que Seul seja um destino fascinante e revelador para qualquer viajante crtico. Localizada no centro da Pennsula coreana, Seul est cercada por belas montanhas de todos os lados, oferecendo aos moradores da cidade oportunidades de caminhada e escalada ao longo do ano. O rio Han um dos mais extensos no pas e corre pelo corao de Seul, proporcionando atividades de esqui aqutico, passeios de iate e vela.

Os congestionamentos com frequncia podem ser um problema, mas a cidade em expanso bem servida por um sofisticado sistema de nibus, txis e principalmente por metr e trens de transporte mais eficientes. Seul o centro das atividades polticas, econmicas e culturais da Coreia. a sede do governo nacional e o lar de inmeros palcios reais e santurios da dinastia Joseon, museus, teatros e shopping centers modernos. Com o passar dos anos, a cidade de Seul tornou-se um importante centro de finanas internacionais, logstica, turismo e cultura. A cidade organizou com xito os Jogos Asiticos em 1986, as Olimpadas de Seul em 1988, a Copa do Mundo da FIFA em 2002 e a Cpula do G20 em 2010.

1 O palcio Changgyeong-gung contrasta com prdios modernos ao fundo. 2 Cruzando o centro de Seul, o rio Han oferece um ambiente ideal para esportes aquticos e atividades de lazer. 3 Um alpinista escala uma pedra escarpada noite tendo o centro de Seul como pano de fundo. A capital rodeada por belas montanhas. 4 O bairro Myeongdong no centro da cidade repleto de casas modernas, restaurantes e entretenimento.
4

12 | 13

Roupas, Culinria e Casas Tradicionals

ROUPAS, CULINRIA E CASAS TRADICIONAIS


O povo coreano tem suas roupas tradicionais. A parte de cima que as mulheres vestem, chamada Jeogori, parece com um bolero, e as saias longas chamam-se Chima, com cintura alta e partes que do a volta no corpo. A parte superior da vestimenta dos homens tambm chamada de Jeogori e suas calas largas chamam-se Baji. Os casacos de homens e mulheres chamam-se Durumagi. As roupas elegantes e graciosas agora so feitas em vrias cores, embora os coreanos antigos gostassem de usar cinco cores bsicas: amarelo, azul, branco, vermelho e preto. As principais caractersticas das roupas coreanas so linhas curvas suaves, exceto a gola e o n do Jeogori, que so desenhados em linhas retas. As roupas tradicionais so feitas com tecidos naturais e coloridas com tintas tambm naturais. A autntica culinria coreana nutritiva e saudvel, combinando filosofia medicinal, sabores empolgantes e preocupaes estticas. As refeies dirias h muito tempo so consideradas mais como uma espcie de remdio restaurador e so preparadas com verduras frescas e ingredientes da poca. A caracterstica mais marcante da comida coreana deve ser sua fermentao. Quase todos os acompanhamentos coreanos so feitos com pelo menos um condimento fermentado: molho de soja, pasta de

1 O Hanok, casa tradicional coreana, fica bem prximo natureza ao usar madeira e terra como seu material bsico. Essas casas no so vistosas, mas acentuam a beleza da simplicidade e o uso restrito do espao.
1

2 Sempre que h um convidado ou uma ocasio especial, os coreanos preparam um jantar para encher uma mesa grande com vrios pratos feitos com todos os tipos de ingredientes. Eles acreditam que podem compartilhar seus sentimentos ao dividir a comida. 3 O Bibimbap, um prato tradicional colorido, uma tigela de arroz com diferentes tipos de legumes salteados por cima. Ele reflete a filosofia da harmonia universal.

feijo ou pasta de pimenta picante. O alimento coreano mais famoso o kimchi, ou legumes fermentados, que em 2006 foi escolhido um dos cinco mais saudveis do mundo pela revista Health, influente peridico publicado nos Estados Unidos. O kimchi contm inmeros nutrientes, incluindo vitaminas A, B, C e cido ltico. Historicamente, as casas coreanas eram construdas usando lama amarela, madeira, pedras e papel de amoreira, e tinham um dos sistemas de aquecimento central mais eficientes do mundo para o inverno, chamado Ondol, alm da capacidade de trazer brisas frescas para dentro da casa durante o vero. As casas so construdas para acomodar o mximo possvel da natureza, em vez de tentar alter-la ou control-la arbitrariamente. Dessa forma, as roupas, culinria e casas coreanas so produzidas com funes prticas e levando em considerao a esttica natural. Hoje a Coreia moderna e globalizada, e muitas pessoas vivem em apartamentos e condomnios no estilo ocidental, usando vestimentas tradicionais somente em ocasies especiais. Ainda assim, as tradies so essencialmente evidentes no cotidiano das pessoas.

16-17 O sistema do alfabeto coreano e a bandeira nacional 18-19 Um vislumbre da histria da Coreia 20-21 Cada estao ostenta cores diferenciadas 22-23 O avano econmico 24-25 A Cultura Caracterstica da Coreia 26-27 O Patrimnio Mundial da UNESCO na Repblica da Coreia

Os 18 quilmetros da Ponte Incheon, que liga o Aeroporto Internacional de Incheon e a Cidade Internacional de New Songdo.

16 | 17

O Sistema do Alfabeto Coreano e a Bandeira Nacional

O SISTEMA DO ALFABETO COREANO E A BANDEIRA NACIONAL

A Coreia tem seu prprio idioma e um sistema de escrita exclusivo formado por 10 vogais e 14 consoantes. O alfabeto, chamado Hangeul, foi inventado no sculo XV por eruditos proeminentes segundo ordem do rei Sejong, o Grande. Como bastante fcil de aprender, o Hangeul tem ajudado a Coreia a atingir uma das maiores taxas de alfabetizao do mundo. A bandeira nacional da Repblica da Coreia chama-se Taegeukgi e usada desde o final do sculo XIX. Ela foi criada para refletir tradies filosficas asiticas, incluindo o I Ching. A flor nacional da Coreia a Rosa de Saron. As flores nascem repetida e vigorosamente durante sua estao, e simbolizam a perseverana do povo coreano.
1 Wolin-cheongang-jigok, um poema pico sobre a vida de Buda, foi impresso no alfabeto Hangeul original do sculo XV. 2 O rei Sejong (Reino: 1418-1450) do Reinado Joseon liderou um grupo de eruditos para criar o sistema de alfabeto coreano. Sua esttua est na Praa Gwanghwamun, em Seul. 3 A Rosa de Saron, a flor nacional coreana, simboliza
2

diligncia, resilincia e coraes puros. 4 Taegukgi, a bandeira da Coreia do Sul, feita de padres que simbolizam as filosofias do Yin e Yang, e das cinco substncias primrias.
4

18 | 19

Um Cislumbre da Histria da Coreia

UM VISLUMBRE DA HISTRIA DA COREIA


De acordo com evidncias arqueolgicas, o homem comeou a habitar a Pennsula coreana durante a era Paleoltica. Registros antigos sobre a Coreia descrevem reinos que remontam ao ano 2.333 A.C. quando Gojoseon, o primeiro estado coreano, foi fundado. A Coreia passou por muitas dinastias diferentes e suas fronteiras foram modificadas ao longo dos sculos. Por mais de 1.200 anos, de 668 a 1910, o pas manteve sua soberania apesar de invases em massa, principalmente pelos mongis e japoneses nos sculos XIII e XVI, respectivamente. Mas o pas foi colonizado pelo Japo Imperial de 1910 a 1945. Depois da Segunda Guerra Mundial, os Aliados dividiram-no em sul e norte. Em 1950, a

Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul deflagrando uma guerra que durou trs anos. A partir das cinzas deixadas pela guerra, o povo sul-coreano rapidamente desenvolveu sua economia, estabelecendo uma democracia repleta de liberdade de imprensa, expresso e religio. Nos anos 90, a Coreia uniu-se Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE) e em 2010 organizou com xito a Cpula do G20. Em apenas 50 anos, o pas transformou-se de uma nao agrcola em uma economia digital, e deixou de ser um dos pases mais pobres do mundo para se tornar doador de ajuda a outras naes.

1 O governo da Repblica da Coreia foi formalmente estabelecido em 1948 em uma cerimnia na sede abobadada do governo. 2 O Novo Movimento Comunitrio (Saemaeul), lanado em 1970, foi uma campanha espiritual e econmica. 3 Demonstraes em larga escala pr-democracia ocorreram em Gwangju em 1980, preparando o terreno para uma democracia totalmente livre. 4 As exportaes de automveis, ao e embarcaes desempenharam um papel importante no significativo crescimento econmico da Coreia. 5 A Coreia sediou a Cpula do G20 em Seul em 2010, que props muitas medidas essenciais para superar a crise econmica global.
4

20 | 21

Cada Estao Ostenta Cores Diferenciadas

CADA ESTAO OSTENTA CORES DIFERENCIADAS


1

1 As flores de canola amarela atingem seu esplendor na primavera na Ilha de Jeju. 2 Muitas pessoas visitam o lmpido vale de Garibong no belo monte Seorak durante o vero. 3 Outono em Dosan Seowon em Andong. Folhas amarelas e vermelhas preenchem toda a montanha. 4 Neva bastante na regio nordeste da Coreia. Muitos estrangeiros visitam o pas para praticar vrios esportes de inverno.
2

A Coreia abenoada pela beleza de quatro estaes distintas. O pas tem inmeras montanhas e ilhas, e lindas linhas costeiras com praias de areias brancas. A Ilha de Jeju, situada ao sul do continente, foi originalmente formada por erupes vulcnicas e revela paisagens de tirar o flego. uma zona franca internacional e atrai milhes de turistas todos os anos. Na primavera, flores de todos os tipos e cores desabrocham em todo o pas, da flor de cerejeiras a arbustos amarelos de forstia. O rio Han em Seul e os resorts beira-mar atraem centenas de banhistas no vero. A cor das folhas de outono nas montanhas impressionante, com vermelhos e dourados vvidos colorindo o campo. Durante o inverno, as altas montanhas ao longo da Costa Leste ficam cobertas por muita neve. Os coreanos so amantes entusiastas da natureza e dirigem-se para as
3

montanhas em massa o ano todo para fazer caminhadas, passear e esquiar. PyeongChang, a sede das Olimpadas de Inverno de 2018, j apresenta vrias inclinaes de esqui de padro internacional e conta com uma planta completa para organizar os Jogos de Inverno. O povo coreano sempre tentou viver de forma harmoniosa com a Terra acreditando que a natureza d a vida e nutre o homem. No toa que o governo coreano adotou o mote crescimento verde com baixa emisso de carbono como o princpio de orientao para as polticas pblicas. O crescimento verde fundamental para conter os efeitos ambientais indesejados decorrentes do rpido desenvolvimento econmico e preservar o solo.

22 | 23

O Avano Econmico

O AVANO ECONMICO
Emergindo dos escombros da Guerra da Coreia (1950-53), os coreanos trabalharam duro ao longo das dcadas para reconstruir a economia nacional, e o pas obteve xito por meio de uma poltica voltada para a exportao, aumentando significativamente seu PIB. Durante o desenvolvimento muito acelerado dos anos 70 e 80, a Coreia tornou-

se um dos Quatro drages asiticos, juntamente com Taiwan, Hong Kong e Cingapura. O pas sofreu grandes crises econmicas em 1997 e 2008, mas, por meio da determinao coletiva do governo e do povo, a Coreia conseguiu retomar a dinmica econmica em apenas alguns anos. A partir de 2010, o PNB per capita da Coreia foi de US$ 20.591 de acordo com o FMI. Nos ltimos anos, o avano industrial do pas no mercado internacional foi notvel em quase todas as frentes, especialmente na construo naval, equipamentos eletrnicos, automveis, semicondutores e construo de instalaes de energia nuclear. Em 2008, a Coreia recebeu mais da metade de todos os pedidos de construo naval do mercado global e muitas outras empresas coreanas tornaram-se lderes de categorias internacionalmente. O pas agora o quinto maior fabricante de automveis e a participao no mercado global dos maiores grupos corporativos do pas, incluindo Samsung, LG e Hyundai, aumentaram rapidamente. A Repblica da Coreia agora est classificada entre os 15 principais pases em termos de PIB. Com operaes em constante expanso do setor privado, alinhadas s iniciativas do governo com relao a mecanismos de crescimento verde e inovadores, espera-se que o pas encontre um avano econmico ainda maior nos prximos anos.

1 A construo de turbinas elicas faz parte da estratgia do governo coreano com relao poltica de crescimento sustentvel. 2,3 A Coreia globalmente responsvel por ditar tendncias viveis no setor de jogos on-line/off-line, informao e tecnologia de comunicaes. 4,5,6 O pas lder na fabricao de automveis, smartphones, tablets, embarcaes e muitos outros produtos industriais pesados.

24 | 25

A Cultura Caracterstica da Coreia

A CULTURA CARACTERSTICA DA COREIA


Como poderia se esperar de um pas com milhares de anos de histria, a Coreia tem uma herana cultural rica, incluindo arte requintada, msica, literatura, arquitetura e artesanato. O budismo e o confucionismo contriburam bastante para as tradies culturais diversas. O pas tem uma interao contnua de longa data em termos econmicos e culturais com os pases vizinhos, incluindo a China e o Japo. Apesar disso, uma observao mais prxima revelar imediatamente pontos de vista filosficos e estticos diferenciados do povo coreano. A Coreia entrou em contato com o budismo por meio da China no sculo IV e, desde ento, desenvolveu-o de uma maneira nica, tendo um grande impacto no budismo japons. A literatura e a arquitetura coreanas tambm evoluram de um modo verdadeiramente exclusivo. E o pas tem o Hangeul, um sistema de escrita muito cientfico e fcil de aprender, que foi criado pelo rei Sejong do Reino Joseon com eruditos da sua corte.

Os valores essenciais das tradies culturais coreanas podem ser resumidos da seguinte forma: primeiro, o pacfico povo coreano sempre tentou viver em harmonia com a natureza e com os outros pases. Historicamente, a nao foi invadida e ocupada com frequncia pelas potncias vizinhas, mas os coreanos foram capazes de manter a independncia com resilincia. Segundo, eles seguiram causas nobres como uma nao, com base na ideologia de Dangun, fundador de Gojoseon, o primeiro estado coreano, que defendia beneficiar em muito as pessoas. Terceiro, a nao coreana tem um rico legado de artes criativas, literatura e invenes cientficas engenhosas. Ainda hoje os coreanos criativos esto prosperando em muitas partes do mundo.
1 O idioma coreano usa seu prprio alfabeto fontico cujas 24 letras podem ser combinadas para formar inmeros sons. Ele no s cientfico e funcional, mas tambm esteticamente belo. 2 Uma porcelana azul e branca da era Joseon (1392-1910) com pintura de bambus e pinheiros. 3 Smbolo da prpria dinastia Joseon, o Santurio Ancestral Real de Joseon est localizado em Seul. Trata-se de uma arquitetura cultural e historicamente significativa. 4 Artistas apresentando msicas da corte antiga. 5 O amor dos coreanos pela arte, msica e dana est registrado h muito tempo em textos histricos antigos e murais em tmulos. Aqui est parte dos murais no tmulo de Muyongchong do Reino Goguryeo.

26 | 27

O Patrimnio Mundial da UNESCO na Repblica da Coreia

O PATRIMNIO MUNDIAL DA UNESCO NA REPBLICA DA COREIA


1 2 3

Desde 1972, a UNESCO designa propriedades visveis e invisveis de pases como Patrimnio Cultural para preservar elementos de valor universal inestimvel para o bem de toda a humanidade. A Coreia tem uma srie de bens listados como Patrimnio Cultural da Humanidade, Patrimnio Cultural Intangvel e Memria do Mundo. Eles incluem escrituras budistas extensas meticulosamente entalhadas em 80.000 blocos de madeira h 1.000 anos e um santurio sagrado para os reis da dinastia Joseon, onde rituais ancestrais ainda so realizados por descendentes da famlia real. A ilha vulcnica de Jeju e os tubos de lava tambm so protegidos como um exemplo espetacular das riquezas do mundo natural. Os vilarejos bem preservados de Hahoe e Yangdong da era Joseon permanecem como testamentos da arquitetura coreana e dlmens espalhados por todo o pas atestam a herana pr-histrica da Coreia.

Includos na lista do Patrimnio Cultural Intangvel esto os cantos picos Pansori, o divertido Festival Danoje e uma variedade instigante de danas religiosas e folclricas. Como patrimnio mundial, eles existem no s para os coreanos, mas tambm para a humanidade como um todo.

1 Msicos apresentam ritos ancestrais reais em Jongmyo, o santurio dos reis e rainhas da dinastia Joseon. 2 Uma grande esttua de Buda feita de pedra na Gruta Seokguram, na cidade de Gyeongju. 3 A Tripitaka Koreana um conjunto de escrituras budistas esculpidas em 80.000 blocos de impresso em madeira h mil anos. 4 A dana com mscaras Cheoyongmu costumava ser apresentada na corte de Joseon ocasionalmente para afastar os espritos maus. 5 Uma das pequenas ilhas vulcnicas perto da Ilha de Jeju. Essas ilhas vulcnicas e os tubos de lava fazem parte do Patrimnio Natural da UNESCO. 6 Do sculo XVIII, a fortaleza de Hwaseong em Suwon notvel por um requintado planejamento urbano e tecnologias de construo avanadas.
6

FATOS E NMEROS DA COREIA


Nome oficial da Coreia do Sul Repblica da Coreia (ROK) Capital Seul rea Pennsula coreana: 223.343 km Coreia do Sul: 100.210 km Populao (2010) 48,87 milhes Sistema poltico Democracia livre, Repblica Presidencialista Presidente Lee Myung-bak Idioma Coreano (Sistema de escrita: Hangeul) Estatsticas econmicas (2010) PIB: US$ 1.014 trilhes PNB per capita: US$ 20.759 Taxa de crescimento do PIB: 6,2% Unidade monetria (2010) Won (US$ 1 = 1.156 won)

Membros da Companhia Nacional de Dana da Coreia apresentam um bal chamado Gaya.

Publicado pelo Servio de Cultura e Informao sobre a Coreia


Ministrio da Cultura, Esportes e Turismo

Вам также может понравиться