Вы находитесь на странице: 1из 8

- Norma Moral: Esta na conscincia de cada pessoa.

Quando a norma moral ultrapassa os limites da sociedade a norma Jurdica tende a intervir. - Norma Religiosa: Testemunha de Jeov Fontes formais do Direito: So 4 as fontes formais clssicas do Direito : 1) Lei: A mais importante fonte formal do direito. A lei esta presente na legislao e o conjunto de leis vigentes, em um pas. 2) Costumes: Norma Jurdica que no faz parte da legislao. Criado pela sociedade sendo geral constante e prolongada.

3) Jurisprudncia: Conjuntos de decises judiciais, reinteradas (repetidas) sobre determinadas questes. A jurisprudncia Dinmica vai se formando a partir das solues adotadas pelos rgos judiciais ao julgar casos jurdicos semelhantes. * 2 casos idnticos e duas decises idnticas 4) Doutrina Jurdica: Conjunto sistemtico de teorias sobre Direito elaborados pelos grandes juristas (Livros de Direito)

Principais Ramos do Direito : - Ramo de Direito Pblico: Pertencem aos rgos Pblicos. - Ramo de Direito Privado: Pertencem aos rgos Particulares.
Ramo do Direito Pblico: - Direito Constitucional - Direito Administrativo: Impulsiona a maquina pblica. O direito administrativo exerce poder atravs de 2 atos : 1) Ato vinculado : fazer o que a lei permite 2)Ato distancionrio: Tomar decises alm do que a lei determina,s pode em dois requisitos Convinicida e Oportunidade. - Direito Penal - Direito Tributrio : - Direito Processante: - Direito Internacional Publico Ramo do Direito Privado: - Direito Civil - Direito Civil A personalidade do homem se d a partir do nascimento com vida - Os direitos: so a partir do desenvolvimento (feto) - Capacidade: a partir dos 18 anos desde que no tenha nenhuma anomalia psquica - Direito Constitucional - Ordenamento Jurdico : Hierarquia das normas jurdicas de uma sociedade

Normas Constitucionais ( + poder) Normas Complementares Normas Ordinrias Normas Regulamentares Normas Individuais ( - poder)

As constituies podem ser classificadas atravs de 3 critrios : 1)Forma : escritas ou consuetudinrio 2)Origem : Votadas (democracia) ou Outorgadas (Fora de chefe) 3) Consistncia : Rgidas (no podem ser modificadas com facilidade) ou flexveis

Diviso de Poderes: Poderes da Unio


Poderes independentes e harmnicos 1) Poder Legislativo: Estado como um todo. Criar as leis, formado atravs do sistema bicameral Camada Baixa: Cmara dos Deputados Cmara Alfa: Formada pelo Senado Federal 2)Poder Executivo : Composto por presidente da repblica e seus ministros : Executar as leis ordenadas do poder legislativo 3)Poder Judicirio: Composto por juzes de direito e Desembargadores cuja funo e fazer com que as leis sejam julgadas (cumpridas)

Direito
Todo poder quem emana o povo Constituio 1988 com 250 artigos Direito o conjunto de regras obrigatrias e disciplina a convivncia social humana regras = normas. Normas jurdicas possuem 3 caractersticas bsicas : Coercibilidade o uso em potencial que o estado tem para punir o individuo ou pessoa que tenha cometido Atos ilcitos. Sistema imperativo e Atriltivo : imperativo porque tem o poder de impor a uma parte o cumprimento de um dever e atribuir a outra parte o direito de exigir o cumprimento do direito ou dever imposto pela norma.Por isso cos tumamos dizer O direito de um dever do outro Promoo da Justia nada mais dar a cada um o que lhe pertence,mesmo que seja punies.Norma Juridica a regra social garantida pelo poder de coero do estado tendo como objetivo terico a promoo da justia. Fontes do Direito So 4 as fontes formais clssicas do direito *Lei a mais importante fonte formal do direito,entende-se por lei a norma jurdica escrita emanada de poder competente : As leis esto presentes na legislao que o conjunto de leis vigentes de um pais Costumes a norma jurdica que no faz parte da legislao. criado espontaneamente pela sociedade sendo produzido pela pratica geral,constante e prolongada. Jurisprudncia

o conjunto de decises judiciais,reenteradas (repetidas) sobre determinadas questes . A jurisprudncia dinmica vai se formando a partir das solues adotadas pelos rgos judiciais ao julgar casos jurdicos semelhantes. Doutrinas Juridicas o conjunto sistemtico de teorias sobre o direito elaborado pelos grandes juristas. Principais ramos do Direito Ramos pblicos Ramos privados Ramos de direito pblico : Constitucional Administrativo Penal Tributario Processual Internacional Publico Ramos de direito privado : Civil Comercial Trabalho Internacional Privado Direito Constitucional Ordenamento Juridico o conjunto hierarquicamente organizado das normas jurdicas de uma sociedade Classificar as constituies As constituies podem ser classificadas atravs de 3 critrios bsicos:

Quanto a forma (escritas e costumes) Quanto a origem (democrticas) Quanto a consistncia (rgidas ou flexveis) Diviso dos poderes (poderes da unio) So independentes porm harmnicos Poder Legislativo : Criar as Leis formado atravs de um sistema bicameral (duas camras) baixa (cmara dos deputados) alta (senado federal) a unio das duas forma o congresso Poder Executivo : composto pelo presidente da republica e seus ministros funo : executar as leis oriundas do poder legislativo Poder Judicirio composto pelos de direitos e desembargadores cuja funo fazer com que as leis sejam cumpridas Artigo 5 da const Federal Os elementos que compe o estado : Territrio : o espao geogrfico onde o estado exerce a sua soberania (poder politico) Composto por : superfcie terrestre,subsolo terrestre,mar territorial Associao de Pessoas : se divide em povo e populao Povo o conjunto de cidades do estado:cidado do passado e do presente ,unidos pela mesma tradio histrica e cultural.

Populao um conceito numrico e estatstico ou seja referece a quantidade de pessoas que estejam naquele local no importando se brasileiro ou estrangeiro Permanente pessoas fixas no estado Temporaria ou flutuante :pessoas de passagem por aquele estado (turistas) Governo soberano : Poder mximo que tem o governante para poder valer sua supremacia Direito Administrativo o conjunto de normas que regulam as atividades da administrao publica,na sua tarefa de assumir os servios necessrios a promoo do bem comum 1 ato ato vinculado : s o que a lei autoriza (administrador) 2 ato ato discricionrio : pode

Вам также может понравиться