Вы находитесь на странице: 1из 3

Dicas do Windows 7: como aumentar ou diminuir o tamanho de uma partio

aprender a reduzir e a aumentar o tamanho de uma partio atravs do Windows 7, utilizando apenas o Gerenciador de Disco, sem a necessidade de nenhuma ferramenta adicional. Encolher o espao utilizado por uma partio primria ou unidade lgica pode ser til, por exemplo, quando voc precisa de uma partio extra, porm no tem um disco adicional. Ento voc diminui uma partio existente, a fim de criar um novo espao no alocado que poder ser utilizado para uma nova partio. J estender uma partio significa adicionar mais espao a ela, unindo-a a um espao no alocado e adjacente no mesmo disco. Ento, vamos ao tutorial. Vale ressaltar que, apesar de ser um procedimento seguro, nunca demais ter um backup para que voc no perca arquivos e configuraes importantes do Windows.

Como encolher um disco


necessrio ter privilgios de Administrador a fim de encolher um disco pelo Windows 7. Para comear, acesse a ferramenta de Gerenciamento de Disco. Para isso, digite diskmgmt.msc (sem as aspas) no campo de busca do Menu Iniciar e tecle Enter.

Clique com o boto direito sobre o disco que voc deseja encolher. No menu de contexto que aparece, clique em Diminuir Volume.

O Windows analisa o volume a ser reduzido. Esse procedimento pode demorar alguns minutos, dependendo do tamanho.

Na tela que aparece, voc observa o tamanho total do disco e o tamanho total que voc pode diminuir. Veja bem esses nmeros, e digite o espao a diminuir, em MB, no campo apropriado. Enquanto digita esse valor, voc percebe em tempo real, logo abaixo, o tamanho que o disco ter aps o procedimento. Clique em Diminuir para efetivar a operao. No exemplo que voc confere logo abaixo, vamos diminuir o disco em 20 GB.

No Gerenciador de disco, observe as diferentes alocaes aps a mudana.

Como estender um disco

Tambm necessrio ter privilgios de Administrador a fim de estender um disco pelo Windows 7. Para comear, acesse a ferramenta de gerenciamento de disco. Digite diskmgmt.msc (sem as aspas) no campo de busca do Menu Iniciar. Clique com o boto direito sobre o disco que voc deseja estender. No menu de contexto que aparece, clique em Estender Volume. Esta opo torna-se disponvel somente em um disco com espao no alocado.

Um assistente inicializado e ele lista os discos que voc pode estender. Selecione o desejado. Embaixo, ele mostra o espao mximo disponvel em MB que voc pode utilizar. Digite quanto voc deseja no campo apropriado e clique em Avanar. Neste caso, para efeito de exemplo, vamos recuperar o espao que retiramos anteriormente.

O assistente confirma as configuraes na tela seguinte. Clique em Concluir para finalizar o procedimento. A demora depende de quanto espao ser trabalhado.

Вам также может понравиться