Вы находитесь на странице: 1из 11

FACULDADE PITAGORAS

Paulo Kristhiano Maciel Parente Falco

FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM

So Lus / MA 2012

Paulo Kristhiano Maciel Parente Falco

Limpeza, Desinfeco e Esterilizao de Materiais Hospitalares

Trabalho apresentado Professora Fernanda Italiano, da disciplina Fundamentos de Enfermagem, da turma 14, Turno Noturno, do Curso de Enfermagem.

So Lus / MA 2012

1. INTRODUO

Desde os primrdios das atividades referentes rea de sade, o ser humano tem-se batido com o fator infeco, sendo freqentemente derrotado. Essas derrotas, porm, vm, atravs da histria, diminuindo em nmero devido s atenes que gradualmente foram sendo dispensadas limpeza, higiene, s boas condies ambientais e alimentares, evoluindo para a desinfeco e a esterilizao de materiais hospitalares, entre outros fatores no menos importantes. Desinfeco, esterilizao e acondicionamento apropriado de lixo hospitalar tornaram-se fatores de importncia capital no tocante ao controle de infeco hospitalar, garantindo condies para a recuperao dos pacientes, bem como para a segurana dos mesmos e das equipes de profissionais de sade envolvidas nas atividades hospitalares. Esterilizao a eliminao ou destruio completa de todas as formas de vida microbiana, sendo executada no prprio hospital atravs de processos fsicos ou qumicos. Desinfeco o processo que elimina todos os microorganismos ou objetos inanimados patolgicos, com exceo dos endosporos bacterianos. Esse processo no deve ser confundido com a esterilizao, visto que no elimina totalmente todas as formas de vida microbiana. Por definio, os dois procedimentos diferem quanto capacidade para eliminao dos esporos, propriedade inerente esterilizao.

2. Desenvolvimento

A limpeza o procedimento de remoo de sujidade e detritos para manter em estado de asseio os artigos, reduzindo a populao microbiana. Constitui o ncleo de todas as aes referentes aos cuidados de higiene com os artigos hospitalares. A limpeza deve preceder os procedimentos de desinfeco ou de esterilizao, pois reduz a carga microbiana atravs remoo da sujidade e da matria orgnica presentes nos materiais. Estudos tm demonstrado que a limpeza manual ou mecnica, com gua e detergente ou produtos enzimticos reduz aproximadamente 105 do bioburden. O excesso de matria orgnica aumenta no s a durao do processo de esterilizao, como altera os parmetros para este processo. O avano tecnolgico tem lanado no mercado equipamentos complexos dotados de estreitos lmens que tornam a limpeza um verdadeiro desafio. Assim, lcito afirmar que a limpeza rigorosa condio bsica para qualquer processo de desinfeo ou esterilizao. possvel limpar sem esterilizar, mas no possvel garantir a esterilizao sem limpar.

Tipos de Limpeza

Limpeza Concorrente: o processo de limpeza diria de todas as unidades de sade, o processo de limpeza inicia-se sempre da rea mais limpa para a mais suja. Limpeza Terminal: o procedimento de limpeza de todas as reas da unidade de sade, reduzindo a populao microbiana, e a possibilidade de contaminao.

Desinfeco
O termo desinfeco dever ser entendido como um processo de eliminao ou destruio de todos os microrganismos na forma vegetativa, independente de serem patognicos ou no, presentes nos artigos e objetos inanimados. A destruio de algumas

bactrias na forma esporulada tambm pode acorrer, mas no se tem o controle e a garantia desse resultado. No seu espectro de ao, a desinfeco de alto nvel deve incluir a eliminao de alguns esporos, o bacilo da tuberculose, todas as bactrias vegetativas, fungos e todos os vrus. A desinfeco de alto nvel indicada para tens semi-crticos como lminas de laringoscpios, equipamento de terapia respiratria, anestesia e endoscpio de fibra tica flexvel. O agente mais comumente utilizado para desinfeco de alto nvel o glutaraldedo. Na desinfeco de nvel intermedirio no esperada ao sobre os esporos bacterianos e ao mdia sobre vrus no lipdicos, mas que seja tuberculicida, elimine a maioria dos fungos e atue sobre todas as clulas vegetativas bacterianas. Cloro, iodforos, fenlicos e alcois pertencem a este grupo. Os desinfetantes desta classificao, juntamente com os de baixo nvel, so tipicamente usados para artigos que entraro em contato somente com a pele ntegra ou para desinfeco de superfcies. Na desinfeco de baixo nvel no h ao sobre os esporos ou bacilo da tuberculose, podendo ter ou no ao sobre vrus no lipdicos e com atividade relativa sobre fungos, mas capaz de eliminar a maioria das bactrias em forma vegetativa. Compostos com quaternrio de amnia so exemplos de desinfetantes de baixo nvel. lcool So utilizados os lcoois etlico e isoproplico. So bactericidas rpidos, eliminando tambm o bacilo da tuberculose, os fungos e os vrus, no agindo, porm, contra os esporos bacterianos. Sua concentrao tima d-se entre 60 e 90% por volume, sua atividade caindo muito com concentrao abaixo de 50%. Compostos biclorados usado como desinfetante ou esterilizante nas formas gasosa ou lquida. comumente encontrado como formalina, sendo esta sua diluio aquosa a 37%. A formalina bactericida potente, fungicida, agindo tambm contra vrus, bacilos da tuberculose e esporos bacterianos. Perxido de hidrognio 0 composto bactericida, esporicida, fungicida, eliminando tambm os vrus. Agem produzindo radicais hidroxila livres que atacam a membrana lipdica, o cido

desoxirribonuclico e outros componentes essenciais vida da clula. usado como desinfetante em concentrao de 3%, para superfcies no orgnicas.

Compostos iodados um combinado de iodo e um agente solubilizante, ou c a r r e a d o r. 0 e x e m p l o d e s o l u o m a i s u s a d a a polivinilpirrolidona iodada, que mantm as propriedades desinfetantes do iodo sem caractersticas txicas ou irritantes.

Glutaraldedos Dialdedo saturado largamente aceito como desinfetante de alto nvel e quimioesterilizador. Sua soluo aquosa necessita de pH alcalino para eliminar esporos bacterianos. Age alterando os cidos desoxirribonuclico e ribonuclico,bem como a sntese protica dos microorganismos.

Fenis Em a l t a s concentraes, os fenis agem como veneno protoplasmtico , penetrando e rompendo a parede celular por precipitao de protenas. Em baixas concentraes, causa mor t e celular por inativao dos sistema enzimticos essenciais manuteno da integridade da parede celular. So usados para desinfeco do ambiente hospitalar, incluindo superfcies de laboratrios e artigos mdico-cirrgicos no crticos.

Compostos quaternrios de amnia So bons agentes de limpeza, porm so inativados por material orgnico (como gase, algodo e outros), no sendo mais usados como desinfetantes ou anti-spticos.

Radiao UV Radiao UV (240 a 280nm) pode inativar microorganismos, estando e m processo de investigao quanto sua aplicabilidade em salas de cirurgia e em infeces de feridas em perodo ps-operatrio.

Esterilizao

o processo de destruio de todos os microorganismos, a tal ponto que no seja mais possvel detect-los atravs de testes microbiolgicos padro. Um artigo considerado estril quando a probabilidade de sobrevivncia dos microorganismos que o contaminavam menor do que 1:1.000.000. Nos estabelecimentos de sade, os mtodos de esterilizao disponveis para processamento de artigos no seu dia a dia so o calor, sob a forma mida e seca, e os agentes qumicos sob a forma lquida, gasosa e plasma.

Esterilizao por vapor 0 vapor quente sob presso o mtodo mais usado para esterilizao de materiais mdico-hospitalares do tipo crtico. no txico, de baixo custo e esporicida. Por esses motivos, deve ser usado para todos os itens que no sejam sensveis ao calor e umidade.

xido de etileno quase que exclusivamente utilizado para esterilizao de equipamento que no pode ser autoclavado. A efetividade do processo depende da concentrao do gs, da temperatura, da umidade e do tempo de exposio. Age por alcalinizao de protenas, DNA e RNA. As desvantagens para sua aplicao so o tempo necessrio para efetivar o processoos custos operacionais e os possveis riscos aos pacientes e aos profissionais envolvidos.

Esterilizao por calor seco Este mtodo reservado somente aos materiais sensveis ao calor mido. Guarda suas vantagens na capacidade de penetrao do calor e na no corroso dos metais e dos instrumentos cortantes, sendo, porm mtodo que exige tempo de exposio para alcanar seus objetivos, por oxidao dos componentes celulares.

Prticas de Esterilizao

As reas de processamento de material devem ser divididas, no mnimo, em trs reas: descontaminao, acondicionamento e esterilizao/armazenamento. Ao menos a rea de desinfeco deve ser separada das outras duas por barreiras fsicas, sendo a que o material ser recebido, separado e descontaminado. A rea destinada ao acondicionamento do material o ser ao material limpo, porm no estril. A rea de armazenamento deve ser de acesso restrito, com temperatura controlada (65 a 72C) e com umidade relativa em torno de 35 a 50%. A esterilizao deve ser monitorizada para que se garanta que seu objetivo foi atingido. Pode - s e lanar mo de indicadores locados preferencialmente dentro da

embalagem do material, e no fora da mesma, como prtica corrente.

Critrios para Sistemas de Esterilizao

1) Uso de baixas temperaturas (menos de 60C); 2) Ser compatvel com diferentes materiais: plstico ou 3) Ser um mtodo rpido; 4) Ser no txico para quem o manuseia; 5) Ser seguro aos materiais a serem esterilizados; 6) Ser seguro ao meio ambiente;

7) No deixar residuos no artigo; 8) Manter atividade frente a residuos orgnicos; 9) Diminuir a margem de erro humano. Deve ser de fcil manuseio; 10) Uso nico de esterilizante, evitando ser esta uma fonte de contaminao cruzada; 11) Ser de baixo custo operacional

3. Concluso

Conclumos que a utilizao da limpeza, desinfeco e esterilizao de matrias so indispensveis, pois evitam certos tipos de infeces causadas por microrganismos e bactrias patognicas. Assim, lcito afirmar que a limpeza rigorosa condio bsica para qualquer processo de desinfeco ou esterilizao. Pois, possvel limpar sem esterilizar (desinfetar), mas no possvel garantir a esterilizao (ou desinfeco) sem limpar.

4. Referncias

Disponvel em: http://comentariosemenfermagem.blogspot.com.br/2009/05/nocoes-basicas-decentral-de-material.html Acessado em: 08/04/2012 s 22:20

Вам также может понравиться