Вы находитесь на странице: 1из 6

AGNCIA NACIONAL DE AVIAO CIVIL

RESOLUO N 167, DE 17 DE AGOSTO DE 2010. Estabelece diretrizes para o gerenciamento de risco Segurana da Aviao Civil contra Atos de Interferncia Ilcita (AVSEC) pela ANAC. A DIRETORA-PRESIDENTE DA AGNCIA NACIONAL DE AVIAO CIVIL - ANAC, no exerccio da prerrogativa de que trata o art. 6 do Regimento Interno aprovado pela Resoluo n 110, de 15 de setembro de 2009, com as alteraes posteriores, e tendo em vista o disposto no art. 8, inciso X, da Lei n 11.182, de 27 de setembro de 2005, e no art. 7, incisos III, VII, XX e XXIV, do Anexo ao Decreto n 7.168, de 5 de maio de 2010, RESOLVE, ad referendum da Diretoria: CAPTULO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 1 Estabelecer diretrizes para o gerenciamento, pela ANAC, de risco Segurana da Aviao Civil contra Atos de Interferncia Ilcita (AVSEC). Art. 2 O gerenciamento de risco AVSEC compreende a identificao das vulnerabilidades e dos nveis de ameaas, bem como a avaliao, o controle e a mitigao dos riscos, associados s operaes de aerdromos e empresas areas. Art. 3 O gerenciamento de risco AVSEC aplica-se a todos os aerdromos brasileiros e empresas areas que operam no Brasil. 1 A ANAC pode delimitar o universo de aerdromos e de empresas areas aos quais o gerenciamento de risco AVSEC deve ser aplicado de maneira contnua e sistemtica. 2 A delimitao a que se refere o 1 deve ser definida a partir da anlise dos dados disponveis na ANAC, de forma a garantir um nvel aceitvel para a AVSEC no Brasil. CAPTULO II DA IDENTIFICAO DAS VULNERABILIDADES E DOS NVEIS DE AMEAAS Art. 4 Os nveis de vulnerabilidade de aerdromos e de empresas areas devem ser estabelecidos pela ANAC, com base nos resultados das atividades de controle de qualidade da AVSEC. Pargrafo nico. As atividades de controle de qualidade da AVSEC referidos no caput compreendem auditorias, inspees, testes e anlises, realizados pela ANAC.

Art. 5 Os nveis de ameaa AVSEC devem ser estabelecidos pela Polcia Federal em interface com a ANAC, operadores de aerdromos e rgos integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligncia. Pargrafo nico. Os nveis de ameaa so estabelecidos em mbito especfico, para aerdromos e empresas areas, e em mbito nacional. CAPTULO III DA AVALIAO DO RISCO AVSEC Art. 6 O nvel de risco AVSEC deve ser estabelecido com base nos nveis de vulnerabilidade e de ameaa associados a cada aerdromo ou empresa area. Pargrafo nico. Alteraes no nvel de ameaa AVSEC em mbito nacional, estabelecido pela Polcia Federal, implicam alteraes proporcionais nos nveis de risco de aerdromos e empresas areas. Art. 7 So critrios para determinao do nvel de vulnerabilidade de aerdromos, dentre outros estabelecidos pela ANAC: I - a adequada definio de responsabilidades quanto s questes de AVSEC no aerdromo; II - a existncia e as condies das barreiras fsicas que evitem acesso indevido s reas restritas de segurana do aerdromo; III - o estabelecimento de medidas e procedimentos de AVSEC pelos rgos e entidades atuantes no aerdromo, compatveis com a complexidade de suas operaes; IV - as medidas de AVSEC adotadas para controle dos acessos existentes s reas restritas de segurana do aerdromo; V - a avaliao do histrico de no conformidades do operador de aerdromo relativas a atos normativos que dispem sobre AVSEC; e VI - a eficcia das medidas de segurana adotadas pelo operador de aerdromo para garantia da AVSEC. Art. 8 So critrios para determinao do nvel de ameaa de aerdromos, dentre outros estabelecidos pela Polcia Federal: I - a existncia na regio de grupos organizados capazes de realizar atos de interferncia ilcita contra a aviao civil; II - o registro de ocorrncia de atos de interferncia ilcita ou manifestaes pblicas nas dependncias ou nas imediaes do aerdromo; III - o volume de trfego total no aerdromo; IV - a existncia de empresa area com ligao a localidades potencialmente sujeitas a atos de interferncia ilcita; V - a realizao frequente de eventos de grande repercusso nacional ou internacional na regio atendida pelo aerdromo; e

VI - a presena frequente de dignitrios ou de pessoas que sejam potencialmente sujeitos a ataques individuais. Art. 9 So critrios para determinao do nvel de vulnerabilidade de empresas areas, dentre outros estabelecidos pela ANAC: I - a adequada definio de responsabilidades quanto s questes de AVSEC na estrutura da empresa area; II - o estabelecimento das medidas e procedimentos de AVSEC pela empresa area e por suas contratadas, compatveis com a complexidade de suas operaes; III - a avaliao do histrico de no conformidades da empresa area relativas a atos normativos que dispem sobre AVSEC; e IV - o registro de ocorrncias de atos de interferncia ilcita contra a empresa area. Art. 10. So critrios para determinao do nvel de ameaa de empresas areas, dentre outros estabelecidos pela Polcia Federal: I - o tipo de trfego operado pela empresa area, classificado em domstico, internacional, regular ou no regular; II - o registro de atos de interferncia ilcita envolvendo as operaes da empresa area; III - a realizao de operaes potencialmente sujeitas a atos de interferncia ilcita; IV - a capacidade e alcance das aeronaves operadas pela empresa area; V - a realizao de transporte de valores pela empresa area; VI - a caracterstica do transporte realizado pela empresa area, classificado em transporte de passageiros, transporte de carga ou transporte de passageiros e carga; e VII - as condies tcnico-operacional e financeira da empresa area. Art. 11. A avaliao do nvel de risco AVSEC deve ser realizada sempre que for identificada alterao nos nveis de vulnerabilidade ou ameaa. 1 A avaliao do nvel de vulnerabilidade deve ser realizada sempre que for concluda uma atividade de controle de qualidade AVSEC pela ANAC, ou sempre que houver ato de interferncia ilcita contra a aviao civil ou sobrevierem fatos que possam indicar sua ocorrncia. 2 A avaliao do nvel de ameaa AVSEC deve ser atualizada periodicamente ou sempre que houver ato de interferncia ilcita contra a aviao civil. 3 A avaliao do nvel de risco AVSEC de aerdromos ou empresas areas envolvidos em ato de interferncia ilcita contra a aviao civil deve ser realizada no prazo de at 30 (trinta) dias aps a sua ocorrncia.

CAPTULO IV DO CONTROLE E MITIGAO DO RISCO AVSEC Art. 12. Os resultados das avaliaes de risco realizadas nos aerdromos e nas empresas areas devem ser considerados pela ANAC nas atividades de sua competncia, visando ao controle e mitigao do risco AVSEC, em particular para: I - definir quais medidas de segurana contra atos de interferncia ilcita adotadas no transporte areo internacional devem ser estendidas ao transporte areo domstico; II - propor Comisso Nacional de Segurana da Aviao Civil (CONSAC) a reavaliao das medidas de segurana e procedimentos do Programa Nacional de Segurana da Aviao Civil Contra Atos de Interferncia Ilcita (PNAVSEC), a fim de prevenir a recorrncia de atos de interferncia ilcita; III - estabelecer as prioridades e frequncia de realizao das atividades de controle de qualidade, no mbito da AVSEC; e IV - estabelecer ou reavaliar os requisitos relacionados a: a) definio das reas restritas de segurana nos aerdromos; b) inspeo das pessoas que acessam as reas restritas de segurana dos aerdromos; c) inspeo de segurana nas aeronaves; e d) medidas aplicveis aos controles de segurana para passageiros, bagagem, carga, mala postal e provises. Art. 13. De acordo com o nvel de risco AVSEC avaliado, e considerando o interesse pblico, a ANAC deve determinar a adoo de medidas adicionais de segurana e de restries operacionais aplicveis a aerdromos e empresas areas. 1 As medidas adicionais de segurana constituem alteraes em procedimentos, em processos e em equipamentos e instalaes a serem disponibilizados pelo operador de aerdromo ou pela empresa area. 2 As restries operacionais constituem qualquer limitao capacidade operacional de aerdromos ou empresas areas, podendo culminar na suspenso parcial ou total das operaes. 3 As medidas adicionais de segurana e as restries operacionais devem ser aplicadas com o objetivo de combater especificamente as ameaas e as vulnerabilidades, de maneira proporcional, visando manuteno do nvel de risco de aeroportos e empresas areas em ndices tolerveis. Art. 14. As medidas adicionais de segurana e as restries operacionais devem ser aprovadas por ato da Superintendncia de Infraestrutura Aeroporturia, em documento denominado Diretriz de Segurana da Aviao Civil contra Atos de Interferncia Ilcita (DAVSEC).

Art. 15. Observados os prazos estabelecidos pela ANAC, o operador de aerdromo ou a empresa area podem encaminhar sugestes de alterao ao contedo da DAVSEC emitida, inclusive com proposio de medidas adicionais de segurana e restries operacionais alternativas. 1 As sugestes de alterao ao contedo da DAVSEC devem ser submetidas aprovao da Superintendncia de Infraestrutura Aeroporturia. 2 A apresentao de sugestes de alterao no implica efeito suspensivo da DAVSEC. Art. 16. A DAVSEC deve conter, alm das medidas adicionais de segurana e das restries operacionais: I - o seu mbito de aplicao, especificando os aerdromos ou empresas areas aos quais se aplica; II - o prazo para implantao das medidas adicionais de segurana e das restries operacionais; III - o prazo para proposio, pelo operador de aerdromo ou pela empresa area, de sugestes de alterao ao contedo da DAVSEC; IV - a sua vigncia; e V - a fundamentao para a determinao das medidas adicionais de segurana e restries operacionais. 1 O prazo para implantao do estabelecido na DAVSEC deve ser compatvel com a gravidade dos riscos e suas implicaes para a AVSEC, a complexidade das medidas adicionais e o impacto das restries operacionais. 2 A DAVSEC pode ter vigncia estabelecida por prazo determinado ou condicionada reavaliao do nvel de risco AVSEC a ndices tolerveis. 3 O contedo da DAVSEC e seus anexos devem ser classificados, podendo ser de carter sigiloso, no todo ou em parte. CAPTULO V DISPOSIES TRANSITRIAS E FINAIS Art. 17. At que sejam processados os resultados das primeiras avaliaes de risco realizadas pela ANAC, que forneam subsdios para a delimitao a que se refere o 1 do art. 3 desta Resoluo, as atividades de gerenciamento de risco aplicam-se a: I - aerdromos cujo movimento anual de passageiros embarcados e desembarcados seja superior a 500.000 (quinhentos mil), considerando-se a mdia dos trs anos imediatamente anteriores; II - empresas areas que realizam transporte areo regular domstico ou internacional; e III - demais aerdromos e empresas areas, sempre que: a) as operaes desses aerdromos ou empresas areas puderem comprometer o nvel da AVSEC dos aerdromos e das empresas areas especificados nos incisos I e II; ou b) houver indcios de degradao no nvel da AVSEC do aerdromo ou da empresa area.

Art. 18. Qualquer pessoa pode comunicar sobre fatos que afetam ou possam vir a afetar a AVSEC, por meio dos sistemas de coleta de dados disponibilizados pela ANAC. Art. 19. Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao. SOLANGE PAIVA VIEIRA Diretora-Presidente

________________________________________________________________________________
PUBLICADO NO DIRIO OFICIAL DA UNIO, N 158, SEO 1, PGINA 12, DE 18 DE AGOSTO DE 2010.

Вам также может понравиться