Вы находитесь на странице: 1из 31

anarquia, delito e punio errico malatesta (traduo do italiano: Nildo Avelino)

1. Ainda sobre o direito penal na revoluo (Umanit Nova, Roma, nr. 117, 27/08/1921)1 No nmero de ontem o companheiro G.B. tratava do problema da criminalidade: problema angustiante para todos os socilogos e mais especialmente para ns anarquistas que aspiramos a uma sociedade sem polcia de qualquer espcie, enquanto infelizmente verdadeiro que ocorrem quotidianamente situaes nas quais a polcia aparece como instrumento til e necessrio para reprimir os excessos das pessoas violentas. No meu recente repouso a San Vittore tive freqentes ocasies em discutir com carcereiros e com no poucos carabinieri e guardas rgios detidos por acusaes diversas, mas especialmente acusados contra aquele direito de propriedade que esses deveriam defender. Toda essa gente no v no vasto problema social mais que uma questo penal. A misria que atormenta e embrutece as massas e da qual eles prprios so vitimas; os problemas do trabalho, da educao, da sade; a eliminao das causas de discrdia e de dio entre os homens; a busca e a destruio das causas do delito, isto , dos atos anti-sociais; a arte e a cincia colocada ao alcance de todos, ou melhor ainda, todos elevados altura sublime da arte e da cincia: a aspirao a uma nova civilizao na qual desapaream as brutalidades da sociedade atual e onde todos os homens cooperaro, com empenho fraterno, na direo de um maior bem-estar e a um mais vasto

Extrado de MALATESTA, Errico. Pagine di lotta quotidiana. Scritti - 1o volume: Umanit Nova, 1920/1922. Carrara: Movimento Anarchico Italiano, 1975, pp. 198-201.

e mais nobre horizonte moral: tudo isso insignificante para eles comparado questo de como e por quem sero presos, julgados e punidos os delinqentes. uma estreiteza de viso, uma unilateralidade que se explica perfeitamente em homens que se especializaram na obra de represso e passam suas vidas apertando garrotes, abrindo e fechando celas, quando no empregam suas vidas massacrando rebeldes e torturando detentos. Entretanto, excluindo essas pessoas especiais, a questo do delito preocupa a todos e todo propagandista anrquico esta habituado a ouvir como objeo suprema: quem ter freio a delinqncia? A preocupao para mim excessiva, porque a delinqncia um fenmeno de importncia secundria frente vastido de fatos sociais constantes e gerais, e se pode crer na sua desapario automtica como conseqncia do aumento do bem-estar e da instruo, como dos progressos da pedagogia e da medicina. Mas por mais otimista que sejam as previses, por mais rseas as esperanas, permanece sempre o fato de que a delinqncia, e mais ainda o medo da delinqncia, impede hoje relaes sociais pacificas, e certamente esse medo no desaparecer de um momento a outro aps uma revoluo por mais radical e profunda que se queira, de tal modo que ele poderia ser causa de turvamento e de dissoluo para uma sociedade de livres, assim como um insignificante gro de areia poderia parar o funcionamento de uma perfeitissma maquina. til, mesmo necessrio que os anarquistas se preocupem com o problema mais ainda do que vem fazendo atualmente, seja para poder rebater melhor uma objeo comum, seja para no se exporem a desprazeirosas surpresas e a inconseqncias perigosas.

Naturalmente os delitos dos quais entendemos falar so os atos anti-sociais, isto , aqueles que ofendem o sentimento de piedade humana e lesam o direito dos outros a igual liberdade, e no j os muitos fatos que o cdigo penal acusa apenas por ofenderem os privilgios das classes dominantes. Agora, abstraindo toda teoria sobre o livre arbtrio, fatalidade e outras abstraes filosficas, se pode dizer que, grosso modo, os delitos derivam ou de causas naturais (defeitos de constituio congnita ou adquirida) ou de causas sociais (misria, ignorncia, vcios, etc), onde os primeiros devem ser confiados ao tratamento de mdicos e alienistas, enquanto os segundos desaparecero com uma melhor organizao social. Mas tudo isso pode ser completamente verdadeiro para um futuro mais ou menos distante, mas no o muito que relativamente no momento atual. Por ora a cincia das doenas mentais e das suas manifestaes morais e a arte de curar-las esto ainda na infncia, e de outra parte a transformao social no poder ser coisa muito tranqila e muito rpida para eliminar subitamente toda causa de atrito e de luta entre os homens. Provavelmente, em um primeiro perodo, poderia ser, ao contrrio, causa de aumento dos delitos de violncia. Certamente, exceto os loucos e outros desgraados atingidos por vrias doenas, verdade que todos, ou quase todos os delinqentes, o so por causas sociais. Mas tambm verdade que as condies sociais influenciam a psique de quem as suporta, deformando-a de modo mais ou menos permanente, conforme sua ao mais ou menos duradoura, e que no basta alterar as condies para que desapaream subitamente os sentimentos e os hbitos que elas produzem.

Um exemplo escolhido, no na alta delinqncia que mais rara e no fundo mais perigosa, mas no mundo da pequena delinqncia, quotidiana, aquela que como um oficio regular para os seus adeptos. Os jornais contam o fato, que no mais sempre nico. Uma noite, as margens do Naviglio de Milo, um homem forte e bem vestido, tratava-se de um ladro, encontra um pobre diabo que voltava do trabalho e, cansado, se arrastava na direo da sua casa; aquele o para e lhe reclama a bolsa. O agredido no tinha bolsa para entregar; perseguido pelo ladro, este o encontra de posse de apenas pouco dinheiro; e ento o ladro, irritado por no ter encontrado nada, espanca o pobre e cansado operrio e o joga no Naviglio. Que esse ladro poderia ser, e certamente o era, uma vitima social; provvel que tenha sido empurrado para a vida de ladro pela fome; provvel tambm que era, no principio da sua triste carreira, um rebelde generoso que reivindicava o seu direito vida e ao bem-estar; mas a funo havia reagido sobre o rgo, predominou a deformao profissional e aquela antiga vitima se transformava em esbirro; mais nenhuma comiserao pelos pobres, mas ao contrrio, dio contra esses, desejo de puni-los por no haverem dinheiro. Se pode razoavelmente esperar que um tipo semelhante, subitamente, antes que um novo ambiente social tenha feito sobre ele uma longa presso, renuncie as suas prepotncias e se torne um trabalhador como os outros, do qual no existiria nada do que temer? E ento? Vejam portanto que so necessrias as policias, diro triunfantemente nossos adversrios.

Eu vejo que no preciso negar a dificuldade para no ter o incomodo trabalho de estuda-la e resolve-la; vejo que necessrio estar sempre pronto contra os malvados ainda em uma sociedade melhor do que a presente (no falo propriamente da Anarquia, que a sociedade perfeita, o ideal frente o qual se caminha, mas o fato concreto do proximo amanh); e creio igualmente que o perigo maior so as policias, os carcereiros, os magistrados e todos aqueles que fazem profisso de reprimir o delito; creio sobretudo, e estou confortado nesta crena pela experiencia histrica, que em caso de revoluo quando se constituem corpos armados e funcionrios pagos para reprimir os delitos, apressam-se para empregar-se neles os piores delinquentes, os quais perseguiro seus concorrentes e principalmente molestaro os homens de bem. Em um proximo artigo algumas idias sobre a soluo anarquica do problema.

2. A defesa social contra o delito (Umanit Nova, Roma, nr. 122, 02/09/1921)2 necessrio reconhecer que ns anarquistas, ao projetar a sociedade futura tal como a desejamos uma sociedade sem senhores e sem polcia o fizemos de maneira demasiadamente fcil. Enquanto reprovamos nos adversrios o fato destes no saberem abstrarem-se das condies presentes e de considerarem impossvel o comunismo e a anarquia porque imaginam que o homem deva permanecer tal como hoje com todos os seus egosmos, os seus vcios, e os seus medos, mesmo depois de serem eliminadas as causas destes defeitos, ns por nossa parte subestimamos as dificuldades e s dvidas supondo j completamente conseguidos os efeitos moralizadores que esperamos serem produzidos pela abolio do privilgio econmico e do triunfo da liberdade.
2

Extrado de MALATESTA, Errico. Op. Cit., pp. 204-208.

Assim, quando nos dizem que existiro homens que no querero trabalhar, ns subitamente abundamos em timas razes para demonstrar que o trabalho, isto , o exerccio das prprias faculdades e o prazer de produzir, seja a condio do bem-estar humano e que, portanto absurdo pensar que homens sos querero subtrair-se necessidade de produzir para a coletividade quando o trabalho no fosse, como hoje, oprimido, explorado e desprezado. E quando nos opem as disposies e os hbitos delituosos, anti-sociais, de uma parte, ainda que mnima, da populao, ns respondemos que, salvo casos raros e discutveis de enfermidade congnita as quais cabem aos mdicos, os delitos so de origem social e desaparecero com a transformao das instituies sociais. Provavelmente este exagerado otimismo, este facilismo, tivesse um pouco de utilidade quando a sociedade anrquica era um belo sonho, uma apressada antecipao, e era necessrio empurrar ao mais alto ideal possvel e inspirar entusiasmo acentuando o contraste entre o inferno de hoje e o desejado paraso de amanh. Mas os tempos mudaram. A sociedade estatal e capitalista est em plena crise, de dissoluo ou de reconstruo segundo o que os revolucionrios podero e sabero fazerem sentir a influncia das suas concepes e da sua fora, e provavelmente estamos assistindo suas primeiras tentativas de realizao. necessrio, portanto, deixar um pouco as descries idlicas e as vises de futuro, longnqua perfeio, e olhar as coisas como so hoje e como sero, por quanto possvel prever, no prximo amanh. Falemos da delinqncia.

fora de questo, o reconhecem tambm o mais obstinado observador, que a maior parte dos delitos , diretamente ou indiretamente, de origem social; e tambm aquela mnima parte que encontra sua origem em fatos naturais pode ser neutralizada e corrigida por instituies adequadas. Mas as condies sociais de uma parte a misria e a ignorncia e de outra a riqueza e o poder com as suas respectivas conseqncias de degenerao fsica e moral alm de determinarem os fatos delituosos imediatos produzem os hbitos, os estados de nimos, as incapacidades que no podem repentinamente e completamente

desaparecerem apenas sejam mudadas as condies que os produziram. Descartada toda idia de punio e de vingana, que a idia que ainda prevalece no direito penal, inspirados apenas pela necessidade de defesa e pelo desejo de corrigir e beneficiar, ns devemos procurar os meios de alcanar o escopo sem tropear nos perigos do autoritarismo e colocarmo-nos em contradio com o sistema de liberdade e de voluntarismo sobre o qual ns queremos fundar a nova sociedade. O problema no fcil e no comporta solues absolutas e gerais aplicveis a todos os casos, a todos os lugares e a todos os tempos. Para os autoritrios, para os homens de Estado, a questo simples: um corpo legislativo para catalogar os delitos e prescrever a pena, uma policia para procurar os delinqentes, uma magistratura para julga-los, um corpo de carcereiros para faze-los sofrer. E, como natural, o corpo legislativo procura com a lei penal defender, sobretudo os interesses constitudos que essa representa e garantir o Estado contra as tentativas dos subversivos; a policia vivendo da represso ao delito, tem interesse que delitos existam, torna-se provocadora e desenvolve nos seus homens instintos brutais e perversos; a

magistratura vive e progride tambm graas ao delito e aos delinqentes, serve aos interesses do governo e das classes dominantes e adquire no exerccio do seu ofcio uma mentalidade especial que faz dela uma maquina para condenar o maior numero de pessoas possvel a penas mais graves possveis; os carcereiros so ou se tornam insensveis aos sofrimentos dos detentos e, na melhor das hipteses, observam os regulamentos passivamente, sem nenhum sentimento de simpatia humana. Os resultados se vem na estatstica da delinqncia. Mudam-se as leis penais, reforma-se a policia e a magistratura, modifica-se o sistema carcerrio... e a delinqncia continua e resiste a todas as tentativas para destru-la e atenua-la. E isto verdadeiro para o passado e para o presente, e ns acreditamos que ser verdadeiro tambm para o futuro, caso no se mude radicalmente o conceito que se tem de delito e no sejam abolidos todos os corpos que vivem da busca e da represso da delinqncia. Mas, antes de mais nada, quais so os fatos que se podem qualificar delitos e que autorizam, segundo ns, represso com a fora material? E quem dever decidir se um fato delituoso e se quem o realiza culpvel de tal fato? Com o progresso da civilizao, com o crescimento das relaes sociais, com a conscincia crescente da solidariedade natural que une os homens, com o elevar-se da inteligncia e com o refinamento da sensibilidade, crescem certamente os deveres sociais e muitas aes que eram consideradas no mbito do direito estritamente individual e independente de todo controle coletivo, adquirem, esto adquirindo mesmo hoje, carter de coisas que interessam todos e devem ser reguladas conforme o interesse geral. Por exemplo, j hoje no considerado lcito para um pai deixar na ignorncia os prprios filhos e descuidar do seu desenvolvimento e do seu bem-estar futuro. No licito a um

homem permanecer na imundice e ignorar aquelas regras de higiene que podem ter influencia sobre a sade dos outros, no licito ter uma doena infecciosa e no se curar; ter uma doena repugnante e fazer dela demonstrao publica. Amanh ser considerado dever o esforo para assegurar o bem de todos, como ser considerado culpvel o procriar-se se existem razes para crer que a prole ser doente e infeliz. Mas este sentimento dos deveres de ns para com os outros e dos outros para conosco deve, secundo a nossa concepo social, desenvolver-se livremente, sem outra sano exterior que a estima e a antipatia dos concidados. O respeito, o desejo do bem dos outros deve entrar nos costumes e aparecer no mais como um dever, mas como uma satisfao normal dos instintos sociais. Existe quem sonha em moralizar as gentes pela fora, quem gostaria de estabelecer um artigo de cdigo penal para cada possvel ato da vida, quem colocaria de boa vontade uma policia ao lado de cada cama e de cada mesa. Mas a esses, se no possuem os meios coercitivos para imporem as prprias idias, conseguem apenas cobrir de ridculo as melhores coisas, e se possuem o poder de comandar ento tornam o bem odioso e provocam a reao. Os socialistas possuem essa tendncia de querer regulamentarizar cada coisa, mas ns acreditamos que esses no conseguiro mais que reproduzir em muitos aspectos o regime burgus. Para ns a atuao dos deveres sociais deve ser voluntria, e s se tem o direito de intervir com a fora material contra aqueles que violentamente ofendessem os outros e impedissem a pacifica convivncia social. A fora, a constrio fsica, no se deve adotar que contra o ataque violento material e por pura necessidade de defesa.

Mas quem julgar? Quem prover a defesa necessria? Quem estabelecer os meios de represso? Ns no vemos outra via que deixar fazer os interessados, deixar fazer o povo, isto , a massa dos cidados, a qual agir diversamente segundo a circunstncia e segundo o seu vrio grau de civilidade. necessrio, sobretudo, evitar a constituio de corpos especializados na obra de policia: perder-se- provavelmente qualquer coisa em eficincia repressiva, mas evitarse- de criar o instrumento de toda tirania. Ns no acreditamos na infalibilidade, e nem mesmo na constante bondade das massas: pelo contrrio. Mas acreditamos ainda menos na infalibilidade e na bondade das pessoas que se aferram ao poder, que legiferam e consolidam e perpetuam as idias e os interesses que prevalecem em um dado momento. Melhor, em todos os casos, a injustia, a violncia transitria do povo que a camisa de chumbo, a violncia legalizada do Estado judicirio e policiesco. De resto, ns no somos mais que uma das foras agentes na sociedade, e a histria caminhar, como sempre, segundo a resultante dessas foras. Na prtica, vir aquilo que poder vir. A ns cabe a tarefa de garantir que a obra necessria de defesa no se torne pretexto e ocasio para diminuir a liberdade em vantagem de certas classes ou certos partidos; de opor-nos contra a constituio de corpos especializados na represso, isto , de policiais e magistrados profissionais; de buscar as causas dos delitos residuais e esforar-nos de elimina-las, de garantir para que, at quando existam crceres e colnias penais, essas sejam verdadeiramente institutos de

10

reeducao de tratamento benvolo, abertos ao controle do pblico, e no j lugares de tortura e de corrupo. E com a nossa obra deveremos concorrer para alcanar a metade suprema da civilizao: a eliminao da violncia, e de toda coero das relaes humanas.

3. Sobre a questo do delito (Umanit Nova, Roma, nr. 128, 09/09/1921)3 Um amigo, provavelmente pouco satisfeito das observaes que expus sobre a questo do delito e da necessidade da defesa social, me escreve: Tome todos os delitos que derivam da presente constituio social (misria, ignorncia, alcoolismo, prostituio, vcios de todas as espcies) e aqueles que podero ser cometidos amanh, em uma nova sociedade pelos delinqentes natos, ou passionais, e vers que a proporo ... de 1000 a 10. Pode ser. Pode ser mesmo que a proporo seja muito mais vantajosa, porque o delinqente nato provavelmente mais um mito lombrosiano que uma realidade natural, e as paixes podem ser educadas e produzir o bem em detrimento do mal. Em todo caso, o que eu entendia discutir no era j aquilo que ser quando o novo ambiente social far desaparecer todas as degeneraes fsicas e morais produzidas pela sociedade atual, mas aquilo que ser necessrio fazer no perodo de transio, no dia seguinte da revoluo, quando o prepotente no estar ainda habituado a respeitar os mais fracos que ele, e o ignorante no estar liberado da sua averso ao trabalho e o alcoolizado no estar ainda morto, enlouquecido ou curado. Sonhar a perfeio futura bom, mas preocupar-se das dificuldades presentes no menos necessrio. Necessrio hoje para no parecer visionrios e para tornar mais
3

Extrado de MALATESTA, Errico. Op. Cit., pp. 217-218.

11

eficaz a propaganda: necessrio em vista de amanh no sermos golpeados de improviso por problemas que se impem e que, bem ou mau, tambm precisam que sejam solucionados de qualquer maneira.

4. Ainda sobre a questo da criminalidade (Umanit Nova, Roma, nr. 134, 16/09/1921)4 Bolonha, 8 de setembro de 1921. Carssimo Malatesta, Li com vivo interesse os teus artigos publicados no Umanit Nova em torno ao grave e tambm sempre polmico problema da criminalidade. Sem dvida os argumentos por ti sustentados para a soluo que ns anarquistas damos a questo so de uma incrvel clareza e eficcia. Todavia, permita-me insistir sobre quaisquer conceitos seus que resolvendo certos aspectos do problema, o faz sob um ponto de vista demasiadamente abstrato e geral ou demasiadamente particular. Voc, por exemplo, diz: Para ns a atuao dos deveres sociais deve ser voluntria, e s se tem direito de intervir com a fora material contra aqueles que violentamente ofendessem os outros e impedissem a pacifica convivncia social. A fora, a constrio fsica no se deve adotar mais que contra o ataque violento material e por pura necessidade de defesa. A segunda parte do seu argumento d a entender que apenas o ataque violento material represente uma violao do principio de justia que ser fundamental na sociedade futura. Mas porque a fora, a constrio fsica, seja tambm limitada e inspirada sempre pelo conceito de pura necessidade de defesa, no se deveria adotar tambm nesses casos
4

Extrado de MALATESTA, Errico. Op. Cit., pp. 226-231.

12

(e muito sero estes os aspectos da delinqncia moralizadora do novo ambiente social) tambm nestes casos, digo, no qual possvel causar grave dano aos prprios semelhantes sem, todavia exercitar um ato violento material? Provavelmente no se equivale o ato de algum que, para roubar um objeto de uma pessoa a qual pertence, exercitasse sobre essa uma violncia material, ao ato de quem conseguisse a mesma espoliao sem usar de igual violncia? Ou ainda: que diferena existe entre quem, caso extremo, assassinasse violentamente seu prprio semelhante de quem o constringisse a isso exercendo sobre ele uma delituosa e insidiosa influencia de persuaso? Isto, ainda para exemplificar, sem dizer depois que se poderia citar centenas de casos nos quais a ofensa, o dano vida alheia pode verificar-se no exterior da violncia material. De outro lado, existe uma violncia justa e uma violncia injusta. Portanto a injustia no est tanto no ato externo com o qual se efetua, mas sim quanto no fato em si que seja quem deva em todo caso sofrer da maledicncia e da malvadeza alheia. Considerado o principio que a sociedade e os homens que a compem possuem o direito de defenderem-se contra cada um que atentasse com qualquer meio e em qualquer modo ao seu bem-estar e tranqilidade e a sua integridade fsica e pessoal, necessrio estabelecer em que modo esta ao deve exercitar-se e quem a deve exercitar. A este propsito dizes: Ns no vemos outra via que deixar fazer os interessados, deixar o povo, isto , a massa dos cidados, na qual agir diversamente segundo as circunstancias e segundo o seu diverso grau de civilidade.

13

Mas aqui o povo uma expresso demasiadamente genrica, e assim a questo permanece sem soluo. Com semelhante raciocnio me parece que se repita o erro de Kropotkin, segundo o qual o povo aquele que faz tudo, e o povo para ele no mais que genericamente a multido. Saverio Merlino criticou muito bem este e outros erros da concepo kropotkiniana do anarquismo; e no seu livro a Utopia Coletivista prope, polemizando contigo, a seguinte soluo do grave problema da defesa social: Eu acredito que entre o sistema atual e aquele que pressupe a cessao do delito, exista lugar para formas intermediarias para uma defesa social que no seja a funo de um governo, mas que se exercite, em cada localidade, sob os olhos e o controle dos cidados, como um outro qualquer servio publico, de higiene, de transporte, etc, e que, portanto no possa degenerar-se em um meio de opresso e de dominao. Porque ns anarquistas no deveramos chegar a tal conceito? Ns queremos abolir o atual aparato da assim chamada justia, com todos os seus aspectos dolorosos e desumanos, mas no queremos substitui-los pelo arbtrio individual nem pelo juzo sumario da multido. necessrio aperfeioar o sentimento de justia nos homens e elaborar as formas que os devero exprimir e tutelar. Escrevi-te estas modestas objees sem outro propsito de oferecer-te a possibilidade de tornar ao argumento to importante e que segue largamente discutido. Credi-me sempre teu afetuosissimo, Aldo Venturini.

14

As crticas do amigo Venturini so justssimas: s lhe fao observar que eu emiti apenas algumas idias sobre a complexa questo da criminalidade sem entender dar a ela uma soluo que respondesse a todos os casos possveis. Eu acredito que tudo isso que se pode dizer e fazer para combater o delito no pode ter mais que um valor relativo relativo ao tempo, aos lugares e, sobretudo ao grau de desenvolvimento moral do ambiente em que os fatos se desenvolvem. Soluo absoluta, soluo que satisfaa a todos, o problema da criminalidade no ter se no quando... criminalidade no mais existir. Sei que se reprova nosso idealismo, a indeterminao das solues que ns propomos para os mais tormentosos problemas sociais. E sei que os anarquistas, unnimes na critica demolidora dos costumes e das instituies atuais, se dividem depois nas mais variadas escolas e tendncias logo que se trata de afrontar o problema da reconstruo e da vida prtica na sociedade futura. Mas isso no me parece um mal: me parece ao contrrio a caracterstica e o valor do anarquismo, o qual no entende pr-estabelecer as vias do futuro, mas simplesmente assegurar evoluo social aquelas condies de liberdade necessrias para que essa chegue a assegurar a todos o mximo bem-estar, o mximo desenvolvimento material, moral e intelectual. Os autoritrios, os homens de governo, ou crem ter a formula infalvel, ou devem fingir t-la porque entendem fazer a lei e impor-la. Mas toda a histria demonstra que a lei no serve mais que para defender, consolidar e perpetuar os interesses e os prejuzos que prevalecem no momento em que feita, e por isso constringe a humanidade a caminhar de revoluo em revoluo, de violncia em violncia.

15

Ns, ao contrrio, no pretendemos possuir a verdade absoluta; acreditamos, pelo contrrio, que a verdade social, isto , o melhor modo de convivncia social, no seja uma coisa fixa, boa para todos os tempos e para todos os lugares, antecipadamente determinvel, e que, ao contrrio, uma vez assegurada liberdade, se continuar descobrindo e atuando gradualmente com o menor dano e o menor atrito possvel. E por isso as nossas solues deixam sempre a porta aberta a solues diversas e supostamente melhores. verdade que em relao realidade necessrio adotar algumas medidas determinadas e no possvel viver sem nada fazer de preciso a espera sempre de qualquer coisa de melhor. Mas hoje ns no podemos mais que correr atrs de um ideal, ainda sabendo que o ideal no o nico fator da histria. Na vida, mais que o ideal que estimula, existem as condies materiais, os hbitos, os contrastes de interesse e de vontade, em suma, as mil necessidades nas quais foroso submeter-se no convvio de todos os dias. Na prtica, se far como se poder: mas fica sempre firme o dever dos anarquistas de empurrar na direo do seu ideal e impedir, ou esforar-se por impedir, que as inevitveis imperfeies e as possveis injustias sejam consagradas pela lei e perpetuadas por meio da fora do Estado, isto , pela fora de todos colocada a servio de alguns. Mas retornemos ao argumento da criminalidade. Como justamente observa Venturini, existem modos de ofenderem a justia e a liberdade piores daqueles que se praticam com a violncia material, e contra os quais pode ser necessrio, urgente, recorrer a constrio fsica. Convenho, portanto, que o principio que eu colocava, que no se tem o direito de recorrer a fora material se no

16

contra aqueles que com a fora material quisessem violar o direito alheio, no responde a todos os casos possveis e no se pode toma-lo em sentido absoluto. Nos aproximaremos provavelmente de mais a uma formula extensiva afirmando o direito de defender-se com a fora fsica contra a violncia fsica e contra aqueles atos que, pelo modo e pelas conseqncias, equivalerem a uma fora fsica. Mas isso casustica, que seria estudada caso a caso e que colocaria a nossa frente mil solues diversas, sem, entretanto tocar naquele que o ponto importante, a dificuldade mxima da questo, ou seja: quem julgaria e quem escolheria os juizes? Eu havia dito que era necessrio deixar fazer os interessados, deixar fazer o povo, isto , a massa dos cidados, etc. Venturini observa que povo uma expresso demasiadamente genrica, e eu estou de acordo com ele. Bem longe de ter pelo o povo a admirao de Kropotkin; o qual depois simplificava tudo chamando de povo a multido apenas quando essa agia em um modo que lhe agradava, eu sei que o povo capaz de tudo: hoje feroz, amanh generoso, um dia socialista, um outro fascista, uma vez insurgente contra os padres e a Inquisio, uma outra vez espectador crdulo e entusiasta da consumao pela fogueira de Giordano Bruno, num momento est pronto a todos os sacrifcios e todos os herosmos, num outro est sujeito as piores sugestes do medo e da avidez. Mas o que fazer? necessrio ainda trabalhar com o material com o qual se dispe e procurar tirar dele o melhor que se pode. Como Venturini, eu no quero nem o arbtrio individual nem o juzo sumario da multido; mas no saberia aceitar a soluo de Merlino que quer organizar a defesa contra os delinqentes como um servio publico qualquer de higiene, transporte, etc.,

17

porque temo a formao de um corpo de homens de armas, que adquiriria todos os vcios e representaria todos os perigos dos corpos de policia. til, por exemplo, no interesse do servio pblico, que os ferrovirios se especializem no seu oficio, que os mdicos e os professores se dediquem inteiramente as suas artes; mas perigoso e corruptor, ainda que poderia ser tecnicamente vantajoso, permitir que qualquer um faa profisso de policial e de juiz. defesa social devero prover todos, como todos correm ao socorro nos casos de calamidade publica. Para mim o policial pior que o delinqente, pior ao menos que o delinqente ordinrio; mais perigoso e mais nocivo sociedade. Mas certo que quando as pessoas no se encontram suficientemente protegidas pelo publico, invocam depressa a ajuda do policial. O nico modo, portanto de impedir a existncia do policial aquele de torna-lo intil, substituindo-o naquelas funes na qual ele exercita verdadeiramente uma ao protetora para o publico. Concluirei como Venturini: necessrio aperfeioar o sentimento de justia nos homens e elaborar as formas que o devero exprimir e tutelar.

5. Sobre a questo da criminalidade (Umanit Nova, Roma, nr. 149, 04/10/1921)5 Carssimo Errico, Chamado em causa por Venturini e por ti, no posso abster-me de intervir sobre a questo da delinqncia. Tu escreves: Como Venturini, eu no quero nem o arbtrio individual, nem o juzo sumrio da multido: mas no saberia aceitar a soluo de Merlino, que queria
5

Extrado de MALATESTA, Errico. Op. Cit., pp. 245-249.

18

organizar a defesa contra os delinqentes como um servio publico qualquer de higiene, de transporte, etc., porque eu temo a formao de um corpo de homens de armas que adquiria todos os vcios e representaria todos os perigos dos corpos de policia. til, por exemplo, no interesse do servio, isto , pblico, que os ferrovirios se especializem na sua [mansioni], que os mdicos e os professores se dediquem inteiramente as suas artes; mas perigoso corruptor, ainda que poderia ser tecnicamente vantajoso, permitir que qualquer um faa profisso de policial e de juiz. Antes de tudo, distingamos o juiz do policial. Os juizes no constituem um corpo armado e, portanto no representariam por si mesmos nenhum perigo. Hoje so, nas causas polticas, os instrumentos do governo, que os recruta, os paga (com dinheiro nosso, verdade: mas nosso dinheiro so tambm... os seus), os inspira e os move ligados, por instrues secretas, aos chefes de partido. Nos mesmos processos polticos e depois nos comuns, so ordinariamente os expoentes (como de resto tambm os jurados) dos interessados, dos prejuzos, dos dios e dos medos da classe a qual pertencem. Mas na sociedade futura esses sero os tcnicos, preferveis mil vezes aos juizes improvisados, inexperientes e apaixonados como poderiam ser... os juizes do futuro. Por mim, tambm hoje, em um processo no poltico, se fosse inocente, preferiria ser julgado por juizes profissionais, que pelos dez concidados, os quais os nomes venham tirados fora de uma urna. Com isso no entendo dizer que o sistema judicirio deva permanecer aquilo que : ao contrrio, esse deve ser corrigido, at transformado em seus fundamentos. Mas precisamente por isso no basta falar mal dos juizes para acreditar ter resolvido o problema.

19

E agora vem os policiais. Estes hoje so... aquilo que so. Mas, tu sabes melhor que eu, os maiores e verdadeiros policiais no so aqueles em montaria que acorrentam, perseguem, assassinam e se lanam como ces raivosos contra uma multido de mafinestantes, de desempregados ou de mutilados de guerra. Os verdadeiros policiais no portam armaduras, e nem mesmo necessrio que sejam constitudos em um corpo oficialmente reconhecido. So corpos de homens de armas tambm os fascistas e tambm os arditi do povo. Agora tu temes a formao de um corpo de policiais; e no pensa que, na falta de um eficaz servio de segurana publica (a palavra feia, mas as palavras no devem assustar-nos), se constituiriam corpos armados, como os dois que mencionei, que, como tu escreves, adquiririam todos os vcios e representariam todos os perigos dos corpos de policia? Tambm aqui ns devemos transportar-nos com a mente na sociedade futura, na qual sero cessados, esperamos, as lutas ferozes que ensangentam e entristecem a sociedade presente; e portanto as causas mais graves da perverso dos nimos de todos aqueles que possuem, que so, ou que exercitam um poder qualquer. O corpo de polcia do futuro ser, nos seus dirigentes, um corpo de mdicos e, ousarei dizer, de educadores e de filantrpicos; e aqueles que sero investidos de funes executivas (caso permanea a distino entre dirigentes e executores), sero como enfermeiros nos hospitais e nos manicmios; e se tambm no exerccio dirio das suas incumbncias, contrairo uma certa insensibilidade aos males alheios (como no

20

poucos enfermeiros e cirurgies de hoje), culpa da natureza humana, que aquela que , transformando-se apenas lentamente. Tambm aqui o rgo deve ser modificado radicalmente, mas no supresso: a funo dever tambm essa mudar substancialmente. A justia a defesa contra a delinqncia ser amanh to diversa de hoje, quanto ao menos aquela de hoje diversa daquela da Idade Mdia. Concluso: estudemos e busquemos os progressos de substancia e de forma por aportar na atual organizao poltica e econmica, mas no retrocedamos, no proponhamos remdios piores dos males, como o remdio de abandonar a defesa social a todos, o que poderia significar tambm praticamente a ningum. Porque veja, caro Errico tu escreves que defesa social deveriam prover a todos, como todos correm em socorro de calamidade publica. E no existe o corpo de bombeiros? No existem as muitas benemritas assistncias publicas? No existem as associaes de socorro aos naufrgios? E se pode imaginar uma eficaz defesa contra a delinqncia sem uma organizao verdadeira e prpria especialmente naquela que a parte mais eficaz e menos suspeita a preveno do delito? No tenho nada mais a dizer, e no teria provavelmente nem mesmo usurpado um no pequeno espao de Umanit Nova com esta minha lamentao se a questo devesse permanecer circunscrita ao tema da delinqncia. Mas essa mais vasta. Aquilo que se diz do servio de segurana publica e da administrao da justia penal e civil se dever dizer de todos os outros interesses gerais: escola, higiene, produo, etc, etc.

21

Os socialistas autoritrios dizem que estes servios devero ser organizados pelo Estado, e acreditam com isso ter dito tudo: os anarquistas ou negam a necessidade de toda organizao ou se refutam em precisar as formas e normas de toda organizao. Ao meu modesto ponto de vista, convm aprofundar o problema, ou melhor, os problemas... Teu sempre afetuosssimo, Saverio Merlino.

Sobre o mesmo argumento recebi um acumulo de cartas todas mais ou menos interessantes. Congratulo-me disto, porque isto demonstra que os companheiros compreendem a importncia do quesito (e dos quesitos envolvidos), e entendem, neste perodo que para ns de calma relativa, aprofundar aqueles problemas cuja soluo ser imposta pelos fatos em um futuro que esperamos prximo. Sinto-me de no poder publicar tudo de modo rpido por razes de espao; mas no faltarei de retornar de tempos em tempos sobre a questo, inserindo aquilo que puder distinguir de mais importante. Sobre aquilo que escreve Merlino tenho a observar que ele, segundo me parece, confunde a Sociedade futura, tal como esperamos que seja quando as novas condies de liberdade e de igualdade tero completamente transformado homens e coisas, com o perodo que seguir imediatamente a Revoluo e que aquele ao qual principalmente se referia a presente discusso. O corpo de polcia do futuro, diz Merlino e gostaria de repeti-lo, ser nos seus dirigentes, um corpo de mdicos e, ousarei dizer, de educadores e filantropos; e aqueles

22

que sero revestidos de funes executivas (caso permanea a distino entre dirigentes e executores), sero como enfermeiros nos hospitais e nos manicmios. De acordo, perfeitamente de acordo. Mas isto significa transportar o problema da criminalidade para quando criminalidade neste perodo no existir mais, ou quase. E a questo, ao contrrio, se apresentar quando, abatido o governo vigente, nos encontraremos de frente, de um lado ao desencarceramento das classes delinqentes, e de outro as tentativas de todos os ambiciosos e de todos os autoritrios que querero apoderar-se da direo da coisa publica, e com a desculpa de defesa social, e qui da defesa da Revoluo, submeter o povo ao seu jugo. Para mim, constituio de um corpo oficial de segurana pblica prefiro ainda o conflito entre fascistas e arditi do povo. Naturalmente o conflito ps-revolucionrio ao qual aludo no tem nada em comum com a luta que se trava agora entre fascistas pagos pelos proprietrios e defendidos pelos carabinieri e pela magistratura, e os arditi do povo, desarmados e perseguidos pelos poderes pblicos. Se luta civil dever existir, as partes em luta devem prover por si mesmo as necessidades da luta e pesar sobre a marcha geral da sociedade em proporo das suas reais foras. E a grande massa dos trabalhadores, que ama sempre a paz e a tranqilidade, saberia impor aqueles limites alm dos quais no possvel trabalho profcuo e vida social. Enquanto, ao contrrio, em todo sistema autoritrio e no possvel constituir um corpo oficial de segurana publica sem uma organizao autoritria todos devem

23

pagar, e qui, prestar servio obrigatrio para defender os interesses, as paixes, as idias de alguns, mesmo existindo decididamente contrrios. Ento teremos os fascistas se chamaro provavelmente guardas vermelhas, mas o nome no importa mas fascistas oficialmente reconhecidos, pagos por todos, recrutados principalmente entre aqueles que refutam todo trabalho regular e provavelmente sados dos piores ambientes da velha policia, que so sempre preferidos pelos novos governos, como homens aptos ao oficio. Vejam a Rssia! O delegado Gasti, o tcnico dos compls, teria ainda diante de si uma brilhante carreira. Sou ainda de acordo com Merlino que necessrio precisar as formas e normas de toda organizao, mas necessrio faze-lo a titulo de proposta e de experimento, sem que ningum tenha o poder de impor pela fora as prprias solues. Na prtica, triunfaro aquelas formas que melhor satisfaam os interesses gerais.

6. Abolir os crceres!, de Giovanni Forbicini (Roma, Umanit Nova, nr. 173, 01/11/1921)6 A Biblioteca de publicaes audazes do mensal de propaganda anrquica Spartaco (Piazza Risorgimento, n. 36. Roma) publicou em excelente edio ao preo de 4 liras um interessante e forte trabalho do nosso companheiro Giovanni Forbicini, com o titulo sugestivo e pungente: Abolir os crceres! um escrito denso de pensamentos e de fatos, do qual falta apenas uma mais acurada elaborao para ser um livro de valor permanente, que permanea ocupando um lugar distinto na literatura de emancipao. E ns esperamos que o autor, que no se ofender das nossas observaes porque sabemos que um homem que, pelo contrrio,
6

Extrado de MALATESTA, Errico. Op. Cit., pp. 286-287.

24

se ofenderia se no lhe dirigssemos francamente o nosso pensamento, ns esperamos, digo, que o autor querer em uma segunda edio remediar a demasiada pressa desta primeira. Assim como est, aquele trabalho, mais que um livro lembra uma reunio de materiais preparada para redigir um livro. Mas que materiais! Que fatos e que pensamentos! a histria da dor humana e da ferocidade humana que passa sob os olhos do leitor e nele agita a mente e comove o corao. No livro se evoca continuamente as sombras dolorosas das vitimas de todas as tiranias, os hipcritas ferozes dos matadouros, as faces plidas dos juizes, igualmente responsveis, porque conscientes dos mesmos matadouros. E se assiste ao terrvel duelo secular entre o assim chamado acusado e a assim chamada justia, que quase sempre a luta aberta ou insidiosa entre o vencido que no quer resignar-se opresso e o vencedor que quer conservar e aumentar os privilgios usurpados; luta que no conclui nada, no resolve nada, mas produz sempre novas dores e novos delitos, porque deixa sempre intacta a causa do mal. E se v como as mais brbaras torturas no servem para eliminar ou diminuir os delitos e como so inteis todas as reformas do sistema punitivo, que mudam um pouco o modo como se aplica a vingana social, mas deixam sempre imutvel o principio de vingana, o sistema de infligir novos sofrimentos a quem tem muito mais necessidade de afetuoso socorro. Abolir o crcere! Grita Forbicini, e exprime assim sinteticamente a sua ardente aspirao, que tambm a nossa, em direo a uma ordem social na qual, assegurado a

25

todos o po e a liberdade e cessada, portanto, a luta que hoje faz do homem o lobo do homem, se combateria o delito, isto , o ato anti-social, buscando-lhe e eliminando-lhe a causa, ou quando muito tratando o delinqente como um doente perigoso, que no se deve torturar, mas curar com os melhores meios sugeridos pela cincia e pela piedade. Ns recomendamos fortemente o livro aos companheiros que nele encontraro fatos e argumentos para utilizar na propaganda; e o recomendamos tambm a todos que de um modo e por uma finalidade qualquer se interessem pelos problemas que agiam o mundo neste momento de preparao de um futuro melhor.

7. A propsito de um furto (Roma, Umanit Nova, nr. 158, 11/07/1922)7 H alguns dias foi roubada uma rica joalheria na Piazza Venezia, e parece, se si pode crer na policia e nos jornais por essa instrudos, que no furto estiveram envolvidos alguns anarquistas. Naturalmente os sicrios da burguesia insistem comprazes sobre uma descoberta de um bando de ladres anarquistas; e ns no nos maravilhamos e nem nos comovemos com isso. E no encontraramos nada de estranho no fato, se resultasse que existem ladres que professam idias anrquicas, ou anarquistas que roubam. Preferimos deixar a obstinada indignao aos jornais que so habitualmente exaltadores e beneficirios de todas as porcarias, de todas as roubalheiras cometidas regularmente, metodicamente, dentro e fora da legalidade, pelas classes dominantes. O que pode nos causar, o que pode causar a sociedade em geral e aos trabalhadores em particular se uma poro de pedras e de metais preciosos estejam nas

Extrado de MALATESTA, Errico. Pagine di lotta quotidiana. Scritti - 2o volume: Umanit Nova e scritti vari, 1919/1923. Carrara: Movimento Anarchico Italiano, 1975, pp. 123-125.

26

mos da aurcula [de orefice confirmar] Chicca ou naquelas de outros aventurosos comerciantes, os quais tentaram subtrair a Chicca por meios engenhosos mas ilegais, com aquela mesma tranqilidade de conscincia com a qual Chicca, assim podendo, reduziria falncia e misria os outros joalheiros por meio da concorrncia admitida e protegida pela lei. Teramos a necessidade aqui de falar, no direi do sistema social vigente que todo fundado sobre o furto do produto do trabalho alheio, mas de todos os furtos ilegais, ou apenas mascarados de legalidade, que formam a trama da vida comercial e bancria contempornea? No natural que, uma vez que todos roubam, queiram roubar tambm alguns daqueles que no podem faze-lo legalmente e so obrigados a recorrerem a meios ilegais e perigosos? E se esses ladres no so pessoas embrutecidas e querem poder respeitar a si mesmos, natural que esses busquem uma justificao moral, uma explicao terica para sua conduta. As idias anarquistas, as idias socialistas em geral que explicam as origens e a natureza da propriedade capitalista, se prestam muito bem a uma explicao e a uma certa justificao moral do furto ilegal; como as teorias dos economistas burgueses explicam e justificam o furto legal. Tudo se explica com teorias: mas isto que determina a conduta real a vida, que triunfa e ri de todas as teorias. Em todo caso ns preferimos, do ponto de vista moral, o ladro que se justifica diante de si mesmo e dos outros dizendo que ele tem o direito de roubar, quele outro ladro, aquele que porta a scapola [faixa religiosa], o qual pensa que aps ter roubado bastar confessar-se e tornar-se inocente como uma ovelha.

27

Mas a ns e aos nossos, aquilo que importa a questo geral: os anarquistas admitem o furto? preciso distinguir. Para um homem que quer trabalhar no encontrando trabalho e reduzido a morrer de fome em meio a fortunas, o tomar de quem tem muito disto que lhe necessrio indiscutivelmente um direito, e se dele depende a vida de outros, crianas, doentes, velhos incapazes, pode ser tambm um dever. Mas se si trata do furto feito para fugir a necessidade de trabalhar, do furto feito para constituir um capital e viver dele, a coisa clara. Como os anarquistas no admitem a propriedade, que o furto realizado, consolidado, legalizado e feito por meio da explorao do trabalho alheio, do mesmo modo no podem admitir o furto que a propriedade em formao. Quem no trabalha vive explorando o trabalho alheio, e no importa se ele explora diretamente na qualidade de industrial, ou se explora indiretamente na qualidade de ladro... ou de proprietrio de rendas. Ns no jogamos o antema contra os ladres pessoalmente, como no o jogamos pessoalmente contra os capitalistas. Compreendemos todas as fatalidades do ambiente, da posio, da educao, e por isso queremos destruir o sistema que torna possvel o furto e o capitalismo, que so no fundo a mesma coisa. * * *

Amanh trataremos de um outro lado da questo: o furto como meio de luta.

8. O furto como arma de guerra (Roma, Umanit Nova, nr. 159, 12/07/1922)8

Extrado de MALATESTA, Errico. Pagine di lotta quotidiana. Scritti - 2o volume: Umanit Nova e scritti vari, 1919/1923. Carrara: Movimento Anarchico Italiano, 1975, pp. 125-127.

28

Em todas as pocas os exrcitos beligerantes e os partidos revolucionrios consideraram como meio justo de guerra o apropriar-se, em detrimento do inimigo, de tudo aquilo que pode facilitar a vitria, e portanto tambm do dinheiro, que se costuma dizer ser p nervo da guerra. permitido aos anarquistas, que esto sempre, pelo menos intencionalmente, em guerra aberta com a classe capitalista, permitido aos anarquistas, em coerncia com seus princpios, subtrair dos ricos as coisas (dinheiro e objetos preciosos) para servir-se delas para propaganda, para o armamento e para todas as necessidades da luta? E no podendo seqestrar o dinheiro abertamente, em guerra declarada, permitido apropriar-se dele secretamente, adotando aquilo que se podem chamar-se astcias de guerra, em uma palavra, roubando? Teoricamente no parece que possa haver dvida sobre o direito de adotar, em uma guerra justa, todos os meios visando facilitar e assegurar a vitria sem lesar o sentimento de humanidade. Mas preciso assegurar-se se um determinado meio realmente til, se isso que moralmente permitido tambm praticamente aconselhvel. O mtodo (o furto para a propaganda) foi em vrios paises e em vrias pocas predicado e praticado por particulares grupos anrquicos; mas deram sempre frutos desastrosos. E poderia dizer o mesmo de outros partidos e de pocas gloriosas na histria da Itlia, mas prefiro no ocupar-me aqui que das coisas nossas. O dinheiro corrompe como tambm corrompe a necessidade de esconder o prprio si, de fingir, de enganar, de adotar aquelas artes necessrias ao ladro se no quiser parar na priso como um imbecil.

29

Quantos jovens generosos, quantas belas naturezas so consumidas por essa idia fixa do roubar pela propaganda! Se comea por buscar a companhia dos ladres de profisso, porque tambm roubar uma profisso que necessrio aprender. Se perde o hbito e depois a vontade de trabalhar, e portanto sobre o produto do furto preciso destinar a quota para alimentar o ladro: propaganda se destina aquilo que sobra, quando sobra. E com o hbito de no trabalhar vem tambm o gosto do luxo e da orgia, e se termina por esquecer as idias, a propaganda, os princpios, e se torna um ladro vulgar. Pior ainda: se comea a tratar os prprios companheiros como velhacos porque se deixam explorar trabalhando, a massa como desprezvel gado, e se termina por dizer: quem quer emancipar-se faa como eu, roube, eu, a minha revoluo a fiz, faam os outros a sua, e torna-se pior que os burgueses. E isso s para aqueles que possuem fortuna e conseguem aplicar o grande golpe. Os outros consomem a sua vida em pequenos truques, furtos mesquinhos aplicados preferivelmente em detrimento dos pobres, porque roubar aos pobres mais fcil e menos perigoso, ou em detrimento dos companheiros porque os companheiros no denunciam policia. Os melhores, aqueles que conseguem salvar-se da pior decadncia moral so aqueles recolhidos a priso no inicio da carreira antes de estarem completamente corrompidos. Podem existir algumas excees individuais: eu mesmo poderia citar alguns se o argumento no fosse to delicado.

30

Mas certo que em todos os ambientes nos quais foi admitido o furto para a propaganda, introduziu-se a corrupo, a desconfiana entre companheiros, a maledicncia, a suspeita e portanto a inrcia e a dissoluo. E os policiais infiltrados tiveram com que ocupar-se, porque no se teve mais o modo de verificar quais so os meios de vida de cada um. No, melhor a penria de meios, melhor o pequeno estipndio versado e ganho com fatiga que d ao trabalhador o orgulho de concorrer com o prprio esforo a obra comum, do que, ao contrrio, pela esperana quase sempre ilusria da grande soma, correr o risco de ver corromper-se e desaparecer alguns entre os companheiros mais enrgicos e mais ativos.

9. Individualismo (Roma, Umanit Nova, nr. 184, 19/08/1922)9

10. Liberdade e delinqncia, ainda em resposta a O pensamento de um iconoclasta de Enzo Martucci. (Roma, Umanit Nova, nr. 190, 30/09/1922)10

11. Opinio popular e delinquncia. Um efeito moralizador do fascismo (Pensiero e Volont, Roma, ano I, nr. 16, 15/08/1924).

Extrado de MALATESTA, Errico. Pagine di lotta quotidiana. Scritti - 2o volume: Umanit Nova e scritti vari, 1919/1923. Carrara: Movimento Anarchico Italiano, 1975, pp. 142-143. 10 Extrado de MALATESTA, Errico. Pagine di lotta quotidiana. Scritti - 2o volume: Umanit Nova e scritti vari, 1919/1923. Carrara: Movimento Anarchico Italiano, 1975, pp. 165-168.

31

Вам также может понравиться