Вы находитесь на странице: 1из 4

CARGOS EM LOJA MANICA

CARGOS EM LOJA MANICA Apenas no intuito de fazermos algumas colocaes, no entraremos em detalhes maiores sobre as obrigaes e deveres dos oficiais de uma loja, isto consta nos rituais, e servir de estmulo para o desenvolvimento de temas relacionados com cargos em lojas. VENERVEL MESTRE O ttulo vem das guildas inglesas, do sculo XVII, quando comearam a denominar-se WORSHIPFUL, isto , Venervel, a primeira ponta do tringulo com o vrtice para cima. Sua coluna a Jnica, representa a sabedoria. Como Presidente, ocupa o trono de Salomo, no um soberano, pessoa fsica, mas, Salomoh, (homem Perfeito) A Jia do venervel, o esquadro, smbolo da retido. PRIMEIRO VIGILANTE Primeiro vice-presidente da loja, representa Hiram rei de Tiro, no a pessoa fsica. Governa durante as horas de trabalho de uma loja manica. A sua coluna a Drica, que representa a fora, quando est trabalhando ela esta levantada, quando esta em descanso a coluna esta abaixada. a segunda ponta do tringulo com o vrtice para cima. A Jia do primeiro vigilante, o nvel, smbolo da igualdade. SEGUNDO VIGILANTE Segundo vice-presidente da loja, representa Hiram Abif, no a pessoa fsica. Governa quando os trabalhos esto suspensos ou em recreao. Sua coluna a Corntia, representa a beleza, quando os trabalhos esto suspensos ou em recreao, ela est levantada, quando em trabalho, ela esta abaixada. a terceira e ltima ponta do tringulo com o vrtice para cima. A Jia do segundo vigilante, o prumo, smbolo da retido. ORADOR Ou Guarda da Lei, s pode apresentar as suas concluses, baseadas nas

proposies dos outros irmos, no pode emitir opinio prpria, participando de debates. a primeira ponta do tringulo com o vrtice para baixo. A Jia do orador, o livro aberto sobre fundo radiante, sendo o livro para a consulta dos irmos e, a irradiao, a luz dos sbios ensinamentos. SECRETRIO Responsvel pelos escritos da Loja, devendo lanar nos livros a verdade. a segunda ponta do tringulo com o vrtice para baixo. A Jia do secretrio, so duas penas cruzadas, representando a escrita fiel. GUARDA DO TEMPLO Ou cobridor, na maonaria operativa, quando um edifcio em construo chegava ao seu final, cobria-se por telhas, por analogia, quando se fecha a porta do templo, ele est coberto. a terceira e ltima ponta do tringulo com o vrtice para baixo. O venervel e os vigilantes formam o primeiro tringulo com o vrtice para cima, o orador secretrio e guarda do templo, formam o segundo tringulo com o vrtice para baixo, quando sobre postos, forma o Hexgono, estrela de seis pontas ou Selo de Salomo. O guarda do templo, o zelador de nossos pensamentos, A Jia do guarda do templo, so duas espadas cruzadas. MESTRE DE CERIMNIAS Representa o ponto dentro do Selo de Salomo. o encarregado da ritualstica e do protocolo, conduzindo o basto patriarcal. A Jia do mestre de cerimnias, a rgua, smbolo da ordem. COMENTRIOS As cinco dignidades da Loja, formam o pentgono, estrela de cinco pontas, representando o homem. A parte de cima , a cabea o venervel, as partes debaixo, os ps, representados pelos vigilantes, e as pontas intermedirias, os braos, representados pelo orador e secretrio. EXPERTOS Substitutos dos vigilantes, do Latim: expertus = sabedor , perito.

Condutores e guias nas iniciaes, sua misso encorajar o iniciando a vencer os obstculos. A Jia do experto, o punhal, para defesa. PRIMEIRO DICONO Do Grego: Diakonos = servidor. o mensageiro do venervel mestre. A Jia do primeiro dicono, uma pomba dentro de um tringulo. A pomba a mensageira da paz, a representao da divindade. SEGUNDO DICONO Mensageiro do primeiro vigilante, responsvel pela ordem no ocidente. A Jia do segundo dicono, a pomba livre. TESOUREIRO Guarda e administra os valores da loja. Zela para que a loja no se torne pobre, e perca seus valores esotricos. A Jia do tesoureiro, a chave, que d acesso aos tesouros. CHANCELER Guarda o selo, para poder imprimi-lo nos documentos da Loja. Responsvel pelo cadastro dos obreiros. A Jia do chanceler, a chancela. HOSPITALEIRO Irmo caridoso. Do Latim: Hospitalarius = que d hospedagem por caridade. Encarregado da assistncia aos irmos e necessitados. A Jia do hospitaleiro, a bolsa, smbolo da solidariedade humana. ARQUITETO Responsvel pela conservao dos utenslios e ornamentao da Loja. A Jia do arquiteto, o mao e o cinzel, smbolos da fora dirigida, para desbastar as imperfeies. MESTRE DE BANQUETES Encarregado da organizao dos gapes fraternais. A Jia do mestre de banquetes, a cornucpia, smbolo da fartura.

De acordo com a fbula, supe-se que o corno tenha sido arrancado da cabea de Aquelus, quando, foi transformado em touro, tendo sido vencido por Hrcules. PORTA ESTANDARTE Responsvel pela conduo do estandarte da Loja em todas as cerimnias. A Jia do porta estandarte, um estandarte, que representa a bandeira da loja. PORTA ESPADAS Responsvel, pela guarda e manuteno das espadas da Loja. A Jia do porta espadas, uma espada, smbolo da fora. BIBLIOTECRIO Responsvel pela parte cultural da Loja e, pelos livros de registros. Simboliza a luz interior. A Jia do bibliotecrio, um livro com a pena. MESTRE DE HARMONIA Encarregado da harmonia musical e, dos efeitos sonoros durante as iniciaes. Procurando sempre aumentar as vibraes magnticas atravs da msica. A Jia do mestre de harmonia, uma lira, smbolo universal da msica. COBRIDOR EXTERNO Possui as mesmas funes do guarda do templo, o guarda contra os maus pensamentos que podem querer invadir a Loja. A Jia do cobridor externo, um alfange, para proteo contra aproximao dos indiscretos e curiosos.

Вам также может понравиться