Вы находитесь на странице: 1из 5

15

RESUMO: O dirio de viagem tem se constitudo em elemento essencial nas discusses sobre a caracterizao do : Brasil nos diversos momentos histricos da busca do sentido de nao. Neste artigo, trago algumas reflexes sobre o esprito romntico de Taunay, na obra Scenas de viagem, e o esprito revolucionrio modernista de Mrio de Andrade, em O Turista Aprendiz, tendo por base a idia deste sobre a similaridade entre a necessidade de descentralizao intelectual e a necessidade espiritual que ultrapassa o esttico na composio da paisagem. PALAVRAS-CHAVE: dirio de viagem; romantismo; modernismo. ABSTRACT: The journey diary has been an essential element in the discussion about Brazils characterization. It is present along the various historical moments of the search of the sense of nation. In this article I bring out some reflections about Taunays romantic sense in Scenas de Viagem and Mario de Andrades modernist revolutionary sense in O Turista Aprendiz. The idea is based on the similarity between the claim of intellectual descentralization and the spiritual necessity which goes beyond esthetic on the scene composition. KEYWORDS: journey diary; romanticism; modernism.

Integrando o percurso da viagem, o dirio suscita grande interesse nos estudos das cincias sociais e humanas, notadamente da literatura. Proponho, neste artigo, refletir sobre as obras Scenas de Viagem, de Alfredo dEscragnolle Taunay (1843 1899) e O Turista Aprendiz, de Mrio de Andrade (1893 1945), representantes de dois momentos de tomada de conscincia de brasilidade, numa espcie de esforo de modernizao e atualizao do Brasil. Busco, nesse contraponto de leituras, discutir o esprito romntico de Taunay e o esprito revolucionrio modernista de Mrio de Andrade, tendo por base a idia deste sobre a similaridade entre a necessidade de descentralizao intelectual e a necessidade espiritual que ultrapassa o esttico 2 na composio da paisagem. No percurso dos diaristas vejo, como ponto nodal da discusso, a forma como os discursos so transpostos para a fico na dialtica entre o testemunho e a inveno. Alfredo dEscragnolle Taunay, Visconde de Taunay, escreve sua primeira obra, Scenas de Viagem: explorao entre os rios Taquary e Aquidauana no districto de Miranda, no momento de participao, como militar, no conflito de fronteira da Guerra contra o Paraguai (1865 1867). Obra de um jovem a servio da ptria, presentifica-se nela o ideal superior do sentimento de dever como meio de superao dos

obstculos. Como explorador e memorialista, oficial do imprio e artista de acurado olhar, Taunay elabora suas impresses com notas minuciosas, objetivando um trabalho simples e despido de pretenses, porm de alguma vantagem para novos e mais habilitados exploradores (TAUNAY, 1868). , portanto, o viajante-pesquisador que colhe dados para descrever cenas da natureza, ou seja, sintetizar as sensaes causadas pela vivncia entre-rios no serto sul de Mato Grosso, elemento que passa a incorporar o singular processo criativo de suas mais afamadas obras, cuja principal personagem a paisagem brasileira. Mrio de Andrade viaja pelo rio Amazonas, de maio a agosto de 1927, acompanhado de trs mulheres: D. Olvia Guedes Penteado, mecenas dos modernistas, sua sobrinha Margarida Guedes Nogueira e Dulce do Amaral Pinto, filha de Tarsila do Amaral. um escritor modernista representante do estado de esprito revolucionrio e de um sentimento de arrebentao (ANDRADE, 1974), convicto da necessidade de incorporar o clima do movimento e fecundar as novas experincias. Nessa dupla condio, a primeira um tanto desfavorvel para um homem da sua poca no muito dado s viagens (ANDRADE, 1976, p. 51), e a outra propcia ao cultivo do prazer necessrio criao, escreve um dirio que, em 1943, foi transformado em livro. Essas notas, apesar de consideradas pelo

Edio n 002 - Julho 2004

O dirio de viagem Taunay e Mrio de Andrade autor como snteses absurdas, apenas para uso pessoal, jogadas num anuariozinho de bolso, me dado no Loide Brasileiro (O Turista Aprendiz, 21 de maio, p. 64) sero fundamentais na gnese do processo criativo e no amadurecimento do projeto nacionalista de Mrio de Andrade. No misto de registro e de poesia, aliado s experincias vivenciadas numa regio ainda hoje no totalmente conhecida dos brasileiros, Mrio de Andrade ser ponta de lana esprito novo de reverificao e remodelao da Inteligncia nacional que marcou o movimento das primeiras dcadas do sculo XX (cf. ANDRADE, op. cit.). A viagem oficial do artista Taunay viaja entre o cenrio da guerra e da natureza exuberante de Mato Grosso. tocado to profunda e densamente por elas que, diz nas Memrias (TAUNAY, 1946), seu esprito se transforma a partir da experincia da viagem em terras to distantes e inspitas. Conseqentemente sua obra se constituir de essncias: do natural dos sertes, da herana familiar de artistas renomados e, talvez, do olhar mltiplo que rene cincia, arte e literatura, por influncia do naturalista alemo Alexander von Humboldt, figura emblemtica do sculo XVIII, que fez escola na linhagem dos relatos de viagem. Particularmente ligado s questes do imprio brasileiro, que buscava criar representaes para imprimir certo tipo de memria oficial, Taunay produz imagens fundantes para interpretar a natureza, no como fenmeno natural, mas como elemento da cultura e da histria do povo ou emblema da nao. Ao lado da realeza, a natureza constitui pretexto para a constituio de uma narrativa componente do cenrio de uma regio e da idia de nao. A obra Scenas de Viagem, composta de onze 4 captulos , descreve a presena da fora expedicionria da Retirada da Laguna, obrigada a permanecer, de dezembro a fevereiro de 1865, s margens pantanosas do rio Taquari na sua confluncia com o Coxim, no distrito de Miranda, parte sul do antigo Mato Grosso, ainda uno:
Entre Coxim e a villa de Miranda estendiam-se ento, impedindo a passagem at a viajantes escoteiros, esses pantanaes que, chegando em certos corixos a dar nado, impossibilitavam totalmente a marcha da expedio acompanhada por bagagem pesada e viaturas de artilharia (TAUNAY, 1868, p. 10).

16 A presena da gua corta a paisagem e mistura-se umidade do corpo transpirado em conseqncia do sol abrasador e da chuva intermitente, acompanhada ainda pelos insetos e pelas doenas. As sensaes externas se mesclam quelas interiores quando, aps o sofrimento, rompe o sol e o delrio multicolorido da paisagem explode em pinceladas na pena do diarista. O olhar mediado pelos sentidos para construir uma arte que atinge a alma e experimenta a necessidade de se representar a si prpria na alegoria e no emblema (STAROBINSKY, 1988, p.98):
Depois della [a chuva], descambou o sol por trs de nuvens rxas, orladas de fimbrias de ouro e prata, que, por largo tempo, atirro lindos reflexos sobre as Campinas, at se confundirem com os pallidos clares da lua, a qual illuminou, com baa luz, os negros penhascos, portaes daquella entrada colossal, com que defrontvamos (TAUNAY, 1868, p. 27).

Entretanto, em alguns momentos, o deslumbramento cede lugar ao senso vital e prtico, para depois prosseguir na descrio, como se a ruptura fundisse o real e o ficcional, como acontece no dirio dO Turista:
... de sua verde mataria, de suas lindas garas, de seus fcies melanclicos, de seu co puro e noites cintillantes que terio feito surgir em ns poticos sonhos, se o estomago e quantas vezes! no reagisse dolorosamente com exigncias difficeis de satisfazer. A posio do Coxim pitoresca... (TAUNAY, 1868, p. 11).

Ao que parece, Taunay elabora o texto no calor da hora. Mrio de Andrade, no hibridismo da composio, compe o dirio em duas pocas: a escrita de 1927 reescrita, j maduro o escritor, em 1942, aparecendo o ficcionista:
que manipula artisticamente tempo e espao, cria personagens, estabelece pontos de vista ao narrar (...) transformando o episdio num verdadeiro conto que poder ser lido fora de seu contexto de origem (p. 40).

Taunay possui viso acabada da paisagem, que se impe entre duas concepes: da descrio do real posta pelo diarista e da postura idealizada, necessria proposta de representao nacional. No h propsito apenas de reproduzir, mas de

Edio n 002 - Julho 2004

Olga Maria Castrillon Mendes fazer conforme um modelo; de certa forma, viso 5 ancorada na tradio clssica . Seu objetivo no trazer o novo, mas re-criar a tradio a partir do conhecimento do local observado e vivido, definindo o carter prprio da paisagem interiorana, poca desconhecida dos centros irradiadores da cultura. Desta forma, misso do viajante agregam-se questes do nacional e da imagem a servio dos sentidos. Estilo que parece fundar o esttico-literrio do pensamento romntico, criando imagens que contribuem para interpretar o Brasil no perodo de constituio do sentido de nao. A capacidade de interpretar tipos e pintar cenas faz de Taunay um dos mais fecundos escritores brasileiros do sculo XIX, quando se utiliza da experincia imediata para conferir transcendncia arte. transviagem dO A transviagem d O turista O Turista Aprendiz (1927) constitudo de duas partes. A primeira tem um longo ttulo pardico O Turista Aprendiz: viagens pelo Amazonas at o Peru, pelo Madeira at a Bolvia, por Maraj at dizer chega que retira a solenidade dos viajantes e tenta uma viso tropicalizada do Brasil. A segunda parte intitulada O Turista aprendiz: viagem etnogrfica (1942), condizente com o seu contedo mais objetivo, diferentemente do tom ficcional e jocoso da primeira parte, foco do nosso estudo. A obra, conforme Lopez (1976, p.38), um misto de narrativa de viagem e dirio, portanto, texto ligado intimidade do autor e elaborao 6 potica. Essa composio caleidoscpica mescla personagens e subjetividades, compondo um mecanismo de fabricao que ultrapassa o limite da escrita objetiva. Como modernista e nacionalista, o dirio de viagem de Mrio de Andrade o espao de liberdade para repensar novos paradigmas da criao, porque sua narrativa centra-se no real experimentado, explorado nas dimenses do inusitado:
Vida de bordo. Os botos brincam brincando na tarde, comem peixes. Os botos comem peixes assim, de-tardinha s por brincadeira. A noite j entrara quando portamos num porto-de-lenha. Cu do Equador, domnio da Ursa Maior, o grande Saci... (12 de junho, p. 97);

17
As vezes a gua do Amazonas se retira por detrs das embabas, e nos rinces do silncio forma lagoas to serenas que at o grito dos uaps afunda ngua. Pois nessas lagoas que as vitrias-rgias vivem, calmas, to calma, cumprindo o seu destino de flor (7 de junho, p. 86).

Ou no plano csmico, que permite a insero do sentimento de paisagem como centro de convergncia:

A solenidade, contudo, rompida pelo humor, pela linguagem telegrfica, pelos mltiplos discursos que misturam reportagem, cientificidade e memria, resultando num estilo irreverente prprio do modernista. Dessa multiplicidade de elementos narrativos surge a grande marca da 7 viagem que uma transviagem , aquela que rompe com a tradio ao colar o inslito, o maravilhoso e a inveno. primeira leitura, o dirio dO Turista Aprendiz causa estranheza se o paradigma adotado for o dos relatos dos sculos anteriores. Estes, correspondendo ao esprito da poca, traduzem a necessidade da viagem como experincia insubstituvel. Pressupem conhecer o distante e o maravilhoso para explorar ou fazer cincia. O viajante espectador de fora que, em contato com o outro, analisa e elabora estudos sistemticos que circulam para construir uma imagem de terra extica e passvel de ser conquistada e povoada. Num segundo momento, a obra se mostra em toda a sua singularidade enquanto parte do projeto literrio do escritor. Mrio o viajante-protagonista 8 que, conhecedor da tradio, faz literatura . No esquadrinha, mas dimensiona a possibilidade de uma virada na trajetria linear dos relatos. No um turista en passant, mas aquele que retira da obscuridade a realidade cultural do Brasil, escondida nas fontes do povo. Mrio tem conscincia dessa realidade dentro de uma linha de fora universal, no momento de transformao do mundo e de desenvolvimento da conscincia americana e brasileira(ANDRADE, op. cit.). Neste aspecto parece prximo concepo de Taunay, de que a arte no se dirige apenas aos olhos, mas alma. Transformado em livro em 1943, haver, entre o registro e a escritura, o transcurso de mais de uma dcada que transformar o texto em um laboratrio de impresses anotadas no calor dos dias e imagens recriadas pela memria. Possibilita, portanto, diversidade de leituras pela mltipla reescritura que corresponde a uma variao genrica. As notas permitem estabelecer a confluncia entre o autobiogrfico e o ficcional, conforme discute Viollet (2001) sobre os dossis genticos e a metamorfose do dirio em obra de fico. Essa liberdade inventiva de formas e o

Edio n 002 - Julho 2004

O dirio de viagem Taunay e Mrio de Andrade descompromisso com a linguagem, levam-nos a pensar a obra na perspectiva do tempo imemorial 9 e do espao desgeograficado . Nesse (des)limite, o olhar andradiano sobre a paisagem no se esgota no deslumbramento plstico. O lirismo explorado at o maravilhoso quando (re)construdo no espao e no tempo da prpria criao, alternando o estilo elevado rompido pelo humor e pelo nonsense, lugar onde se afasta da criao literria de Taunay. Nessa configurao de dois momentos da histria literria brasileira temos, por um lado, a carga transcendente de imagens visuais da viagem que desguam na elaborao mental do sentimento de paisagem, onde a categoria do esttico parece sustentar seminais olhares sobre a nascente necessidade de imprimir sentido a uma idia de nao e de romantismo; de outro, o sublime da paisagem sem exaltao, rompida pelo humor, o espao csmico tratado pelo vis da irreverncia prpria do modernista. Em ambos, portanto, a conscincia do objetivo do fazer literrio estrutural e estilstico, fecundando ideais. Taunay almeja a sua obra como base para novos estudos e percursos ao interior do continente. Mrio no intenciona divulgao da obra como fonte de conhecimento. Dois movimentos anti-acadmicos, pois apesar das fortes sensaes experimentadas, Taunay no registra cenrios, mas constri cenas, quadros da natureza experimentada; no regionaliza o espao geogrfico, d-lhe uma abrangncia csmica, perspectiva que reporta viso humboldtiana de natureza. As imagens no se acumulam, unem-se para compor o universo harmnico ousaramos dizer, desgeograficado, como em Mrio de Andrade. Estaria Taunay antecipando a viso modernista? Em outras palavras: os modernistas renovaram os temas romnticos? Como leitor da tradio dos relatos de viagem e, particularmente, desta obra de Taunay, Mrio de Andrade parece reconhecer o esprito moderno como afinamento das expresses romnticas e do desejo de descentralizao intelectual, relevando e sistematizando uma cultura nacional. Enquanto, para Taunay, a nao modelo para idealizao, para Mrio a sntese de um sentimento consciente de recriao da cultura. Por um lado o projeto do Estado; por outro, a aproximao da Sociedade e dos seus problemas, um projeto popular. Ambos, entretanto, preparadores de estados revolucionrios similares que ultrapassam o simples sentido esttico. BIBLIOGRAFIAS

18

ANDRADE, Mrio de. O Movimento Modernista. In: Mrio de Andrade. Aspectos da Literatura brasileira. So Paulo: Livraria Martins, 1974. ANDRADE, Mrio de. O Turista Aprendiz. Texto, introduo e notas de Tel Ancona Lopez. So Paulo: Duas Cidades; Secr. Cult. E Tecnologia, 1976. CURTIUS, Ernst Robert. Literatura Europia e Idade Mdia Latina. Trad. Teodoro Cabral e Paulo Rnai. So Paulo: Hucitec/EDUSP 1996. , GOETHE, J. W. von. Viagem Itlia: 1776-1788. Trad. Srgio Tellaroli. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. IANNI, Octavio. A metfora da viagem. Revista Cultura Vozes. N 2 Ano 90. Volume 90, maro/ abril de 1996. LOPEZ, Tel Porto Ancona. Amaznia e Utopia em Mrio de Andrade. In:. Maria Lcia Arago e Jos C.S.B. Meihy (Coord.). Amrica, fico e utopias.Rio de Janeiro: Expresso e Cultura; SP/ EDUSP 1994. , MAGALHES, Jos Vieira Couto de. Dirio ntimo. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. MAISTRE, Xavier de. Viagem roda do meu quarto. Trad. Marques Rabelo. So Paulo: Estao Liberdade, 1989. MORAES, J.A. Leite. Apontamentos de Viagem. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. RILKE, Rainer Maria. O dirio de Florena. Trad. Marion Fleischer. So Paulo: Nova Alexandria, 2002. STAROBINSKY, Jean. 1789: os Emblemas da Razo. Trad. Maria Lucia Machado. So Paulo: Companhia das Letras, 1988. TAUNAY, Alfredo dEscragnolle. Scenas de Viagem: explorao entre os rios Taquary e Aquidauana no Distrito de Miranda. Memria Descriptiva. Rio de Janeiro: Typographia Americana, 1868.

Edio n 002 - Julho 2004

Olga Maria Castrillon Mendes VIOLLET, Catherine. Petite cosmogonie des crits autobiographics: gense et critures de soi. Gnesis: 16, 2001.
5

19
Taunay estaria vinculado, como os membros da sua famlia, ao pintor neoclssico David, cuja obra pensada no conjunto das particularidades e no do retrato coletivo (sobre David, cf. Starobinsky, 1988:7374). 6 Trago o termo de Viollet (2001), sob o ponto de vista das mltiplas facetas e combinaes pelas quais v o dirio. 7 Termo utilizado por Tel Ancona Lopez. 8 Mrio de Andrade foi leitor dos relatos de viagem do descobrimento e dos naturalistas, (conforme se pde observar no acervo do escritor no IEB/USP), e dos clssicos diaristas das viagens reais ou imaginrias como Goethe, Xavier de Maistre, Sterne, Rilke e Garrett que, na poca, j refletiam sobre a arte dirigida ao interlocutor e sobre a potica do fragmento. 9 Cf. a proposta de Bernardo Silvestre. In: Curtius (1996) que parece estar na gnese do pensamento de Mrio de Andrade sobre o nacional a partir da idia de desregionalizao do espao. Confere, ainda, Lopez (1994). Aceito para publicao em 08/07/2004

NOTAS
Professora Mestre de Literatura do Departamento de Letras da UNEMAT. Scia efetiva do Instituto Histrico e Geogrfico de Cceres e do Grupo RG Dicke/UFMT. Cf. O Movimento Modernista. In: Mrio de Andrade. Aspectos da Literatura Brasileira, pp. 231-55, onde discute a similaridade entre o esprito revolucionrio romntico e o modernista como necessidade espiritual. Visconde de Taunay herdeiro do esprito artstico dos renomados franceses que fundaram a Escola de Belas Artes, no Rio de Janeiro em 1816 (cf. a obra de Afonso de E. Taunay, A Misso Artstica de 1816. Braslia: UNB, 1983). 4 Os captulos, que so anotaes da viagem, esto acrescidos de um estudo sobre os ndios do Distrito de Miranda, um vocabulrio da lngua guan ou chan, notas separadas de A a H e um apndice minucioso da explorao dos rios, morros, recursos necessrios tropa, caminhos e distncias percorridas, onde se nota a preocupao do trabalho do diarista oficial.

Edio n 002 - Julho 2004

Вам также может понравиться