Вы находитесь на странице: 1из 25

Orientao para Composio de Preos de Estudos e Projetos de Arquitetura e Engenharia

Apresentao Componentes do oramento Quantificao dos recursos Preos pg. 2

pg. 3

pg. 5 pg. 7

Aferio do oramento elaborado pg. 9 Concluso Anexo 1 Anexo 2 Anexo 3 Anexo 4 pg. 10 pg. 11 pg. 12 pg. 23 pg. 24

Tel.: 11 3123-9200 sinaenco.sp@sinaenco.com.br www.sinaenco.com.br

1. Apresentao
O presente trabalho tem como objetivo orientar as empresas filiadas ao Sinaenco, bem como seus clientes contratantes de servios do setor, na difcil tarefa de identificar, quantificar e orar os recursos humanos e as despesas diretas e indiretas necessrios para o adequado desenvolvimento de estudos e projetos de arquitetura e engenharia consultiva. Este roteiro fornece orientaes e subsdios, bsicos, para possibilitar a elaborao de oramentos condizentes com os custos e as remuneraes inerentes aos trabalhos do setor de arquitetura e engenharia consultiva. Foi elaborado considerando-se a premissa bsica de viabilizar a execuo dos servios, segundo a boa prtica do setor, com a manuteno das condies tcnicas e de atualizao tecnolgica, estruturais e financeiras das empresas, assim como das perspectivas de evoluo e progresso. No se pretende apresentar um compndio sobre a formatao de oramentos, mesmo porque existem diversas publicaes e trabalhos mais abrangentes e precisos. Observa-se tambm que o presente roteiro genrico e que na elaborao dos oramentos devero ser respeitadas, sempre, as especificidades do trabalho a ser desenvolvido.

2. Componentes dos Oramentos


As principais componentes que devero estar presentes no oramento de um trabalho de consultoria so os custos diretos, os custos indiretos, as despesas legais (tributos) e os benefcios.

2.1 Custos Diretos


Os custos diretos so relativos aos recursos despendidos exclusivamente para a execuo do trabalho e podem ser agrupados em quatro componentes bsicas, a saber: Recursos Humanos Equipe Permanente componente referente aos profissionais, alocados para o trabalho, que integram a equipe tcnica permanente da empresa; Recursos Humanos Consultores componente referente aos profissionais, alocados para o trabalho, que no fazem parte da equipe tcnica permanente da empresa, ou seja, so Consultores Externos; Servios de Apoio Tcnico levantamentos, anlises, ensaios, testes, laudos e demais servios tcnicos que subsidiam o trabalho da consultoria; Despesas Diretas recursos financeiros, materiais, equipamentos e servios de terceiros, no submetidos responsabilidade tcnica da consultoria, e despendidos exclusivamente na execuo do trabalho;

2.2 Custos Indiretos


Os custos indiretos, apesar de indispensveis para viabilizar a execuo dos trabalhos, nem sempre so diretamente vinculados ao trabalho em questo, ou seja, so decorrentes do fornecimento, da manuteno e da utilizao de recursos e servios que podem ser compartilhados na consecuo e realizao de mltiplos trabalhos da consultoria. Portanto, estes custos devem ser rateados (suportados) por todos os contratos da empresa.

2.3 Despesas Legais (Tributos) (Tributos)


So os impostos e contribuies incidentes sobre o faturamento da empresa.

2.4 Benefcios
Outra parcela a ser considerada na composio de um oramento refere-se ao lucro a ser obtido com a execuo do trabalho. Nenhuma empresa, por mais simples que seja, pode trabalhar com vistas, apenas, ao pagamento das despesas, pois assim agindo, est fadada ao fracasso, caso seja surpreendida por algum imprevisto. A parcela do lucro possibilita no apenas a remunerao pelo risco e pelo capital investido, como tambm o acmulo de uma reserva de recursos a ser utilizada para fazer frente a eventuais imprevistos ou insucessos, ou para a realizao de novos investimentos.

3. Quantificao dos recursos


3.1 Quantificao das Cargas Horrias Recursos Humanos
Tendo em vista a grande variedade de servios realizados pelas empresas do setor, fundamental ressaltar a importncia do autor do oramento ter em mos o escopo detalhado do trabalho a ser executado, incluindo todas as atividades que sero desenvolvidas, produtos que sero entregues e prazos para a concluso. Assim sendo, cabe ao oramentista quantificar as horas necessrias, durante todo o perodo contratual, de cada profissional alocado equipe. Ressalta-se que a produtividade dos profissionais, integrantes de uma determinada equipe de trabalho, depende da capacitao e do conhecimento de cada indivduo e da eficiente sinergia da equipe alocada. Obviamente, os coeficientes de produtividade iro variar de profissional para profissional e de equipe para equipe, cabendo ao autor do oramento estimar a dedicao de seus profissionais s tarefas elencadas, evitando, prioritariamente, o subdimensionamento da carga de trabalho que, ao final da execuo de um contrato, resultaria em um prejuzo. Como resultado desta anlise, o autor do oramento dever produzir tabelas de quantificao das cargas horrias dos profissionais, integrantes da equipe tcnica permanente e dos consultores externos.

3.2 Quantificao das Despesas Diretas


Cabe ao oramentista analisar o escopo dos trabalhos, as atividades envolvidas, os produtos e as fases de entrega, assim como a forma de apresentao, e identificar e quantificar todas as demandas relacionadas com a execuo do contrato. As despesas diretas so gastos decorrentes diretamente da execuo do contrato, relacionados com materiais, servios e equipamentos, alocados exclusivamente para o cumprimento do contrato em questo. Como exemplo destas despesas pode-se citar: impresso de desenhos, cpias reprogrficas, encadernaes, fotografias, mdias, locao de veculo, dirias, refeies, passagens areas etc..
5

3.3 Quantificao dos Servios de Apoio Tcnico


So servios complementares, executados por profissionais ou empresas subcontratados, e que so necessrios para o desenvolvimento dos trabalhos de arquitetura e engenharia consultiva. Diferenciam-se das despesas diretas por serem atividades e servios vinculados responsabilidade tcnica inerente ao trabalho da consultoria. Dentre estes servios pode-se destacar: levantamentos topogrficos e cadastrais, sondagens, ensaios geotcnicos, ensaios e anlises laboratoriais (biolgicos e fsico-qumicos), ensaios em cimento, agregados, ao, concreto, solo, pavimento etc.. Geralmente, estes servios so discriminados nos editais de licitao e quando no o forem, devem ser especificados e quantificados pelos profissionais da rea tcnica.

4. Preos
Um primeiro passo para a definio dos preos de venda dos servios deve ser a composio dos custos. Quanto mais detalhada a composio, mais fcil ser a identificao de eventuais distores. A composio pode ser realizada por custos unitrios, que multiplicados pelas quantidades anteriormente definidas representam o custo global dos servios.

4.1 Recursos Humanos


A remunerao de cada profissional alocado ao trabalho dever ser tomada com base nos valores salariais dos profissionais da equipe tcnica, que devero ser compatveis com os valores de mercado e respeitar os Pisos Salariais vigentes, conforme Tabela apresentada no Anexo 1. Outras fontes de patamares salariais praticados no mercado podem ser encontradas em jornais de grande circulao e tabelas referenciais publicadas por rgos de pesquisa e contratantes pblicos de servio de arquitetura e engenharia consultiva. Os custos horrios destes profissionais podem ser obtidos com a diviso do salrio mensal recebido pela quantidade mdia mensal de horas trabalhadas pela empresa, conforme apresentado no demonstrativo de composio do fator K (Anexo 2).

4.2 Despesas Diretas e Servios de Apoio Tcnico


Estes custos podem ser obtidos pela cotao junto aos fornecedores, fabricantes e prestadores de servio.

Tributos 4.3 Encargos Sociais, Despesas Indiretas, Tributos e Benefcios


Avaliados os custos unitrios inicia-se a definio do preo de venda do servio, que deve fazer frente aos custos anteriormente citados e ainda cobrir outros custos, muitas vezes despercebidos ou negligenciados pelos oramentistas e que no esto diretamente vinculados aos custos para a execuo dos servios.
7

Dentre estes custos destacam-se: Encargos Sociais e Benefcios aos Trabalhadores encargos incidentes sobre a folha de pagamento, encargos demissionais, benefcios pagos ao trabalhador e demais custos que devero ser pagos ou apropriados para quitao quando devidos, tais como: frias e abono de frias, 13 salrio, auxlio refeio, auxlio transporte, plano de sade, seguro de vida, abonos legais etc.; Despesas Indiretas despesas no apropriadas diretamente nos custos do contrato, como por exemplo: funcionrios administrativos, assessoria jurdica, assessoria contbil, telefonia, gua e luz, aluguel e manuteno de sede, atestados, certides, cartrios etc., tarifas bancrias, segurana, manuteno de equipamentos, licenas de usos e atualizao de software, hardware, seguros, impostos e taxas no vinculados com o faturamento, papelaria, mercado, livros, jornais e revistas, despesas comerciais etc.; Despesas Legais (Tributos) impostos e contribuies incidentes sobre o faturamento ou o resultado da empresa: PIS, COFINS e Imposto sobre Servio. Conforme anteriormente citado, o preo de venda deve tambm contemplar o benefcio ou lucro. A forma de transformar os custos diretos (recursos humanos, despesas diretas e servios de apoio tcnico) em preos de venda, que contemplem tambm as despesas indiretas, os tributos e o lucro, multiplicar cada uma das parcelas componentes dos custos diretos por um coeficiente multiplicativo denominado Fator K, composto de forma a agregar aos custos unitrios os demais custos indiretos, tributos e benefcios. A composio genrica deste fator, diferenciada para cada componente das despesas diretas, apresentada no Anexo 2 deste trabalho. Observa-se que, em funo das caractersticas da empresa, do regime tributrio adotado ou do trabalho a ser executado, este fator pode apresentar variaes significativas e, portanto, o oramentista dever analisar cuidadosamente a composio para expurgar, incluir ou alterar os percentuais apresentados.
8

Da somatria dos produtos dos custos diretos pelos correspondentes Fatores K resultar o preo de venda do servio, preo este compatvel com os preceitos citadas no incio do presente trabalho (ver modelo apresentado no Anexo 3).

5. Aferio do oramento elaborado


Ciente da difcil tarefa de se identificar e quantificar, com preciso, os custos diretos e indiretos relacionados com as atividades da arquitetura e engenharia consultivas, por vezes o oramentista pode se sentir inseguro diante do resultado obtido. A elaborao dos oramentos para execuo de estudos e projetos de arquitetura e engenharia consultiva, por profissionais diferentes, pode resultar em valores diversos, tendo em vista a subjetividade do entendimento das tarefas que esto sendo oradas, assim como a variedade dos custos e da produtividade estimada das equipes de profissionais alocadas para a execuo de cada tarefa. Com o intuito de possibilitar uma aferio ou balizamento do oramento elaborado, apresenta-se no Anexo 4 deste trabalho uma curva obtida de dados pesquisados pela Associao Brasileira de Consultores de Engenharia ABCE e pela Financiadora de Estudos e Projetos FINEP, publicados no Manual de Oramentao. A curva serve como balizador de preos praticados no mercado. A comparao do preo de venda calculado atravs dos passos indicados neste Roteiro com a curva apresentada permitir uma aferio da ordem de grandeza do oramento, confirmando a coerncia do clculo com o histrico do mercado. Para a correta leitura da curva se faz necessrio conhecer, ou estimar, o custo total das obras a serem realizadas, que em si, tambm se apresenta como um desafio. Caso no se disponha de um oramento da obra, referncias do custo total do empreendimento podem ser obtidas em oramentos preliminares de planos diretores, em publicaes especializadas com estimativas de custos unitrios especficos, tais como: custo por metro quadrado construdo (edificaes), custo de construo por quilmetro (rodovias, ferrovias, metr etc.), custo per capita (implantao de sistemas de saneamento bsico) etc..

6. Concluso
A utilizao da metodologia descrita neste Roteiro de Preos resultar na preparao de oramentos que contemplem todos os custos e despesas associados boa prtica da arquitetura e engenharia consultiva, proporcionando confiabilidade na venda de servios tcnicos profissionais, dentro de patamares de mercado e da tica profissional defendida pelo Sinaenco. Caso seja do interesse do leitor aprofundar seu estudo nas diferentes metodologias para oramentao de projetos de arquitetura e engenharia consultiva, o Sinaenco possui em sua Biblioteca fontes bibliogrficas detalhadas sobre o assunto.
Para consultar, entrar em contato no telefone (11) 3123-9200.

10

Anexo 1
PISOS SALARIAIS
DATA BASE DE 1O. DE MAIO DE 2008 SINAENCO/SP
CATEGORIA PROFISSIONAL Com mais de um ano de formado: Engenheiro * Arquiteto, socilogo e qumico Tecnlogo Tcnico de Nvel Mdio Com at um ano de formado: Engenheiro * Arquiteto, socilogo e qumico Tecnlogo Tcnico de Nvel Mdio Desenhista Auxiliar de desenhista Agentes Autnomos da Capital e Grande So Paulo (exceto ABCD): Administrativo Ajudante geral, contnuo, office-boy, mensageiro interno e externo, copeiro, faxineiro, porteiro e vigilante em empresas com mais de 10 (dez) empregados Ajudante geral, contnuo, office-boy, mensageiro interno e externo, copeiro, faxineiro, porteiro e vigilante em empresas com at 10 (dez) empregados Contnuo, office-boy e mensageiro com at 2 (dois) anos de experincia Agentes Autnomos do Interior: Administrativo Office-boy, copeiro, porteiro e similares 765,00 498,00 678,00 589,00 760,00 890,00 2.873,00 2.088,00 1.426,00 1.482,00 1.045,00 3.528,00 2.404,00 1.728,00 R$

* Piso salarial dos engenheiros:


O salrio normativo da categoria profissional dos engenheiros em So Paulo ser definido a partir da deciso judicial do dissdio coletivo, conforme consta da Conveno Coletiva de Trabalho de 1 de maio de 2007, firmada com o sindicato da categoria. O processo encontra-se em trmite na Justia do Trabalho e at o momento ainda no foi proferida sentena definitiva. A ttulo de orientao, indicamos as seguintes alternativas, cuja adoo fica a critrio da empresa: 1. Seguir a interpretao que o Sindicato dos Engenheiros de So Paulo faz da Lei 4.950-A/66 e adotar 8,5 salrios mnimos como piso, alternativa de menor risco futuro, porm sem possibilidade de retorno a valores inferiores que vierem a ser definidos pela Justia.
11

2. Aplicar o ndice de reajuste salarial da data-base anterior (4,5%) sobre os pisos salariais vigentes para os engenheiros na data-base de 1 de maio de 2006, respectivamente R$ 3.035,00 (mais de um ano de formado) e R$ 2.725,00 (trainee), e corrigir o resultado obtido em 7%. 3. Seguir o piso salarial atualmente em vigor para a categoria profissional dos arquitetos, tambm abrangida na legislao mencionada acima, R$ 3.528,00 (mais de um ano de formado) e R$ 2.873,00 (trainee).

Anexo 2

RESUMO DO CLCULO DO FATOR K


ENCARGOS SOCIAIS 85,64% 20,00% 0,00% 0,00% DESPESAS INDIRETAS 55,76% 15,00% 15,00% 10,00% LUCRO DESPESAS LEGAIS 14,16% 14,16% 14,16% 14,16% K

ITEM K1 K2 K3 K4 EQUIPE TCNICA PERMANENTE CONSULTORES EXTERNOS SERVIOS DE APOIO TCNICO DESPESAS DIRETAS (1)

10,00% 10,00% 10,00% 10,00%

3,6309 1,7329 1,4441 1,3813

(1) Para trabalhos desenvolvidos na sede da empresa no deve ser considerada a parcela das despesas indiretas na composio do K4. Esta parcela pertinente para os servios de gerenciamento, fiscalizao, superviso etc., desenvolvidos fora da sede da empresa.

12

FATOR K1 - RECURSOS HUMANOS - EQUIPE TCNICA PERMANENTE


ES = ENCARGOS E BENEFCIOS SOCIAIS
GRUPO 2.1 ENCARGOS SOCIAIS SOBRE FOLHA DE PAGAMENTO Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS Fundo de Garantia por Tempo de Servio - FGTS Servio Social do Comrcio - SESC Servio Nacional do Aprendizado Comercial - SENAC Salrio Educao Servio de Apoio a Pequena e Mdia Empresa - SEBRAE Instituto Nac. Colonizao e Reforma Agrria - INCRA Seguro Contra os Riscos de Acidentes do Trabalho SUBTOTAL DO GRUPO 2.1 GRUPO 2.2 DIAS NO TRABALHADOS DL = [1 / (1-i) - 1] x 100 Frias Anuais Faltas Justificadas Auxlio Enfermidade Aviso Prvio Trabalhado Licena Paternidade Reciclagem Tecnolgica SUBTOTAL DO GRUPO 2.2 GRUPO 2.3 ENCARGOS DE DEMISSO Aviso Prvio Indenizado Depsito por Resciso sem Justa Causa SUBTOTAL DO GRUPO 2.3 GRUPO 2.4 ABONOS LEGAIS 13 Salrio Abono de Frias SUBTOTAL DO GRUPO 2.4 GRUPO 2.5 REINCIDNCIAS Grupo 2.1 x Grupo 2.2 Grupo 2.1 x Grupo 2.4 SUBTOTAL DO GRUPO 2.5 SUBTOTAL DOS ENCARGOS SOCIAIS GRUPO 2.6 ENCARGOS COMPLEMENTARES
13

ES = ENCARGOS SOCIAIS TOTAIS DI = DESPESAS INDIRETAS L = LUCRO

85,64% 55,76% 10,00%

20,00% 8,00% 1,50% 1,00% 2,50% 0,60% 0,20% 1,00% 34,80%

DL = DESPESAS LEGAIS ISS COFINS PIS CPMF TOTAL (i) 5,00% 6,08% 1,32% 0,00% 12,40%

9,17% 1,34% 0,48% 0,18% 0,18% 0,28% 11,63%

DL = K = (1+ES) x (1+DI) x (1+L) x (1+DL) K1 = DEMONSTRAO C = CUSTO HORAS

14,16%

3,6309

100,00 85,64 185,64 103,51 289,16 289,16 28,92 318,07 45,02 363,09 363,09 -18,15 -22,08 -4,79 0,00 318,07 289,16 28,92 15,00% 9,00% -4,34 -2,60 21,98 7,60%

3,67% 3,92% 7,59%

ES = ENCARGOS SOCIAIS C+ES = DI = DESPESAS INDIRETAS C+ES+DI = CUSTO FINAL = L = LUCRO

9,17% 3,06% 12,23%

C+ES+DI+L = DL = PREO = (C+ES+DI+L+DL) FATURA ISS COFINS PIS CPMF SALDO PARCIAL CUSTO FINAL LUCRO BRUTO ALQUOTA DO IR ALQUOTA DA CSLL IR CSLL LUCRO LQUIDO % LUCRO LQUIDO

4,05% 4,25% 8,30% 74,55%

Auxlio Alimentao Vale-transporte Assistncia Mdica Seguro Coletivo TOTAL DOS ENCARGOS COMPLEMENTARES

5,83% 0,97% 3,71% 0,58% 11,09%

DEMONSTRATIVO DO CLCULO DO FATOR K1 (1a. PARTE)


1 1.1 a. b. c. d. e. f. 1.2 g. h. i. j. 1.3 CLCULO DAS HORAS PRODUTIVAS / IMPRODUTIVAS NMERO MDIO DE DIAS IMPRODUTIVOS Nmero de semanas por ano = 365 dias/ano / 7 dias/semana = N de sbados e domingos por ano (2 x a) = Feriados por ano: 01/01, 25/01, 21/04, 01/05, 09/07, 07/09, 12/10, 02/11, 15/11, 25/12, 3 de carnaval, 4 de cinzas (1/2 perodo), 6 santa, Corpus Christi e Conscincia Negra = N de feriados em sbados ou domingos (estatstica de 28 anos) = N de feriados em dias da semana = (c - d) = Total de dias improdutivos por ano = (b + e) = NMERO DE HORAS TRABALHADAS PELA EMPRESA Total de dias trabalhados por ano = (365 - f) = Jornada diria de trabalho - (Conveno Coletiva) = Nmero de horas trabalhadas por ano = (g x h) = Nmero mdio de horas trabalhadas pela empresa, por ms = (i / 12) = NMERO DE HORAS TRABALHADAS PELO EMPREGADO Frias Horas de Frias = 8 horas x [30 dias - (sbados + domingos + feriados)] = 8 x [30 - (30/7 + 30/7 + e/12)] = Faltas Justificadas Horas de Faltas Justificadas = 3 dias/ano = Auxlio Enfermidade % de funcionrios que recorrem ao auxlio enfermidade = N de sbados e domingos em 15 dias de auxlio enfermidade = Horas de Auxlio Enfermidade = 8,00 x (15 - 4,29) x 10,00% Aviso Prvio Dias dispensados do aviso prvio trabalhado (7 dias - sbado e domingo) = Permanncia mdia dos funcionrios na empresa, em meses = % de empregados que so demitidos = % de empregados que cumprem o aviso prvio = Horas de Aviso Prvio = 5 x 80% x 20% x 8 x 12/24 Licena Paternidade Dias da licena paternidade = Porcentagem de funcionrios do sexo masculino = Porcentagem de funcionrios que recorrem licena = Horas - Licena Paternidade = 5 x 80% x 10% x 8 Reciclagem Tecnolgica (horas/ano) = Total de horas improdutivas = (k + l + o + t + x + y) = Total de horas trabalhadas pelo empregado, por ano = (i - z) = Nmero de horas produtivas do empregado, por ms = ENCARGOS SOCIAIS = ES GRUPO 2.1 - ENCARGOS SOCIAIS SOBRE FOLHA DE PAGAMENTO Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS Fundo de Garantia por Tempo de Servio - FGTS Servio Social do Comrcio - SESC Servio Nacional do Aprendizado Comercial - SENAC Salrio Educao Servio de Apoio a Pequena e Mdia Empresa - SEBRAE Instituto Nac. Colonizao e Reforma Agrria - INCRA Seguro Contra os Riscos de Acidentes do Trabalho SUBTOTAL DO GRUPO 2.1 14 2.2 GRUPO 2.2 - DIAS NO TRABALHADOS Frias Anuais = 163,66 / 1.784,93 x 100 Faltas Justificadas = 24,00 / 1.784,93 x 100 Auxlio Enfermidade = 8,57 / 1.784,93 x 100 Aviso Prvio Trabalhado = 3,20 / 1.784,93 x 100 Licena Paternidade = 3,20 / 1.784,93 x 100 Reciclagem Tecnolgica = 5,00 / 1.784,93 x 100 SUBTOTAL DO GRUPO 2.2 9,17% 1,34% 0,48% 0,18% 0,18% 0,28% 11,63% 20,00% 8,00% 1,50% 1,00% 2,50% 0,60% 0,20% 1,00% 34,80% 249,07 8,00 1.992,56 166,05 52,14 104,28 14,50 2,85 11,65 115,93

k.

163,66

l.

24,00

m. n. o.

10% 4,29 8,57

p. q. r. s. t.

5 24 80% 20% 3,20

u. v. w. x. y. z. a. b. 2 2.1

5 80% 10% 3,20 5,00 207,63 1.784,93 148,74

DEMONSTRATIVO DO CLCULO DO FATOR K1 (2a. PARTE)


2.3 GRUPO 2.3 - ENCARGOS DE DEMISSO Aviso Prvio Indenizado Empregados demitidos = Permanncia mdia na empresa = Multa (sobre o FGTS acumulado no perodo) = Correo anual do FGTS = Correo mensal do FGTS = Aviso Prvio Indenizado = 12/24 x 80% x 163,66 / 1.784,93 x 100 Depsito por Resciso Sem Justa Causa Contribuio mensal = 8% x 163,66 / 1.784,93 x 100 Contribuio sobre 13 = 0,73% + 0,73% x (1 + 3%) Valor acumulado corrigido = Resciso s/ justa causa = (12 m / 24 m) x 50% x 80% x 19,60% SUBTOTAL DO GRUPO 2.3 2.4 GRUPO 2.4 - ABONOS LEGAIS 13 Salrio = 163,66 / 1.784,93 x 100 Abono de Frias = 1/3 x 163,66 / 1.784,93 x 100 SUBTOTAL DO GRUPO 2.4 2.5 GRUPO 2.5 - REINCIDNCIAS Grupo 2.1 x Grupo 2.2 = Grupo 2.1 x Grupo 2.4 = SUBTOTAL DO GRUPO 2.5 SUBTOTAL DOS ENCARGOS SOCIAIS 2.6 GRUPO 2.6 - ENCARGOS COMPLEMENTARES Auxlio Alimentao: Porcentagem de funcionrios que recebem o benefcio = Auxlio Refeio (valor dirio) = Parcela subsidiada pela empresa = Nmero mdio de dias teis por ms = Salrio mdio do profissional que recebe o benefcio - Eng Junior Piso definido na conveno 2006/2007 = R$ 3.035,00 Reajuste da conveno coletiva 2007/2008 = 4,5% Salrio mdio = Percentual sobre salrio = 100% x 80% x 11,00 x 21 / 3.171,58 Vale Transporte: Porcentagem de funcionrios que recebem o benefcio = Salrio mdio do profissional que recebe o benefcio - Desenhista Valor do Vale Transporte = Nmero mdio de viagens por dia = Nmero mdio de viagens por ms = Desconto do funcionrio = 6% x 1.385,00 = Custo para a empresa = 63 x 2,30 - 83,10 = Percentual sobre salrio = 50% x 61,80 / 3.171,58 = Assistncia Mdica: Seguro Coletivo: TOTAL DOS ENCARGOS COMPLEMENTARES = ES = ENCARGOS SOCIAIS = 3 DESPESAS INDIRETAS = DI Funcionrios administrativos Assessoria jurdica Assessoria contbil Comunicao gua e luz Transporte local Aluguel de sede Atestados, certides, cartrios etc. Tarifas bancrias Segurana Manuteno: sede e equipamentos Atualizao de software e hardware Seguros: sede e equipamentos Associaes Impostos e Taxas Municipais Papelaria Grfica Mercado Combustvel Livros, jornais e revistas Despesas Comerciais Aluguel de veculo TOTAL DAS DESPESAS INDIRETAS = DI = 22,00% 0,85% 1,01% 1,14% 0,84% 1,02% 5,34% 0,27% 0,06% 0,24% 0,84% 8,19% 0,17% 0,62% 0,49% 2,22% 0,54% 0,34% 0,52% 0,57% 8,05% 0,44% 55,76% 100% R$ 11,00 80% 21 4,05% 4,25% 8,30% 74,55% 9,17% 3,06% 12,23% 80% 24 meses 50% 3% 0,247% 3,67% 0,73% 1,49% 19,60% 3,92% 7,59%

R$ 3.171,58 5,83% 50% R$ 1.385,00 R$ 2,30 3 63 83,10 61,80 0,97% 3,71% 0,58% 11,09% 85,64%

15

DEMONSTRATIVO DO CLCULO DO FATOR K1 (3a. PARTE)

DESPESAS LEGAIS ISS COFINS Alquota Plena Percentual de Compensaes Alquota adotada - COFINS PIS Alquota Plena Percentual de Compensaes Alquota adotada - PIS CPMF TOTAL DAS DESPESAS LEGAIS = DL 5,00%

7,60% 20% 7,60% x (1-20%)

6,08%

1,65% 20% 1,65% x (1-20%)

1,32% 0,00% 12,40%

16

FATOR K2 - RECURSOS HUMANOS - CONSULTORES EXTERNOS

ES = ENCARGOS E BENEFCIOS SOCIAIS


ENCARGOS SOCIAIS SOBRE O RPA
(RECIBO DE PROFISSIONAL AUTNOMO)

DEMONSTRAO C = CUSTO HORAS ES = ENCARGOS SOCIAIS C+ES DI = DESPESAS INDIRETAS C+ES+DI CUSTO FINAL L = LUCRO C+ES+DI+L DL = PREO = (C+ES+DI+L+DL) FATURA 100,00 20,00 120,00 18,00 138,00 138,00 13,80 151,80 21,49 173,29 173,29 -8,66 -10,54 -2,29 0,00 151,80 138,00 13,80 15,00% 9,00% -2,07 -1,24 10,49 7,60%

Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS ES = ENCARGOS SOCIAIS TOTAIS L = LUCRO DI = DESPESAS INDIRETAS DL = DESPESAS LEGAIS ISS COFINS PIS CPMF TOTAL (i) DL = [1 / (1-i) - 1] x 100 DL = K = (1+ES) x (1+DI) x (1+L) x (1+DL) K2 =

20,00% 20,00% 10,00% 15,00%

5,00% 6,08% 1,32% 0,00% 12,40%

ISS COFINS PIS CPMF SALDO PARCIAL CUSTO FINAL LUCRO BRUTO

14,16%

ALQUOTA DO IR ALQUOTA DA CSLL IR CSLL LUCRO LQUIDO % LUCRO LQUIDO

1,7329

17

DEMONSTRATIVO DO CLCULO DO FATOR K2

ENCARGOS SOCIAIS SOBRE O RPA Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS ES = ENCARGOS SOCIAIS 20,00% 20,00%

DESPESAS INDIRETAS = DI Administrao TOTAL DAS DESPESAS INDIRETAS = DI

15,00% 15,00%

DESPESAS LEGAIS ISS COFINS Alquota Plena Percentual de Compensaes Alquota adotada - COFINS PIS Alquota Plena Percentual de Compensaes Alquota adotada - PIS CPMF TOTAL DAS DESPESAS LEGAIS = DL 5,00%

7,60% 20% 7,60% x (1-20%)

6,08%

1,65% 20% 1,65% x (1-20%)

1.32% 0,00% 12,40%

18

FATOR K3 - SERVIOS DE APOIO TCNICO

ES = ENCARGOS SOCIAIS TOTAIS L = LUCRO DI = DESPESAS INDIRETAS DL = DESPESAS LEGAIS ISS COFINS PIS CPMF TOTAL (i) DL = [1 / (1-i) - 1] x 100 DL = K = (1+ES) x (1+DI) x (1+L) x (1+DL) K3 =

0,00% 10,00% 15,00%

DEMONSTRAO C = CUSTO HORAS ES = ENCARGOS SOCIAIS C+ES DI = DESPESAS INDIRETAS C+ES+DI CUSTO FINAL 100,00 0,00 100,00 15,00 115,00 115,00 11,50 126,50 17,91 144,41 144,41 -7,22 -8,78 -1,91 0,00 126,50 115,00 11,50 15,00% 9,00% -1,73 -1,04 8,74 7,60%

5,00% 6,08% 1,32% 0,00% 12,40%

L = LUCRO C+ES+DI+L DL PREO = (C+ES+DI+L+DL) FATURA ISS COFINS

14,16%

PIS CPMF SALDO PARCIAL CUSTO FINAL LUCRO BRUTO ALQUOTA DO IR ALQUOTA DA CSLL IR CSLL LUCRO LQUIDO % LUCRO LQUIDO

1,4441

19

DEMONSTRATIVO DO CLCULO DO FATOR K3

1 2

ES = ENCARGOS SOCIAIS DESPESAS INDIRETAS = DI Administrao TOTAL DAS DESPESAS INDIRETAS = DI

0,00%

15,00% 15,00%

DESPESAS LEGAIS ISS COFINS Alquota Plena Percentual de Compensaes Alquota adotada - COFINS PIS Alquota Plena Percentual de Compensaes Alquota adotada - PIS CPMF TOTAL DAS DESPESAS LEGAIS = DL 5,00%

7,60% 20% 7,60% x (1-20%)

6,08%

1,65% 20% 1,65% x (1-20%)

1,32% 0,00% 12,40%

20

FATOR K4 - DESPESAS DIRETAS

ES = ENCARGOS SOCIAIS TOTAIS L = LUCRO DI = DESPESAS INDIRETAS DL = DESPESAS LEGAIS ISS COFINS PIS CPMF TOTAL (i) DL = [1 / (1-i) - 1] x 100 DL = K = (1+ES) x (1+DI) x (1+L) x (1+DL) K4 =

0,00% 10,00% 10,00%

DEMONSTRAO C = CUSTO HORAS ES = ENCARGOS SOCIAIS C+ES DI = DESPESAS INDIRETAS C+ES+DI CUSTO FINAL 100,00 0,00 100,00 10,00 110,00 110,00 11,00 121,00 17,13 138,13 138,13 -6,91 -8,40 -1,82 0,00 121,00 110,00 11,00 15,00% 9,00% -1,65 -0,99 8,36 7,60%

5,00% 6,08% 1,32% 0,00% 12,40%

L = LUCRO C+ES+DI+L DL PREO = ( C+ES+DI+L+DL ) FATURA ISS COFINS

14,16%

PIS CPMF SALDO PARCIAL CUSTO FINAL LUCRO BRUTO ALQUOTA DO IR ALQUOTA DA CSLL IR CSLL LUCRO LQUIDO % LUCRO LQUIDO

1,3813

21

DEMONSTRATIVO DO CLCULO DO FATOR K4

1 2

ES = ENCARGOS SOCIAIS DESPESAS INDIRETAS = DI Administrao TOTAL DAS DESPESAS INDIRETAS = DI

0,00%

10,00% 10,00%

DESPESAS LEGAIS ISS COFINS Alquota Plena Percentual de Compensaes Alquota adotada - COFINS PIS Alquota Plena Percentual de Compensaes Alquota adotada - PIS CPMF TOTAL DAS DESPESAS LEGAIS = DL 5,00%

7,60% 20% 7,60% x (1-20%)

6,08%

1,65% 20% 1,65% x (1- 20%)

1,32% 0,00% 12,40%

22

Anexo 3
MODELO DE PLANILHA DE ORAMENTO
Cliente: Objeto: 1 - RECURSOS HUMANOS - EQUIPE PERMANENTE
Remunerao (R$) Nome do Profissional Profissional 1 Profissional 2 Profissional 3 Profissional 4 Profissional 5 Profissional 6 Profissional 7 Profissional 8 Profissional 9 Profissional 10 TOTAL DO ITEM 1 Funo Coordenador Eng Snior Eng Pleno Eng Junior Arquiteto Snior Tecnlogo Projetista Cadista Fiscal de Obras Auxiliar Tcnico Mensal 1.660,00 1.660,00 1.660,00 1.660,00 1.660,00 1.660,00 1.660,00 1.660,00 1.660,00 1.660,00 Horria (1) 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 Alocao (horas) 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100

Processo n:

Data: dia /ms /ano Base do Oramento: ms / ano

Custo (R$) 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1.000,00

K1

Preo (R$) 3.630,90 3.630,90 3.630,90 3.630,90

3,6309

3.630,90 3.630,90 3.630,90 3.630,90 3.630,90 3.630,90 36.309,00

2 - RECURSOS HUMANOS - CONSULTORES


Nome do Profissional Profissional 1 Profissional 2 Profissional 3 Profissional 4 Profissional 5 TOTAL DO ITEM 2 Especialidade Transientes Hidrulicos Proteo Catdica Geotecnia e Fundaes Modelagem Segurana Remunerao (R$/hora) 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 Alocao (horas) 100 100 100 100 100 Custo (R$) 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1,7329 K2 Preo (R$) 1.732,90 1.732,90 1.732,90 1.732,90 1.732,90 8.664,50

3 - SERVIOS DE APOIO TCNICO


Custo (R$) Descrio Execuo de sondagem a percusso Deteco eletromagntica de interferncias Equipe de topografia (servios planialtimtricos) Ensaio de permeabilidade com carga constante Retirada de corpo de prova Medio da resistividade do solo Determinao da demanda bioqumica de oxignio (DBO) TOTAL DO ITEM 3 Unidade m eq.d eq.d un. un. un. un. Quantidade 1 1 1 1 1 1 1 Unitrio 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1.000,00 Total 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1,4441 K3 Preo (R$) 1.444,10 1.444,10 1.444,10 1.444,10 1.444,10 1.444,10 1.444,10 10.108,70

4 - DESPESAS DIRETAS
Custo (R$) Descrio Locao de Veculo Impresso de desenhos Cpia reprogrfica 23 Encadernaes Locao de equipamentos Refeies Dirias TOTAL DO ITEM 4 TOTAL GERAL DO ORAMENTO
(1) SALRIO MENSAL DIVIDIDO PELO NMERO MDIO DE HORAS TRABALHADAS PELA EMPRESA (166 HORAS)

Unidade ms m2 un. un. ms un. un.

Quantidade 1 1 1 1 1 1 1

Unitrio 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1.000,00

Total 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1.000,00 1.000,00

K4

Preo (R$) 1.381,30 1.381,30 1.381,30

1,3813

1.381,30 1.381,30 1.381,30 1.381,30 6.906,50 61.988,70

Anexo 4

VALOR ESTIMATIVO DO PROJETO EM FUNO DO VALOR DA OBRA Projetos de complexidade normal

1.000,0

100,0

10,0

1,0

24

Valor da obra (US$ milhes)

0,1

10

Valor do projeto (%)

Trabalho realizado pela Comisso de Licitaes do Sinaenco/SP: Joo Alberto Manaus Corra - Presidente Russell Rudolf Ludwig - VP de Administrao e Finanas Adelino do Nascimento Martins - Conselheiro Fiscal Carlos Roberto Soares Mingione - Conselheiro Fiscal Csar Galha Bergstrm Loureno - Diretor de Urbanismo

So Paulo, junho de 2008

Tel.: 11 3123-9200 www.sinaenco.com.br sinaenco.sp@sinaenco.com.br

25

Autorizada a reproduo, desde que citada a fonte.


Diagramao: Juca Zaramello

Вам также может понравиться