Вы находитесь на странице: 1из 3

Livro III DOS FATOS JURDICOS Ttulo I DO NEGCIO JURDICO Captulo I Das Disposies Gerais

Fatos Jurdicos
FATO JURDICO EM SENTIDO AMPLO Conceito: todo acontecimento da vida que o ordenamento jurdico considera relevante no campo do direito. Fatos Humanos ou Atos jurdicos em sentido amplo: so aes humanas que criam, modificam, transferem ou extinguem direitos. Podem ser: LCITOS, so os atos a que a lei defere os efeitos almejados pelo agente. Por serem praticados conforme o ordenamento jurdico, produzem efeitos voluntrios e queridos pelo agente. Criam direitos. Dividem-se em: Ato jurdico em sentido estrito ou meramente lcito, o efeito da manifestao da vontade est predeterminado na lei. A ao humana se baseia no numa vontade qualificada, mas em simples inteno. P. Ex. quando algum fisga um peixe e se torna proprietrio deste graas ao instituto da ocupao, tambm o reconhecimento de um filho, tradio, uso de uma coisa, etc... Ato-fato jurdico, ressalta-se a conseqncia do at, o fato resultante, sem se levar em considerao a vontade de pratic-lo. O efeito do ato decorre de uma conduta e sancionado na lei. Ex algum (normal ou no) que encontra um tesouro, ficar com a metade de acordo com a lei 1.264, CC. Negcio Jurdico, aquele em que a ao humana visa diretamente a alcanar um fim prtico permitido na lei. necessrio uma vontade qualificada, sem vcios. ILCITOS, so aqueles praticados em desacordo com o ordenamento jurdico, produzem efeitos jurdicos involuntrios e impostos por esse ordenamento. Criam deveres.

FATOS JURDICOS EM SENTIDO ESTRITO Fatos Naturais ou Jurdicos (Stricto sensu): Decorrem da simples manifestao da natureza. Podem ser: ORDINRIOS, so acontecimentos de grande importncia que ocorrem com o decurso do tempo p. ex. nascimento, maioridade e morte, ou EXTRAORDINRIOS, que so os casos fortuito ou de fora maior.

Negcio Jurdico
Conceito: Segundo Miguel Reale negcio jurdico aquela espcie de ato jurdico que, alm de se originar de um ato de vontade, implica a declarao expressa da vontade, instauradora de uma relao entre dois ou mais sujeitos tendo em vista um objetivo protegido pelo ordenamento jurdico. Tais atos no se confundem no se confundem com os atos jurdicos em sentido estrito, nos quais no h acordo de vontade, como por exemplo se da nos atos materiais, como os de ocupao ou posse de um terreno. Um contrato de compra e venda, ao contrrio, tem a forma especifica de um negcio jurdico. No negcio jurdico a manifestao de vontade tem finalidade negocial, que abrange a aquisio, conservao, modificao e extino de direitos. 1. Aquisio de Direitos ocorre aquisio de direitos com a sua incorporao ao patrimnio e personalidade do titular. -Pode ser ORIGINRIA, quando no h a figura do transmitente, ou DERIVADA, quando existe a figura do transmitente e do adquirente. -Pode ser GRATUITA, quando s o adquirente aufere vantagens, ou ONEROSA, quando ambas as partes auferem vantagens e desvantagens. -Pode ser quanto extenso, TTULO SINGULAR, que ocorre no tocante a bens determinados. TTULO UNIVERSAL, quando o adquirente sucede o seu antecessor na totalidade de seus direitos. -Pode ser ATUAL, quando o direito j foi incorporado ao patrimnio. FUTUROS, quando ainda no se constituiu, deferido quando a sua aquisio depende somente do arbtrio do sujeito, ou indeferido quando depende de fatos ou condies falveis. 2. Conservao de Direitos resguardar ou conservar os direitos j adquiridos, pode implicar em medidas ou providncias preventivas ou repressivas -Medidas de carter PREVENTIVO, so aquelas que visam garantir e acautelar o direito contra futura violao. Podem ter natureza extrajudicial para assegurar o cumprimento de obrigao creditcia, p. ex. hipoteca e penhora, e

natureza judicial que so as medidas cautelares previstas no CPC, p. ex. arresto, seqestro, cauo, busca e apreenso, protesto, notificao, interpelao, etc. -Medidas de carter REPRESSIVO, so aquelas que visam restaurar o direito violado. A pretenso deduzida em juzo por meio da ao. Ao poder judicirio cabe dirimir os conflitos de interesses, salvo as hipteses de escolha pelas partes do sistema de mediao e arbitragem. 3. Modificao de Direitos Os direitos subjetivos nem sempre permanecem inalterados durante sua existncia. Podem sofrer modificaes quando ao sujeito, ao objeto, e at mesmo quanto a ambos. - modificao OBJETIVA, quando diz a respeito do seu objeto. Pode ser qualitativa quando o contedo do direito se converte em outra espcie. E tambm quantitativa quando o objeto aumenta ou diminui no volume ou extenso, sem alterar a qualidade do direito. - modificao SUBJETIVA quando concerne pessoa do titular. Pode ser inter vivos ou causa mortis. Certos direitos so personalssimos, intuitu personae e por isso so insuscetveis de modificao subjetiva. 4.Extino de Direitos Por diversas razes podem extinguir-se os direitos. So elas: o perecimento do objeto sobre o qual recaem, alienao, renuncia, abandono, falescimento do titular de direito personalssimo, prescrio, decadncia, confuso, implemento de condio resolutiva, escoamento do prazo, perempo da instancia e desapropriao. Classificam-se em: -Objetivas, ex: perecimento do objeto. -Subjetivas, ex: quando o direito personalssimo e morre seu titular -Concernentes ao Vinculo Jurdico, ex: prescrio e decadncia.

Classificao dos Negcios Jurdicos


O negcio jurdico pode ser agrupado segundo vrios critrios, que no so uniformes perante todas as doutrinas, porm so as mais aceitas. -Quanto ao NMERO DE DECLARANTES; Unilaterais, so os que se aperfeioam com uma nica manifestao de vontade. Ex: testamento, renncia de direitos, procurao, ttulos de crdito. Dividem-se em RECEPTCEOS, quando a declarao de vontade tem de se tornar conhecida do destinatrio para produzir efeitos, p. ex. revogao de mandato e resilio de um contrato. E em NO RECEPTCEOS, que so aqueles que o conhecimento da outra parte irrelevante, p. ex. testamento e confisso de dvida. Bilaterais, so os que se perfazem com duas manifestaes de vontade, coincidentes sobre o objeto. So SIMPLES, se apenas uma das partes auferir vantagens, enquanto a outro arcar com os nus, p. ex. doao e comodato. E SINALAGMTICOS, se houver reciprocidade de direitos e obrigaes, estando as partes em situao de igualdade. Plurilaterais, so os contratos que envolvem mais de duas partes, p. ex. o contrato de sociedade com mais de dois scios e os consrcios de bens mveis e imveis.

Вам также может понравиться