Вы находитесь на странице: 1из 6
CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA REDE E-TEC BRASIL Assinaturas GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA REDE E-TEC BRASIL

Assinaturas GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO

REITOR Prof. José Augusto Silva Oliveira

VICE-REITOR Prof. Gustavo Pereira da Costa

PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO Profª Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha

PRÓ-REITOR DE ADMINISTRAÇÃO Prof. Walter Canales Sant’Ana

PRÓ-REITOR DE PLANEJAMENTO Prof. Antonio Pereira e Silva

PRÓ-REITOR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Prof. Porfírio Candanedo Guerra

PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS Prof. Vania Lourdes Martins Ferreira

COORDENADOR DO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO - UEMANET Prof. Antonio Roberto Coelho Serra

2

CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CURSOS DO e-TEC

O Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Profissional e

Tecnológica - SETEC tem envidado esforços no sentido de construir políticas públicas

de qualidade voltadas para a qualificação e expansão da educação profissional e

tecnológica, na tentativa de consolidar uma cultura de formação profissional no âmbito das instituições e sistemas educacionais em todo território nacional.

O Governo Federal lançou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, que visa expandir, interiorizar e democratizar o acesso ao

ensino técnico, contemplando um conjunto de ações dentre as quais, o fomento do ensino técnico a distância, por meio da Rede e-Tec Brasil. Assim os cursos técnicos a serem ofertados pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA encontram-se inseridos no âmbito da proposta da Rede e-Tec Brasil e serão desenvolvidos com a participação dos seus Departamentos e o suporte tecnológico do Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet.

Ao todo são 13 cursos na modalidade a distância, com duração média de 20 meses,

abrangendo 18 municípios, com 6.000 vagas, sendo 3.960 para o primeiro semestre e 2.040 para o segundo semestre. Os Projetos Pedagógicos dos cursos foram elaborados e aprovados pelos seus respectivos Departamentos e entre outros aspectos abordam concepções, princípios e procedimentos metodológicos, expressando os principais fundamentos em que se baseiam os cursos, e, o compromisso da UEMA, enquanto instituição pública dedicada ao desenvolvimento de práticas pedagógicas cujo foco se direciona para o eixo:

ciência, educação, tecnologia e trabalho. A iniciativa da promoção de cursos técnicos incorpora a valiosa experiência vivenciada pela UEMA por meio dos seus Centros de Ciências e do Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet, disponibilizando à comunidade maranhense um conjunto de cursos de educação profissional de nível técnico, na modalidade a distância, com vistas à formação de trabalhadores, com a oferta de cursos públicos e gratuitos. Nessa perspectiva, a Universidade Estadual do Maranhão – Uema, reafirma a importância estratégica da educação profissional e tecnológica e sua imperativa articulação, em nível estadual com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SECTEC, no âmbito do Programa Maranhão Profissional, e, em nível federal com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC - SETEC, visando o fortalecimento de uma política pública que conduza ao permanente desenvolvimento de aptidões dos jovens maranhenses para a vida produtiva.

OBJETIVOS

Objetivo geral Ofertar cursos técnicos, públicos e gratuitos, na modalidade a distância, destinados àqueles que concluíram o Ensino Médio, mas ainda necessitam como cidadãos, encontrar respostas aos seus anseios, ampliando e se apropriando de conhecimentos que lhe oportunizem o acesso ao mundo do trabalho, por meio de modalidades de ensino mais flexíveis e menos formais.

Objetivos Específicos Proporcionar oportunidades de qualificação profissional, na modalidade a distância, formando técnicos capazes de fazer frente às necessidades do mundo do trabalho e de permanente auto aperfeiçoamento, inovando-se tecnologicamente para acompanhar as transformações sociais e produtivas em curso.

3

Promover qualificação profissional na perspectiva de gerar novas competências técnicas, em interação permanente com uma base científica, capaz de oportunizar trabalho, renda e empreendimentos, bem como a disseminação de conhecimentos tecnológicos em benefício do desenvolvimento econômico e social do estado do Maranhão.

Implementar programas de ação que integrem as atividades de ensino-pesquisa- extensão, como eixos indispensáveis à construção do conhecimento e ao desenvolvimento da capacidade criativa e participativa.

PÚBLICO ALVO O público alvo dos cursos técnicos se constituirá de jovens e adultos portadores de certificado de conclusão do Ensino Médio, selecionados mediante Processo Seletivo Simplificado.

A UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão, mantida pelo Governo do Maranhão, apresenta

uma estrutura de 19 campi no Estado. São objetivos da UEMA, conforme o seu Estatuto, promover o ensino, a extensão universitária e a pesquisa, a difusão do conhecimento, a produção de saber e de novas tecnologias interagindo com a comunidade, com vistas ao desenvolvimento social, econômico e político do Maranhão.

O Núcleo de Tecnologias para Educação - UemaNet

O Núcleo de Tecnologias para Educação da Uema (UemaNet) tem o papel de articulação e desenvolvimento de projetos e experiências em educação a distância (EaD). Há 13 anos vem ofertando à comunidade maranhense um conjunto de cursos gratuitos, na modalidade a distância, com vistas à formação profissional em diversas áreas do conhecimento.

A estrutura de gestão do UemaNet está organizada de forma descentralizada dentro da

estrutura multicampi adotada pela Uema, dispondo de coordenações de polo de apoio

presencial. Tal estruturação possibilita condições para a operacionalização e o acompanhamento dos cursos em execução. O prédio sede do UEMANET fica localizado no Campus Universitário Paulo VI em São Luís (MA).

OS CURSOS e-TEC NA UEMA

Os cursos técnicos a distância, ofertados no âmbito da Rede e-TEC Brasil, com intermediação do Uemanet são: Alimentos, Contabilidade, Controle Ambiental, Edificações, Guia de Turismo, Informática, Planejamento e Gestão em Tecnologia da Informação, Manutenção Automotiva, Meio Ambiente, Meteorologia, Rede de Computadores, Segurança do Trabalho e Serviços Públicos.

Cursos, carga horária e vagas

Os cursos indicados abaixo foram selecionados com base em estudos de viabilidade, considerando as potencialidades e demandas locais e a expertise da Universidade.

Curso Técnico em Guia de Turismo – 330 VAGAS Carga Horária – 1285h

4

O curso de Turismo tem como objetivo formar profissionais competentes técnica, ética e politicamente, com elevado grau de responsabilidade social, contemplando um novo perfil para saber, saber fazer e gerenciar as atividades de planejamento, gestão, promoção e venda de serviços turísticos, de hospedagem, dentro das novas exigências do mundo do trabalho contemporâneo.

Curso Técnico em Planejamento e Gestão em Tecnologia da Informação – 240 VAGAS Carga Horária – 1345h Formar profissionais capazes de atender as demandas dos diversos setores da sociedade no que se refere aos processos de Planejamento e Gestão na área de Tecnologia de Informação, tornando-os responsáveis e conscientes, capazes de desenvolver sistemas de computação, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação.

Curso Técnico em Informática – 1200 VAGAS Carga Horária – 1315h Formar profissionais capazes de atender as demandas dos diversos setores da sociedade no que se refere à Informática sendo capaz de desenvolver sistema de computação, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação.

Curso Técnico em Rede de Computadores – 570 VAGAS Carga Horária – 1350h Formar profissionais para implantar, administrar e manter redes de comunicação, alavancando a implementação de tecnologias, gerando novas frentes de trabalho, melhorando a qualidade dos serviços prestados em informática com melhor infraestrutura e gerando possibilidades para o emprego e a empregabilidade.

Curso Técnico em Edificações – 210 VAGAS Carga Horária – 1440h Formar profissionais para atuarem nos processos de planejamento e execução de obras civis das mais variadas naturezas, relacionadas às edificações, exercendo com competência suas atribuições quer atuando como gerente nos processos construtivos ou de planejamento, ou ainda nas funções de supervisão e fiscalização, resguardados os limites de atuação previstos pelas Diretrizes Curriculares para a formação de técnicos de nível médio e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), na forma da Lei.

Curso Técnico em Alimentos – 360 VAGAS Carga Horária – 1285h

Formar profissionais competentes para atuar no mercado de trabalho de um mundo cada vez mais competitivo visando atender as necessidades dos setores de produção alimentícia, notadamente do estado do Maranhão.

Curso Técnico em Contabilidade – 870 VAGAS Carga Horária – 1065h

Formar profissionais com competência sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do patrimônio das entidades e suas mutações, em conformidade com os perfis requeridos para a formação do Técnico em Contabilidade.

5

Curso Técnico em Serviços Públicos – 570 VAGAS Carga Horária – 1065h

Formar profissionais aptos para atuar na área administrativa de instituições públicas, desenvolvendo funções de gestão intermediária no atendimento ao público, no apoio administrativo e no controle dos procedimentos organizacionais. Poderão auxiliar na área de gestão de pessoas e materiais, com compromisso pessoal de acordo com os valores éticos do serviço público.

Curso Técnico em Meio Ambiente – 180 VAGAS Carga Horária – 1020h

Formar profissionais capazes de atender as demandas dos diversos setores da sociedade no que se refere a prevenção e minimização de problemas ambientais, adequação e otimização de processos produtivos e de serviços, proporcionando ao aluno conhecimentos necessários ao exercício da profissão, de acordo com as novas tendências tecnológicas e aos desafios do desenvolvimento sustentável.

Curso Técnico em Controle Ambiental – 570 VAGAS Carga Horária – 1026h

Formar técnicos com competência profissional, ética, política e responsabilidade socioambiental, desenvolvendo habilidades que atendam às demandas do setor

produtivo

das

controle

conhecimento

questões ambientais.

com

vistas

a

operar

para

no

e

análise

de

impactos

e

ambientais,

laboratorial

análise

de

contaminantes

gerenciamento

Curso Técnico em Segurança do Trabalho – 510 VAGAS Carga Horária – 1590h

Formar profissionais éticos, comprometidos com a constante busca por excelência e plenamente capacitados para atuar na preservação da saúde do trabalhador, buscando a solução de problemas relativos aos aspectos socioculturais, econômico-financeiros, produtivos, ecológicos e estético-formais dentro do eixo tecnológico ambiente, saúde e segurança do trabalho em nível local, regional, nacional e internacional.

Curso Técnico em Manutenção Automotiva – 210 VAGAS Carga Horária – 1440h

Formar profissionais éticos, com iniciativa empreendedora e responsabilidade socioambiental, capazes de absorver e desenvolver novas técnicas para atuar na melhoria da manutenção de veículos automotivos, acompanhando as tendências tecnológicas do mercado.

Curso Técnico em Meteorologia – 180 VAGAS Carga Horária – 1200h

Formar profissionais com capacidade de absorver e desenvolver novas tecnologias, possibilitando-os conhecimentos que permitam gerar, analisar e interpretar produtos meteorológicos para aplicação nos diversos ramos da ciência, face às demandas sociais, com visão crítica, criativa, ética e humanística.

PROCESSO METODOLÓGICO

Recursos Didáticos

6

O uso dos recursos didáticos na modalidade a distância é necessário e constante, pois, oportunizam ao aluno a autonomia de estudo e a consequente aprendizagem. Para operacionalização dos cursos técnicos, a distância serão utilizados os seguintes recursos: material impresso (fascículo, manual de orientações, roteiro de práticas), videoaulas, laboratórios didáticos, acervo bibliográfico, ambiente virtual de aprendizagem, correio eletrônico e outros.

Tutoria

Na educação a distância o Tutor é o responsável pela mediação e motivação dos estudantes nos processos de ensino aprendizagem. É um profissional que investe na construção de uma relação de respeito e confiança com os estudantes, visando superar os obstáculos no decorrer do processo educativo.