Вы находитесь на странице: 1из 21

SEL300

Informao Profissional em Engenharia Eltrica

Mdulo III Circuitos Eletrnicos


3.1 Introduo
No curso de Engenharia Eltrica, as disciplinas bsicas de Eletrnica, normalmente intituladas de Circuitos Eletrnicos, tratam do estudo dos componentes e das arquiteturas usadas para executarem funes analgicas diversas como amplificao, gerao de formas de onda, processamento de sinais, etc.. Como esses circuitos, para funcionarem corretamente, devem ser alimentados por fontes fornecedoras de energia eltrica, circuitos que geram tenses e correntes contnuas tambm so estudados. Para os alunos que iniciam o curso de Engenharia Eltrica, alguns conceitos sobre esses circuitos e sobre a dinmica de clculos e de simulaes devem ser introduzidos. Entende-se por sinal toda a manifestao ondulatria/energtica de fenmenos fsicos mecnicos, trmicos, pticos, eltricos, magnticos, etc.. O som, por exemplo, um sinal mecnico que se propaga em meios slidos, lquidos ou gasosos. O som pode ser processado eletronicamente para ser gravado, reproduzido, amplificado, filtrado, etc.. Para que isso ocorra, a onda sonora mecnica deve ser transformada em sinal eltrico anlogo e, posteriormente, aps ser processada atravs de circuitos eletrnicos adequados, transformada novamente em onda mecnica para ser transmitida e ouvida. Circuitos eletrnicos so, portanto, agrupamentos de componentes eletrnicos adequadamente interligados de modo a executar uma funo genrica predefinida. Componentes eletrnicos so peas primrias desenvolvidas para executar uma funo especfica dentro de um circuito eletrnico e so subdivididos em dois grandes grupos: passivos e ativos.

3.2 Componentes Eletrnicos


3.2.1 Componentes Eletrnicos Passivos Componentes eletrnicos passivos so aqueles que somente dissipam ou armazenam energia eltrica. Os principais componentes passivos so: o resistor, o capacitor e o indutor. A Figura 3.1a resume os smbolos mais comuns desses componentes. 3.2.1.a Resistor: um componente que dissipa, em forma de calor, toda energia eltrica a ele fornecida. A relao entre o potencial eltrico aplicado e a corrente eltrica gerada nesse componente obedece lei de correspondncia linear, chamada lei de Ohm, descrita pela Equao 3.1.

R=

V I

(3.1)

Na Equao 3.1, R o valor da resistncia eltrica do resistor, medida em ohm [], V o potencial eltrico aplicado, medido em volt [V], e I a corrente eltrica gerada, medida em ampere [A].

P. R. Veronese

12/8/2004

SEL300

Informao Profissional em Engenharia Eltrica

Figura 3.1 Principais Componentes Eletrnicos com os Respectivos Smbolos. a.) Passivos. b.) Ativos. c.) Fontes de Tenso.

3.2.1.b Capacitor:
um componente que armazena, em campo eltrico, toda a energia eltrica a ele fornecida. A correspondncia entre o potencial aplicado e a corrente gerada nesse componente no obedece a uma lei linear, mas, sim, a uma lei diferencial, como mostra a Equao 3.2.
iC = C d C dt

(3.2)

A Equao 3.2 determina, ento, que a corrente eltrica pelo capacitor proporcional variao do potencial eltrico a ele aplicado e no ao potencial em si. Esse fato faz com que a corrente eltrica nele seja nula se o potencial aplicado for contnuo e constante. Por isso costuma-se dizer que o capacitor correspondente a um circuito aberto para tenses contnuas. C o valor da capacitncia do capacitor e medida em farad [F].
3.2.1.c Indutor:

um componente que armazena, em campo magntico, toda a energia eltrica a ele fornecida. A correspondncia entre a corrente eltrica gerada e o potencial eltrico aplicado nesse componente no obedece a uma lei linear, mas, sim, a uma lei diferencial, como mostra a Equao 3.3.

L = L

di L dt

(3.3)

P. R. Veronese

12/8/2004

SEL300

Informao Profissional em Engenharia Eltrica

A Equao 3.3 determina, ento, que o potencial eltrico desenvolvido no indutor proporcional variao da corrente eltrica que o atravessa e no corrente em si. Esse fato faz com que a tenso nele seja nula se a corrente aplicada for contnua e constante. Por isso costuma-se dizer que o indutor correspondente a um curto-circuito para correntes contnuas. L o valor da indutncia do indutor e medida em henry [H]. 3.2.2 Componentes Eletrnicos Ativos Componentes eletrnicos ativos so aqueles que executam funes mais complexas do que os passivos, tais como: retificao e chaveamento, amplificao, estabilizao de tenso, emisso e deteco de luz, medio de temperatura, variao de resistncias ou de capacitncias, supresso de transientes, etc.. Os principais componentes ativos, no-lineares na sua essncia, so:
Retificadores e Chaveadores: Diodo, SCR, DIAC e TRIAC. Amplificadores e Chaveadores: Transistores bipolares (BJT), transistores de efeito de campo de porta isolada (IGFET) e de efeito de campo de juno (JFET). Emissores e Detectores de Luz: Fotodiodo e LED. Estabilizadores de Tenso: Diodo Zener. Sensores de Temperatura: Diodo de juno. Capacitores Variveis: Diodo Varicap ou Varactor. Supressores de Transientes: Diodo TVS.

A Figura 3.1b resume os smbolos dos principais componentes ativos.

3.3 Circuitos Analgicos


A seqncia de processamento de som descrita na Seco 3.1 chamada analgica, pois manipula o sinal na sua forma de onda original ou na forma mais prxima possvel dela. O disco fonogrfico, conhecido como LP, a fita magntica de udio, conhecida como cassete e a fita magntica de vdeo, conhecida como videocassete, so exemplos de sistemas analgicos. Nesses sistemas so gravadas, mecnica ou magneticamente, ondas de udio e de vdeo, as quais preservam, tanto quanto possvel, os mesmos aspectos das ondas originais, mecnicas ou luminosas. Os circuitos eletrnicos que processam esses sinais so tambm chamados de circuitos analgicos. Os dispositivos que transformam um tipo de energia em outro so chamados de transdutores. Microfones e alto-falantes so exemplos de transdutores analgicos, pois transformam sinais sonoros mecnicos em sinais eltricos e vice-versa, mantendo, aproximadamente, as mesmas formas de onda originais. A Figura 3.2 ilustra um sistema analgico genrico. Define-se como aparelho ou dispositivo eletrnico a um conjunto de circuitos eletrnicos agrupados e interligados de modo a executar uma funo predeterminada de processamento. No diagrama da Figura 3.2, vrios blocos formados por circuitos eletrnicos esto interligados, formando um dispositivo eletrnico de processamento analgico genrico de sinais.

P. R. Veronese

12/8/2004

SEL300

Informao Profissional em Engenharia Eltrica

Figura 3.2 Sistema Eletrnico Genrico de Processamento Analgico de Sinais.

3.4 Circuitos Digitais


Os circuitos eletrnicos digitais, ao contrrio dos analgicos, no trabalham com as formas de onda originais dos sinais. Nesses sistemas, os sinais so previamente subdivididos em amostras discretas, as quais so quantizadas numericamente por um cdigo numrico binrio, composto apenas pelos algarismos 0 e 1, chamados de bits. O dispositivo que transforma o sinal analgico em digital chamado de conversor A/D e o dispositivo que faz o sinal digital retornar condio de analgico chamado de conversor D/A. O dispositivo eletrnico que processa o sinal digital chamado Processador Digital de Sinais (DSP). A Figura 3.3 ilustra um sistema digital genrico de processamento. Graas grande evoluo dos circuitos digitais, integrados em larga escala a partir da dcada de 1980, nos dias atuais grande parte do processamento analgico pode ser substitudo com vantagens pelo processamento digitais de sinais.

P. R. Veronese

12/8/2004

SEL300

Informao Profissional em Engenharia Eltrica

Figura 3.3 - Sistema Eletrnico Genrico de Processamento Digital de Sinais.

O disco fonogrfico conhecido como CD (Compact Disc) e o disco de vdeo conhecido como DVD (Digital Video Disc ou Digital Versatile Disc) so exemplos de sistemas digitais. Neles, rigorosamente falando, no existem msicas ou imagens gravadas, mas, sim, milhares de nmeros codificados em cdigo binrio.

3.5 Fontes de Alimentao


Dispositivos que fornecem energia para os circuitos eletrnicos, de modo que eles possam funcionar corretamente, so chamados de geradores ou fontes de fora eletromotriz (fem). Se o objetivo desses geradores fornecer energia ou polarizao para o circuito, ele chamado de fonte de alimentao. Se o objetivo do gerador fornecer algum tipo de sinal a ser processado pelo circuito, ele chamado de fonte de sinal. P. R. Veronese 5 12/8/2004

SEL300

Informao Profissional em Engenharia Eltrica

As fontes de alimentao de circuitos eletrnicos so contnuas, fornecendo fem com polaridade constante e forando a circulao de corrente em apenas um sentido no circuito. Os geradores de sinal so, normalmente, alternados, fornecendo fem com polaridade que se alterna ciclicamente, forando a circulao de uma corrente vibratria pelo circuito. As formas de onda do sinal fornecido por esses geradores podem ser de vrios tipos. So exemplos de fontes de alimentao contnuas: pilhas e baterias eletroqumicas, clulas solares e conversores AC/DC. So exemplos de fontes alternadas: geradores eletromagnticos, geradores eletrnicos de sinais e transdutores. As fontes alternadas podem apresentar em suas sadas uma grande variedade de formas de onda (senoidal, quadrada, triangular, dente de serra ou aleatria) e uma grande gama de freqncias de alternncia (de alguns hertz [Hz] a vrios gigahertz [GHz]). A rede de energia eltrica brasileira uma fonte de alimentao alternada, senoidal, com freqncia de alternncia de 60 Hz (ciclos por segundo) e amplitudes nominais de 127 V ou 220 V eficazes. Os circuitos eletrnicos so alimentados normalmente por tenses contnuas. Essas fontes de alimentao podem ser obtidas de pilhas eletroqumicas ou de clulas solares que carregam bancos de baterias eletroqumicas, em dispositivos portteis de baixo ou mdio consumo. Equipamentos que devero trabalhar fora da atmosfera terrestre, como robs e satlites artificiais, usam esse tipo de fonte. Para dispositivos no-portteis de mdio e alto consumo usam-se normalmente os conversores AC/DC como fontes de alimentao. A Figura 3.1c mostra os smbolos mais usados corriqueiramente para fonte, contnua e alternada, em esquemas de circuitos eletrnicos. 3.5.1 Pilhas e Baterias Os geradores eletroqumicos advm de estudos realizados por Galvani no final do sculo dezoito, descobrindo que condutores eltricos em contacto com condutores inicos (zinco e cido, por exemplo) produzem um potencial eltrico espontneo conhecido atualmente por tenso galvnica. Em 1792, baseado no efeito galvnico, Alessandro Volta construiu a primeira pilha eltrica, que recebeu esse nome porque era composta de vrios discos de zinco e de cobre empilhados alternadamente e separados por panos embebidos em soluo aquosa de cido sulfrico, como mostra a Figura 3.4a. Graas dissociao inica do cido sulfrico e da gua em reao com os metais, so estabelecidas tenses galvnicas em cada um deles, ficando o cobre com um potencial mais positivo do que o zinco. Se um condutor eltrico for ligado entre o cobre (nodo) e o zinco (ctodo), um fluxo de eltrons desloca-se do zinco para o cobre, estabelecendo-se, portanto, uma corrente eltrica I entre nodo e ctodo, como ilustra a Figura 3.4b. O processo permanece at que o eletrlito (soluo aquosa de cido sulfrico) transforme-se totalmente em gua, cessando as reaes qumicas de dissociao inica. Nesse ponto a pilha estar descarregada. O sentido convencional de corrente eltrica, considerada positiva em um ramo de circuito, estabelecido, por conveno, como sendo contrrio corrente de eltrons que se deslocam por esse circuito. Baseados nos estudos de Galvani e de Volta, outros cientistas desenvolveram clulas geradoras de energia eltrica mais aperfeioadas e com maior rendimento, como so as atuais. As mais famosas so os elementos geradores de: Daniell, Lclanch, Zamboni e Weston. De acordo com os tipos de reaes qumicas envolvidas, esses geradores podem ser classificados em primrios e secundrios. P. R. Veronese 6 12/8/2004

SEL300

Informao Profissional em Engenharia Eltrica

Figura 3.4 Gerador Eletroqumico. a.) Corte Esquemtico de uma Pilha de Volta. b.) Ligao em um Circuito Eltrico.

Geradores primrios so aqueles que advm de reaes qumicas irreversveis e, portanto, no podem ser recarregados. Geradores secundrios ou acumuladores so os que advm de reaes qumicas reversveis e podem, portanto, ser recarregados com um rendimento de recarga superior a 90 %. A Tabela 3.1 resume os geradores eletroqumicos mais comuns na atualidade. Gerador Pilha Seca Pilha Alcalina Mercrio Chumbo-cido Nquel-Cdmio nodo C Zn C Pb Ni(OH)2 Ctodo Zn MnO2 Zn PbO2 Cd Eletrlito MnO2 KOH HgO2 H2SO4 nenhum
fem [V] 1,5 ~ 1,6 1,5 ~ 1,6 1,35 1,8 ~ 2,2 1,2 ~ 1,3

Tipo primrio primrio primrio secundrio secundrio

Tabela 3.1 Principais Geradores Eletroqumicos.

3.5.2 Alternadores Alternadores so mquinas eletromecnicas que geram energia eltrica alternada senoidal atravs do princpio da induo eletromagntica. Basicamente esses geradores so construdos por bobinas de fios condutores eltricos imersas em campos magnticos constantes.

P. R. Veronese

12/8/2004

SEL300

Informao Profissional em Engenharia Eltrica

Figura 3.5 Alternador Elementar.

Como a fem induzida nas bobinas proporcional variao do fluxo magntico () concatenado por elas, se essas bobinas girarem com velocidade angular () constante, a variao do fluxo magntico concatenado ser senoidal e, portanto, a tenso induzida nelas tambm ser. A Figura 3.5 mostra esquematicamente um alternador elementar. Quando a bobina da Figura 3.5 estiver alinhada com as linhas de campo a induo nula e quando a bobina estiver perpendicular s linhas de campo, a induo mxima. Se ela estiver girando com uma velocidade angular constante, a tenso induzida entre seus terminais senoidal e vale: (t) = VMsen(t+). Os trs parmetros que definem uma grandeza eltrica senoidal so: amplitude mxima ou de pico (VM), freqncia de alternncia (f = 2) e fase (). Nas usinas geradoras de energia eltrica, essas bobinas so giradas por algum tipo de energia mecnica: ventos, vazo de rios, presso de vapor de gua, etc.. A Figura 3.6a ilustra as formas de onda de trs tenses senoidais diferentes:

1 (t ) = 179,63 sen (120t ) [V] 2 (t ) = 179,63 sen 120t 2 3


e

) )

[V]

3 (t ) = 179,63 sen 120t + 2 3

[V]

P. R. Veronese

12/8/2004

SEL300

Informao Profissional em Engenharia Eltrica

Figura 3.6 Tenses Senoidais Fornecidas Pela Rede de Energia Eltrica Trifsica. a.) Entre as Fases e o Neutro. b.) Entre as Fases.

Essas trs tenses possuem a mesma amplitude de pico, VM = 179,63 V e a mesma freqncia de alternncia, f = 60 Hz, que equivale a um perodo T = 1 f = 16,667 ms. As fases dessas tenses, no entanto, so diferentes, valendo, respectivamente, 0, -120 e +120. Essas tenses, embora possuam valores instantneos diferentes e valores mdios nulos, isto , 1 = 2 = 3 = 0 , causam, se forem aplicadas a resistores iguais, a mesma dissipao de potncia. Define-se, ento, para elas, um valor mdio quadrtico, tambm chamado de valor eficaz ou RMS, que representa mais efetivamente suas amplitudes. O valor eficaz de uma grandeza alternada calculado atravs da raiz quadrada da mdia do seu valor ao quadrado, como mostra a Equao 3.4.

Vef =

[ (t )]2

[V]

(3.4)

Para grandezas senoidais o valor eficaz, que independe da freqncia e da fase da onda, vale:

Vef =

VM 2

[V]

(3.5)

P. R. Veronese

12/8/2004

SEL300

Informao Profissional em Engenharia Eltrica

Figura 3.7 Conversor AC/DC. a.) Diagrama em Blocos. b.) Circuito Equivalente do Trafo. c.) Circuito Equivalente do Diodo Ideal.

Os valores eficazes das trs tenses das senides da Figura 3.6a valem, portanto, V1(ef) = V2(ef) = V3(ef) = 127 V. Essas tenses esto presentes entre as fases e o neutro da rede de distribuio de energia eltrica. Fisicamente, o valor eficaz de uma tenso alternada a tenso que causa, sobre um resistor qualquer, a mesma dissipao de potncia que uma tenso contnua de mesmo valor causaria. A Figura 3.6b ilustra as formas de onda de trs tenses senoidais diferentes:

1 (t ) = 311,13 sen 120t + 2 2 (t ) = 311,13 sen 120t 6


e

) ) )

[V] [V]

3 (t ) = 311,13 sen 120t 5 6

[V]

Os valores eficazes das trs tenses das senides da Figura 3.6b valem, portanto, V1(ef) = V2(ef) = V3(ef) = 220 V. Essas tenses esto presentes entre as trs fases da rede de distribuio de energia eltrica. Os instrumentos de laboratrio que medem tenses alternadas, chamados voltmetros, esto calibrados para lerem valores eficazes de ondas senoidais.

P. R. Veronese

10

12/8/2004

SEL300

Informao Profissional em Engenharia Eltrica

3.5.3 Conversores AC/DC


3.5.3.a Arquitetura: Conversores AC/DC so circuitos eletrnicos que transformam tenses alternadas em tenses contnuas atravs de componentes ativos retificadores no-lineares, como diodos ou SCRs. Esses circuitos tm como objetivo substituir pilhas e baterias na alimentao de dispositivos eletrnicos em geral. A Figura 3.7a mostra a seqncia de operaes a ser estabelecida na construo de um dispositivo desse tipo. Os principais componentes de um conversor AC/DC so:

- Transformador: um dispositivo eletromagntico, abaixador ou elevador de tenso, com mnimas perdas. A relao de tenses entre os enrolamentos aproximadamente igual relao de espiras de cada um deles, ou seja:
VP N1 = VS N 2

Em fontes de alimentao de circuitos eletrnicos, em geral, so usados transformadores abaixadores de tenso, isto , com N2 < N1. O transformador, muitas vezes chamado apenas de trafo, pode ser substitudo, usualmente para efeito de clculos, por uma fonte AC com fem igual do secundrio em vazio (VS) e em srie com uma pequena resistncia de perdas (RS), como mostra a Figura 3.7b. - Retificador: Transforma a tenso alternada do secundrio do transformador em tenso contnua pulsante. Os elementos retificadores so diodos. - Filtro: Alisa a tenso contnua pulsante tornando-a a mais constante possvel. O elemento de filtragem , geralmente, o capacitor. - Carga: a resistncia equivalente que representa o circuito eletrnico que est sendo alimentado por essa fonte. Normalmente esse elemento chamado de RL.
3.5.3.b Componentes:

- Diodos Retificadores: Idealmente falando, os diodos retificadores so chaves eletrnicas com autocontrole. Quando a tenso de nodo superior de ctodo, o diodo conduz com mnimas perdas, funcionando como uma chave fechada. Quando a tenso de ctodo, no entanto, for superior de nodo, o diodo no conduz, funcionando, ento, como uma chave aberta. A Figura 3.7c ilustra esse comportamento. Colocado no caminho de uma corrente alternada, o diodo impedir o deslocamento da mesma em um dos sentidos e obrigar, portanto, que ela torne-se contnua. Como foi ilustrado na Figura 3.7a, aps o diodo, um dos semiciclos da onda senoidal suprimido e a tenso torna-se contnua pulsante. Esse tipo de retificador conhecido como de meia-onda. Retificadores de onda-completa, que retificam os dois semiciclos da senide, so viveis usando-se dois ou quatro diodos.

P. R. Veronese

11

12/8/2004

SEL300

Informao Profissional em Engenharia Eltrica

Figura 3.8 - Formas de Onda de Tenses de um Circuito Retificador de Meia-Onda. a.) Tenso no Secundrio do Trafo. b.) Tenso Retificada Pulsante. c.) Tenso Retificada Filtrada Pelo Capacitor de Filtro C.

- Capacitor: Uma caracterstica importante desse componente a propriedade que ele possui de armazenar energia eltrica. Quando uma tenso contnua aplicada no capacitor, ele carrega-se segundo uma constante de tempo igual ao produto RSC, sendo C o valor de sua capacitncia e RS a resistncia interna da fonte que o est carregando. Quando for colocado em paralelo com um resistor e desligado de qualquer fonte de energia, ele descarrega-se segundo uma constante de tempo igual ao produto RLC, sendo C o valor de sua capacitncia e RL a resistncia de carga, em paralelo com ele. Se RL >> RS, o capacitor carrega-se rapidamente e descarrega-se lentamente. Esse mecanismo usado para alisar a tenso contnua retificada pulsante mostrada na Figura 3.7a. O resduo de variao que sobra sobre a onda filtrada chamado de ondulao residual (ripple). Quanto maior for a constante de tempo RLC, menor ser essa ondulao residual. A Figura 3.8 mostra as vrias formas de onda presentes em vrios pontos de um circuito retificador de meia-onda.

3.6 Bibliografia
1. T. N. O. Folmer-Johnson, Eletricidade, Livraria Nobel S. A., S. P. 2. R. L. Boylestad, L. Nashelsky, Dispositivos Eletrnicos e Teoria de Circuitos, 8a Edio, Pearson-Prentice Hall, Brasil, 2004, Cap. 2. 3. A. S. Sedra, K. C. Smith, Microelectronic Circuits, 4th Edition, Oxford University Press, N. Y., USA, 1998, Cap. 3 e 4.

P. R. Veronese

12

12/8/2004

SEL300

Informao Profissional em Engenharia Eltrica

Figura 3.9 Diagrama em Blocos de um Projeto de Circuitos Eletrnicos: Clculo, Simulao, Montagem de Prottipo, Testes e Produo.

3.7 Simuladores de Circuitos Eletrnicos


3.7.1 Introduo
Simuladores de circuitos eletrnicos so programas (softwares) desenvolvidos para servir como ferramenta de projeto e de anlise (CAD Computer Aided Design). Esses programas possibilitam a criao, com a adio de todos os componentes e instrumentos, de uma bancada eletrnica virtual em computadores modernos. A Figura 3.9 ilustra, em forma de diagrama em blocos, a estrutura genrica de simuladores. Nos dias atuais existem vrios programas completos de CAD destinados especificamente para projetos e simulao de circuitos eletrnicos, comercializados por vrias fbricas de softwares. As diferenas entre eles residem na apresentao e em subprogramas de apoio contidos nos pacotes, tornando o software mais ou menos completo. O programa simulador propriamente dito, no entanto, sempre o mesmo e conhecido como SPICE (Simulation Program with Integrated Circuit Emphasis). Desenvolvido na Universidade da Califrnia, Berkeley, em 1972, o SPICE , atualmente, o mais popular e universal programa de simulao de circuitos analgicos. Em 1975 foi apresentada ao pblico uma verso revisada do SPICE [1] que permanece at hoje, salvo raras revises e atualizaes. Essas verses esto presentes na maioria dos pacotes de CAD para eletrnica.

3.7.2 Simulador Electronics Workbench


O SPICE o corao do programa Electronics Workbench, industrializado pela Interactive Image Technologies Ltd, Toronto, Canad.

P. R. Veronese

13

12/8/2004

SEL300

Informao Profissional em Engenharia Eltrica

Figura 3.10 Tela de Abertura do Electronics Workbench.

Esse programa possui como vantagem uma apresentao muito didtica, pois simula, atravs de instrumentos virtuais, uma bancada de laboratrio real e, ainda, permite alteraes nos esquemticos dos circuitos sem a interrupo da simulao. Programas simuladores no fazem snteses de circuitos eletrnicos, ou seja, eles no projetam o circuito. A funo do simulador efetuar anlises de circuitos. O projetista, em funo dos objetivos a serem alcanados, deve estipular a arquitetura do circuito a ser usado e fazer todos os clculos pertinentes quele circuito, de modo a torn-lo funcional. Com o anteprojeto pronto, ao invs de montar um prottipo para testes e avaliao em bancadas de laboratrio, que despende tempo e dinheiro, o projetista deve usar o simulador (bancada virtual) para executar essa tarefa. O Electronics Workbench segue a seqncia de trabalho estipulada no diagrama da Figura 3.9, ou seja:
3.7.2.a Captura de Esquemtico:

Nessa fase, o projetista deve desenhar o esquema do circuito a ser simulado e que j foi calculado previamente. Par isso, deve seguir a seguinte seqncia [2]: Clicar: Iniciar Programas Electronics Workebench Version 5 Wewb32 ou clicar no cone correspondente no desktop do Windows. P. R. Veronese 14 12/8/2004

SEL300

Informao Profissional em Engenharia Eltrica

O programa ser aberto exibindo a tela mostrada na Figura 3.10. No grande espao em branco, chamado janela de circuitos (circuit window), dever ser desenhado o esquema eltrico. Para isso deve-se usar a barra de ferramentas de partes (parts bin toolbar) situada imediatamente acima da janela de circuitos. Essa barra possui 13 botes, os quais, quando clicados, apresentaro seu contedo, abrindo outra barra logo abaixo, contendo:

1) Fontes (Sources): smbolo de terra, fontes de tenso DC e AC, fontes de corrente DC e AC, etc..

2) Passivos (Basics): ns de circuito, resistores, capacitores, indutores, transformadores, chaves, etc..

3) Diodos (Diodes): diodos retificadores, zeners, LEDs, pontes e diodos especiais.

................. 10) Indicadores (Indicators): ampermetros, voltmetros, etc..

................. 13) Instrumentos (Instruments): multmetro, gerador de funo, osciloscpio, etc..

Os esquemas so facilmente montados clicando-se no componente desejado e arrastando-o, com o boto esquerdo do mouse pressionado, para a rea da janela de circuitos. Os fios de interligao entre componentes podem ser criados clicando-se no extremo de um componente (aparece uma bolinha preta) e arrastando-se o mouse, com o boto esquerdo pressionado, at o extremo do outro componente a ser ligado. Quando aparecer a bolinha preta, soltando-se o boto do mouse, o fio de ligao automaticamente aparece. Para se selecionar um componente que j est na janela de circuitos, clica-se uma vez sobre ele (o componente torna-se vermelho). Usando-se a barra de ferramentas superior (circuit toolbar), pode-se agir sobre um componente selecionado da seguinte forma:

Cortar: clica-se sobre o boto com o desenho de uma tesoura:

P. R. Veronese

15

12/8/2004

SEL300

Informao Profissional em Engenharia Eltrica

Rotacionar em 90: clica-se uma vez sobre o boto com um tringulo na horizontal e outro tringulo na vertical com uma seta. Cada vez que esse boto for clicado, o componente gira 90.

Girar na Horizontal: clica-se uma vez sobre o boto com dois tringulos verticais:

Girar na Vertical: clica-se uma vez sobre o boto com dois tringulos horizontais:

Editar Propriedades do Componente: clica-se no boto com o desenho de uma etiqueta e um lpis:

Como elucidado pelo diagrama da Figura 3.9, na montagem do esquemtico, o programa usa a biblioteca interna de smbolos para fornecer um desenho que represente um determinado componente. Para poder simular o circuito, o programa tem que saber as caractersticas internas do componente. Para isso ele usa a biblioteca interna de modelos. Ao se clicar o boto de edio de propriedades do componente, tomando-se o diodo como exemplo, obtm-se o quadro da Figura 3.11. Clicando-se em modelos (models), em uma das bibliotecas (library), em um dos modelos (model) e em OK, caracteriza-se perfeitamente o componente a ser usado na simulao. No exemplo da Figura 3.11, biblioteca = default e modelo = 1N54004. Para componentes passivos e fontes, clica-se em valor (value), preenchem-se os campos solicitados e clica-se em OK. A colocao de smbolo de terra (potencial nulo) obrigatria no circuito. Para se retirar a seleo de um componente, clica-se em uma rea branca da janela. Para se mudar a cor de um fio de ligao, clica-se duas vezes no fio (aparecer o quadro wire properties), clica-se no boto de ajuste da cor do fio (set wire color), clica-se na cor desejada e em OK. Quando o esquemtico estiver finalizado deve-se salva-lo clicando-se em file save as (escreve-se o nome do arquivo desejado) salvar. Instrumentos capturados na barra de instruments devem ser interligados corretamente e suas escalas devem ser ajustadas para uma leitura adequada. Para ampliar os instrumentos, clica-se duas vezes sobre eles.

P. R. Veronese

16

12/8/2004

SEL300

Informao Profissional em Engenharia Eltrica

Figura 3.11 Janela de Propriedades de Diodos.

3.7.3 Simulao
Para simular o circuito clica-se na letra I da chave situada no canto direito superior da tela. Para cessar a simulao, clica-se na letra O da mesma chave. Para interromper momentaneamente a simulao clica-se em pause e para reinici-la clica-se em resume.

Durante a simulao as formas de onda vo formando-se na tela do osciloscpio e as tenses e correntes aparecem escritas nos voltmetros e ampermetros respectivamente. Aconselha-se dar cores diferentes para os fios de ligao dos dois canais do osciloscpio, pois, como os traos que aparecem na tela acompanham as cores dos fios, torna-se bem mais fcil identific-los. As escalas devem ser ajustadas para uma leitura confortvel, como mostra a Figura 3.12, para senides de 60 Hz. Se os traos estiverem instveis na tela, correndo muito rapidamente, por exemplo, deve-se aumentar a resoluo de simulao, clicando-se, no menu principal, a seqncia: Analysis Analysis Options Instruments Generate time steps automatically minimum number of time points 1000. Os ampermetros e voltmetros tambm devem ser ajustados para uma medida adequada. Para isso, deve-se clicar sobre eles duas vezes e escolher o valor da resistncia interna do instrumento [Resitance (R): 10 M] e mode (AC ou DC).

P. R. Veronese

17

12/8/2004

SEL300

Informao Profissional em Engenharia Eltrica

Figura 3.12 Aspecto e Escalas de um Osciloscpio Ajustado Para a Leitura de Senides de 60 Hz.

3.7.4 Referncias
1. L. W. Nagel, SPICE2: A Computer Program to Simulate Semiconductor Circuits, Electronics Research Lab., Rep. n ERL-M520, University of California, Berkeley, 1975. 2. Electronics Workbench, Users Guide, Version 5, Interactive Image Technologies Ltd., Toronto, Ontario, Canad, 1996.

P. R. Veronese

18

12/8/2004

SEL300

Informao Profissional em Engenharia Eltrica

3.8 Parte Prtica


3.8.1 Exerccios
3.8.1.a Objetivo:

Os exerccios a seguir tm como objetivo rever conceitos e relembrar os clculos de circuitos eltricos DC, aprendidos no curso colegial.
3.8.1.b Exerccio 1:

No circuito da Figura 3.13, calcular as correntes nos ramos e a tenso no n de sada, preenchendo os retngulos assinalados com A e V, que indicam ampermetros e voltmetros, respectivamente. Considerar os instrumentos ideais.

Figura 3.13 Circuito Usado no Exerccio 1.

3.8.1.c Exerccio 2:

No circuito da Figura 3.14, calcular o valor do resistor R para que a ponte fique equilibrada, isto , para que a tenso no voltmetro torne-se nula. Posteriormente, calcular a tenso lida pelo outro voltmetro e acorrente lida pelo ampermetro. Considerar os instrumentos ideais. Obs.: Considera-se que um voltmetro seja ideal quando sua resistncia interna tende a infinito (circuito aberto) e que um ampermetro seja ideal quando sua resistncia interna tende a zero (curto-circuito).

3.8.2 Simulao de Circuitos


3.8.2.a Objetivo:

Tem como objetivos apresentar um programa computacional simulador de circuitos eletrnicos (CAD) e iniciar o aluno no uso dessa importante ferramenta, atravs da simulao de um circuito simples de converso AC/DC. P. R. Veronese 19 12/8/2004

SEL300

Informao Profissional em Engenharia Eltrica

Figura 3.14 - Circuito Usado no Exerccio 2.

3.8.2.b Prtica 1:

Conversor AC/DC sem Capacitor de Filtro:


Abrir o programa Electronics Workbench 5.0c e desenhar na janela de circuitos o esquemtico apresentado na Figura 3.15. Salvar o circuito com um nome adequado.

Figura 3.15 Circuito Usado na Prtica 1.

Expandir o osciloscpio, clicando duas vezes sobre ele. Ligar a chave de simulao (I). Ajustar as escalas de tenso e de tempo do osciloscpio para uma viso mais confortvel das formas de onda. Se necessrio, ajustar tambm a resoluo de simulao. Observar as formas de onda da tenso contnua (ponto A) e da tenso retificada (ponto A) e desenhar cada uma delas. Anotar seus valores, enfatizando o valor de pico da tenso retificada. Observar e anotar os valores das tenses lidas pelos voltmetros V1 e V2, se possvel.
3.8.2.c Prtica 2:

P. R. Veronese

20

12/8/2004

SEL300

Informao Profissional em Engenharia Eltrica

Figura 3.16 - Circuito Usado na Prtica 2.

Conversor AC/DC com Capacitor de Filtro:


Colocar no circuito um capacitor de filtro, C = 100 F, como mostra a Figura 3.16. Observar e anotar novamente as formas de onda nos pontos A e A e as tenses lidas pelos voltmetros V1 e V2. Avaliar as mudanas ocorridas e dar explicaes para elas. Aumentar o valor da capacitncia (1000 F e 10000 F, por exemplo) e reavaliar as mudanas ocorridas.

P. R. Veronese

21

12/8/2004

Вам также может понравиться