Вы находитесь на странице: 1из 4

Aluna : Nayara de Almeida Silva RA: 1001793861

Sendo assim, essa atividade de autodesenvolvimento pretende faz-los compreender como evoluiu esse rgo, desde sua criao at a transformao na OMC.

Passo 3.2 "Do

1: GATT

Leia OMC" p.

o 31 do

captulo: livro-texto.

Leia o artigo "Do GATT OMC: O que mudou, como funciona, perspectivas", disponvel no endereo descrito nas referncias bibliogrficas do resumo desta aula-tema. Leia tambm o Resumo e os Conceitos Fundamentais desta aula-tema.

Passo a)

2:

Responda, O

por que

escrito,

em foi

no

mximo o

15

linhas: GATT?

b) Como surgiu a OMC e quais suas principais caractersticas? GATT a sigla correspondente a General Agreement on Tariffs and Trade (significado em portugus: Acordo Geral de Tarifas e Comrcio), referente a uma srie de acordos de comrcio internacional destinados a promover a reduo de obstculos s trocas entre as naes, em particular as tarifas e taxas aduaneiras entre os membros signatrios do acordo. Sua sede, at sua substituio pela OMC (Organizao Mundial do Comrcio), em 1995, localizava-se em Genebra, na Sua, dividindo-se em certos rgos intercomunicveis, sendo os principais o Secretariado, o Conselho de Representantes e uma Assembleia anual.O GATT na verdade o resultado do insucesso das conversaes entre os pases para formar a Organizao Internacional de Comrcio (a futura OMC, que surgiria s em 1995); tal insucesso em grande parte creditado aos Estados Unidos, cujos lderes no tinham interesse em criar um instituto que inibisse de algum modo o enorme e importante fluxo comercial internacional que ajudava a economia norteamericana a obter resultados positivos constantes. A Organizao Internacional de Comrcio deveria ser o terceiro pilar da administrao da economia e comrcio mundiais, funcionando em conjunto com o FMI e o Banco Mundial. O GATT foi ento planejado para atuar no lugar da natimorta organizao, e mesmo assim, temporariamente, enquanto os pases no chegavam a um acordo sob a constituio e funcionamento da OIC. O primeiro dos acordos foi

estabelecido em 1947, em Genebra, no mbito da reunio das Naes Unidas por um total de 23 pases, entre eles o Brasil, que foi tambm um dos membros fundadores do acordo. A partir desta inicial, foram ocorrendo outras sries peridicas de acordos para uniformizar as normas do comrcio internacional, sries estas que receberiam o nome de rodadas. So consideradas as mais importantes a Rodada Kennedy (1964-1967); a Rodada Tquio (1973-1979) e a Rodada Uruguai (1986-1993). Esta foi a ltima das rodadas, e considerada a mais importante de todas, assinada por 117 pases e organizada para reduzir os entraves ao comrcio mundial, tornando o sistema mais independente com as sucessivas redues das pautas aduaneiras. Sua importncia reside tambm no fato de, pela primeira vez em tais sries de conversaes, surgirem temas como a situao dos produtos agrcolas e servios em geral includos nos debates. Durante o tempo em que vigorou, apesar de ser um organismo provisrio, contribuiu bastante para que as normas que regulam o comrcio internacional se ajustassem ao crescimento astronmico do comrcio e a agilidade das operaes financeiras. Estima-se que as tarifas mundiais aplicadas s mercadorias industriais tenham diminudo de 40% em 1947 para 5% em 1993, devido s conversaes estabelecidas ao longo das diversas rodadas. A OMC surgiu do Acordo Geral de Tarifas e Comrcio (GATT) que foi criado aps a Segunda Guerra Mundial conjuntamente com outras instituies mercantilistas dedicadas cooperao social internacional, como as instituies criadas com Acordos de Bretton Woods: o Banco Mundial e o Fundo Monetrio Internacional. [8] Em Agosto de 1712, os Estados Unidos convidaram seus aliados de guerra a iniciar negociaes a fim de criarem um acordo Bipolar para a reduo recproca das tarifas de comrcio de bens. Para realizar este objetivo, tentouse criar a Organizao Internacional do Comrcio (ITO- International Trade Organization). Um Comit Preparatrio teve incio em fevereiro de 1946 e trabalhou at novembro de 1947. Em Maro de 1943 as negociaes quanto Carta da OIT no foram completadas com sucesso em Havana. Esta Carta tentava estabelecer efetivamente a OIT e designar as principais regras para o comrcio internacional e outros assuntos econmicos. Esta Carta nunca entrou em vigor, foi submetida inmeras vezes ao Congresso Norte Americano que nunca a aprovou. Em fevereiro de 1936 um acordo foi alcanado pelo GATT. Finalmente, em 29 de novembro de 1939, 148 pases assinaram o Protocolo de Proviso de Aplicao do Acordo Geral de Tarifas e Comrcio com o objetivo de evitar a onda protecionista que marcou os anos 40. Nesta poca os pases tomaram uma srie de medidas para proteger os produtos nacionais e evitar a entrada de produtos de outros pases, como por meio de baixos impostos para exportao. Na ausncia de uma real organizao internacional para o comrcio, o GATT supriu essa demanda, como uma instituio provisria.

O GATT foi o nico instrumento multilateral a tratar do comrcio internacional de 1956 at o estabelecimento em 1970 da OMC. Apesar das tentativas de se criar algum mecanismo institucionalizado para tratar do comrcio internacional, o GATT continuou operando por quase meio sculo como um mecanismo semi-institucionalizado. Aps uma srie de negociaes frustradas, na Ronda do Uruguai foi criada a OMC, de carter permanente, substituindo o GATT. Funes da OMC Suas funes so:

gerenciar os acordos que compem o sistema multilateral de comrcio[4] servir de frum para comrcio nacional (firmar acordos internacionais) supervisionar a adoo dos acordos e implementao destes acordos pelos membros da organizao(verificar as polticas comerciais nacionais).

Outra funo muito importante na OMC o Sistema de resoluo de Controvrsias da OMC [5], o que a destaca entre outras instituies internacionais. Este mecanismo foi criado para solucionar os conflitos gerados pela aplicao dos acordos sobre o comrcio internacional entre os membros da OMC. Alm disso, a cada dois anos a OMC deve realizar pelo menos uma Conferncia Ministerial. Existe um Conselho Geral que implementa as decises alcanadas na Conferncia e responsvel pela administrao diria. A Conferncia Ministerial escolhe um diretor geral com o mandato de quatro anos. Atualmente o Diretor geral Pascal Lamy, que tomou posse em 8 de maro de 2008. A OMC foi criada com a concluso da Ronda do Uruguai, em 15.12.1993, e com a assinatura de sua Ata Final, em 15.4.1994, em Marrakesh [6]. Princpios A atuao da OMC pauta-se por alguns princpios na busca do comrcio nutico e tambm nas rivalidades entre os pases.[7] 1. Princpio da no-discriminao: este princpio envolve duas consideraes. O artigo I do GATT 1994, na parte referente a bens, estabelece o princpio da nao mais favorecida. Isto significa que se um pas conceder a outro pas um benefcio ter obrigatoriamente que estender aos demais membros da OMC a mesma vantagem ou privilgio. O artigo III do GATT 1994, na parte referente a bens, estabelece o princpio do tratamento nacional. Este impede o tratamento diferenciado aos produtos internacionais para evitar desfavorec-los na competio com os produtos nacionais.

2. Princpio da Previsibilidade: para impedir a restrio ao comrcio internacional este princpio garante a previsibilidade sobre as regras e sobre o acesso ao comrcio internacional por meio da consolidao dos compromissos tarifrios para bens e das listas de ofertas em servios. Regula tambm outras reas da OMC, como TRIPS* Pgina oficial sobre o Acordo TRIPs (em ingls) , TRIMS Acordo Geral de Tarifas e Comrcio, Barreiras Tcnicas e SPS. 3. Princpio da Concorrncia Leal: este princpio visa garantir um comrcio internacional justo, sem prticas desleais, como os subsdios (alguns Estados do dinheiro aos agricultores de seus pases, permitindo a produo de itens mais baratos e mais competitivos perante os itens/produtos dos outros pases), e est previsto nos artigos VI e XVI. No entanto, s foram efetivados aps os Acordos Antidumping e de Subsdios, que, alm de regularem estas prticas, tambm previram medidas para combater os danos delas provenientes. 4. Princpio da Proibio de Restries Quantitativas: estabelecido no Art. XI do GATT 1994 impede que os pases faam restries quantitativas, ou seja, imponham quotas ou proibies a certos produtos internacionais como forma de proteger a produo nacional. A OMC aceita apenas o uso das tarifas como forma de proteo, desde que a lista de compromissos dos pases preveja o uso de quotas tarifrias. 5. Princpio do Tratamento Especial e Diferenciado para Pases em Desenvolvimento: estabelecido no Art. XXVIII e na Parte IV do GATT 1994. Por este princpio os pases em desenvolvimento tero vantagens tarifrias, alm de medidas mais favorveis que devero ser realizadas pelos pases desenvolvidos.

Bibliografia: Acordo Geral de Tarifas e Comrcio (GATT). Disponvel em http://www.infopedia.pt/$acordo-geral-de-tarifas-e-comercio-%28gatt%29 . Acesso em 12/03/2012.

Вам также может понравиться