Вы находитесь на странице: 1из 29

"'"

'i"",-~.V

.~ ..

',,"'5:'.

MINISTRIO DA DEFESA EXRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO"GERAL DO PESSOAL

(Diretoria

Geral

do Pessoal/t860)
BARO DE SURUHY

I)EPARTAMENTO

PORTARIA N2

li t

-DGP, DE

3@ DE MARO DE 2012.

i
I
I

Aprova as Instrues Reguladoras para Aplicao das 10 10-02. Movimentao de Oficiais e Praas do Exrcito (EB 30-IR-40.001).

O ,CHEFE DO DEPARTAMENTO.GERAL DO l'ESSOAL, no uso da atribuio que lhe confere o aI1iigo 42 do Regulamento do Departamento-Geral do Pessoal (R-I 56), aprovado pela Portaria do Com,lndante do Exrcito n2 217, de 22 de abril de 2009, e de acordo com o ar!. 44. das Instrues Gerai~ para as Publicaes do Exrcito (EB 10-10-01.002), aprovadas pela Portaria do Comandante do Exrcito n2 no, de 7 de dezembro de 201 1, resolve:
,

AJ 12 Aprovar as Instrues Reguladoras pra Aplicao das 10 10-02, Movimentao de Oficiais e Praas .lo Exrcito (EB 30-IR-40.001). , Art, 22 Revogar a Portaria n2 070-DOP, de 23 de maro de 2010, a Portaria n2 166-DGP, de 11 de agosto d.e 2010, e a Portaria nO237-DOP, de 5 de novembro de 2010. Ar!. 32 Determinar que esta POliaria entre em vigor na data de sua publicao,

INSTRU

S REGULADORAS PARA APLICAO DAS IG 10-02, MOVIMENTAO DE OFICIAIS E PRAAS DO EXRCITO (EB 30-IR-40.001)

CAPTULO I - A FINALIDADE CAPTULO 11 DOS PRECEITOS COMUNS Seo I - Das P oridades de Movimentao Seo Il - Do P cesso de Movimentao CAPTULO III DAS LOCALIDADES E GUARNIES ESPECIAIS Seo 1- Dos P anos de Movimentao Seo Il _ Da M vimentao para Guamin Especiale para LocalidadeEspecial Categoria A Seo III - Da J ovimentao de Guamio Especial e de Localidade Especial Categoria A CAPTULO IV DAS MOVIMENTAES RELATIVAS AOS CURSOS Seo I - Dos P ceitos Comuns Seo 11 - Dos rsos dc Formao dc Oficiais Seo 1II - Dos ursos de Formao de Sargentos Seo IV - Dos ursos de Especializao e Extenso Seo V - Dos lrsos de Aperfeioamento e de Ps-graduao Seo VI - Dos ursos de Altos Estudos Militares Seo VII _Do. ursos de Poltica e Estratgia Seo VIlI - Do Cursos Fora da Fora CAPTULO V AS SITUAES ESPECFICAS Seo I - Das vimentaes Relativas a Misses no Exterior Seo Il - Da A io Seo III - Da ividade de Justia e Disciplina CAPTULO VI DOS PRECEITOS REFERENTES A OFICIAIS Seo I - Do Ins utor e Professor Seo li - Do Q adro Suplementar Seo III _ Do adro de Engenheiros Militares Seo IV - Dos ficiais do Servio de Sade Seo V - Do Q adro Auxiliar de Oficiais Seo VI - Do adro Complementar de Oficiais CAPTULO Vil DOS PRECEITOS REfERENTES A PRAAS Seo I - Dos M nitores de Estabelecimentos de Ensino e dos InstlUtoresde Tiros-de-Guerra CAPTULO VII - DAS OUTRAS DISPOSIES Seo I - Da De mitao das Sedes Militares Seo Jl - Das teraes na Situao de OM Seo IH - Da O com mais de uma Sede Seo IV - Da l\ vimentao por Motivo de Sade Seo V - Da M vimentao por Interesse PI'6prio Seo VI - Da P 0etos de Interesse da Fora Seo VII - Da ovimentao para Braslia Seo VIIl - Da ovimentao de Oficiais e Graduados por Promoo Seo IX - Da]'v vimentao de Militares C0njuges ou Companheiros Estveis Seo X - Dos R cursos Seo XI - Das escries Diversas

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Artigo 1
22/12

2Q/32 4/12 13/30


13 14/19 20/30 31/47

31/36 37/39

40
41

42/44
45

46
47 48/54 48/49 50/52 53/54 55/68 55/6 I 62/63 64 65/66 67
68 69/77 69/77
78/111

78
79/82

83
84/86

87188 89
90/91

92/93 94/98 99/1 02

103/111

ANEXO: i' - DELlMITA'P DAS SEDES MILITARES

, I'

I
I

I
I'
I~

I
,
I

I,
i )

i
1I
"

INSTRUES I GULADORAS PARA Al'LICAO DAS IG 10-02, MOVIMENTAO DE OFICIAIS E PRAAS 00 EXRCITO (EB 30-IR-40.001)
CAPTULO I DA FINALIDADE A . 1 As presentes Instrues Reguladoras (IR) destinam-se a regular a movimentao de oficiais e praas o Exrcito. CAPTULO 11 DOS PRECEITOS COMUNS Sco I Das Prioridades de Movimentao A . 2 Ao Departamento-Geral do Pessoal (DGl') caber fixar, de acordo com as prioridades esta lecidas pelo Estado-Maior do Exrcito (EME), os percentuais de completamento dos cargos das diver s Organizaes Militares (OM) do Exrcito, em funo do efetivo existente. A transferncia, no relacionada ne tenha atingido o observados os re interesse do servi . 3 A movimentao por necessidade do servio, decorrente de classificao, 1eao, designao ou modificao em Quadro de Cargos Previstos (QCP), tambm ssidade de abertura de claro na OM, recair, prioritariamente, no militar voluntrio, que mpo mnimo de sede, ou no militar com maior tempo de servio na sede, nesta ordem, uisitos de habilitao militar para o exerccio do cargo, o desempenho profissional e o o. As movimentaes no mbito da mesma sede atendero s necessidades do servio.

S Em igualdade de condies, dentre os voluntrios ter prioridade para movimentao o mais antgo; na usncia de voluntrios, ser movimentado prioritariamente o mais moderno. S o Nos processos de movimentaes sero considerados, para fim de ordenamento dos inscritos nos div sos planos disponibilizados pelo rgo Movimentador (O Mov), O tempo passado pejo militar na sua se atual e o seu desempenho profissional.
Seo 11 Do Processo de Movmentao Ar . 4 A movimentao ato administrativo que se realiza para atender a necessidade do servio, podendo er considerados, quando peliinentes, os interesses individuais, inclusive a convenincia fami liar. A . 5 O ato de movimentao do militar, por intermdio do qual os interessados tomaro as medidas adm istrativas decorrentes, ser disponibilizado no endereo eletrnico do O Mov na Internet. 62 Nenhuma autoridade poder retardar a publicao do ato de movimentao, devendo transcre er a movimentao, em boletim interno, no prazo de 2 (dois) dias teis aps a data de divulgao da mo imentao no endereo eletrnico do O Mov.

S
OM.

1 A publicao da movimentao implicar na excluso do militar do estado efetivo da

~ 2 A OM deve, no mesmo boletim que transcreveu a movimentao, determinar prazo de 5 (cinco) dias p . a apresentao da parte de opes pelo militar e, se for o caso, conceder os prazos para passagem de ma rial, transmisso de encargos e de valores previstos no Regulamento de Administrao do Exrcito.

A . 72 Aps a divulgao da movimentao, o militar no poder receber, por sua OM, encargo ou ser dignado para misso, curso. inqurito, sindicncia ou qualquer outra atividade que possa concorrer para o etardo em seu desligamento. Pa comandante, che desligamento d endereado ao D grafo nico. Em carter excepcional e apenas para atender s situaes especiais, o e ou diretor (Cmt/Ch/Dir) da OM dever solicitar autorizao ao O Mov para adiar o militar, diretamente e em carter urgente, por mensagem via fax ou radiograma etor de Controle de Efetivos e Movimentaes.

AI . 82 O militar movimentado poder gozar, na OM de origem, um Ul1lCO periodo de ferias, a que.la zer jus, desde que seja iniciado imediatamente aps tomar conhecimento do ato de movimentao, i dependentemente das demais providncias decorrentes. Pa grafo nico. O militar relacionado para curso com durao superior a seis meses dever apresenta se no estabelecimento de ensino respectivo j tendo gozado, na OM de origem, sempre que houver dispo ibilidade de prazo, as frias relativas ao ano anterior ao da matrcula. A . 92 O militar que, por motivo de sade, no puder iniciar o deslocamento para a OM de destino nos praz regulamentares, somente poder interromper a contagem desses prazos mediante baixa a hospital ou con esso de Licena para Tratamento de Sade (LTS). Pa grafo nico. O militar de que trata este artigo ficar automaticamente adido OM de origem, que dar onhecimento do fato ao O Move OM de destino, at que cesse a causa impeditiva, quando lhe sero oncedidos os dias restantes daqueles prazos. AI previstas na legi como se efetivo ao O Move O . 10. Se o militar no tiver condies de seguir destino, por razes administrativas no ao especfica de movimentao, ficar adido OM de origem, sendo considerado sse, por ato justificado de seu Cmt/Ch/Dir, que dever informar o fato, com urgncia. de destino do militar.

Pa 'grafo nico. Satisfeitas as condies para o seu deslocamento, segundo o controle do


Cml/Ch/Dir OM, militar dever ser desligado no prazo mximo de 2 (dois) dias teis. A 11. A solicitao dc movimentao, de que trata o ar!. 42 das Instrues Oerais para Movimentao d Oficiais e Praas do Exrcito (10 10-02), ser cncaminhada ao DOP por intermdio do canal de comand Pa .grafo nico. A inscrio nos planos de movimentao ser realizada diretamente pelos militares ou pel sOM. confolTI1e o plano considerado. por meio de aplicativos de informtica disponibilizados ualmente pelo O Mov. AI 12. A documentao relacionada com movimentao de pessoal encaminhada ao OP, nas datas previstas, grupadas separadamente, na forma que se segue: dever ser

I- ficial possuidor de Curso de Altos Estudos Militares (CAEM) da Escola de Comando e Estado-Maior do xrcito (ECEME);

11 oficial das Armas, do Servio dc Intendncia e do Quadro de Material Blico (QMB),


sem o CAEM;

Ir - oficial do Servio de Sade e do Quadro de Engenheiros Militares (QEM), sem o CAEM, do Servi o de Assistencia Religiosa do Exrcito, do Quadro Complementar de Oficiais (QCO) e do Quadro Auxil ar de Oficiais (QAO); e
I - praa, por Qualificao Militar Singular (QMS) de subtenentes e sargentos.

CAPTULO III DAS LOCALIDADES E OUARNIES ESPECIAIS Seo I Dos Planos de Movimentao A . 13. A movimentao de militares "de" e "para" Ouarnics Especiais (Ou Esp) e Localidades Esp ciais Categoria A (Loc Esp Catg A) ser realizada por meio de planos especficos, organizados pelo Mov, segundo os critrios estabelecidos nestas IR.

S
do art. 32 do R-5

~ As Ou Esp, assim consideradas para efeito de movimentao, previstas no inciso VI so especfIcas do Exrc.to e encontram-se relacionadas no anexo s 10 10-02.

S As Loc Esp Catg A, assim consideradas para efeito de remunerao e de acrscimo de tempo de servio so comuns s trs Foras Armadas e regulamentadas pejo Ministrio da Defesa.
Da Mov Seo II entao para Guarnio Especial c para Localidade Especial Categoria A

A . 14. A movimentao de militares para Ou Esp e para Loc Esp Catg A sero realizadas, respectivamente, 01' meio do Plano de Ida para Ou Esp e do Plano de Ida para Loc Esp Catg A.
~ 2 A movimentao de militares para Ou Esp e para Loc Esp Catg A poder ser viabilizada, qua o necessrio, pela transferncia de militares que servem nessas guarnies, para abertura de claro.

O Plano de Ida para Loc Esp Catg A ser realizado aps o Plano de Ida para Ou Esp.

Ar 15. Os cargos em Ou Esp e em Loc Esp Catg A sero preenchidos, de acordo com o inter<ssedo s<rvio, atendendo-se, prioritariamente, aos mil.tares voluntrios. A 16. O militar dever satisfazer as seguintes condies para se inscrever como voluntrio para m vimentao para Ou Esp ou Loc Esp Catg A: I - ompletar o prazo mnimo de permanncia na sede de origem at 28 de fevereiro do ano seguinte ao da ins rio; li - possuir, no mnimo, I (um) ano de servio na OM, at 28 de fevereiro do ano seguinte ao da inscrio; III dev<r permanec no estar previsto para matrcula em curso ou estgio, durante o prazo mnimo que na Ou Esp;

IV no causar incompatibilidade funcional ou hierrquica, quando integrar Quadro de Acesso (QA) e fo previsvel a sua promoo. durante o prazo mnimo de permanncia na Ou Esp ou Loc Esp Catg A;

V no estar sub judicc e nem indiciado em Inqurito Policial Militar (IPM);


V - no ter condies de ser transferido ex officio para a reserva remunerada, antes de completar o praz mnimo de permanncia na Gu Esp ou na Loc Esp Catg A, exceto para nomeaes para os cargos de Che de Estado-Maior preenchimento de outros cargos especficos, a critrio do O Mov;

v - atender

aos requisitos de desempenho profissional fixados pelo O Mov;

V I - no possuir problema de sade prpria ou de dependente; - estar, no mnimo, no comportamento "BOM"; e no estar selecionado ou pr-selecionado para misso no exterior. p grafo nico. A movimentao de militar que possuir condies de ser transferido "a pedido" para a r erva remunerada, antes de completar o prazo mnimo de permanncia em Gu Esp ou Loc Esp Catg A, st condicionada ao interesse do servio, a critrio do O Mov.
A . 17. A movimentao para Gu Esp e para Loc Esp Catg A incidir, prioritariamente,

em militar que nda no tenha servido nessas guarnies e com maior pontuao no somatrio dos requisitos de des penho profissional e tempo de sede. A 18. No ser realizada movimentao para' Gu Esp ou Loc Esp Catg A por convenincia da 'sciplina, nem por interesse prprio, Oli por motivo de sade. A militar voluntri

19. A movimentao para Gu Esp e Loc Esp Catg A recair, pnontarianlente.


considerando os requisitos de tempo de sede e do desempenho profissional. Seo 1II 'imentao de Guarnio Especial e dc Localidade Especial Categoria A

no

OaM

A . 20. O DGP, por meio do O Mov. considerar movimentar os militares que tenham tempo mnimo d sede em Gu Esp ou Loc Esp Catg A, de modo que o maior nmero possvel de militares tenha a oportunid de de servir nessas guarnies.
~

respectivamente,

As movimentaes de militares de Gu Esp e de Loc Esp Catg A sero realizadas, or meio do Plano de Sada de Gu Esp e do Plano de Saida de Loc Esp Catg A.

21. O militar que serve em Gu Esp no poder ser transferido para outra Gu Esp. O militar que serve em Gu sp que tambm seja Loc Esp Catg A no poder ser transferido para outra Loc Esp Catg A. Al 22. O tempo mnimo de permanncia em Gu Esp, computado continuadamente, efeito de movime tao, de 24 (vinte e quatro) meses.
~

para

afastamento do s
~

A contagem de tempo mnimo de permanncia em Gu Esp ser interrompida por io no previsto no art. 82 do R-50. Somente por necessidade do servio, assim considerado pelo Comandante do Exrcito GP, deixaro de ser observados os prazos constantes deste artigo.

ou pelo Chefe do

~ 3 O militar que estiver servindo em Gu Esp e for promovido durante o tempo mnimo de permanncia a q estiver obrigado, nela pe1111anecer.ocupando cargo compatvel, ou na condio de adido como se ef, ivo fosse, at completar o tempo previsto.

A . 23. O militar que servir cm OM sediada em localidade no classificada como Ou Esp e tor destacado pa frao localizada em Gu Esp, contar, como tempo de sede para movimentao, o tempo passado a sede da OM de origem somado ao tempo que servir destacado na localidade considerada Gu p. ~ ~ Poder se inscrever no Plano de Sada de Gu Esp o militar que tiver completado o tempo mnimo d sede em sua OM, 2 (dois) anos para oficiais e para praas, e, includo nesse perodo, houver sido dest, ado em Gu Esp por, no mnimo, 12 (doze) meses ininterruptos.
~ 2 Na execuo do Plano de Sada de Gu Esp, o O Mov considerar apenas o tempo passado pelo mili ar destacado em Gu Esp .

A . 24. O militar, aps cumprir o tempo mini mo de pern1anneia em Ou Esp ou Loc Esp Catg A, poder s movimentado, de acordo com o interesse do servio e a critrio do O Mov, mesmo que no esteja inscrit em nenhum dos planos de movimentao.
~ ~ Ao se inscrever no Plano de Sada de Guarnio Especial, o militar dever, observando as or ntaes do O Mov, indicar as sedes para onde aspira ser movimentado. ~ 2 O O Mov verificar a possibilidade de atender, prioritariamente, s indicaes do militar, rcspeitad s os requisitos de habilitao militar para o exerccio do cargo, o efetivo previsto para a OM e o interesse o servio.

O interesse do servio prevalecer sobre qualquer outro. 25. Quando a localidade deixar de ser classificada como Gu Esp ou Loc Esp Cat A, prevalecer, par efeito de movimentao, a classificao vigente quando da apresentao do militar pronto para o ser o na sede. 26. Quando uma localidade passar a ser classificada como Ou Esp ou Loc Esp Cat A, permanncia ser computado a partir da apresentao do militar pronto para o servio

o prazo mnimo na sede.

Pa .grafo nico. No caso destc artigo, o militar, para adquirir condies de movimentao, dever, alm de mpletar o prazo mnimo de permanncia, ter, pelo menos, 1 (um) ano na sede, contado a partir da viglilc da legislao que considerou a guarnio como especial ou como Loc Esp Cat A. 27. Quando ocorrer transferncia de OM situada em localidade que no seja Gu Esp ou Loc Esp Cat para outra com essa classificao, o prazo mnimo de pern1anncia ser contado a partir da data de apreseI ao do militar pronto para o servio na nova sede. 28. O militar que, aps completar o prazo mnimo de permanncia em Gu Esp ou Loc ignado para curso de pequena durao que no desligue da OM, ser movimentado, por Loc Esp Cat A, para OM onde possa aplicar os conhecimentos adquiridos.
A 29. O militar que, aps completar o prazo mnimo de permanncia em Gu Esp ou Loc Esp Cat A, for d ignado para curso que implique desligamento da OM, ser movimentado para a OM onde est previs o seu funcionamento e, ao conclu-lo, ser classificado onde possa aplicar os conhecimentos a uiridos.

prioritariamente, desempenho pro

30. A movimentao de Guarnio Especial e Localidade Especial Categoria A recair, o militar com maior pontuao, considerando os requisitos de tempo de sede e do sional do perodo passado na Guarnio Especial ou Local idade Especial Categoria A.

CAPTULO .IV DAS MOVIMENTAES RELATIVAS AOS CURSOS Seo I Dos Preceitos Comuns A . 31. Para efeito de movimentao. estgios. A '. 32. A classificao de concludente de curso ser feita levando em considerao o previsto nos art. 1 e 14 das IG 10-02. A . 33. O militar que concluir curso de formao no dever ser classificado em OM que se encontre em fi e de mudana de sedelGu ou extino. AI . 34. A classificao de concludentc de curso no exterior dever ser feita em Estb Ens ou em OM, onde militar possa aplicar e transmitir as experincias e os conhecimentos adquiridos. AI . 35. O militar concludente de curso, que tenha problemas de sade prpria ou de dependentes, dev r proceder de acordo com as prescries do art. 42, inciso IV, das 10 10-02. A . 36. A designao do militar para frequentar curso no constante do art. 32 das 10 10do DOP, respeitando, para cada curso, os critrios estabelecidos em legislao especfica e a exi ncia de cargo vago ou cujo ocupante esteja previsto para ser movimentado. Seo 11 Dos Cursos de Formao de Oficiais A . 37. Na abeliura de vagas para classificao do aspirante-a-oficial das Armas, do Quadro de Materi I Blico (QMB) e do Servio de Intendncia (Sv Int), concludente do curso da AMAN, a OM dever ser, rioritariamente, de nvel unidade. 38. O concludente do curso de formao da Escola de Sade do Exrcito (EsSEx) poder ser classi cado em qualquer OM do Exrcito Brasi [eiro, salvo determinaes contrrias no edital referente ao conc rso a que se submeteu o referido concludente.
A

consideram-se equivalentes os tem10s cursos e

02 ser atribui

formao, de gra de sua especiaJid

39. O oficial do Quadro de Engenheiros Militares (QEM), concludente dos cursos de ao e de formao e graduao, ser classificado em OM que permita o desempenho e. Seo 1II Dos Cursos de Formao de Sargentos

A 40. A classificao do concludente de Curso de Formao de Sargentos (CFS) ser realizada atenden o ao mrito intelectual. Pa .grafo nico. Observada a convel1lencia do servio, o O Mov evitar classificar concludentes dos ursos de Formao de Sargentos, das QMS, combatentes em unidades de Polcia, de Guarda, de ArtilJ ria Antiarea, de Engenharia de Construo, de Guerra Eletrnica ou de Aviao do Exrcito.

Seo IV Dos Cursos de Especializao e Extenso A de durao inferi. servindo, deven no curso, atende . 41. A classificao de militar que frequentou curso de especializao ou de extenso r a seis meses dar-se-, em princpio, na mesma OM, guarnio ou sede em que estiver preencher claro cuja referenciao permita a aplicao dos conhecimentos adquiridos o seguinte ordem de prioridade: M em que estiver servindo; Il guarnio em que estiver servindo; UI sede em que estiver servindo; IV - Regio Militar em que estiver servindo;

v vI

C Mil A em que estiver servindo; ou demais C Mi.1A.

P 'grafo nico. O militar classificado por concluso de curso, inferior a seis meses, dever ser deslig o ao trmino do ano de instruo, salvo imperiosa necessidade do servio, a critrio.do O Mov. Seo V Dos Cursos de Aperfeioamento e de Ps-graduao A 42. O oficial concludente dos cursos da Escola de Aperfeioamento (EsAO) ser clas ficado, conforme o estabelecido a seguir: I - as Arn1as: em OM operacional da Anna; II do QMB: em Batalho Logstico, Batalho/Depsito Manuteno ou B se Logstica; de Suprimento, Parque de de Oficiais

111 do Sv In!: em OM de nvel Unidade de qualquer Arma, em Batalho Logstico, Batalho/Depsit de Suprimento, Parque de Manuteno ou Base Logstica; IV do Servio de Sade: retornar para a sua OM de origem; e
V

Academia Militar Aperfeioamento (CPOR), no Cen Exrcito (CAAd Guerra Eletrnica Escola de Artilha (CI Op Esp), se n

das Armas, QMB e Sv In!: na Escola de Aperfeioamento de Oficiais (EsAO), na as Agulhas Negras (AMAN), na Escola de Sargentos das Armas (EsSA), na Escola de e Sargentos das Armas (EASA), nos Centros de Preparao de Oficiais da Reserva o de Instruo de Blindados (CI Bld), no Centro de Avaliao e Adestramento do ), no Centro de Instruo de Guerra na Se Iva (CI GS), no Centro de Instruo de CIGE), no Centro de Instruo Paraquedista General Penha Brasil (CIPqdt GPB), na de Costa e Antiarea (EsACosAAe) e no Centro de Instruo de Operaes Especiais eado instrutor, ou classificado, caso haja claro.

Pa grafo nico. Os concludentes possuidores de cursos de especializao ou de extenso da Aviao do E rcito, de Guena Eletrnica, de Operaes Especiais e do Centro de Instruo de Blindados devero em princpio, caso haja disponibilidade de cargos, ser classificados ou nomeados para aquelas OM.

A . 43. O oficial do QEM, concludente de curso de ps-graduao em nvel mestrado ou doutorado, ser assificado em OM ou Estb Ens que permita aplicar os conhecimentos adquiridos, na soluo de probl as correlacionados com as teses desenvolvidas.

A classificado em

44. O sargento concludente do CAS dever, de acordo com a legislao, ser onde possa aplicar os conhecimentos adquiridos. Seo VI Dos Cursos de Altos Estudos Militares

45. Na classificao dos militares concludentes de Curso de Altos Estudos Militares da ECEM.E, de cordo com a previso de vagas, alm do contido no art. 14 das [G 10-02, sero observados os se intes aspectos: no efetivo do Estado-Maior Geral dos Comandos de Brigadas de Infantaria, de Cavalaria e de ilharia Antiarea, das Artilharias Divisionrias e dos Grupamentos de Engenharia dever haver, se ossvel, maior efetivo de oficiais, com o Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), da respectiva A a-Base; II o concludente do CCEM dever ser classificado, prioritariamente, em Comando de nvel Brigada ou iviso de Exrcito ou, excepcionalmente, na ECEME, na EsAO e na AMAN, sendo nomeado instruto nas mesmas; o concludente do Curso de Comando e Estado-Maior de Servio (CCEMS) dever ser classificado em omando de RM, em Comando Militar de rea (C Mil A), em Diretoria ou, excepcionalment. na ECEME, na EsAO e na AMAN, sendo nomeado instrutor; e IV o concludente do Curso de Direo para Engenheiros Militares (COEM) da ECEME dever ser classi' ado no Departamento de Cincia e Tecnologia (DCI), no EME, em rgo de Direo Setorial, em Com ndo de Regio Militar, no Centro de Avaliao do Exrcito ou em Diretoria Tcnica. Seo VII Dos Cursos de Poltica e Estratgia 46. O concludente do Curso de Poltica, Estratgia e Alta Administrao do Exrcito (CPEAEx) da E -ME e os concludentes de cursos similares realizados na Escola Superior de Guerra e nas outras Foras devero ser classificados no rgo de direo geral. em rgo de Direo Setorial, em C Mil A ou em o onde possa aplicar os conhecimentos especficos adquiridos. Pa grafo nico. Mediante proposta aprovada pelo DGP, o concludente poder ser, event lmente, nomeado instrutor da ECEME. Seo VIIl Dos Cursos Fora da Fora Ar 47. O militar designado para curso ou estgio fora da fora, com durao superior a seis meses, ser n ovimentado e permanecer na situao de adido OM mais prxima do Estb Ens onde realizar o curso estgio. do CPEAEx

CAPTULO V DAS SITUAES ESPECFICAS Seo I Das Movimentaes Relativas a Misses no Exterior A . 48. A movimentao de militar que regressar do exterior obedecer s seguintes prescries: I o DGP classificar, com a devida antecedncia, o militar que regressar ao Pais, proveniente de lisso no exterior com durao superior a 6 (seis) meses e que permita o acompanhament de dependentes, cientificando o interessado, o Adido junto representao diplomtica no Pas estrange' o, o Gabinete do Comandante do Exrcito (Gab Cmt Ex) e a OM de destino, para a adoo das medi s administrativas para o regresso do militar; II o EME indicar ao DGP, se necessrio, a OM na qual o militar dever ser classificado ao trmino da mi o; III meses, o militar mnimos de pen experincia e os
IV

quando a misso desempenhada no exterior for de durao igualou inferior a 6 (seis) ever ser classificado na OM de origem e s ser movimentado se tiver os prazos nncia, ou se no cargo que vier a exercer, no retorno ao Pais, no puder aplicar a nhecimentos adquiridos;

quando a misso for sem o acompanhamento de dependentes, o militar que regressar ao Pais dever se classi ficado na mesma OM em que estava servindo antes de ter seguido para o exterior, desde que possa licar a experincia e os conhecimentos adquiridos; e retornando ao Pas, aps apresentar-se pronto para o servio na OM, o militar referido no pargrafo an rior poder ser movimentado para outTa OM, a critrio do DGP, para aplicar a experincia e os nhecimentos adquiridos.

9
medidas constam

Quando a movimentao for realizada pelo Gab Cmt Ex, a este caber a adoo das do inciso I, informando tambm o DGP.

9 Cabe ao DGP, por solicitao do rgo interessado, a adoo das providncias necessrias ao de ]ocamento do militar para o atendimento das medidas administrativas exigidas para a misso no Exteri .
Ali 49. Os militares em nllSsao no exterior sero classificados, (noventa) dias ant s do trmino da misso. Seo II Da Adio Art 50. Quando no houver cargo disponvel na OM para todos os seus integrantes. passaro condi o de adido como se efetivo fosse os militares que possuam mais tempo de servio na mesma. Par grafo nico. Quando a data de apresentao pronto para o servio na OM for a mesma, passara a situa de adido como se efetivo fosse o militar de menor precedncia hierrquica, considerando o po to, a graduao e o cargo. Ali 51. A movimentao do militar que passar situao de adido como se efetivo fosse, por fora do dispo to no artigo anterior, ser procedida, observando-se a necessidade do servio. em princpio, em 90

Al . 52. Quando ocorrer classificao ou transferncia para OM onde no haja cargo compatvel vago o militar ficar na situao de adido como se efetivo fosse, aguardando a abertura da primeira vaga. p grafo nico. O militar movimentado, que retornar sua OM de origem por fora de anulao do ato e o movimentou, estando a mesma com o efetivo completo, ficar na situao de adido como se efetivo sse e ter prioridade para movimentao. Seo III Da Atividade de Justia e Disciplina A . 53. A designao para atividades de .Justia e Disciplina dever evitar, sempre que possvel, recair s re militar previsivelmente sujeito movimentao obrigatria. A . 54. Para o cumprimento do prescrito nos artigos 22 e 23 das IG 10-02, o O Move a OM de destino d vero ser informados, em carter de urgncia, pejo Cmt/Ch/Dir OM, que o militar se encontra numa s situaes previstas nos referidos 311igos e, quando possvel, o prazo de durao estimado.

CAPTULO VI DOS PRECEITOS REFERENTES A OFICIAIS Seo I Do Instrutor e Professor


A

venha a possuir, sede.

55. Somente poder ser proposto para instrutor ou professor o oficial que possua, ou m 28 de fevereiro do ano da vigncia da nomeao, 2 (dois) anos de efetivo servio na

ou reconduzido,

O oficial proposto dever ter condies de completar o prazo para o qual for nomeado m causar incompatibilidade hierrquica.

Os instrutores das Organizaes Militares de Corpo de Tropa (OMCT) e dos Ncleos de Preparao d Oficiais da Reserva (NPOR) devem ser selecionados dentro da prpria guarnio, no universo dos mili res que possuam I (um) ou mais anos de sede. A 56. A critrio do O Mov, quando houver dificuldade para o preenchimento de claro, poder ser nome do para o cargo de instrutor, no prprio Estb Ens, o oficial concludente de curso de especializao e tenso. Ar 57. A nomeao de oficial para o cargo de instrutor ser feita pelos seguintes prazos: I(um) ano para CFS que funcione em OMCT;

II 2 (dois) anos para Estb Ens do Exrcito ou NPOR; IJI 2 (dois) anos para os Centros de Instruo (CI), Centro de Preparao de Oficiais da Reserva (CPOR) u Ncleo de Preparao de Oficiais da Reserva (NPOR); IV 2 (dois) anos para Estb Ens de outra Fora Singular; e V at 2 (dois) anos para Estb Ens no Exterior.

pJgrafO nico. A reconduo de oficial. que tenha concludo o prazo de sua nomeao para .instrutor, po~er ser feita por at 2 (dois) perodos sucessivos de I (um) ano. O oficial promovido pcrmanecer no cargo at o tmlino do perodo para o qual estiver nomeadoJ ou reconduzido, exceto no caso de incompatibilidade hierrquica, quando dever completar o ano l~tivo. A~. 59. O instrutor ou professor exonerado somente poder exercer. novamente, qualquer desses cargos, ap,6s o prazo mnimo de 2 (dois) anos. contados a partir do trmino de sua ltima nomeao ou ree nduo. Pa grafo nico. Estaro dispensados desta exigncia: Ioficial que retornar de misso no exterior;

Al58.

II o instrutor de N 1'0 R; li! o instrutor de CFS/OMCT; e I o professor do IME . . 60. O instrutor de NI'OR ou de CFS/OMCT ser nomeado. reconduzido e exonerado Militar de rea enquadrante, que dar cincia deste ato ao DGP. A . 61. O instrutor no dever ser exonerado antes de completado nomeao, ou de ua reconduo, exceto por: 1 - lotivo de sade, atestado por Junta de Inspeo de Sade; II deficincia no exerccio do cargo; 1II convenincia do servio; IV convenincia da disciplina; e V incompatibilidade hierrquica, por motivo de promoo. Seo n Do Quadro Suplementar 62. A movimentao para cargo previsto em Quadro Suplementar Geral (QSG) c em Quadro Supleme!ar Privativo (QSP) ser permitida a oficial superior, a oficial intemledirio ou a o.ficial subalterno, respeitadas as habilitaes exigidas c consideradas as seguintes condies: .
AI

o prazo de sua

I - o estar o oficial relacionado para matrcula m curso ou estgio, em tunna efetiva ou suplementar; II possuir, pelo menos, 2 (dois) anos de efetivo servio, no Quadro Ordinrio (QO), no respectivo crculo hierrquico; e II1 no incidir em qualquer outra restrio destas IR. ~ 1 Excetuam-se das condies deste artigo:

I o integrante do Servio de Sade, ao qual ser exigida, normalmente, a permanncia mnima de ]. (doi ) anos como oficial subalterno; II o oficial temporrio especificamemc convocado para o preenchimento de claros nos Quadros de que t ta o caput deste atiigo; e III - o oficial promovido com mudana de crculo hierrquico, que dever completar o prazo mnimo de ermanncia previsto no art. 41 das IG 10-02.

fi Q O oficial exonerado ou transferido de Estb Ens ser, preferencialmente, em OM operacio! aI.

classificado

A . 63. A permanncia em cargo de Quadro Suplementar est limitada a 4 (quatro) anos, contnuos ou no aps o que o oficial dever ser movimentado para o QO. Pa grafo nico. Esto isentos dcsta restrio os coronis, os tenentes-coronis arregimentados e s militares de que tratam os incisos I e lI, do pargrafo nico, do artigo anterior. Seo 111 Do Quadro de Engenheiros

Militares

AI 64. Na movimentao de oficial do QEM devem ser observados os seguintes aspectos:


I - o oficial qpe estiver exercendo o encargo de fiscal de contrato de construo e for movimlltado po r permanecer na OM at 30 (trinta) dias aps a apresentao do substituto, desde que autorizado pelo Mov; e II o oficial que tiver como atividade principal a realizao de projetos ou pesquisas e for movimentado po r pern1anecer na OM at 60 (sessenta) dias aps a apresentao do substituto, desde que autorizado p O Mov. Seo IV Dos Oficiais do Servio de Sade A 65, Na movimentao de oficial superior e de oficial intern1edirio para outra Organizao Mili ar de Sade (OMS), quando for o caso, dever ser considerada a especialidade e a respectiva deman A 66. A movimentao dos oficiais do Servio de Sade dever ser definida por tipo de OMS, conforn1e oferta bsica de atendimento em tempo de paz, de especialidades e reas de atuao mdicas, fat'mac icas e odontolgicas. Seo V Do Quadro Auxiliar de Oficiais Art 67. Na movimentao aspectos: I - a ocupao de cargo em Delegacia do Servio Militar e Chefe de Gabinete de Identiticao Reg' nal obedecer s prescries da legislao especfica, devendo o oficial permanecer, no mnimo, 2 (doi anos no cargo; de oficial do QAO, devero ser observados os seguintes

li a designao para o cargo de Oficial Mobilizador obedecer s prescries da legislao espec ca, devendo o oficial permanecer, no minimo, 2 (dois) anos 110 cargo; e !li - a designao para o cargo de Chefe de Instruo de Tiro-de-Guerra (TG), situado em 1aznia, ser realizada pelo prazo de 2 (dois) anos.

rea carente da

Seo VI Do Quadro Complementar de Oficiais A . 68. Respeitadas as caractersticas das atividades desempenhadas por seus integrantes, que recomendam maior tempo de permanncia do oficial no desempenho do cargo, as movimentaes podero ser efeto das na ocorrncia simultnea das seguintes condies: I - ouver interesse do servio; 11 existir claro de sua especialidade na OM de destino; e JII possuir o tempo mnimo de sede para movimentao, previsto no art. 41 das IG 10-02.

CAPTULO VII DOS PRECEITOS REFERENTES A PRAAS Seo I tores de Estabelecimentos de Ensino e dos Instrutores de Tiros-de-Guerra 69. Somente podero ser propostos para monitor de Centro de Instruo (CI), Estb e CFS/OMCT e instrutor de Tiro-de-Guerra (TG) os sublenentes e os sargentos que:

Dos Mo A Ens, CPOR, NPO

I - stiverem classificados, no mnimo, no comportamento "BOM" para monitores e no comportamento" T1MO" para instrutores de TG; li os prazos mnimo de efetivo servio qual esto sendo possurem ou vierem a possuir, at 28 de fevereiro do ano do desempenho da funo, necessrios para movimentao estabelecidos nas IG 10-02 e nestas IR ou I (um) ano e OM, se suas OM estiverem localizadas na mesma sede do Estb Ens ou da OM para o opostos;

lJl se promovidos durante o perodo para o qual forem nomeados ou designados, puderem continuar exercen o os cargos, desde que no haja incompatibilidade funcional; e

IV
guarnio, no uni

os monitores de CFS/OMCT e dos NPOR devem ser selecionados dentro da prpria rso dos militares que possuam I (um) ou mais anos de sede.

Art 70. A nomeao para o cargo de monitor de CI, Estb Ens, CPOR ou NPOR ser feita pelo prazo de 3 (t s) anos, podendo, mediante proposta ao O Mov, ser o militar reconduzido por, apenas, um perodo de 1 ( m) ano.

fi I A nomeao para o cargo de monitor em CFS/OMCT ser feita pelo prazo de 1 (um) ano, podendo, m diante proposta ao O Mov, ser o militar reconduzido por at 2 (dois) perodos sucessivos de I (u ) ano. fi 2 A designao para o cargo de Instrutor de TO ser feita pelo prazo de 2 (dois) anos.

A .71. O graduado promovido, mesmo que ingresse no QAO, permanecer no cargo at o tinal do period para o qual foi nomeado, designado ou .reconduzido, desde que no haja incompatibilidad funcional. AI 72. A inscrio e seleo dos militares voluntrios para instrutor de TG seguiro o prescrito pelo O ov, nas Instrues Reguladoras para a Seleo de Instrutores de TO e no Regulamento para os TO e Esc las de Instruo Militar. AI 73. O graduado selecionado para monitor de CI subordinado a um C Mil A, NPOR ou CFS/OMCT ser omeado e reconduzido pelo respectivo Comandante Militar de rea, aps solicitao de empenho de cJ o junto ao O Mov. ~ I O C Mil A dever informar ao DOP o documento e perodo para o qual o graduado foi nomeado ou reco duzido.
~ Caso o graduado selecionado para monitor de CI esteja servindo em outra sede do mesmo C Mil A, s despesas decorrentes da movimentao sero cobertas com crditos repassados ao C Mil A pelo DOP.

P Caso o graduado selecionado seja oriundo de outro C Mil A ou rgo, o C Mil A do CI solicitar ao D P a correspondente nomeao do referido militar, sendo as despesas da movimentao por conta do DO
Ar 74. O monitor de CI, NPOR ou CFS/OMCT subordinado exonerado pelo C mandante Militar de rea, que dar cincia deste ato ao DOP. a um C Mil A ser

A 75. A critrio do O Mov, quando houver dificuldade para o preenchimento de claro, poder ser nomea o, em carter excepcional, para o cargo de monitor, no prprio Estb Ens, o subtenente ou sargento concl dente de curso. ~ I O sargento concludente de curso de formao no est includo na concesso deste artigo.

B O sargento concludente do CAS poder, alm do estabelecido no caput deste artigo, ser nomeado mon ar em outro Estb Ens.
Ar! 76. O graduado exonerado do cargo de monitor ou dispensado do cargo de instrutor de TG ser, prioritari mente, classificado em Corpo de Tropa. Par grafo nico. O DGP poder consultar o monitor exonerado ou instrutor de TG dispensado sobre' dicaes de sedes de sua preferncia. Art 77. O instrutor de TG e o monitor, de que tratam estas IR, no devero ser dispensados/exon ados antes de completar o prazo de sua nomeao, designao ou de sua reconduo, exceto por: J otivo de sade, atestado por Junta de Inspeo de Sade;

li - eficincia no excrCcio do cargo; III . convenincia do servio; IV convenincia da disciplina; e

v-

ncompatibilidade hierrquica, por motivo de promoo.

CAPTULO VIII DAS OUTRAS DISPOSIES Seo I Da Delimitao das Sedes Militares AI . 78. Para efeito das movimentaes previstas no R.50 e de que tratam as IG 10-02 e estas IR, ficam limitadas as sedes que compreendem mais de um municpio, conforme Anexo "B" destas Instrues. Seo 11 Das Alteraes na Situao de OM A 79. Quando ocorrer mudana de denominao de OM, sem que a mesma sotfa transformao, o rgos Movimentadores correspondentes, por intermdio de atos de excluso e de incluso, faro a devidas alteraes nos registros de pessoal e baixaro os atos de nomeao e de exonerao neces rios, na esfera de suas atribuies. A 80. Quando ocorrer transformao de OM, alm das providncias previstas no artigo anterior, quando r o caso, caber ao DGP e ao C Mil A correspondente, na esfera de suas atribuies, a movimentao do excedentes. A 81. Quando ocorrer transferncia de uma OM, o Comandante Militar de rea onde a OM originalment estava sediada remeter ao O Movo Plano de Deslocamento do Pessoal, ou qualquer alterao do mes o, com a relao nominal de seus integrantes e as datas previstas de sada da OM de origem e de cheg a na de destino. Pa .grafo nico. O CmtlCh/Dir OM intrmar ao O Mov a data de apresentao dos militares prontos ara o servio na nova sede. A providncias para 82. Quando ocorrer desmembramento, aglutinao ou extino de OM, as movimentao de militares sero tomadas pelo DGP, ouvido o C Mil A interessado. Quando for o caso, o C Mil A remeter ao DGP a relao dos militares com a z) sedes de preferncia, por militar, em ordem de prioridade.

!i
indicao de 10 (

!i O atendimento das indicaes previstas no pargrat anterior depender do interesse do servio e a exi ncla de claro compatvel com a habil itao do militar.
Seo IIJ Da OM eom mais de uma Sede Ar 83. Nas OM com subunidades ou tfaes localizadas em mais de uma sede, caber ao seu CmtlChlDir signar o militar para servir nas subunidades ou fraes localizadas em sede diferente daquela para a qu foi inicialmente movimentado, no caracterizando uma nova movimentao. Seo IV Da Movimentao por Motivo de Sade A 84. Os processos de movimentao por motivo de sade, previstos no inciso VIII do ar!. 13 do R-50, at ndero as seguintes prescries:

I . o processo ser iniciado pela apresentao do requerimento na OM, endereado ao Chefe do DGP, o ual deve incluir todas as informaes que estejam disponveis at a data de protocolo e que sejam pertin tes e necessrias ao estudo do processo; IJ vedado ao militar, em seu requerimento, propor as sedes para onde deseja ser movimentado, po s cabe D Sau apresentar os locais mais adequados para a realizao do tratamento de sade do militar de seu dependente; !lI para inspeo d movimentao; a OM encaminhar o militar ou seu dependente ao Agente Mdico Pericial (AMP), sade, somente depois da apresentao, pelo interessado, do requerimento de

IV o AMP no indicar sedes para onde o mil.itar deve ser movimentado, pois cabe D Sau apresentar o locais mais adequados para a realizao do tratamento de sade do militar ou de seu dependente;
V a cpia da ata de inspeo de sade deve especificar o diagnstico e definir se existe a efetiva necessida de movimentao do militar, indicando as condies tcnicas de atendimento mdico hospitalar necess ias ao tratamento no campo "observaes" do documento;

VI a D Sau dever homologar ou no, em ltima instncia, as percias mdicas realizadas


pelos AMP, indic ndo, quando for o caso, as sedes mais adequadas ao tratamento de sade do militar ou de seu dependent

VI - o comandante da OM determinar a instaurao de sindicncia para comprovao dos


motivos e fatos a resentados pelo militar e para melhor fundamentar seu parecer, cuja soluo far parte do processo; a intonnao da OM deve relacionar as LTS j concedidas ao militar e inforl11ar se houve movimenta o anterior retificada ou anulada por problema de sade prpria ou de dependente; IX o processo dever conter todas as informaes necessrias ao estudo a ser realizado pelo DGP, as qu is incluem, necessariamente, a cpia da ata da inspeo de sade, a documentao mdica que justifi ue o parecer da ata, a informao da OM e a soluo da sindicncia mandada instaurar para comprova dos motivos alegados pelo militar; X o comandante da OM, em seu parecer, deve expor com clareza se h ou no inconvenincia p a o servio na movimentao do militar; e XI daOM. o processo, aps ser concludo, ser remetido ao DGP por meio da cadeia de comando

VI

S J A documentao mdica que justifica o parecer da ata, de que trata o inciso I deste artigo, deve seI remetida em dup10 envelope lacrado, apenso ao processo, com a citao "DOCUMENTA - O MDICA - manuseio permitido apenas ao Servio de Sade". S 2 Os requerimentos de movimentao por motivo de sade somente sero considerados se acompanhados or documentao mdica e cpia de ata de inspeo de sade exarada por AMP do Exrcito BrasiJeir .
Art 85. O O Mov decidir se a movimentao por motivo de sade dever ser realizada por interesse prp .o ou por necessidade do servio. conforme estabelecido no S 32 do art. 16 do R-50.

Ar Chefe do DOp.

86. Os casos omissos de movimentao por 11l0ti o de sade sero resolvidos pelo v Seo V Da Movimentao por Interesse Prprio 87. Os processos de movimentao por interesse prprio, previstos no inciso IX do art. o observar as seguintes prescries:

I - o processo ser iniciado pela apresentao do requerimento do interessado na OM, endereado ao C fe do Dal', o qual deve incluir todas as informaes que estejam disponveis at a data de protocolo e qu sejam pertinentes e necessrias ao estudo do processo;

11 o militar, em seu requerimento, dever propor uma ou mais sedes para onde deseja ser
movimentado; III o Cmt/Ch/Dir OM determinar a instaurao de sindicncia para comprovao dos motivos e fatos a resentados pelo militar e para melhor fundamentar seu parecer, cuja soluo far parte do processo;

IV
houve moviment dependentes;

a informao da OM deve relacionar as LTS j concedidas ao militar e informar se o anterior realizada por interesse prprio ou por problema de sade prpria ou de seus

V o processo dever conter todas as infomlaes necessrias ao estudo a ser realizado pelo Dal', as qua incluem, necessariamente, a infomlao da OM, o relatrio e a soluo da sindicncia mandada instaura para comprovao dos motivos alegados pelo militar; VI - o Cmt/Ch/Dir OM, em seu parecer, deve expor com clareza se h ou no inconvenincia p a o servio na movimentao do militar; c VI comando da OM. - o processo, aps ser concludo, ser remetido ao Dal' por meio da cadeia de

S
prprio daqueles

I Somente podero ser encaminhados os requerimentos de movimentao por interesse

ilitares que possuam pelo menos I (um) ano de servio na OM.

A OM estar dispensada de realizar a sindicncia prevista neste artigo caso a S movimentao po interesse prprio seja para estabelecer ou restabelecer a unio conjugal ou estvel; ser suficiente, apena realizar juntada ao requerimento dos documentos comprobatrios da unio e dos motivos alegados elo militar. Al Chefe do Dal'. Seo VI Dos Projetos de Interesse da Fora Ar 89. Os militares que estiveram relacionados com projetos de interesse da Fora devero ser indica os, em princpio, somente para cursos relacionados com esses projetos. Pa grafo nico. Os cursos que impliquem ascenso de carreira devero ser realizados COl os projetos em andamento, no implicando prejuzo para a carreira desses militares. 88. Os casos omissos de movimentao por interesse prprio sero resolvidos pelo

conciliando-se

Seo VII Da Movimentao para Brasilia 90. A movimentao para Braslia poder scr rcalizada para nivelamento de efetivos ou atendendo . proposta de OM comandada por oficial-general, .levando em considerao a disponibilidade d Prprio Nacional Rcsidencial (PNR) na guarnio.
AI

9
dever infornlar

militar voluntrio para servir em BrasJia que abrir mo do direito de ocupar PNR lcialmente ao seu comandante, quc comunicar sua inteno ao O Mov.

9 2 O desligamcnto do militar de sua OM de origem s scr realizado mediante a in!ormao da di ribuio de PNR pela Prefeitura Militar dc BrasJia (PMB), ou imediatamente, caso o militar moviment do houver desistido do direito de ocupar imvel residencial administrado pelo Exrcito. 9 O militar j movimentado para Braslia, que abrir mo do direito de ocupar PNR aps a publicao da ovimentao, dever informar oficialmentc ao seu comandante, que o desligar e comunicar o fat ao O Move PMB.
91. A movimentao para Braslia por proposta de OM comandada por oficial-general ntes normas: I- OM de destino far a proposta. na qual dever constar se o militar proposto desiste ou no do direito de cupar PNR; e II se a OM apresentar mais de uma proposta, dever indicar as prioridades entre elas.

!
. A prescrito no art. movimentaes o o art. 3 destas T

Seo VIII Da Movimentao de Oficiais e Graduados por Promoo

J 92. O oficial promovido ser classificado, em princpio, na mesma OM, atendendo ao ~i art. 6 das IG 10.02. Caso haja necessidade dc abertura de claros, as consequentes e no
2

orrero, preferencialmente, no nivelamcnto de efetivos no final do ano e de acordo com obedecendo ao critrio de vivncia nacional.

P ,grafo nico. O subtcnente promovido a scgundo-tenente do QAO ser classificado, por promoo, atend do a nccessidade do servio. A realizada dentro [. 93. A classificao de sargcnto promovido, rcspeitada a necessidade do servio, ser s seguintes prioridades: rpria OM;

II .'. mesma sede;


<

ITlI"

mesma RM;

IV mesmo C Mil A; e V . outro C Mil A.

a Movimentao

Seo IX de Militares Cn.juges ou Companheiros

Estveis

concludentes Exrcito (EsSEx) de Formao e (lME), dever ob

94. O processo de movimentao de militares cnjuges ou companheiros(as) estveis, scola de Formao Complementar do Exrcito (EsFCEx), da Escola de Sade do do Curso de Oraduao (CO) do Quadro de Engenheiros Militares (QEM) e do Curso aduao de Oficiais da Ativa (CFO/Ativa) do QEM do Instituto Militar de Engenharia rvar as seguintes prescries:

I - a classiticao por concluso de curso ser por escolha, em estrita observncia ao critrio do "mrit intelectual", independentemente do cstado civil dos concludentes; II a escolha, em se na sede/Ou, de sede/guarnio q um ou de outro sedes/guarnies III da que est resi imediato, sua n classificado, desd existncia de cl de destino, dever li deste artigo, concludente. no caso da classificao dos concludentes cnjuges ou companheiros(as) estveis aps s/guarnies distintas, podero, ao completarem 1 (um) ano de efetivo servio pronto estino, requerer a movimentao de um ou de outro, por interesse prprio, para pernlitir restabelecer a unio conjugal. No caso da inexistncia de claro na sede/Gu de cnj uge, o rgo Movimentador poder apresentar aos interessados uma ou mais lternativas que permitam conciIiar os interesses do servio e da famlia; e no caso da classificao do concludente, aps a escolha, em outra guarnio diferente indo o outro cnjuge ou companheiro(a) estvel, este ltimo poder requerer, de vimentao por interesse prprio para sede/Gu do cnjuge concludente recm que j tenha cumprido 1 (um) ano de cfetivo pronto na guarnio, ainda condicionado o na sede/Ou pleiteada. Caso no haja claro a ser ocupado pelo requerente na sede/Ou ser adotado pelo rgo movimentador procedimento semelhante ao previsto no inciso sde que cumprido o prazo mnimo de permanncia de I (um) ano para o militar

Pa grafo nico. No caso dos incisos 11 e 111deste artigo, o militar dever indicar no
requerimento a s pelo rgo Mov informaes nece de casamento ou de cada militar n dados informativ e/guarnio que atenda a seu interesse, no entanto, a OM de destino ser designada entador. O requerimento dever seguir os canais de comando e conter todas as rias ao estudo da movimentao: cpia do Bl que publicou a apresentao da certido o documento que comprove a unio estvel, cpia do B1 que publicou a apresentao s respectivas OM de origem, os pareceres dos Cmt/Ch/Dir das OM envolvidas e os dos militares'.

A 95. O processo de movimentao de militares cnjuges ou companheiros(as) estveis, para realizao d cursos na Escola de Comando e Estado-Maior do Exrcito (ECEME) e Escola de Aperfeioamento e Oficiais (EsAO), que desligam da OM de origem, dever observar as seguintes prescries:
I CI~juge

ou comp realizado;

militar que ir realizar o curso ser movimentado por necessidade do servio e o eiro(a) estvel, quando requerer, por interesse prprio, para a Gu onde o curso ser

Il caso ambos sejam designados para realizar o curso, ambos podero requerer a movimentao po necessidade do servio; III sua movimenta concludente, cond atendimcnto do r no inciso IlT do ar quando somente um dos cqjuges estiver real izando o curso, o outro poder requerer por interesse prprio para a sede/Ou para onde se efetivou a classificao do cnjuge cionando o pleito existncia de claro na sedc/Ou solicitada. Caso no seja possvel o uerido, o rgo Movimentador dever adotar procedimentos semelhantes ao previsto 88 destas IR; e

I - quando os cnjuges estiverem realizando curso, o rgo Movimentador dever adotar procedimentos s lelhantes ao descrito no inciso lJ do art. 88 destas IR. A . 96. O processo de movimentaes por nivelamento e de carter ex officio, de militares cl1jugesou com anheiros(as) estveis, dever observar as seguintes prescries:
I

necessidade do s

o militar de maior precedncia hierrquica ou remunerao ser movimentado por io e o de menor precedncia hierrquica ou remunerao por interesse prprio; e

II caso ocorra uma movimentao por necessidade do servio, para duas sedes/guarnies distintas, qualqu um dos dois poder, no prazo de 1 (um) ano, requerer a movimentao por interesse
prprio, atenden ao interesse do servio. de militares cnjuges ou

A . 97. O processo de movimentao para Ou Esp, companheiros(as estveis, dever observar as seguintes prescries:

I os claros em Ou Esp sero preenchidos de acordo com o interesse do servio, admitindo-se mili ares voluntrios; e 11 caso ocorra a movimentao pelo critrio do voluntariado, o cnjuge de maior precedncia hier quica ou remunerao ser movimentado por necessidade do servio e o de menor precedncia hier: quica ou remunerao ser movimentado por interesse prprio, desde que haja claro para efetivar esta !lima movimentao; o mesmo critrio ser utilizado quando da sada de Ou Esp. 98. A movimentao do militar para acompanhar cnjuge ou companheiro(a) estvel, militar das outr Foras Armadas, movimentado por interesse do servio, estar condicionada existncia de cal' e claro, na sede/Ou de destino do militar do Exrcito; caso ocona, dever ser realizada por interesse pr io. P .grafo nico. A movimentao do militar para acompanhar cnjuge ou companheiro(a) estvel, removid no interesse da Administrao, estar condicionada existncia de cargo e claro, na sede/Ou de destin do militar do Exrcito, devcndo ser realizada por interesse prprio. Seo X Dos Recursos A 99. O militar que se sentir prejudicado por ato de movimentao pode interpor pedido de reconsiderao de ato dirigido ao Chefe do Depmiamento-Geral do Pessoal, nas seguintes condies: I - militar tem o prazo de 10 (dez) dias para interpor pedido de reconsiderao de ato, contados do dia guinte ao da transcrio no boletim interno de sua movimentao ou da negativa da . movimentao; 11 seguintes pedidos " ao interpor pedido de reconsiderao de ato, o militar poder formular um dos

ulao de designao para matricula em curso";

- "r viso da negativa de movimentao"; " mlanncia na OM";

. terao da OM de destino"; e . rmanncia na OM ou, caso no possa permanecer, alterao da OM de destino".

III o pedido de "reviso de negativa de movimentao" s cabvel quando relacionado ao indeferimento nterior, pelo Chefe do DGP, de requerimento de movimentao por interesse prprio ou por motivo de ade apresentado pejo militar; IV - caso o pedido de reconsiderao de ato seja fundamentado por problema de sade, vedado ao intere ado sugerir sedes para onde deseja ser movimentado, pois caber D Sau propor os melhores locais p ra a realizao do tratamento de sade do militar ou de seus dependentes; V as movimentaes fundamentadas em motivo de sade podem ser atendidas apenas quando o tratam.tto mdico for destinado ao militar ou a seus dependentes, conforme estabelecido no Estatuto dos Mililres;

VI - o pedido de reconsiderao de ato fundamentado em causas no relacionadas com


motivo de sade, u em movimentao por interesse prprio, pode ser acompanhado de proposta de sedes para onde o inter sado deseja ser movimentado;

mesmo documen

VI . a OM dever publicar em boletim interno o registro da entrada do requerimento e, no , passar o militar situao de adido, enquanto aguarda a soluo de seu requerimento;

- a OM dever remeter o pedido de reconsiderao de ato diretamente ao DOP, no prazo de 10 (de ) dias teis contados da data de seu protocolo, informando seu procedimento, de imediato, ao esc o imediatamente superior e ao C Mil A ou rgo de Direo Setorial a que estiver subordinada, pod ldo ser prorrogado por igual perodo;

VI

IX a reconsiderao de ato de movimentao dever ser decidida no prazo de noventa dias teis, contad s da data de entrada no protocolo da DCEM, caso no seja necessrio realizar inspeo de sade; X caso seja necessrio realizar inspeo de sade, a OM ter o prazo de 8 (oito) dias teis, a partir da ta de recebimento da determinao da D Sau, para transcrever a ordem de inspeo de sade em BI e ap sentar o militar ou seu dependcnte legal ao AMI~;
o AMP ter o prazo de 20 (vinte) dias cOITidos para analisar o caso, anexar laudo especializado se cessrio, exarar o parecer e remet-lo para a OM que publicou a ordem de inspeo, sendo encargo d OM publicar a informao contida no campo "Parecer" da Ata de Inspeo de Sade (AIS) e remeter a pia da ata para a D Sau; Xl - o despacho exarado pelo Chefe do DOI' ser publicado em aditamento do O Mov ao boletim do DGP;

Xl

Xl - a OM dever transcrever a deciso do Chefe do DOI', em boletim interno, no prazo de 2 (dois) dias li is aps a data de sua divulgao na pgina eletrnica do O Mov.

1 No cabe pedido de reconsiderao de ato para classificao por trmino de curso cujo critrio de escolh de OM tenha sido por mrito intelectual.

O pedido de reconsiderao de ato no pode ser renovado.

A 100. Da deciso do Chefe do DOI' somente admitido reCurso ao Comandante do Exrcito, no praz de 1O (dez) dias contados da publicao da deciso em boletim intemo da OM.

2 O recurso de reconsiderao Comandante do E rcito.

de ato interposto

pelo militar ser dirigido ao

processo ser remetido pela OM, mediante Documento Interno do Exrcito (DlEx), diretamente ao C efe do DGP.

~ o

9 Chefe do DGP realizar juzo de admissibilidade, verificando a tempestividade e a regularidade forn I da interposio.
Chefe do DGP realizar juzo de retratao no prazo de 15 (quinze) dias, contados 9 da interposio d recurso, podendo ser prorrogado por igual perodo. Mantida a deciso. o Chefe do DGP remeter o recurso ao Comandante do Exrcito.

9(

A deciso do Comandante do Exrcito irrecorrvel.

A 101. Por determinao do Comandante do Exrcito, o recurso de ato de movimentao a ele dirigido no ossui efeito suspensivo.

Pa grafo nico. O militar dever ser desligado e seguir destino para sua nova OM, onde
aguardar a decis o do requerimento apresentado. Ar 102. O O Mov informar, ao rgo de Avaliao e Promoes, o militar que apresenta, por qu quer motivo, restrio sua movimentao.

I A informao incluir o motivo e o prazo de restrio movimentao do militar. O O Mov informar quando cessarem as restries movimentao do militar.

9?

Seo XI Das Prescries Diversas Ar 103. A movimentao do militar, cuja permanneia na OM for julgada ineonveniente, ser efetuada. a j zo do O Mov, mediante solieitao fundamentada de seu Cmt/Ch/Dir, encaminhada por meio do canal e eomando.

PaI grafo nico. Quando a inconvenincia for por motivos disciplinares, a solicitao, por escrito, dever es r acompanhada da cpia do BJ que publicou a sano adequada.
A 104. A movimentao de militares poder ser realizada, alm das diversas situaes previstas na legisl o, para atender necessidade de abertura de claro. Art 105. A OM dever informar ao O Mov se persistem os motivos que motivaram a movimentao ou a revogao da movimentao do militar por motivo de sade, devendo, para tanto, submeter o milit ou seu dependente nova inspeo de sade, quando completar I (um) ano da inspeo de sade ue motivou a movimentao ou a revogao da movimentao do militar.
Art

blica, que tenh destas IR.

106. A movimentao de oficiais de carreira pertencentes linha de ensino militar maior tempo de sede. considerada prioritria, observado o prescrito nos art. 32 e 4

Art 107. A movimentao dos oflciais do MFD, QEM e QCO, do QEM e do QCO, que tenham maior tem o de sede, atender, prioritariamente, necessidade do servio, observado o prescrito nos ali. 32 e 42 de sIR.

Art. 108. A movimentao de oficiais do QAO e de praas, que tenham maior tempo de sede, considerada prioritria. observado o prescrito nos art. 3 e 4 destas IR. Art, 109. Os critrios de vivncia nacional e regional ficam dispensados movimentaes du militares que tenham cumprido as exigncias da .legislao. para as

All, 110. O O Mov considerar as propostas de transferncia de militares para preenchimento d; cargos, oriundas de OM comandadas por oficial-general, desde que possuam os concordes da OM de origem e do Esc Sp da OM de destino, que devero ser cadastradas no plano de inscrio de propC':stas,disponibilizado na pgina eletrnica do O Mov, at o final do ms de setembro. Pat~grafo nico. O O Mov no considerar propostas de transferncia de militares para preenchimento de cargos das demais OM, nvel unidade e subunidade. Ar!. 111. Os casos omissos sero resolvidos pelo Chefe do DGP.

ANExe S INSTRUES REGULADORAS ])ARA APLICAO DAS]G 10-02, MOVIl\ ENTAO DE OFICIAIS E PRAAS DO EXRCITO (EB30-IR-40.001) DELIMITAO DAS SEDES MILlT ARES
CMilA RM UF MUNICl)1O SEDE Alegre Cachoeira de Itapemirim Vila Velha Valena Campos Itaperuna Nova Friburgo Petrpolis Resende Rio de Janeiro Santo Antnio de Pdua Almenara Belo Horizonte Caxambu Curvelo Ipatinga Itana Joo Monlevade Leopoldina Manhuau Montes Claros Oliveira Passos Pouso Alegre So Joo Del Rei So Joo Evangelista Trs Coraes
Ub

MUNICPIO(S) Guaui Castelo Cariacica e Vitria

VIZINHO(S)

ES

RJ

Vassouras, Barra do Pirai e Paracambi So Fidlis 130m Jesus do Itabapoana e Porcincula Cantagalo Tercspolis Barra Mansa, Itatiaia e Volta Redonda Duque de Caxias, Niteri, Nova Iguau, Gonalo e So Joo de Merti Miracema

So

CML

MG

CMSE

SI'

Adamantina Andradina Araatuba Araraquara Assis Barretos Bauru Caapava Campinas Capo Bonito Fernandpolis Franca Ituverava Jall Jundia Limeira Lins

.Ieq uit nhonha Contagem, Sabar, Santa Luzia e Vespasiano So Loureno Corinto Inhapim Divinoplis e Par de Minas Itabira Cataguases Carangola Francisco S Campo Belo So Sebastio do Paraso Cambu, Ouro Fino e Santa Rita do Sapucai Barbacena Guanhes Varginha, Alfenas e Guaxup Viosa Dracena, Luclia, Oswaldo Cruz e Pacaembu Mirandpolis e Pereira Barreto Birigui e Guararapes So Carlos Palmital e Paraguau Paulista Bebedouro Agudos e Pcdcrneiras Jacarei, Pindamonhangaba, So Jos dos Campos e Taubat Americana, Amparo e Capivari ltapeva Jales e Votuporanga So Joo da Barra Igarapava Bariri e Dois Crregos Bragana Paulista e ltatiba Araras, Piracicaba e Rio Claro Penpolis, Piraiui e Promisso

C Mil A

Rl\

UF

MUNICPIO SEDE

MUNICPIO(S)

VIZINHO(S)

CMSE

SP

Lorena Marlia Mogi-Guau Ourinhos Pirassununga Presidente Prudente Ribeiro Preto Santos So Jos do Rio Pardo So Jos do Rio Preto So Manuel So Paulo Sorocaba Taquaritinga Tatu

Cruzeiro c Guaratinguet Gara c Tup Esprito Santo do Pinhal, Mogi Mirim e So Joo da Boa Vista Piraju e Santa Cruz do Rio Pardo Leme, Porto Ferreira e Santa Rita do Passa Quatro Pirapozinho, Presidente Venccslau e Santo Anastcio Batatais e Sel1ozinho Guaruj, Praia Grande e So Vicente Casa Branca e Mococa Catanduva, Mirassol, Monte Aprazvel e Olmpia Avar e Botucatu Barueri, Embu, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo Andr, So Bernardo do Campo, So Caetano do Sul, So Roque e Suzano
Itu

3~

RS

Bento Gonalves Erechim General Cmara Ira Lajeado Passo Fundo Pelotas Porto A Icgre Santa Maria Santa Rosa So Luiz Gonzaga Apucarana Cascavcl Comlio Procpio Curitiba Foz do Iguau Jacarezinho .Jaguariava Londrina Maring Paranava Ponta Grossa Rio Nenro Blumenau Caador Canoinhas Cricima Florianpolis .Joinville Porto Unio Rio Sul So Miguel D'Oeste Tubaro

CMS

PR

Itpolis e .JaboticabaJ. Itapetininga e Tiet. Caxias do Sul c Vcranpolis Getlio Vargas, Marcelino Ramos e So Valentim So .Jernimo Frederico Westphalen Encantado Carazinho Rio Gi'ande Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, So Leopoldo e Sapucaia do Sul So Pedro do Sul e Itaara Horizontina Cerro Largo Arapongas Toledo Bandcirantes Rio Branco do Sul e So .Jos dos Pinhais Medianeira Cambar, Ribeiro Claro e Santo Antnio da Platina Vcnceslau Braz Assai Mandaguari Nova Esperana Castro Lapa Brusque, Indaial e Itaja Videim Trs Barras
Ararangu

SC

So .Jos c Tijucas .Jaragu do Sul Unio da Vitria (PR) Ibirama Maravilha Orleans

C Mil A

RlV

UF

MUNICPIO SEDE Jlhus lpia Itapetinga Muritiba Salvador Santo Antnio de Jesus Aracaiu Arapiraca Macei Guarabira Joo Pessoa Limoeiro Palmares Pesqueira Petrolina Recife Natal O-ato Fortaleza Limoeiro do Norte Quixad Pedreiras Belm Nioaque Corumb Barra do Garas Goinia Uberlndia Palmas

MUNICPlO(S) VIZINHO(S) Itabuna Ubaitaba Macarani Cruz das Almas e Santo Amaro Camaari Nazar Maruim Palmeira dos lndios Atalaia e So Mi"uel dos Campos Rio Tinto Baveux Nazar da Mata Catende Arcoverde e Belo Jardim Juazeiro (BA) Cabo, Jaboato dos G uararapes, Olinda, Pau D'alho, Paulista, So Loureno da Mata e Vitria de Santo Anto Macaba e So Jos do Mipibu Juazeiro do Norte Maranguape Russas Quixeramobim Lima Campos Ananindeua Jardim Ladrio Aragaras (GO) Anpolis e lnhumas Araguari Porto Nacional

rr

BA

SE AL PB CMNE 7rr PE

RN Cf MA PA MS MT GO MG TO

10"

CMA CMO

8"
Cf!

CMP

11"

Observao: - Considera-se enquadrantes, os traes destacada

tambm, para fim de movimentao, como pertencentes mesma sede das OM lUnicpios e as localidades onde esto sediados as subunidades, os pelotes e outras daquelas OM.

Вам также может понравиться