Вы находитесь на странице: 1из 2

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS CAMPUS VII - UNIDADE TIMTEO Est.

Dirigido Disciplina: Histria Professor: Giorgio Lacerda Curso: Edi/Quim Turno: Diurno/Int. Turma: EDI-3/QUIM-3 Aluno (a):______________________________________________________________________________ Data:__________________ Valor: 4,0 pontos Nota:_____________________________

1. Leia os fragmentos abaixo e responda a questo: I. Para consolidar-se como Governo, a Repblica precisava eliminar as arestas, conciliar-se com o passado monarquista, incorporar distintas vertentes do Republicanismo. Tiradentes no deveria ser visto como um heri republicano radical, mas sim como um heri cvico-religioso, como mrtir, integrador, portador da imagem do povo inteiro. [CARVALHO, Jos M. de. A formao das almas: o imaginrio da Repblica no Brasil. So Paulo Companhia das Letras: 1990.]

II. Ei-lo, o gigante da praa,/ O cristo da multido! Tiradentes quem passa/ Deixem passar o Tito! [ALVES, C. Gonzaga ou revoluo de Minas. In: CARVALHO, J. M. C. A Formao das Almas: O Imaginrio da Repblica no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1990.] A Primeira Repblica brasileira, nos seus primrdios, precisava constituir uma figura herica capaz de congregar diferenas e sustentar simbolicamente o novo regime. Optando pela figura de Tiradentes, deixou de lado figuras como a do Frei Caneca ou Bento Gonalves. a) Explique os principais motivos que possibilitaram a transformao do inconfidente em heri nacional. (0,5) 2. Leia o fragmento e responda a questo: "(...) A pergunta quem voc?recebia invariavelmente a resposta: Sou gente do coronel Fulano. Essa maneira de redargir dava imediatamente a quem ouvia as coordenadas necessrias para conhecer o lugar socioeconmico do interlocutor, alm de sua posio poltica." [Maria I. P. de Queiroz - Histria Geral da Civilizao Brasileira] a) Comente sobre o fenmeno sociopoltico a que se alude no fragmento acima e que alcanou o seu maior vigor nas primeiras dcadas do Brasil republicano. (0,5)

3. Leia atentamente o trecho abaixo e responda as questes: Nesse regime, (...) a verdadeira fora poltica, que no apertado unitarismo do Imprio residia no poder central, deslocou-se para os Estados. A poltica dos Estados, isto , a poltica que fortifica os vnculos de harmonia entre os Estados e a Unio , pois, na sua essncia, a poltica nacional. l, na soma dessas unidades autnomas, que se encontra a verdadeira soberania da opinio. Os que pensam os Estados, pensam a Unio. [Campos Salles. Mensagem (3 de maio de 1902), in Manifestos e mensagens. So Paulo: Fundap/Imprensa Oficial, 2007.] a) Que tipo de poltica est sendo defendida pelo presidente Campos Sales? (0,5)

b) Explique como funcionava tal poltica associando-a s idias de harmonia, soma e soberania da opinio, comentadas no fragmento acima: (0,5)

4.Leia a citao abaixo para responder a questo: A denominao de repblica oligrquica frequentemente atribuda aos primeiros 40 anos da Repblica no Brasil. Coronelismo, oligarquia e poltica dos governadores fazem parte do vocabulrio poltico necessrio ao entendimento desse perodo. [Adaptado de Maria Efignia Lage de Resende, O processo poltico na Primeira Repblica e o liberalismo oligrquico, em Jorge Ferreira e Lucilia de Almeida Neves Delgado (orgs.), O tempo do liberalismo excludente da Proclamao da Repblica Revoluo de 1930. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2006, p. 91.] a) Relacionando os termos da citao acima, como pode ser explicada a chamada repblica oligrquica? (0,5)

5. Observe a imagem, leia o texto, e responda:

Nos primrdios do sculo XX, a fotografia j era largamente utilizada como registro documental das transformaes urbanas em curso nesse perodo. As autoridades responsveis pela implantao das melhorias urbanas, como instalao de rede eltrica, bondes, reforma de ruas, edificaes e etc., frequentemente usavam a fotografia para registrar e divulgar essas mudanas. Dessa maneira, por meio da fotografia, as elites urbanas destacavam determinados aspectos que desejavam evidenciar e suprimir outros que estavam em desacordo com a imagem de cidade moderna e civilizada que se pretendia edificar. a) Identifique os elementos presentes na imagem que mostram o crescimento e o desenvolvimento urbanos da cidade de So Paulo no incio do sculo XX. (0,5) b) Cite os fatores que proporcionaram o rpido crescimento da cidade de So Paulo nesse perodo. (0,5) c) De que forma a imagem est relacionada aos desejos das elites no perodo? (0,5)

Вам также может понравиться