Вы находитесь на странице: 1из 16

Engenharia Econmica

Aula 1
Bibliografia: Hirschfeld,H. Engenharia Econmica e Anlise de Custos. Ed. Atlas

Engenharia Econmica Conceitos bsicos


A escassez de recursos + necessidades ilimitadas = necessidade de otimizar a sua utilizao. Um desses recursos o capital.
Na estrutura scio-econmica em que vivemos, o dinheiro tem a funo de: facilitar o processo de transaes entre os elementos da sociedade, proporcionar o processo de produo dos bens e servios e a distribuio destes produtos entre a populao.

Esta ao de participar do processo produtivo se d atravs do investimento.

Engenharia Econmica Conceitos bsicos

Investimento: aplicao de dinheiro em projetos


da qual se espera obter uma boa rentabilidade. Necessrio analisar as alternativas para garantir um bom retorno do investimento.

Se dispusssemos de recursos ilimitados de capital, no haveria necessidade de resolver tal problema.

Engenharia Econmica Conceitos bsicos


Todas as propostas seriam aceitveis, desde que obedecessem a um critrio : A renda total deve exceder o total dos gastos. No mundo real os recursos so limitados. A oferta de capital disponvel no suficiente para satisfazer toda a demanda imaginvel, no sendo possvel aproveitar todas as oportunidades de investimentos.

Engenharia Econmica Conceitos bsicos


A anlise prvia dos investimentos permite que se racionalize a utilizao dos recursos de capital. Para a soluo de um problema de anlise de investimentos dentro da complexidade do mundo atual, necessrio o conhecimento de tcnicas especiais estudadas em uma disciplina conhecida por Engenharia Econmica. As tcnicas da Engenharia Econmica baseiam-se numa cincia exata chamada Matemtica Financeira, que por sua vez descreve as relaes do binmio Tempo e Dinheiro.

Premissas e princpios
Todas as decises so tomadas a partir de alternativas. No havendo alternativas no h deciso a tomar. necessrio um denominador comum, (a rentabilidade comum, por exemplo) a fim de tornar as conseqncias comensurveis. No possvel misturar ordens. Apenas as relevantes. diferenas entre alternativas so

Premissas e princpios
As alternativas competem entre si. So mutuamente excludentes. Os critrios para decises de investimento devem reconhecer o valor do dinheiro no tempo e os problemas relativos ao racionamento de capital. As avaliaes de engenharia econmica servem para decises voltadas para o futuro.

Custo de oportunidade
A diferena de valores entre duas taxas de juros, provindas de alternativas econmicas diferentes de investimento, constitui, para a alternativa aceita e de menor valor, uma taxa de juros chamada de custo de oportunidade.

Admitindo que os bancos pagam juros de 20% ao ano, manter uma quantia qualquer de dinheiro sem invest-lo incorre-se num custo de oportunidade de 20% ao ano que este dinheiro deixa de render.

Custo de oportunidade
Existindo uma outra oportunidade de investimento que renda 50% ao ano, o custo de oportunidade de manter o dinheiro sem invest-lo ser de 50%, e de pr o dinheiro no banco ser de 30%.

O custo de oportunidade um conceito relativo e depende das possibilidades de investimentos existentes. Constitui o que se paga por no se preferir a oportunidade de maior rendimento.

Juros : conceito e modalidades


Diferentes fatores de produo Trabalho Terra/Instalaes Capacidade administrativa Tecnologia Capital Respectivas formas de remunerao Salrio Aluguel Lucro Royalties Juros

Juros : conceito e modalidades


Portanto, os juros so o custo do capital, mais especificamente, os juros correspondem ao pagamento pela oportunidade de dispor de um capital durante um determinado tempo.

Exemplos de algumas transaes que envolvem juros : - compras crdito - uso do limite dos cheques especiais - compra de casa prpria

A varivel tempo
Quando situaes econmicas so investigadas, as quantidades de dinheiro envolvidas so sempre relacionadas com um fator indispensvel e incontrolvel, o tempo. Todas as quantias de dinheiro sero referidas uma data e somente podero ser transferidas para uma outra data considerando os juros envolvidos nesta transferncia. Assim, ser impossvel somar ou subtrair quantias de dinheiro que no se referirem mesma data.

Taxa de Juros
O capital inicialmente investido, denominado principal, pode crescer devido aos juros segundo duas modalidades: juros simples ou juros compostos. Juros simples Apenas o principal rende juros. Os juros so diretamente proporcionais ao capital (emprestado ou aplicado). J = i P n P = principal ou capital na data de hoje; (Va ou Vo) i = taxa de juros n = nmero de perodos de juros Os juros obtidos aumentam linearmente.
F = P + J = P + iPn F = P ( 1 + in)

Juros compostos
Aps cada perodo de capitalizao, os juros so incorporados ao principal e passam a render juros tambm. Aps cada ms (perodo de capitalizao) os juros so somados dvida anterior, e passam a render juros no ms seguinte. Tudo se passa como se cada ms o emprstimo fosse renovado (no valor do principal mais os juros relativos ao ms anterior). Aps o 1 perodo : Aps o 2 perodo : Aps o 3 perodo : F1 = P ( 1 + i ) F2 = F1 ( 1 + i ) = P ( 1 + i )2 F3 = F2 ( 1 + i ) = P ( 1 + i )3 Fn = P ( 1 + i )n

Aps o n-simo perodo

Comparao juros simples e juros compostos


Supondo R$100 emprestados a uma taxa de 5% ao ms. Evoluo de R$100 a juros de 5% ao ms durante um ano.
Ms 0 1 2 3 . . 12 = 160 = 179,5856 Montante juros simples 100 100+0,05x100 = 105 105+0,05x100 = 110 110+0,05x100 = 115 Montante juros compostos 100 100+0,05x100 = 105 105+0,05x105 = 110,25 110,25+0,05x110,25 = 115,76

No caso de juros simples 5% ao ms correspondem a 60% ao ano (a.a.), ou seja taxas proporcionais. Em juros compostos temos 5% ao ms correspondendo a 79,5856% ao ano.

Fluxo de caixa e simbologia


A visualizao de um problema envolvendo receitas e despesas que ocorrem em instantes diferentes do tempo bastante facilitada por uma representao grfica simples chamada diagrama de fluxo de caixa.

2000

20 00

0 1 3000

A unidade de tempo deve coincidir com o perodo de capitalizao de juros considerado. Eixo horizontal intervalos de tempo Segmentos positivos dividendos, receitas, economias Segmentos negativos despesas, aplicaes, parcelas no recebidas

Вам также может понравиться