Вы находитесь на странице: 1из 7

6CONGRESSOBRASILEIRODEPESQUISAE DESENVOLVIMENTOEMPETRLEOEGS

TTULO DO TRABALHO:

Aplicao do bombeio centrfugo submerso submarino em elevao de petrleo


AUTORES:

Anderson Hupp(1) Jernimo de Moura Junior(2) Oldrich Joel Romero(1)


INSTITUIO:
(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO

(2)

SCHLUMBERGER SERVIOS DE PETRLEO LTDA.

EsteTrabalhofoipreparadoparaapresentaono6CongressoBrasileirodePesquisaeDesenvolvimentoemPetrleoeGs6 PDPETRO,realizadopelaaAssociaoBrasileiradeP&DemPetrleoeGsABPG,noperodode09a13deoutubrode2011,em FlorianpolisSC. Esse Trabalho foi selecionado pelo Comit Cientfico do evento para apresentao, seguindo as informaes contidasnodocumentosubmetidopelo(s)autor(es).OcontedodoTrabalho,comoapresentado,nofoirevisadopelaABPG.Os organizadoresnoirotraduziroucorrigirostextosrecebidos.Omaterialconforme,apresentado,nonecessariamenterefleteas opiniesdaAssociaoBrasileiradeP&DemPetrleoeGs.O(s)autor(es)temconhecimentoeaprovaodequeesteTrabalho sejapublicadonosAnaisdo6PDPETRO.

6CONGRESSOBRASILEIRODEPESQUISAEDESENVOLVIMENTOEMPETRLEOEGS

Aplicao do bombeio centrfugo submerso submarino em elevao de petrleo


Abstract The use of pumping methods in offshore applications has become common especially in heavy oil fields. They present better efficiency and higher production rate than other lift methods. Thus, the Electrical Submersible Pump (ESP) has been often used on this scenario due to its satisfactory results. This work sets out aims to examine the use of a commercial computer simulator, the PIPESIM of Schlumberger for the development of modeling, and simulations of petroleum production facilities equipped with subsea ESP. The production facilities consist of a single well and a single reservoir located in offshore fields.It has been proposed two configurations differing only on the location of the methods installation. In the first case, the ESP was installed inside the wellbore and, in the second case on the Seabed near the Wet X-tree. The production rate was simulated for both cases and then the results were compared, in addition a brief comment about the pros and cons of each one was made. Introduo A utilizao de mtodos de bombeamento em ambientes offshore comum, principalmente para leos com baixo grau API, isso decorre do fato de apresentam melhor eficincia e maiores valores de vazo quando comparados a outros mtodos de elevao utilizados nessas condies. Nesse contexto, um mtodo que tem sido utilizado para produo de leos pesados em campos offshore, por apresentar bons resultados o Bombeio Centrfugo Submerso Submarino BCSS, no qual a arvore de natal est assentada no leito marinho configurando o que se denomina completao molhada. Da mesma forma que os outros mtodos de elevao artificial, o objetivo do BCSS complementar a energia do reservatrio, para produzir os fluidos do fundo do poo na vazo desejada at as facilidades de produo na superfcie. O princpio de funcionamento do BCSS instalado no poo baseia-se na utilizao da energia eltrica que transmitida para o fundo do poo atravs de um cabo eltrico. Neste local, a energia eltrica transformada em energia mecnica por um motor de sub-superfcie, o qual est acoplado bomba centrifuga. A bomba transmite a energia para o fluido sob a forma de presso, elevando-o para a superfcie (Nico, 2007). A bomba centrfuga utilizada para o conjunto constituda por diversos estgios. Cada estgio composto por um impelidor e um difusor. O impelidor, ao girar proporciona energia cintica ao fluido. Ao escoar atravs do difusor, o fluido ser submetido a um aumento progressivo na rea do escoamento transformando a energia cintica em energia potencial e por tanto um aumento de presso. Cada estgio fornece um incremento de presso ao fluido, sendo utilizados, portanto, tantos estgios quantos forem necessrios no dimensionamento da bomba de tal forma que os fluidos cheguem superfcie com uma presso prefixada.

Metodologia O problema proposto trata de um sistema contendo um nico poo offshore produzindo de um reservatrio (apenas uma regio de canhoneados) diretamente para a unidade estacionria de produo UEP. O caminho percorrido pelos fluidos se inicia no reservatrio, fluindo ao longo do meio poroso em direo ao fundo da coluna de produo, ao ingressar na bomba o fluido tem sua presso aumentada gradativamente pelos diversos estgios sendo descarregado com energia suficiente para ser

6CONGRESSOBRASILEIRODEPESQUISAEDESENVOLVIMENTOEMPETRLEOEGS
elevados at a cabea do poo, localizada no leito marinho. A partir dai, o fluido conduzido at a base do riser pela flowline (linha de produo) e finalmente at a plataforma de produo pelo riser. Os casos simulados, caso 1 e caso 2, sero realizados em poos que possuem caractersticas idnticas, diferenciando apenas na localizao do sistema de BCSS. Para o caso 1, a simulao foi realizada com o mtodo de elevao instalado de forma convencional na coluna de produo no fundo do poo, a uma profundidade de 1.200 m segundo mostrado na Figura 1, obtida aps implementao no software comercial PIPESIM (Pipesim, 2008).

Figura 1. Caso 1: poo equipado com BCSS no fundo do poo.

Para o caso 2, as simulaes foram conduzidas com o sistema BCSS instalado no leito marinho a 200 m da arvore de natal molhada ANM, num poo falso perfurado para esse propsito. A Figura 2 mostra esta configurao. Como pode ser observado na Figura 2, a principal diferena em relao ao caso 1 a presena do poo falso, composto pelas colunas identificas com 1 e 2 na figura. A coluna 1, representa o local onde o BCSS est instalado, ou seja, a coluna de produo por onde a produo elevada at a flowline. A coluna 2, representa o anular entre a coluna e o revestimento de produo, regio pela qual os fluidos so admitidos no poo falso, para em seguida serem elevados pela bomba. Outra diferena a presena do jumper, que faz a ligao entre a ANM e o poo falso e possui as mesmas caractersticas da flowline. Desta forma, o presente trabalho pretende comparar a produo obtida pela mudana no posicionamento da bomba, segundo descrito nas configuraes dos casos 1 e 2, ressaltando as vantagens e desvantagens de cada uma delas. A eficincia do mtodo quando submetidos produo com fluidos de diferentes propriedades tambm ser alvo de anlise, como por exemplo, diferentes valores de BSW e API.

6CONGRESSOBRASILEIRODEPESQUISAEDESENVOLVIMENTOEMPETRLEOEGS

Figura 2: Caso 2: poo equipado com BCSS no leito marinho.

Resultados e discusso Na Tabela 1 so comparados os resultados das vazes de produo para os dois casos propostos. Foi considerada, para o calculo das vazes, o BCSS operando a frequncia nominal de 60 Hz.
Tabela 1. Comparativo das produes dos casos 1 e 2.

VazodeProduo,STB/d BSW,% 0 10 30 40 60 BCSSConvencionalCaso1 17.335,12 16.813,13 15.805,95 15.307,36 14.274,00 BCSSLeitoMarinhoCaso2 14.734,13 14.185,08 13.174,69 12.699,14 11.802,00

A diferena na vazo de produo entre as duas configuraes pode ser melhor observada na Figura 3. O BCSS instalado de forma convencional, caso 1, apresentou maior produo que o BCSS instalado no leito marinho, caso 2. Esta diferena pode ser causada principalmente pelos seguintes fatores: 1) Sendo o BCSS para o caso 1 instalado a uma profundidade maior (consequentemente presso maior), garante que pouco ou nenhum gs seja liberado do fluido, justificando seu rendimento

6CONGRESSOBRASILEIRODEPESQUISAEDESENVOLVIMENTOEMPETRLEOEGS
superior quando comparado ao caso 2. No perfil de presso para o caso 2, Figura 4, nota-se que a presso de admisso da bomba inferior presso de saturao (ps= 170 kgf/cm2), fato que causa reduo do rendimento da mesma devido presena de fraes gasosas. 2) A introduo do poo falso no sistema promove um incremento da perda de carga, causado tanto pela admisso pelo anular quanto pela emisso pela nova coluna de produo, contribuindo para a reduo da produo.

Figura 3. Vazes de produo para os casos 1 e 2.

Figura 4. Variao espacial da presso para o caso 2.

Apesar de apresentar menor produo, a configurao com o BCSS instalado no leito marinho (caso 2) apresenta vantagens principalmente durante intervenes corretivas, por se encontrar em local

6CONGRESSOBRASILEIRODEPESQUISAEDESENVOLVIMENTOEMPETRLEOEGS
de mais fcil acesso (leito marinho), quando comparada a BCSS convencional (caso 1), as intervenes so geralmente concludas em menor de tempo, ficando, portanto, o poo menos tempo sem produo. Pode-se, afirmar, portanto, que a configurao do caso 2 apresenta vantagens econmicas quando comparada ao caso 1, entretanto, para uma avaliao completa deve-se considerar os custos de investimento e operacionais extras para o uso da mesma.

Figura 5. Grfico vazo vs. frequncia para diferentes BSW (caso 1).

Figura 6. Grfico vazo vs. frequncia para diferentes BSW (Caso 2).

Pode ser observada na Figura 5 a variao da vazo de produo em relao frequncia de rotao da bomba para diferentes valores de BSW para o caso 1, e a Figura 6 para o caso 2. Pode-se notar que os dois grficos apresentam comportamento semelhante, diferindo apenas nos valores de vazo bruta.

6CONGRESSOBRASILEIRODEPESQUISAEDESENVOLVIMENTOEMPETRLEOEGS
Concluses Os mtodos por bombeamento esto cada vez mais eficientes e durveis, e, devido s caractersticas das novas descobertas brasileiras, que esto em guas cada vez mais profundas e compostas por leos mais pesados, essa opo est se tornando mais atrativa, o que faz com que o mtodo BCSS se destaque principalmente para altas vazes de produo e altos valores de BSW. Para os casos analisados comprovou-se a eficincia do mtodo na produo de fluidos com altos valores de BSW. Observou-se tambm que a configurao apresentada no caso 1 resultou numa maior produo quando comparada ao caso 2, causado, dentre outros fatores, pela maior presso na admisso da bomba. Entretanto, outros fatores devem ser considerados antes de se afirmar qual das configuraes mais vantajosa, umas delas o tempo gasto durante intervenes corretivas, alm dos custos de investimentos e operacionais.

Agradecimentos Agradecemos Petrobras UO-ES/ATP-NC pela disponibilizao do software PIPESIM, indispensvel para a realizao desta pesquisa. Professor Oldrich Joel Romero agradece ao CNPq pela concesso da bolsa de pesquisa PQ2.

Referncias Bibliogrficas

1. BATISTA, E. S. Desenvolvimento de uma Ferramenta Computacional para Aplicao no Mtodo de Elevao por Bombeio Centrfugo Submerso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal - RN. 2009. 2. NICO, G. H. Sistema de Bombeio Submarino do Campo de Jubarte. Trabalho de Concluso de Curso. Centro Universitrio Vila Velha UVV. Vila Velha - ES. 2007.
3. PIPESIM: Fundamentals Training and Exercise Guide - Version 2007.1, Schlumberger, 2007.

Вам также может понравиться