Вы находитесь на странице: 1из 50

MANUAL DO PROPRIETRIO

Imagem meramente ilustrativa.

APRESENTAO 3

A COPEMA vem construindo uma nova paisagem em Ribeiro Preto. Isto pode ser observado em seus empreendimentos de bom gosto e qualidade consagrada, conquistada ao longo de anos dedicados a um processo de aprimoramento contnuo de que muito nos orgulhamos e fazemos questo de manter. Mais uma vez preocupada com o seu bem estar, a COPEMA traz aos Proprietrios um manual que apresenta cuidados bsicos para a manuteno e conservao do Edifcio e suas unidades. Recomendamos a consulta a todo este material antes de qualquer interveno ou modificao nas unidades e instalaes de equipamentos.

NDICE 4

05 Responsabilidades do proprietrio 07 Instalaes eltricas


08 Tomadas, interruptores e disjuntores 08 Voltagem 09 Ar condicionado 09 Cuidados com energia 09 Tv a cabo 09 Iluminao das reas comuns

INFORMAES TCNICAS
29 Desenhos tcnicos - hidrulica
30 Legenda 31 Planta baixa tipo de hidrulica - sala 01 32 Planta baixa tipo de hidrulica - sala 02 33 Elevaes - Copa 34 Elevaes - Escritrio 01 e 02 36 Elevaes - WC 37 Elevaes - WC Feminino 39 Elevaes - WC Masculino 41 Elevaes - WCDF

11 Piso, forro e paredes 14 Caixilhos de alumnio 17 Instalaes hidrulicas


18 Metais e louas 19 Louas e instalaes sanitrias 19 Cubas de ao inoxidvel 19 Metais sanitrios 19 Como desentupir a pia

42 Desenhos tcnicos - eltrica


43 Legenda 44 Planta baixa eltrica - escritrio 01 45 Planta baixa eltrica - escritrio 02 46 Quadro de disjuntores

47 Certificado de garantia

21 Sistema de combate a incndio


22 Sprinkler 22 Detector de fumaa

24 Pintura, portas e ferragens


25 Pintura 25 Portas e ferragens 25 Vidros

26 Usando corretamente o imvel

RESPONSABILIDADES DO PROPRIETRIO 5

no momento da vistoria realizada para o recebimento das chaves que se iniciam as responsabilidades do proprietrio, relacionadas manuteno das condies em um nvel normal, este Manual traz uma srie de recomendaes importantes para o uso adequado do imvel. imprescindvel que o proprietrio repasse as informaes contidas neste Manual aos demais usurios do imvel. A conservao das partes comuns do Edifcio tambm faz parte das responsabilidades dos usurios. O regulamento interno do condomnio discrimina atividades necessrias para essa manuteno, assim como as

orientaes para rateio de seus custos. Alm disso, muito importante a participao individual de cada usurio na conservao e uso adequado, no danificando qualquer parte das reas comuns ou equipamentos coletivos. As normas estabelecidas na conservao do condomnio e no regulamento interno devem ser cumpridas por todos os usurios do edifcio, independentemente de ser o proprietrio ou apenas um usurio das salas. Faz parte ainda das orientaes de cada um dos usurios do edifcio a aplicao e o fomento das regras de boa vizinhana.

Imagem meramente ilustrativa.

INSTALAES ELTRICAS

INSTALAES ELTRICAS 8

Tomadas e InTerrupTores siemens dIsjunTores siemens

CUIDADOS Observar o uso de cada circuito, no exigindo mais do que a capacidade permitida - ver quadro anexo (*). Em caso de curto circuito, desligar imediatamente o disjuntor geral que se encontra no centro superior do quadro de distribuio. As instalaes eltricas de cada unidade foram executadas na voltagem de 110V, com exceo dos pontos: .Ar Condicionado 220V

NOTA Em caso de falha do fornecimento de energia pela CPFL, ser automaticamente acionado o sistema de iluminao de emergncia, nos seguintes locais: .Hall de elevador e escadarias .Pontos estratgicos do trreo e subsolo

PARA SOLICITAR LIgAO DE EnERgIA ELTRICA, LIguE PARA O SERVIO DE ATEnDIMEnTO DA CPFL PELO nMERO 0800 101010.

INSTALAES ELTRICAS 9

Ar condicionado
Sistema de Split. Foi previsto um circuito de alimentao para as mquinas e estes esto em uma caixa de passagem junto rea reservada as mquinas condensadoras do ar condicionado. Os aparelhos de ar condicionado, bem como qualquer outro tipo de instalao, no podem sob hiptese alguma serem instalados nas paredes de gesso (dry wall) divisrias entre salas, sob risco de danos irreparveis vedao de todo o conjunto de salas. Havendo a necessidade da instalao de aparelhos nestes locais, dever obrigatoriamente ser construda pelo proprietrio uma nova face de parede para sustentao dos mesmos, com o devido recuo, suficiente para preservar a integridade da parede de (dry wall) original. Est previsto em cada unidade um desnvel de 18 cm para colocao de piso elevado no interior das salas com a finalidade de acomodar a infra estrutura de eltrica, telefonia, lgica, drenos de ar condicionado, hidrulica, entre outras.

TV a cabo
Est previsto tubulao para sistema de TV a cabo via net e via satlite com os mesmo chegando at poste CPFL e at casa de mquinas, atravs de caixas instaladas no hall de servios.

Usando a iluminao das reas comuns

Cuidados com a energia eltrica


no trocar os disjuntores por outros de amperagem maior, pois tal atitude pode provocar danos na instalao. no manusear aparelhos eltricos em contato com gua, pois podem ocorrer acidentes fatais. O quadro de distribuio est equipado conforme determina a nBR 5410, com dispositivo de proteo contra surtos DPS, o que evita danos instalao quando ocorrer surtos vindos atravs da rede. O quadro tambm est equipado com dispositivo DR proteo contra choques eltricos por corrente de fuga terra. O mesmo de instalao obrigatria prevista na nBR 5410 e tem por finalidade proteo de pessoas contra choque eltrico. Quando ocorre o desarme do mesmo, isto indica fuga de corrente na instalao, ou seja, algum circuito est com fuga de corrente, o que deve-se chamar um profissional habilitado para detectar o problema. nunca retire o equipamento caso o mesmo esteja desarmado. Em caso de defeito ou curto circuito, procurar profissional habilitado.

No travar o iNterruptor da miNuteria, iNstalao Na escadaria, pois pode causar daNos em todo o sistema. as lmpadas da miNuteria devem ser de 40W. a ilumiNao do Hall dos aNdares, provida de seNsores de preseNa para aceNdimeNto automtico e as lmpadas so iNcaNdesceNtes de 40W.

Imagem meramente ilustrativa.

PISO, fORRO E PAREdES

PISO, FORRO E PAREDES 12

Piso sALA: A fim de facilitar a adequao do layout de cada unidade para seu uso especfico, a instalao de contra-piso e piso deve ser realizada pelo proprietrio, s suas custas, utilizando-se dos materiais e acabamentos que preferir. (*)
*Recomenda-se a utilizao de piso elevado.

foRRo A fim de facilitar a adequao do layout de cada unidade para seu uso especfico, a instalao de forro no teto deve ser realizada pelo proprietrio, s suas custas, utilizando-se dos materiais e acabamentos que preferir. Deve-se respeitar rigorosamente o nvel previsto dos pontos de sprinklers (equipamentos de combate a incndio), devendo o forro (a ser executado pelo proprietrio) ficar ligeiramente acima deste nvel. O forro no pode ter o nvel inferior ao dos caixilhos das salas.

WC e CoPA dAs sALAs: Mrmore Bianco 30x30 Bold

CONSerVAO Deve-se evitar o uso de cidos e esponjas de ao na limpeza que podero danificar a camada de proteo dos azulejos e rejuntes. O piso das reas molhadas dever ter manuteno imediata caso apresente fissuras ou vazios a fim de se evitar infiltraes para as unidades vizinhas. Semestralmente, deve ser feita a reviso do rejuntamento. Para refazer o rejuntamento utilizar materiais apropriados existentes no mercado e mo de obra especializada.

PARede As paredes divisrias entre salas foram executadas com placas de gesso acartonado e seu interior preenchido com l de rocha, a fim de melhorar a eficincia do isolamento acstico entre as salas e tambm para facilitar a integrao entre elas quando necessrio.

nO PERFuRAR. Parede divisria em Dry Wall com isolamento acstico interno em l de rocha, jamais perfure, tente transpor, insira ou pregue qualquer tipo de material nesta superfcie, pois podem ser causados danos irreversveis.

Imagem meramente ilustrativa.

CAIXILHOS dE ALUMNIO

CAIxILhOS DE ALUMNIO 15

esquAdRiAs Alumnio Anodizado fosco, fabricados pela oRCA indstria de esquadrias Metlicas Ltda.

CUIDADOS Para proteo, deve-se aplicar uma camada de cera de automvel (Tipo Grand Prix) e evitar contato com produtos abrasivos, como esponja de ao e materiais base de cimento e cal, mantendo sempre os trilhos e acessrios limpos; no apoiar escadas ou outros objetos na superfcie das esquadrias e evitar pancadas sobre as mesmas; no forar os trincos; Limpar periodicamente com um pano macio e seco, para remoo de poeira; nos cantos de difcil acesso, usar pincel de plos macios para limpeza;

Para remover fuligem, limpar com gua quente e secar com pano macio; Lavar com gua e sabo ou detergente diludo com gua. Enxaguar para remover sujeiras acumuladas por perodos mais longos. uma pequena porcentagem de lcool (de 5% a 10% de lcool) na gua de grande auxlio; no utilizar qualquer tipo de palha de ao; no remover, em caso algum, as borrachas ou massas de vedao para evitar infiltraes indesejveis. *Todas estas recomendaes se estendem manuteno dos peitoris em ACM.

Para mais informaes, verificar manual anexo: ORCA Esquadrias de Alumnio.

Imagem meramente ilustrativa.

INSTALAES HIdRULICAS

INSTALAES hIDRULICAS 18

MetAis torneira lavatrio: deca - linha Aspen 1198 C35 torneira Pia: deca Bica mvel - linha Aspen 1167 C35 LouAs Lavatrio: Celite - fCsL fit Branco c/ coluna superior fit Life Branco Bacia para caixa Celite - Azalia Branco

CUIDADOS nas furaes de paredes para colocao dos armrios, quadros, etc., observar as plantas de distribuio de gua anexas. Observar o uso correto dos vasos sanitrios, no jogando objetos que possam entupi-los como embalagens, absorventes higinicos, etc. Para que no haja comprometimento do bom funcionamento da rede, ralos e sifes, devem ser limpos periodicamente e nunca receber detritos slidos; para desentup-los ou limp-los, evitar o uso de objetos pontiagudos para no romp-los ou danific-los. As bancadas de granito devem ser lavadas com gua e sabo. Evitar contato com cidos, pois estes podero atacar a pedra. Evite apoiar sobre as bancadas objetos pesados, pois as mesmas no esto dimensionadas para sobrecargas.

AO VIAjAR Ou AuSEnTAR-SE POR PERODOS PROLOngADOS, DEIxE OS REgISTROS DE guA FECHADOS, COMO PREVEnO PARA uM EVEnTuAL VAzAMEnTO ATRAVS DOS FLExVEIS.

INSTALAES hIDRULICAS 19

LOUAS E INSTALAES SANITRIAS


Todos os banheiros possuem ventilao automtica executada por meio de exausto mecnica. A limpeza das louas sanitrias deve ser efetuada somente com gua, sabo e desinfetante, evitando o uso de ps abrasivos e esponjas de ao que podem danificar as peas e os rejuntes. Para evitar entupimentos, no jogar nos vasos sanitrios: embalagens, absorventes higinicos, plstico, algodo, cotonetes, preservativos, grampos ou outros objetos. no jogar gordura ou resduos slidos nos ralos das pias ou lavatrios. Manter a pia da copa sempre protegida com grelha que acompanha a cuba de inox.

METAIS SANITRIOS
Deve-se proceder limpeza dos metais sanitrios ou ferragens apenas com um pano mido, pois qualquer produto qumico pode acarretar remoo de pelcula protetora, ocasionando a sua oxidao. no utilizar esponjas de ao ou similares. Durante o manuseio de torneiras e registros no se deve for-los, pois isso pode danificar as suas vedaes internas e provocar vazamentos. no utilizar torneiras ou registros como apoio ou cabide. Evitar batidas nos tubos flexveis que alimentam os lavatrios e as caixas acopladas dos vasos sanitrios.

COMO DESENTUPIR A PIA E MANTER A INSTALAO HIDRULICA


Retirar o copo inferior do sifo, que est localizado na parte debaixo da cuba e fazer a limpeza retirando os resduos. Observar se a tubulao de sada contm massa de gorduras cristalizadas obstruindo a passagem de lquidos. Fazer toda a limpeza e recolocar o conjunto do sifo, tendo o cuidado de verificar a vedao das roscas. no utilizar produtos corrosivos base de soda custica e cido, arames ou ferramentas no apropriadas. Consultar um profissional ou empresa especializada em casos graves. Fazer a limpeza de todos os ralos e sifes de pias e lavatrios periodicamente, sendo conveniente que este servio seja executado por um profissional especializado. jogar gua nos ralos e sifes quando estes estiverem muito tempo sem uso, para evitar o mau cheiro da rede de esgoto, principalmente no vero. Semestralmente, deve ser feita a reviso de rejuntamento das peas sanitrias.

CUBAS DE AO INOXDAVEL
Evitar o acmulo de louas dentro da cuba, pois o excesso de peso pode ocasionar o rompimento de sua fixao na bancada.

Imagem meramente ilustrativa.

SISTEMA dE COMbATE A INCNdIO

SISTEMA DE COMBATE A INCNDIO 22

ALM DE ExTInTORES E DE HIDRAnTES LOCALIzADOS EM TODOS OS AnDARES DO PRDIO, AS SALAS SO EQuIPADAS COM SISTEMA DE PROTEO COnTRA InCnDIO.

SPRINKLER
ModeLo: Pendente 68 CUIDADOS O chuveiro automtico de extino de incndio ou simplesmente sprinkler, hoje em dia um equipamento fundamental no primeiro combate ao fogo. O aparelho fica instalado no teto e entra em funcionamento automaticamente quando a temperatura local ultrapassa certo nvel. uma vez acionado seu funcionamento ele passa a esguichar gua de forma ininterrupta em uma determinada rea. Seu desligamento s pode ser realizado pelos responsveis do condomnio. importante ressaltar que estes equipamentos so extremamente sensveis ao impacto e variao de temperatura, portanto deve-se ter cuidado redobrado ao manuse-los.

DETECTOR DE fUMAA
ModeLo: sintroc - 2y CUIDADOS So aparelhos encarregados de fazer a vigilncia permanente de um local, instalados no teto, so equipados com um sensor para detectar a fumaa e uma campainha eletrnica para alertar as pessoas. Os detectores constituem a parte sensvel da instalao de deteco automtica de incndio e funcionam com uma corrente de 120 volts.

Deve-se respeitar rigorosamente o nvel previsto dos pontos de sprinklers (equipamentos de combate a incndio), devendo o forro (a ser executado pelo proprietrio) ficar ligeiramente acima deste nvel. O forro no pode ter o nvel inferior ao dos caixilhos das salas. As salas sero entregues com os pontos de sprinklers prontos, sem a ponteira conectada (chuveiro do sprinkler). Devido a sua fragilidade, estas ponteiras sero instaladas pela construtora aps o termino da execuo dos gessos de cada sala pelos proprietrios, devendo esta instalao ser agendada com antecedncia junto admnistrao do condomnio. OBS.: Durante a instalao das ponteiras dos sprinklers podero ocorrer vazamentos considerveis. Recomendamos portanto, no momento desta instalao, estar com a sala vazia, ainda sem decorao, a fim de evitar danos aos bens do proprietrio. no realizar nenhum tipo de interveno nas instalaes de combate a incndio, sem antes informar e consultar a admnistrao do condomnio. Caso exista necessidade de adicionar ponto de detector de fumaa, a instalao dever ser feita por um profissional da rea. Para mais informaes, consulte a admnistrao.

nECESSRIO POR SEguRAnA E PARA ATEnDER A nORMA DE COMBATE A InCnDIO QuE, EM CADA COMPARTIMEnTO FECHADO (divises fuTuras feiTas nas salas) ExISTA uM SEnSOR DE FuMAA E uM DISPOSITIVO DE SPRInkLER. (exiGncia do corPo de BomBeiros). OBS.: TODAS AS unIDADES j VM EQuIPADAS COM 3 SEnSORES DE FuMAA E 16 POnTOS DE SPRInkLERS, SEnDO 14 DESTES LOCALIzADOS nA REA DE ESCRITRIOS, 1 nA COzInHA E 1 nA LAjE TCnICA PARA AR COnDICIOnADO. SE FOR nECESSRIA A InSTALAO DE MAIS unIDADES A FIM DE ATEnDER A nORMA DE COMBATE A InCnDIOS, ESTAS DEVERO OBRIgATORIAMEnTE SER LIgADAS E EnDEREADAS nO QuADRO DA CEnTRAL DE EMERgnCIAS.

Imagem meramente ilustrativa.

PINTURA, PORTAS, fERRAgENS E vIdROS

PINTURA 25

Pintura

Paredes: 2:1 (2 branco : 1 gelo) Ltex suvinil. teto: 2:1 (2 branco : 1 gelo) Ltex suvinil. nunca usar lcool sobre tinta (ltex Pva). Com o tempo, a pintura escurece um pouco, devido exposio constante luz natural e poluio. no faa retoques em pontos isolados, em caso de necessidade pinte toda a parede ou cmodo. Limpar utilizando apenas um pano umedecido e sabo neutro. no esfregar as paredes.

PORTAS E fERRAGENS
Portas: Lisa sincol Acabamento interno: Liso com pintura branca Acabamento externo: Freij Linheiro envernizado. fechaduras: duna - Modelo PP Zamak na cor preta. Evitar contato direto com gua e uso de tecido abrasivo para limpeza. Procurar manter as portas sempre fechadas para evitar que empenem com o tempo e principalmente com o sol. no molhar constantemente a parte inferior das portas e batentes para evitar seu apodrecimento. Cuidado especial deve ser tomado com relao s batidas de portas. Alm de causar trincas na madeira e na pintura, pode danificar o revestimento das paredes ou estragar as fechaduras. Para evitar empenamento de dobradias e parafusos, verificar que estes estejam sempre firmes e que nenhum objeto se interponha sob as portas. Lubrificar periodicamente as dobradias com uma pequena quantidade de leo de mquina de costura ou grafite. As portas e ferragens no esto dimensionadas para receber aparelhos de ginstica ou equipamentos que causem esforos adicionais. nas fechaduras e ferragens, no aplique produtos abrasivos, basta uma flanela para a limpeza.

VIDROS
Laminados Refletivos de 8mm. fornecidos pela Hipervidros. Para realizao da limpeza, deve-se utilizar apenas pano umedecido com lcool ou produtos destinados a este fim. Deve-se ter cuidado, no momento da limpeza para no danificar as esquadrias de alumnio e as massas de vedao. CUIDADOS Quando da quebra parcial ou total, remover as partes presas nos caixilhos, para evitar que as mesmas caiam no ptio do edifcio.

USANdO CORRETAMENTE O IMvEL

USANDO CORRETAMENTE O IMVEL 27

AO ExECuTAR ARMRIOS EMBuTIDOS SOB AS PIAS DE BAnHEIROS E COPAS, InSTRuIR OS MARCEnEIROS COnTRATADOS PARA nO BATEREM Ou RETIRAREM SIFES E LIgAES FLExVEIS, EVITAnDO VAzAMEnTOS. EVITAR FuRAR OS PISOS DOS BAnHEIROS A FIM DE PREVEnIR DAnOS nA IMPERMEABILIzAO. EVITAR PERFuRAES nA PAREDE PRxIMA AO QuADRO DE Luz E nOS ALInHAMEnTOS DE InTERRuPTORES E TOMADAS, PARA EVITAR ACIDEnTES COM OS FIOS ELTRICOS. nO SE PEnDuRAR nAS jAnELAS PARA LIMPEzA DOS VIDROS; uTILIzAR uTEnSLIOS COM CABOS ALOngADOS ESPECIAIS PARA ESSE FIM. PARA SuA SEguRAnA, nO uTILIzAR QuALQuER APARELHO SAnITRIO (BACIAS, CAIxAS ACOPLADAS, LAVATRIOS) COMO POnTO DE APOIO, POIS O MESMO PODE QuEBRAR PROVOCAnDO ACIDEnTE.

1 PAREDES EM DRY WALL


Parede divisria em Dry Wall com isolamento acstico interno em l de rocha, jamais perfure, tente transpor, insira ou pregue qualquer tipo de material nesta superfcie, pois podem ser causados danos irreversveis. Os aparelhos de ar condicionado, bem como qualquer outro tipo de instalao, no podem sob hiptese alguma serem instalados nas paredes de gesso (dry wall) divisrias entre salas, sob risco de danos irreparveis vedao de todo o conjunto de salas. Havendo a necessidade da instalao de aparelhos nestes locais, dever obrigatoriamente ser construda pelo proprietrio uma nova face de parede para sustentao dos mesmos, com o devido recuo, suficiente para preservar a integridade da parede de (dry wall) original.

2 PREVISO PARA PISO ELEVADO


Est previsto em cada unidade um desnvel de 18 cm para colocao de piso elevado no interior das salas com a finalidade de acomodar a infra estrutura de eltrica, telefonia, lgica, drenos de ar condicionado, hidrulica, entre outras.

3 EQuIPAMEnTOS DE COMBATE

InCnDIO Deve-se respeitar rigorosamente o nvel previsto dos pontos de sprinklers (equipamentos de combate a incndio), devendo o forro (a ser executado pelo proprietrio) ficar ligeiramente acima deste nvel. O forro no pode ter o nvel inferior ao dos caixilhos das salas. As salas sero entregues com os pontos de sprinklers prontos, sem a ponteira conectada (chuveiro do sprinkler). Devido a sua fragilidade, estas ponteiras sero instaladas pela construtora aps o termino da execuo dos gessos de cada sala pelos proprietrios, devendo esta instalao ser agendada com antecedncia junto admnistrao do condomnio. OBS.: Durante a instalao das ponteiras dos sprinklers podero ocorrer vazamentos considerveis. Recomendamos portanto, no momento desta instalao, estar com a sala vazia, ainda sem decorao, a fim de evitar danos aos bens do proprietrio. no realizar nenhum tipo de interveno nas instalaes de combate a incndio, sem antes informar e consultar a admnistrao do condomnio.

Imagem meramente ilustrativa.

dESENHOS TCNICOS HIdRULICA

DESENHOS TCNICOS hIDRULICA 30

LEGENDA

gua fria gua pluvial Esgoto Ventilao Hidrante Ar condicionado Elevaes/Vistas Detector de fumaa tipo ptico no teto Ponto (bico de sprinkler) Ralo Seco

OBS.: As elevaes indicadas na planta de hidrulica sero representadas nas pginas seguintes.

DESENHOS TCNICOS hIDRULICA 31

PLANTA BAIXA TIPO DE HIDRULICA SALA 01


(Medidas em cm)

DESENHOS TCNICOS hIDRULICA 32

PLANTA BAIXA TIPO DE HIDRULICA SALA 02


(Medidas em cm)

DESENHOS TCNICOS hIDRULICA 33

COPA
(Medidas em cm)

Vista 1

DESENHOS TCNICOS hIDRULICA 34

ESCRITRIO 01 E 02
(Medidas em cm)

Vista 1

DESENHOS TCNICOS hIDRULICA 35

ESCRITRIO 01 E 02
(Medidas em cm)

Vista 2

DESENHOS TCNICOS hIDRULICA 36

(Medidas em cm)

wC

Vista 1

Vista 2

DESENHOS TCNICOS hIDRULICA 37

wC fEMININO
(Medidas em cm)

Vista 1

Vista 2

DESENHOS TCNICOS hIDRULICA 38

wC fEMININO
(Medidas em cm)

Vista 3

DESENHOS TCNICOS hIDRULICA 39

wC MASCULINO
(Medidas em cm)

Vista 1

Vista 2

DESENHOS TCNICOS hIDRULICA 40

wC MASCULINO
(Medidas em cm)

Vista 3

Vista 4

DESENHOS TCNICOS hIDRULICA 41

(Medidas em cm)

wCDf

Vista 1

Vista 2

dESENHOS TCNICOS ELTRICA

DESENHOS TCNICOS ELTRICA 43

LEGENDA
Interruptor simples (h=1.10m) Tomada 110 Volts - 2P + T - cx. 4x2 (h=1,10m) - Exceto onde indicado Tomada 110 volts - 2P + T - cx. 4x2 (h=1,10m) - Exceto onde indicado Quadro de distribuio de energia (h=1,50m) ao centro Caixa de passagem cx. 4x4 (h=0,30m) Detector de fumaa tipo ptico no teto Cx. de passagem de 300x300x300x150mm, p/ comunicao Previso ponto de fora ar condicionado 13kW/3 Caixa ponto de interfone (h=1,30m) Fechadura eletrnica em caixa 4x2; h=maaneta Sensor eletromagntico de abertura de porta em cx. 4x2; h=batente porta Ponto para leitora eletrnica de controle de acesso em caixa 4x4; h=1,10m Ponto (bico de sprinkler) Bloco autnomo de emergncia c/ duas lmpadas fluorescentes 8Wx127V, no teto Condulete tipo C, 3/4 qdo. no indicado Condulete tipo T, 3/4 qdo. no indicado Condulete tipo E, 3/4 qdo. no indicado Condulete tipo x, 3/4 qdo. no indicado Condulete tipo LR, 3/4 qdo. no indicado Eletroduto externo, Fg, 3/4 exceto qdo. indicado Eletroduto alim. fora, no teto Fg, 11/4 Botoeira liga/desliga para sistema de incndio, ver nota 05 Cx. de passagem p/ CFTV Cx. de passagem p/ DAI Central de automao e suporviso predial unidade remota de controle unidade remota de acesso Cx. de passagem de automao

ACRESCEnTAR IMAgEM COM BLOCO AuTnOMO DE EMERgnCIA nO HALL


DESENHOS TCNICOS ELTRICA 44

PLANTA BAIXA ELTRICA ESCRITRIO 01

DESENHOS TCNICOS ELTRICA 45

PLANTA BAIXA ELTRICA ESCRITRIO 02

DESENHOS TCNICOS ELTRICA 46

QUADRO DE DISjUNTORES

CERTIFICADO DE gARANTIA 47

gARAnTE AO PROPRIETRIO DESTA unIDADE LOCALIzADA nO EDIFCIO CORPORATE, SITO A AVEnIDA MAuRLIO BIAgI, 800, QuAnTO :
Qualidade dos materiais utilizados no Edifcio; perfeio na instalao desses materiais; resistncia, durabilidade e estabilidade da construo, conforme as condies gerais estabelecidas na pgina seguinte do presente certificado.

CERTIFICADO DE gARANTIA 48

A COPEMA Engenharia e Construes Ltda, garante ao proprietrio desta unidade os direitos estabelecidos nas seguintes condies:

I. DE ORDEM GERAL
1. A presente garantia abrange a solidez e a estabilidade da construo, a qualidade dos materiais empregados, os equipamentos utilizados, bem como a instalao desses materiais e equipamentos. 2. Caber empresa construtora a execuo de reparos que venham a ser necessrios para assegurar a solidez e a estabilidade da construo, a qualidade dos materiais aplicados, assim como os defeitos de fabricao ou instalao de tais materiais nas condies explicativas do Memorial de Incorporao. Dever, entretanto, o proprietrio comunicar por escrito COPEMA Engenharia e Construes Ltda, to logo o fato ocorra a fim de evitar o agravamento da situao. 3. Se dentro da vigncia desta gARAnTIA, o proprietrio resolver transferir a unidade, a presente gARAnTIA ficar automaticamente transferida e vigorando normalmente a partir da Carta do Habite-se. 4. AA presente gARAnTIA cobre as ocorrncias oriundas somente da construo, no incluindo acontecimentos que resultem utilizao indevida, m conservao, manuteno inadequada, acidentes de qualquer natureza e pela ocorrncia de casos imprevistos ou de fora maior, tais como incndio, terremoto, catstrofe, etc. Ficam tambm excludos desta gARAnTIA lmpadas, equipamentos ou elementos adicionados construo de cada unidade.

II. DO PRAZO DE VALIDADE


1.TERMO INICIAL 1.1 Data do recebimento do imvel. 2. TERMOS fINAIS 2.1 90 dias para vcios aparentes, como azulejos trincados, vazamentos, defeitos na pintura, etc. 2.2- 180 dias para ocorrncias de: a) Trincas nas alvenarias e nos revestimentos; b) Defeitos no revestimento de pisos e paredes, decorrentes de sua aplicao inadequada ou umidade proveniente de vazamentos nas instalaes; c) Defeitos de instalaes eltricas em eletrodutos, fixao e caixas de passagem; d) Defeitos nas instalaes de gua, gs e esgoto; e) Defeitos de fabricao ou de instalao de louas sanitrias, de ferragens (dobradias e fechaduras) e de metais sanitrios; f) Defeitos de fabricao ou de instalao de portas e janelas; g) Infiltraes decorrentes de defeitos de impermeabilizao. 2.3 5 anos por ocorrncia de natureza estrutural do Edifcio

III. EXTINO
1. Pelo decurso do prazo de validade. 2. A qualquer momento, desde que, comprovadamente, o evento decorra de acidente, de mau uso ou apresente sinais de ter sido consertado por pessoas inabilitadas.

Ribeiro Preto, outubro de 2010

COPEMA Engenharia e Construes Ltda.

49

www.copema.com.br

Вам также может понравиться