Вы находитесь на странице: 1из 13

FACULDADE TEOLGICA BATISTA DE SO PAULO MARIA ROCHA SILVA

O DESENVOLVIMENTO DA TEOLOGIA PROTESTANTE

Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina Histria do Pensamento Cristo, do curso de Bacharel em Teologia da Faculdade Teolgica Batista de So Paulo. Prof. Dr. Jorge Pinheiro dos Santos

So Paulo, SP. 18 de novembro de 2008

S U M R I O

Introduo PARTE 1 ORTODOXIA ...................................................................................................4 1.1. Razo e revelao ................................................. ..................................6 1.2. Princpio formal e princpio material......................................................... .6

PARTE 2 PIETISMO ......................................................................................................8 2.1. Aspectos importantes do Pietismo para a Teologia ...............................8 PARTE 3 ILUMINISMO .....................................................................................................9 3.1. Princpios do Iluminismo ........................................................................10 3.2. Mentalidade moderna versus mensagem crist.....................................11

Consideraes finais .....................................................................................12

Referncias Bibliogrficas ............................................................................13

Introduo O conceito de revelao essencial para a ortodoxia crist. A f reformada est fundamentada no entendimento de que a Bblia a revelao especial de Deus, inspirada, e suprema regra de f e prtica. Ento, por que precisamos estudar a histria do pensamento cristo? Porque isso de interesse de todo cristo que busca o labor teolgico. Aps o movimento do humanismo da Renascena, as Escrituras deixaram de ser a nica fonte de autoridade para a teologia, e outras fontes comearam a ser abraadas pelos telogos. Assim, no sculo XX, telogos liberais, neo-ortodoxos e pentecostais comearam a usar novos critrios, como a razo, a experincia e a filosofia existencialista. O objetivo deste trabalho apresentar o desenvolvimento da teologia protestante a partir do pensamento de Paul Tillich, filsofo existencialista e telogo sistemtico, tendo como roteiro o captulo VI de sua obra Histria do Pensamento Cristo, quarta edio brasileira de 2007. Este trabalho est dividido em trs partes: na primeira, apresentamos o conceito de Ortodoxia, os princpios do pensamento ortodoxo e sua relao com a filosofia e seus desdobramentos, segundo Tillich: razo e revelao; princpio formal e princpio material. Na segunda parte temos uma definio do Pietismo enquanto doutrina surgida da ortodoxia. Finalmente, na terceira parte, apresentamos o Iluminismo, seguindo-se as nossas consideraes finais.

PARTE 1 ORTODOXIA Podemos encontrar na prpria Bblia Sagrada, de forma implcita, uma definio para o termo ortodoxia (elem. comp. gr. orths - , reto, e , doutrina). Em Lc. 20.21-22, temos: Ento, o consultaram, dizendo: Mestre, sabemos que falas e ensinas retamente ( (o)rqopode/w)1 e no te deixas levar de respeitos humanos, porm ensinas o caminho de Deus segundo a verdade; lcito pagar tributo a Csar ou no? (RA). Para Paul Tillich, Ortodoxia a sistematizao e a consolidao das idias da Reforma, desenvolvida em contraste com a Contra-Reforma 2, ou a Reforma Catlica3, movimento surgido em reao contestao iniciada por Martinho Lutero. a maneira como a Reforma se estabeleceu, enquanto forma eclesistica de vida e pensamento. (p. 272). A definio de BLACKBURN (1997:276) para ortodoxia (o)rqodoci/a = opinio correta), o termo que, hoje em dia, denota no tanto a opinio correta ou verdadeira, mas a opinio geralmente defendida. Em teologia, dizemos que o termo ortodoxia corresponde preservao doutrinria do protestantismo histrico. Em outras palavras, ser ortodoxo significa estar de acordo com os princpios da Reforma. Na ortodoxia, porm, o elemento doutrinrio tornou-se muito importante, em contraponto Reforma que priorizava o elemento espiritual. De acordo com Tillich, a Reforma, em si, foi muito aberta, mas quando comeou a sofrer todos os tipos de ataques, fechou-se numa estreitssima ortodoxia protestante chamada neste pas de fundamentalismo - que representa o fechamento da Reforma para resistir aos ataques sofridos. (p. 213)
1

RUSCONI, Carlo. Dicionrio do Grego do Novo Testamento. So Paulo : Paulus, 2003, p.337. ( : adv. retamente, corretamente).
2

DANIEL-ROPS, entretanto, no concorda com o termo e diz que Nem na ordem cronolgica nem na ordem lgica temos o direito de falar de "contra-reforma" para caracterizar esse salto gigantesco, esse admirvel esforo de rejuvenescimento e ao mesmo tempo de reorganizao que, em cerca de trinta anos, deu Igreja um rosto novo. "Se, cronologicamente, a Reforma catlica no uma "contra-reforma", tambm no no processo do seu desenvolvimento." (1999, pg. 7-9).
3

BURNS, comparando Reforma e Contra-Reforma afirma que Embora a ltima no seja qualificada de revoluo, na verdade o foi em quase todos os sentidos do termo, pois pareceu que efetuou uma alterao profunda em alguns dos caractersticos mais notveis do catolicismo da Idade Mdia." (1972, pg.477-481).

A teologia ortodoxa teve importncia poltica. Com a Reforma, Lutero apresentava ao povo alemo uma outra doutrina bblica, a do sacerdcio universal dos crentes. Isso representava a libertao do homem do temor, do medo e do poder da igreja medieval: todo homem poderia achegar-se a Deus e confessar seus pecados, no necessitando dos ritos do sacedotes. Sendo justificado mediante a f, estava livre das exigncias da Igreja papal. E mais: cada homem podia entender as Escrituras por meio da iluminao da f e, com isso, conhecer a vontade de Deus. A Reforma, tornou-se, ento, a religio crist de portas abertas, com homens de mente aberta e com as Escrituras abertas. Isso conquistou os alemes, que se congregavam em torno desta novidade. Os legados papais aliaram-se aos prncipes que ainda estavam com a velha religio numa tentativa de esmagar a Reforma. A guerra dos camponeses em 1525, desfecho de muitos anos de revolta e descontentamento, auxiliou esse propsito: os pobres camponeses foram esmagados com mo de ferro, mas sua revolta surtiu bom efeito quanto situao religiosa. O esprito da Reforma era bem forte entre os camponeses. Por isso, alguns dos prncipes4 concluiram que as novas idias religiosas traziam no seu bojo a revoluo, e resolveram opor-se a essas idias. (NICHOLS, 2004:163). Com a ajuda dos legados papais, foi assim que aconteceu a diviso dos governantes em dois campos antagnicos. Como os prncipes necessitavam saber o que se estudava em suas faculdades de teologia e o que poderiam esperar da pregao e do ensino de seus ministros, a teologia torna-se uma teologia dos prncipes territoriais.

Prncipes eram os governantes de pequenos ou grandes territrios que constituam o Imprio Alemo (ou Santo Imprio Romano). Governavam com quase total independncia, j que a pessoa do imperados era o senhor feudal de todos eles. (NICHOLS, 2004: 155).

Os princpios do pensamento ortodoxo, segundo Paul Tillich: 1.1. Razo e revelao - Esclarecendo a disputa existente entre filosofia e teologia, para Tillich est claro que a teologia no pode ser ensinada sem o auxlio da filosofia, e que as categorias filosficas devem ser utilizadas, conscientemente ou no, no ensino do que quer que seja. Johann Gerhard (1582-1637), telogo que desenvolveu sistemas clssicos da teologia luterana, acreditava que a existncia de Deus podia ser provada racionalmente, embora tivesse conscincia de que a prova racional no nos dava certeza. Embora a prova seja correta, cremos nela por causa da revelao. (p. 275) 1.2. Princpio formal e princpio material A ortodoxia protestante desenvolveu dois princpios teolgicos, pertencentes ao sculo XIX: o princpio formal a Bblia; o material, a doutrina da justificao. Para Lutero, estes princpios so interdependentes, j que as passagens que tratam de Cristo, na Bblia, so as que apresentam a mensagem da justificao. Para a Ortodoxia, no a Bblia era o verdadeiro princpio no domnio da autoridade que se mantinha a) Por critrios externos: milagres, poca, profecia, mrtires; b) Por critrios internos: estilo, idias sublimes, santidade moral; e c) Pelo testemunho do Esprito Santo: dando testemunho da autenticidade da Bblia como documento do Esprito divino (diferente do pensamento do apstolo Paulo de que somos filhos de Deus (Rm. 8.16). As diferenas em relao ao entendimento do testemunho do Esprito que se o Esprito nos diz que somos filhos de Deus, temos uma experincia imediata, e no h lei nessa experincia. Mas se o Esprito d testemunho de que a Bblia contm doutrinas verdadeiras, a coisa toda deixa de fazer parte dessa relao entre pessoas e se transforma num relacionamento objetivo e legalista. Foi exatamente o que fez a ortodoxia. (p. 276). Surge, ento, uma disputa entre Ortodoxia e Pietismo. A posio ortodoxa sustentava a teologia dos no convertidos (theologia irregenitorum): todos podem ler e interpretar a Bblia, no precisam participar da f. Teologia cincia objetiva.

J o Pietismo s admitia a teologia dos regenerados (theologia regenitorum), i.e. s os que participam da f; tem que ter nascido de novo. Para Tillich, entretanto, somente quem experimenta a mensagem crist, enquanto sua preocupao suprema, capaz de ser telogo. Assim, ningum precisa ser convertido para ser telogo; ningum precisa ser bom cristo. (p. 277) Segundo a doutrina ortodoxa da inspirao, os autores das Escrituras foram as mos de Cristo, as penas do Esprito. Para Tillich, porque existem contradies na Bblia necessrio fazer harmonizaes (ex. em nvel histrico). No que se refere analogia da Escritura Sagrada, a doutrina ortodoxa cr que uma parte devia ser interpretada em termos de outra. Qualquer um poderia estabelecer credos com base nas Santas Escrituras. Como aceitar, ento, as muitas doutrinas encontradas na Bblia? A idia catlica apresentava-se bastante simples: Vocs no precisam conhec-las; basta acreditar no que a igreja acredita . Em outras palavras, os incultos ficam de fora. Para Tillich, a resposta veio na distino entre artigos fundamentais e no fundamentais. Como o protestantismo no podia acatar a idia catlica de aceitao de doutrinas, surge a necessidade de ensinar, educar, mesmo com interesses conflitantes entre telogos sistemticos e educadores. Os artigos fundamentais seriam objeto de estudo dos telogos sistemticos que os queriam em grande nmero para eles, todas as coisas so importantes porque esto na Bblia. J os educadores em geral desejam o menor nmero possvel de doutrinas, a fim de que seu ensino seja compreensvel.

PARTE 2 PIETISMO De acordo com Dicionrio Oxford de Filosofia: um movimento da igreja luterana. Corresponde tambm a qualquer atitude perante a religio que privilegie a devoo e a f em detrimento da razo e do uso dos dados dos sentidos (conf. fidesmo). O Pietismo tido, tambm, como uma viso pessimista sobre o papel da razo no conhecimento das coisas divinas que enfatiza, ao contrrio, o mrito dos atos de f. Segundo Tillich, a reao do lado subjetivo da religio contra o lado objetivo. Tem conotao de hipocrisia e moralismo nos EUA. Fazia-se presente na ortodoxia, mas no significava grande coisa. Filipe Jacob Spener, um dos maiores expoentes do pietismo, afirma que a idia esteve presente no pensamento do jovem Lutero era a ordo salutis, a ordem da salvao, cujo ltimo estgio era a unio mystica, a unio mstica com Deus. Os piestistas entendiam que era necessrio renovar a tarefa missionria, recomeando o trabalho em terras estrangeiras (por ex.: Wesley e Zinzendorf). 2.1. Aspectos importantes do Pietismo para a Teologia: a) Tentou reformar a teologia, a igreja e a moral. Teologia disciplina prtica: para se conhecer preciso, antes, acreditar. Importncia nas teologias do AT e do NT, no na teologia sistemtica. b) A Igreja se compe no s de ministros, mas tambm de leigos que estudam e interpretam a Bblia. Surgem os collegia pietatis, conventculos onde se renem para estudar e interpretar a Bblia. Do especial nfase idia de uma ecclesiola in ecclesia, uma pequena igreja dentro de uma igreja maior. Destacavam a importncia da converso. c) Influenciou a moral no mundo protestante: a santificao era a idia dominante, devia-se negar o mundo. O subjetivismo pietista, ou doutrina da luz interior, considerado misticismo, teve carter de autonomia em oposio autoridade da igreja. Para Tillich, o racionalismo do Iluminismo no se contrape ao misticismo piestista, se por misticismo entendemos a presena do Esprito nas profundezas da alma humana.

PARTE 3 ILUMINISMO Movimento que surgiu na Frana do sculo XVII e defendia o domnio da razo sobre a viso teocntrica que dominava a Europa desde a Idade Mdia. Segundo os filsofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propsito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade. De acordo com Tillich, o socianismo (movimento fundado por Faustus Socinus) uma teologia protestante predominante racionalista e uma das fontes do Iluminismo. Dissolveu todos os dogmas cristos com o auxlio do racionalismo e do humanismo da Renascena. (p. 282). O socinianismo: a) aceitava a autoridade da Bblia, porm dizia que nada pode ser considerado revelao de Deus na Bblia se contrariar a razo e o senso comum. b) criticava o dogma da Trindade: no encontrava esse dogma na Bblia, conforme defendido pela ortodoxia. c) o homem a imagem de Deus por causa da razo = superior aos animais. Ado no era perfeito, tinha liberdade e impresses sensuais, o que originou a sua queda. Essa liberdade ainda est no homem. d) nega o ofcio sacerdotal de Cristo; mas acredita que Cristo est assentado direita do Pai, governando e julgando realmente todas as coisas. e) a doutrina da justificao se resume numa teologia moralista e retrgrada: a pessoa salva se guardar os mandamentos (oposio a Rm.4). f) a escatologia um mito fantstico, mas permanece a doutrina da imortalidade. O que sobrevive no iluminismo de Socinus: Deus, liberdade e imortalidade. O que iluminismo? A pergunta, e a resposta de Kant, que o iluminismo a libertao do homem de suas tutelas que provm de sua incapacidade de usar o prprio entendimento sem a orientao dos outros. Sapere aude! Tenha a coragem de usar a prpria razo!, era o tema do iluminismo. Ou seja, o ser humano deve cuidar de si mesmo; a autonomia faz parte de sua natureza.

3.1. Princpios do Iluminismo a) Autonomia = autos e nomos (lei de si mesmo). No empregado no sentido de arbitrariedade. Significa que a lei universal da razo est em mim, dentro de mim. a lei natural dada por Deus presente na mente humana e a estrutura do mundo. b) O oposto heteronomia = arbitrariedade (que determinam nossos sentimentos e aes, sejam eles determinados por Deus, pela sociedade ou por nossa fraqueza). c) Harmonia = antes que as pessoas sigam suas tendncias racionais ou irracionais, haver sempre, por trs, uma lei que faz com que tudo acontea adequadamente. Este conceito est presente na crena moderna no progresso e democracia, ainda que falte de certa forma a autoridade. (p.286). De acordo com Tillich, no se pode estudar Iluminismo sem mencionar o conceito de tolerncia, mesmo porque se a intolerncia tivesse persistido, toda a Europa teria sido devastada pelas guerras de religio. John Locke, um dos lderes do iluminismo, declarou dois grupos que no podiam ser tolerados: os catlicos e os ateus. Os catlicos, porque j so, por natureza, intolerantes; os ateus, porque ameaam os fundamentos da sociedade Ocidental, baseada na idia de Deus. O desmo ingls, movimento que usou a filosofia para resolver problemas teolgicos, foi de grande importncia teologia moderna: atacava a ortodoxia tradicional e estava associado teologia liberal. Para entender o liberalismo teolgico, necessrio conhecer o liberalismo em geral. O termo liberal francs e tem sua origem na era napolenica, ligado a movimentos (partido de libraux) que surgiram enfatizando a necessidade de salvaguardar a liberdade individual contra o controle estatal e social, limitando o poder do Estado. At a dcada de 1830, o termo liberal j estava em uso bastante regular, referindo-se especialmente a uma atitude poltica que celebrava o culto da liberdade pessoal. (McGRATH, 2007:104). Assim, a natureza humana no era sujeita a ningum; era totalmente livre em suas escolhas.

10

O liberalismo representa uma tentativa de controlar que por marginalizao ou apaziguamento, as vises de mundo diferente dentro de limites estritamente impostos, definidos e estruturados com base em sua percepo da natureza e da realidade. (McGRATH, 2007:105). Disse o telogo britnico John Macquarrie5
O que se quer dizer com teologia liberal? Se significa apenas que o telogo a quem o adjetivo aplicado tem abertura para outros pontos de vista, os telogos liberais so encontrados em todas as escolas de pensamento. Se liberal, entretanto, torna-se o termo em si uma etiqueta de partido, ele geralmente acaba mostrando-se extremante iliberal. (1990:253)

3.2. Mentalidade moderna versus mensagem crist Para Tillich, Hegel e Schleiermacher formaram uma grande sntese, assimilando todos os impulsos da mentalidade moderna, procurando demonstrar que a verdadeira mensagem crist no pode ser mantida s nos termos de pura ortodoxia ou de puro iluminismo. Segundo Tillich, o esprito do protestantismo um esprito de comunidade, na medida em que cada pessoa se eduque e adquire personalidade. Se cada indivduo encontra a seu modo a mensagem bblica, decorre da um certo conformismo de carter protestante. (p. 285). Procuro demonstrar que a mensagem crist a resposta a todos os problemas envolvidos no humanismo autocrtico, o existencialismo.... No se trata de sntese nem de distase (disjuno)... trata-se de correlao. Toda a histria do pensamento cristo indica essa direo.

MACQUARRIE, John. Jesus Christ in Moderm Thought. London : SCM, 1990. In Alister MacGrath Paixo pela verdade: a coerncia intelectual do evangelicalismo. So Paulo : Shedd Publicaes, 2007, p. 105.

11

Consideraes finais Iniciamos a introduo deste estudo com a pergunta Por que precisamos estudar a histria do pensamento cristo? Ao finalizarmos este trabalho, ficou clara para ns a importncia de tal estudo. Primeiro, porque se trata, ineqivocamente, de estudar a prpria histria. E compreender a histria de fundamental importncia para qualquer pessoa, crist ou no, que tenha interesse ou busque o labor teolgico. Segundo, porque este estudo necessrio a qualquer pessoa ansiosa por conhecer as bases atravs das quais se desenvolveu o cristianismo. Seguir o roteiro da histria, comeando com a igreja crist primitiva, seguindo toda a sua trajetria de cismas e lutas, fascinante. No caso especfico desta Histria do Pensamento Cristo de Paull Tillich, os assuntos tratados nos ajudam a entender os movimentos centrais e mais dramticos da teologia protestante. Finalmente, a importncia do estudo da histria do pensamento cristo tambm reside noutro aspecto: adquirir capacidade de reflexo teolgica como base para compreender a Histria.

12

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BLACKBURN, Simon. Dicionrio Oxford de Filosofia. Traduo de Desidrio Muncho... et al. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 1997. DANIEL-ROPS. A Igreja da Renascena e da Reforma. (Traduo de Emrico da Gama). So Paulo : Quadrante, 1999, vol. V (I e II). MAcNALL BURNS, Edward. Histria da Civilizao Ocidental. (Traduo de Lourival Gomes Machado, Lourdes Santos Machado e Leonel Vallandro). Porto Alegre: Editora Globo, 1972, 2. ed. McGRATH, 2007. NICHOLS, Robert H. Histria da Igreja Crist. Traduo J. Maurcio Wanderley. So Paulo : Cultura Crist, 2004. 12. ed. RUSCONI, Carlo. Dicionrio do Grego do Novo Testamento. So Paulo : Paulus, 2003, p.337. TILLICH, Paul. Histria do Pensamento Cristo. Traduo de Jaci Maraschin. So Paulo : ASTE, 2000, 2a. ed., p. 44,45. ______________. Perspectivas da teologia protestante nos sculos XIX e XX. Traduo de Jaci Maraschin. So Paulo : ASTE, 2000, 2a. ed. Alistair. Paixo pela verdade: a coerncia intelectual do evangelicalismo. Traduo Hope Gordon Silva. So Paulo : Shedd Publicaes,

13

Вам также может понравиться