Вы находитесь на странице: 1из 8

Resumo Cincia Poltica Como nasce a poltica No mundo Grego a poltica nasce num momento histrico muito especifico,

quando o grego sai do mito em direo ao logos. O grego ento descobre que melhor enfrentar os conflitos por meio do dialogo do que partir direto para o campo de batalha, no se pode esquecer que dadas as caractersticas da natureza humana, o campo de batalha as vezes pode ser necessrio. Isso chega ao Estado Moderno na seguinte concepo: o Estado possui o monoplio da fora. Porm, ele s pode e/ou deve usar a fora quando o campo do dialogo estiver esgotado. Numa Democracia, por exemplo, esse campo do dialogo no se esgota de forma muito curta, da o que chamamos de diplomacia internacional. No mundo grego, a palavra poltica estava associada ao fato de SER GREGO. Sou reconhecido pela polis como grego porque participo da administrao da polis, coloco minha vida em funo da polis, e a polis mais importante que a minha existncia. A poltica se incorpora na prpria condio de ser grego. O campo que deve prevalecer na poltica grega o campo do DIA LOGOS (duas ou mais pessoas dotadas de razo), o homem abriu mo da sua fora bruta. Nasce o conceito de Democracia. Dentro dessa perspectiva temos a viso de PLATO, do HOMEM IDEAL, onde o campo da poltica fica restrito apenas a aristocracia grega. O melhor governante da republica seria o rei filosofo porque ele venceu a verdade. As formas de governo na verdade resultado de um processo de corrupo. Plato no v a democracia com bons olhos porque seu mestre Scrates foi julgado e condenado exatamente pela democracia ateniense. Ento a viso de Plato : aonde muitos opinam, impossvel o exerccio do

poder ter proximidade com a verdade. Como o povo no conheceu a verdade ainda, no tem condies de governar outros homens, por isso ele coloca a figura do rei filosofo. No muito diferente da teoria de Hegel, que ele coloca o Estado como a criao mais perfeita do progresso da racionalidade humana, o Estado quase uma figura de Deus. A viso de ARISTTELES que na verdade ns temos as formas justas e as formas injustas de governo, e o que caracteriza essas formas que para ele o povo tem sim condies de governar a si mesmo, porque ele entende que o exerccio da poltica algo natural, que nasce com a famlia, assim como a famlia tambm natural. Para Aristteles o exerccio do poder era inevitvel, a questo : como exercer esse poder. A mesmo preocupao de MONTESQUIEU, (estrutura de pensamento de Montesquieu era aristotlica), a questo como exercer o poder, quais so os limites do exerccio desse poder. Final do Imprio Romano. Os romanos criam o conceito de Repblica, que coisa pblica, aquilo que de todos e no pertence a ningum. O que caracteriza uma republica a existncia de leis, e essas leis se aplicam a todos. O romano dissolveu o direito a todos os povos conquistados; no mundo grego s tinham direitos os cidados. Declnio do Imprio Romano, a queda de Constantinopla, e o feudalismo ganha espao com a fora da igreja catlica, que destri grande parte do legado grego e romano. O que prevalece nesse momento da Medievalidade uma viso teolgica-politica, ou seja, a poltica fica submissa a uma viso teolgica, um perodo muito frtil para o jusnaturalismo. A poltica deveria estar a servio do poder espiritual. Papa superior ao Rei. Santo Agostinho comea a desenvolver suas teorias com a seguinte concepo: o homem um pecador, por isso no est apto a governar os demais homens, porque quem governa pecador, somente ser pecador. Eu at reconheo a

existncia do poder temporal, mas como forma de manter o pecado, esse poder tambm ser exercido pela igreja catlica. Portanto a viso que ele tem : a nica autoridade legitima no mundo a do poder espiritual exercido pela igreja catlica. O papa se coloca em posio superior aos reis e passa a governar pelos interesses da igreja. O rei um servial a disposio do Papa. Toms de Aquino fala que a existncia do poder temporal faz parte do plano de Deus porque Deus fez os homens para serem governados pelos prprios homens, no entanto a Igreja Catlica fornece as diretrizes esclarecedoras para o exerccio desse poder. Abertura para uma ciso do poder temporal e espiritual na revoluo francesa. Comeam na Itlia os primeiros movimentos que vo resultar na formao do Estado Moderno.

Obra de MAQUIAVEL As foras que do movimento a poltica so foras que nem sempre podem ser movidas pela moralidade do homem comum. Maquiavel quer mostrar que se o prncipe quiser conservar o seu poder ele precisa compreender a lgica da fora. O que caracteriza a existncia do prncipe a celebre frase os fins justificam os meios. O prncipe tem que compreender que a natureza humana perversa, mas ao mesmo tempo uma natureza de certa acomodao; por isso ele nos ensina que o povo uma massa informe, que pode ser moldado de acordo com a vontade do prncipe, o povo apenas no quer ser oprimido, ento d a ele po e circo e t tudo bem! Conceito de: VIRT: capacidade de tomar a melhor deciso (O prncipe precisava desenvolv-la para alcanar a excelncia e conseguir se manter no governo). FORTUNA: sorte/acaso; a razo humana no pode explicar (nascer,crescer,morrer/ algo que o prncipe nem sempre tem controle) O prncipe deve se utilizar da virt para superar os problemas que provm da fortuna. O prncipe deve compreender que a natureza humana de constante instabilidade. Ele abre mo de sua prpria existncia, pois o exerccio do poder ir consumir todas as suas energias. Ele um sujeito solitrio, pois pouco pode confiar nas pessoas, fazendo ele se sentir inseguro. O prncipe deve governar atravs das leis.

Obra de THOMAS HOBBES Estado de Natureza: homem tem tanta liberdade que pode at matar seu semelhante. Nesse estado prevalece a fora bruta exercida de forma irracional, onde o homem lobo do prprio homem. Cansados dessa instabilidade, desse estado de guerra, os homens estabelecem o Contrato, a existncia do governo civil. O soberano governa atravs das leis. Mas porque o homem abre mo desse seu estado de natureza para ser governado por leis? Pela segurana. O medo, segundo Hobbes faz os homens abrirem mo de grande parte da sua liberdade. O soberano faz as leis, governa pelas leis, portanto no pode ser punidos por elas porque se ele que as faz, se amanha ou depois ele cometer um ato ilcito, ele simplesmente revoga a lei. Hobbes reconhece a religio como papel importante, porm ela esta a servio do Estado. Porm, o Estado se favorece dessa ideologia porque quando os homens desenvolvem para si o medo do desconhecido, da punio, do castigo eterno, eles passam a ser mais obedientes diante do estado. Resumindo: o Contrato Social delegou ao soberano o direito do governar a todos os homens com fundamento na lei, e o que sustenta essa lei a existncia da razo. Para Hobbes o excesso de nossas paixes que nos destri, portanto para o soberano no h outro meio de governar seno pela razo.

Obra de JOHN LOCKE (O supremo liberal) Viso otimista a respeito do homem. O homem vive no Estado de Natureza, e nesse Estado de Natureza, o homem conhecedor do direito natural dotado de razo. Porm em determinado ponto desse Estado de Natureza vai existir o conflito, porque o homem no perfeito. O problema desse conflito que os homens no podem ser juzes das suas prprias aes, da que surge, segundo Locke, a necessidade da existncia de um terceiro sujeito, o poder poltico, porque ele no vai julgar em causa prpria, ento ele tem condies de agir com neutralidade. Conceito de liberdade: os homens abrem mo da liberdade concebida pelo Estado de Natureza para adquirir outras liberdades vivendo pela tica e poderes polticos. O homem vem para o poder poltico e diz: olha eu aceito as leis, em contrapartida voc me reconhece e protege minha propriedade. (O limite da liberdade a existncia da prpria lei). Conceito de propriedade: no s material, h outras formas de propriedade como o direito sob o prprio trabalho. Locke diz que Deus criou a natureza para servir ao homem (natureza utilitarista) e dotou o homem de razo para criar, ento justo e necessrio que o homem aprimore a prpria natureza. Ento criou o seguinte conceito: Qual a quantidade de propriedade que um homem deve/pode ter? Toda aquela que ele conseguir arar com seu prprio trabalho. Quando o homem produz mais que pode consumir, ele desperdia e para Locke nada na natureza pode ser desperdiado; ento surge o conceito de dinheiro, que materializa o nosso trabalho (liberalismo). O poder poltico ser exercido tanto pelo rei quanto pelo parlamento. Na verdade no diviso de poder, apenas uma estrutura de poder.

A educao: possibilidade de ensinar aos homens a sair da condio de Estado de Natureza, e caminhar em direo ao chamado poder poltico. Locke define o poder poltico como o direito de fazer leis para regular e preservar a propriedade, em prol do bem pblico. Obra de KARL MARX Quem o homem que ele analisa? O homem REAL, em funo de que a sua analise se faz em momento especifico da historia da humanidade, o homem de carne e osso, que passa fome, que esta sendo absorvido de tal forma pelo seu trabalho, que vai acabar o matando. Aps a revoluo industrial o homem encontra grandes modificaes na base de produo, ou seja, durante grande parte do feudalismo a base de produo era artesanal, portanto o trabalho do homem era valorizado pelo que ele produzia, e por ser artesanal era mais bem remunerado porque cada um tinha habilidades especficas, ai com a revoluo industrial esse homem substitudo pela maquina, e passa a ser tratado como objeto. A existncia do homem passa a ser marcada pelo quanto ele produz e pelo quanto ele consome, fruto do capitalismo. A relao do homem com a economia. Conceito de alienao: homem que perdeu a concepo da realidade, ele no consegue mais perceber a importncia do seu trabalho. Conceito de ideologia: classe dominante no permite ao proletariado perceber a realidade que o cerca. Conceito de Materialismo Histrico: o homem um mero ser econmico. Para Marx o Estado opresso.

Obra de MAX WEBER Viso mais prxima do sculo XX associa a realidade brasileira. O estado uma criao primorosa do progresso da racionalidade humana, uma comunidade humana que pretende com xito, o monoplio do uso legitimo da fora fsica dentro de um determinado territrio. Procura afastar de suas teorias a moral e a tica. A atividade burocrtica do Estado conseqncia e ao mesmo tempo fornece subsdios para a existncia da poltica. Burocracia: certo exerccio da poltica exercido por um profissional capacitado. A dominao para Weber no pejorativa. Existe a tradicional que tem por fundamento os costumes/tradies, a carismtica ligada a viso do mgico/da f/do messias, e a legal, baseada na existncia de leis que delimitam a exero do poder.

Obra de MONTESQUIEU Quer afastar a influncia da religio de suas teorias. O que o interessa so as leis positivas/escritas. O poder surge com fundamento na lei, por isso que a liberdade e o poder esto na lei e no no povo. Leis devem ser fixas e estveis, e se aplicar a todos. O problema esta nas estruturas internas do poder, muito poder na mo de poucos homens, cria a Teoria da tripartio de poderes: legislativo/executivo/judicirio. Ele o precursor do positivismo jurdico.

Вам также может понравиться