Вы находитесь на странице: 1из 8

INTRODUO AO ESTUDO DO DIREITO Direito

O que o Direito? um conjunto de normas organizadas (sistema normativo) aplicadas a determinados sistemas; O Direito traduz-se em normas de conduta social, preceitos que regulam com carcter de generalidade, a convivncia dos homens em sociedade, mediante imposio de aces e de abstenes. o conjunto de normas de conduta social, estabelecidas em vista da Justia, da Paz e do Bem Comum, dotadas de generalidade, e impostas pela fora quando necessrio e possvel. Caractersticas: O Direito de carcter necessrio; De cumprimento obrigatrio (no existe livre arbtrio); Sistema assegurador, pois permite regular a sociedade e assegurar o comportamento do ser humano; Onde h Homem, h Sociedade, onde h Sociedade h Direito. Resoluo: Prevenir eventuais litgios, resolver litgios j desencadeados, potenciar a cooperao entre os homens, assegurar a atribuio a cada um do que e seu; Realizar a Paz, o Bem Comum, a Justia. Conceitos a Reter: Violvel: Cumprimento do direito por ser algo intrnseco, da natureza do cidado, ou por medo/receio de ser punido por no cumprir. Aplicao: aplicado por rgos independentes. Influncia: Sofre influncia de elementos que por si mesmo no so de natureza jurdica. Modificaes Sociais: Varia o tipo de sociedade, mudam os costumes, as crenas religiosas, as modas, as formas de viver, os modelos scio-polticos, e tudo isso tem o seu inevitvel reflexo no Direito.

Fontes de Direito
Jurisprudncia: Actividade dos tribunais, conjunto de decises atravs das quais eles resolvem os litgios que lhes so submetidos

Instituies
Noo de Instituies: Institucionalizao o aparelho simblico (um universo cultural) que inspira toda a aco social, mas s opera atravs de uma estrutura de aco que o corporize. Em suma, forma grupos com capacidade directa perante uma colectividade e neles incutir valores, ideias e smbolos culturais.

- Sistema Social: No pode existir sem um sistema cultural que lhe fornece os elementos simblicos essenciais; - Sistema Cultural: No pode existir ou ter vigncia sem um sistema de estruturao social. Eis alguns aspectos/caractersticas bsicos das instituies: Os padres de conduta regulados pelas instituies referem-se a problemas bsicos e permanentes de qualquer sociedade; As instituies envolvem a regulamentao da conduta dos indivduos na sociedade de acordo com modelos (padres definidos, duradoiros e organizados; Tais modelos implicam uma regulamentao normativa definida, isto , uma regulamentao que assenta em normas e em sanes legitimadas por essas normas.

Direito e Coaco
O Direito e a Coercibilidade: O Direito visto como um instrumento de controlo social eficaz, por se tratar de um conjunto de normas assistidas de uma sano socialmente organizada. Essas normas so revestidas de coercibilidade; Considera-se legtimo e imperioso fazer acatar os seus comandos pela fora fsica, sempre que materialmente isso seja possvel e se torne indispensvel; O Direito no se define pela coercibilidade pois uma caracterstica ou qualidade que resulta da prpria natureza do Direito. Coercibilidade: A coercibilidade um instrumento do Direito, que representa a ameaa de uma sano efectiva. Requer que estejam predispostas sanes e institudos os meios da sua efectiva aplicao para aqueles que violem as normas. A coaco depende da Fora e do aparelho de coero Estadual; No domnio da Justia o recurso a estes meios pode ser no apenas legtimo mas at exigvel.

O Direito e o Estado
- Direito Supra-Estatal; - Direito Estatal; - Direito Infra-Estatal. O Direito Supra-Estatal (Internacional): Tem uma funo pedaggica mas est desprovido de coercibilidade que imponha; No existe nesta sociedade um poder Supremo que exera funes anlogas s do Estado no Direito Interno, da que a eficcia das normas jurdicas internacionais parea inferior que tm as normas do Direito interno, ou seja por falta de coercibilidade.

Apresenta um conjunto de normas de conduta que se consideram obrigatrias para os Estados e delimitam as esferas de cada um em face dos outros em termos de critrio e Justia.

O Direito Estatal: O Estado no seu sentido mais amplo, a colectividade fixada em determinado territrio que detm e exerce em nome prprio o poder poltico, ou seja, o poder de domnio sobre esse territrio e de definio de normas jurdicas e da sua aplicao atravs de rgos adequados, com recurso fora quando necessrio e possvel. O Direito Infra-Estatal (Fonte no Estadual): Diz respeito a sociedades ainda no organizadas na forma de Estado, nas quais j existia Direito e cuja fonte o costume. O direito regulados por essas regies encontra-se soba custdia do Direito Estatal. Exemplo: Regies autnomas, Autarquias Regionais e corporaes

Grandes Linhas Estruturais do Sistema Jurdico Direito Objectivo e Direitos Subjectivos


Direito Objectivo: a norma de agir. Corpo ou complexo de regras gerais e abstractas que organizam a vida em sociedade sob os mais diversos aspectos e que definem o estatuto das pessoas e regulam as relaes entre elas Direito Subjectivo: a faculdade de agir. Aquelas posies de privilgios, faculdades ou poder que, por aplicao das regras de direito objectivo, so atribudos a pessoas determinadas, uma vez verificados certos eventos. Por exemplo: Certos direitos de personalidade, direito de propriedade, um direito de crdito, etc.

Espcies de Direito Subjectivo


Tipos de Direito Subjectivo: Direitos de Domnio e Direitos de Crdito Direitos de Domnio: o direito sobre coisas materiais ou direito de propriedade. Trata-se de direitos absolutos tutelados contra a intromisso de um qualquer terceiro que impea ou perturbe o exerccio dos poderes que constituem o respectivo contedo. Exemplos: Direito de autor sobre a obra, Direitos de propriedade industrial, direito marca. Direitos de Crdito: So direitos relativos. Confere ao seu titular o poder juridicamente tutelado de exigir de outrem uma determinada conduta, positiva ou negativa. So direitos relativos porque apenas existem em relao a determinada/as pessoas pelo que em princpio no podem ser violados por terceiros. Direitos Potestativos: So aqueles direitos que conferem ao seu titular o poder de, mediante declarao unilateral, modificar ou extinguir relaes jurdicas preexistentes ou mesmo constituir um direito que limite o direito de outrem.

Classificao das Normas Jurdicas: Podem ser normas perceptivas, proibitivas e permissivas; normas universais, regionais e locais; normas gerais e normas excepcionais; normas de direito comum e normas de direito especial; normas autnomas e no autnomas e disposies normativas incompletas, etc.

Ramos do Direito - Direito Pblico e Direito Privado


Direito Interno: Conjunto de regras que regula a vivncia de indivduos de uma determinada sociedade. constitudo pelo Direito Pblico e Direito Privado: Direito Pblico: - Caracteriza-se por haver um poder de autoridade pblica nas relaes por ele reguladas. - Um dos intervenientes assume o seu carcter pblico revestido de poder de autoridade e no como entidade vulgar. - So de Direito pblico as normas que regulam a organizao e a actividade do Estado e de outros entes pblicos menores com os particulares. Exemplos: Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Fiscal, Direito Internacional Pblico. Direito Privado: So as normas que regulam as relaes em que as partes aparecem numa posio de igualdade ou paridade. Regulam as aces entre os particulares e entes pblicos por exemplo, quando os mesmos no esto revestidos de um poder de autoridade. Exemplos: Direito Civil, Direito Comercial, Direito Internacional Privado.

Frmulas e Tcnicas Normativas


Leis da Natureza: So leis explicativas. Regras de causalidade, dizem como as coisas se passam no universo. Cera causa produz necessariamente determinado efeitos. Leis Normativas: So leis imperativas. Dirigem-se vontade, a que indicam fins, e mandam aos indivduos agir ou abster-se como meio de alcanar esses mesmos fins. Normas Jurdicas: Elemento central do Direito. Apresentam-se sempre com carcter hipottico. Podemos distinguir um antecedente e um consequente, ou seja uma previso e uma estatuio. Previso: Norma jurdica que refere-se ao facto ou ao conjunto de factos cuja verificao em concreto desencadeia a consequncia jurdica fixada na estatuio. Procura dar uma imagem, visualizao ou modelo daquele Facto. Estatuio: a consequncia jurdica resultante da verificao do facto enunciado na previso.

O Facto Jurdico, a situao Jurdica e a Relao Jurdica


Facto Jurdico: o elemento essencial que integra a previso da norma. Evento judicialmente relevante, susceptvel de produzir efeitos de direito. Traduzem-se na constituio, modificao ou extino de uma situao jurdica. um elemento dinmico que produz alteraes na vida jurdica. Actos Normativos: So os actos que produzem leis ou normas jurdicas. Actos criadores de direitos objectivo, actos legislativos. Actos Jurdicos: So modos de conduta humana dirigidos pela vontade que tanto podem consistir numa aco como numa omisso. - Tanto podem ser simples actuaes de facto, condutas que directa e imediatamente apenas produzem uma consequncia de facto ou; - Exteriorizaes de vontade que directamente condicionam a consequncia Jurdica. Importante: A norma estabelece uma relao especfica entre os factos a que reporta na sua previso e os efeitos jurdicos prescritos na sua estatuio. Esses efeitos consistem sempre na imposio de um dever jurdico, ou atribuio de uma qualidade, de uma competncia, de uma faculdade jurdica ou ainda na atribuio de um direito. A norma jurdica ou obriga ou faculta, ou confere um direito subjectivo.

Deveres Jurdicos
nus Jurdico: Consiste na observncia de certo comportamento, prescrito por lei como condio da obteno de uma certa vantagem para o agente, ou como pressuposto da manuteno de uma certa vantagem ou benefcio, ou para evitar uma desvantagem. No imposto como um dever. Relao Jurdica: Traduz toda a situao em que para cada uma das partes deriva um direito e para o outro um dever. Sempre que ao direito de um sujeito determinado corresponde um dever de outro sujeito jurdico determinado. - Dever: Traduz a vinculao da pessoa a um dado comportamento. - nus: No implica essa sujeio. Implica a faculdade de adoptar ou no determinado comportamento, porm se no adoptar poder ter consequncias. - Estado de Sujeio: O estado de sujeio o estado em que se encontra a contraparte do titular de um direito postativo Estado de Sujeio: O estado de sujeio o estado em que se encontra a contraparte do titular de um direito postativo. Consiste no poder conferido a uma das partes de uma relao jurdica de, por acto unilateral, modificar ou extinguir a relao jurdica ou constituir um direito que vai limitar um direito de outrem.

O Sujeito Jurdico e os Direitos de Personalidade


Personalidade Jurdica: Capacidade Jurdica de ser titular de direitos e obrigaes. Personalidade no consiste apenas em ser centro de imputao de direitos e deveres, pois, o direito objectivo atribui s pessoas qualidades ou status que, por si, no constituem direitos ou obrigaes. Imputabilidade: a capacidade para ser sujeito de responsabilidade penal ou civil, tambm chamada capacidade delitual. Essa capacidade no depende dos mesmos pressupostos que a capacidade de exerccio de direitos. Nota: O direito confere a capacidade de serem titulares de direitos e obrigaes (centros de imputao). Diz-se ento que a lei personifica determinado substrato organizacional.

Codificao e Tcnicas Legislativas


Noo de Cdigo, Estatutos, Leis Orgnicas, Leis Avulsas, e Legis. Extravagante Cdigo: uma lei em sentido material; Pressupe um plano sistemtico longamente elaborado pela cincia jurdica; Facilita a construo cientfica do Direito ao pr em evidncia os princpios comuns, as grandes orientaes legislativas, os grandes nexos construtivos e funcionais assim como a articulao precisa entre os diversos institutos e figuras jurdicas; S costuma designar-se por cdigo aquela lei que regula de forma unitria e sistemtica um sector relativamente importante ou vasto da vida social, em regra um ramo do Direito. Estatutos: As leis que regulam por forma sistemtica e unitria uma determinada actividade, carreira ou profisso. Matrias que no tm a dignidade, amplitude ou estabilidade suficientes para designarem-se cdigos. Leis Orgnicas: As leis que pela mesma forma organizam e regulam o funcionamento de um servio. Leis Avulsas: Matrias reguladas dos cdigos destinados a longa durao que acabam por ser objecto de leis vrias que lhes introduzem alteraes. Essas mesmas leis, quando no so integradas nos cdigos a que introduzem alteraes, denominam-se leis avulsas. Codificao: uma espcie de instituio que formula toda ela uma estrutura que permite implementar e complementar um sistema generativo cujas virtualidades carecem de ser desenvolvidas, no que respeita sua realizao.

Partes Gerais, Remisses, Fices, Definies e Presunes


Disposies Gerais: uma tcnica legislativa que permite evitar repeties; Fixar desde logo aqueles princpios gerais que teriam de ser repetidos; Dar resposta antecipada a um catlogo de questes preliminares cuja soluo afecta extensvel a todas as regulamentaes particulares que a lei vai estabelecer. Pr em evidncia fora de parnteses, as disposies comuns s vrias matrias a regular. Remisses: A remisso outra tcnica legislativa que serve para evitar a repetio de normas; So normas remissivas que em vez de regular directamente a questo de direito em causa, lhe manda aplicar outras normas do seu sistema jurdico, contidas no mesmo ou outro diploma legal; So tambm designadas por normas indirectas. Utiliza quase sempre a seguinte expresso: com as necessrias adaptaes. Fices Legais: Funcionam como remisses implcitas; O legislador estabelece que o facto ou a situao a regular ou se considera igual quele facto ou situao para que j se acha estabelecido um regime na lei. Trata-se da assimilao fictcia de realidades factuais diferentes. Reconduz novas realidades.

Definies Legais: So outras tcnicas legislativas que tm carcter prescritivo; Os enunciados legais que se limitam a estabelecer definies e classificaes contm apenas partes de normas que ho-de integrar outras disposies legais, resultando dessa combinao (uma norma completa). O legislador formula a sua resposta a uma questo normativa. Presunes Legais: Conforme o Cdigo Civil: So ilaes que a lei ou o julgador tira de um facto conhecido para firmar um facto desconhecido. Outro artigo afirma o seguinte: Quem tem a seu favor a presuno legal escusa de provar o facto a que ela conduz. As presunes tanto podem ser Legais como Judiciais. - As Legais so estabelecidas na Lei - As Judiciais so as chamadas presunes naturais simples de facto ou da experincia. S so admitidas nos casos e termos em que admitida a prova testemunha e podem der consideradas contraprova, abalando a convico do juiz, e criar um estado de incerteza acerca do facto que importa provar.

As presunes iruis et de iure so absolutas e irrefutveis no admitindo prova em contrrio. O legislador supe de modo irrefutvel que o facto presumido acompanha sempre o facto que serve de base de presuno. As presunes iuris tantum so aquelas que podem ser ilididas mediante prova em contrrio, isto a prova de que o facto presumido no acompanhou o facto que serve de base presuno legal. O legislador usa esta tcnica como meio para regular e compor da maneira que considera mais justa ou mais acertada um conflito de interesses.

Вам также может понравиться