Вы находитесь на странице: 1из 1

XVIII Encontro de Qumica da Regio Sul

Curitiba, 11 a 13 de novembro de 2010

Dificuldades Apontadas Pelos Professores Para a Contextualizao Social e Poltica no Ensino da Qumica.
Ana Paula dos Santos Oliveira1 (IC)*, Marilei Casturina Mendes1 (PQ). anapsoliv@gmail.com
1

Universidade Estadual do Centro-Oeste/Setor de Cincias Exatas e de Tecnologia/Departamento de Qumica

Palavras Chave: ensino mdio, qumica, contextualizao social e poltica.

Introduo
As diretrizes curriculares do estado (DCE) enfatizam que o ensino contextualizado, onde se visa o aprendizado englobado com situaes sociais e polticas, algo que realmente pode deixar a disciplina de Qumica no Ensino Mdio muito mais atrativa causando um maior interesse nos alunos.1 Fazer com que os alunos busquem entender onde a Qumica est no cotidiano e associ-la com acontecimentos dirios um modo de trazer essa contextualizao para as escolas.2 Assim, a fim de identificar se a contextualizao social e poltica praticada no ensino da Qumica para o Ensino Mdio, foram realizadas entrevistas com professores dessa disciplina, que apontaram as principais barreiras para trabalhar sob esse enfoque.

afirmam que fazem a contextualizao na medida do possvel, como relata o professor E: ''trabalho em seis colgios e mesmo com carga horria pequena, consigo trabalhar com os alunos o contedo do planejamento e assuntos atuais que envolvem a Qumica, mas insistem que se trabalhassem com essa prioridade ficaria uma grande parte do contedo sem ser contemplado, prejudicando os alunos na hora de prestarem exames para o ingresso em uma universidade, como ilustra a fala do professor C: eu dou aula em dois colgios, e trabalho de maneira a preparar os alunos para o vestibular, sendo assim no enfoco nas questes sociais e poltica, pois se eu trabalhar assim eu no vou vencer o contedo do planejamento.

Resultados e Discusso
Para a analise referente a abordagem social e poltica de contedos qumicos no Ensino Mdio, foram realizadas entrevistas gravadas em udio com sete professores da rede pblica estadual, para avaliar se os professores conseguem trabalhar esses aspectos e qual o reflexo desse trabalho na aprendizagem dos alunos. As entrevistas foram transcritas na ntegra e analisadas qualitativamente. A fim de preservar a identidade dos professores entrevistados, foram atribuidas letras de A a G para distingu-los. Com base nos dados coletados foi possvel identificar algumas dificuldades encontradas pelos professores para promover um ensino capaz de integrar a disciplina de Qumica com problemas atuais. Todos os professores entrevistados trabalham em mais de um colgio e enfatizam que uma das dificuldades de trabalhar assuntos sociais e polticos da Qumica devido a uma pequena carga horria da disciplina, que consiste em duas horas-aula semanais na modalidade de ensino anual ou quatro horas-aula na modalidade de blocos (semestral), como ressalta a professora A: ''trabalho em trs colgios, e devido a uma pequena carga horria da disciplina tenho dificuldades para trabalhar questes sociais e polticas, mas quando trabalho o resultado satisfatrio, pois os alunos demonstram um grande interesse. Tambm afirmam que embora o planejamento da disciplina seja elaborado segundo as orientaes das DCE, trabalham de maneira a preparar os alunos para o vestibular e, portanto, julgam necessrio vencer o contedo listado. Assim,
Sociedade Brasileira de Qumica (SBQ)

Concluses
Com base nos depoimentos coletados, pode-se concluir que os professores demonstram interesse em trabalhar a disciplina de Qumica integrando assuntos sociais e polticos como sugere as DCE, e at o fazem na medida do possvel, geralmente com bons resultados. No entanto, alguns fatores como a carga horria reduzida para o ensino da disciplina, e o carter conteudista dos vestibulares faz com que acabem priorizando vencer o planejamento proposto, dificultando uma abordagem contextualizada. Isso por sua vez, torna o ensino de Qumica desvinculado de problemas atuais e distante de uma formao voltada para o exerccio da cidadania.

Agradecimentos
Aos professores da rede estadual de ensino que gentilmente aceitaram participar dessa pesquisa. ____________________
SEED, Diretrizes Curriculares da Educao Bsica. Qumica. Paran 2008. Disponvel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/diret rizes_2009/out_2009/quimica.pdf? PHPSESSID=2f2a97f9066656e8e620b49894fa6837. Acesso em 30 de outubro de 2010. 2 Maldaner, O. A. A formao Inicial e Continua de professores de Qumica Professor/Pesquisador. 2003, 286,296.
1

Secretarias Regionais PR, SC e RS

Вам также может понравиться