Вы находитесь на странице: 1из 5

Brasileiros natos:

a) Os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes no estejam a servio de seu pas; b) Os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que qualquer deles esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil; e c) Os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que sejam registrados em repartio brasileira competente ou venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira; Esta ltima hiptese de aquisio da nacionalidade foi prevista pelo constituinte derivado em 20 de setembro de 2007 no corpo da Emenda Constitucional de nmero 54 e se trata da nacionalidade potestativa. Ademais, a mesma Emenda Constitucional assegura o registro nos consulados de brasileiros nascidos no estrangeiro ao acrescentar o art. 95 do Ato das Disposies Transitrias com a seguinte redao: Os nascidos no estrangeiro entre 7 de junho de 1994 e a data da promulgao desta Emenda Constitucional, filhos de pai brasileiro ou me brasileira, podero ser registrados em repartio diplomtica ou consular brasileira competente ou em ofcio de registro, se vierem a residir na Repblica Federativa do Brasil." Brasileiros naturalizados: So brasileiros naturalizados: a) Os que, na forma da lei, e no apenas da Constituio, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originrios de pases de lngua portuguesa1 apenas residncia por um ano ininterrupto e idoneidade moral; b) Os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na Repblica Federativa do Brasil h mais de quinze anos ininterruptos e sem condenao penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. A distino entre brasileiros natos e naturalizados matria que se submete clusula de reserva constitucional de vez que a lei no poder estabelecer diferenas entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos na Constituio. Anotem-se, por oportuno, as diferenas de tratamento entre os brasileiros natos e naturalizados autorizadas pela Constituio:

Decreto n 5.002, de 3.3.2004. Publicado no DOU de 4.3.2004. Promulga a Declarao Constitutiva e os Estatutos da Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa.

a) A sucesso de bens de estrangeiros situados no Pas ser regulada pela lei brasileira em benefcio do cnjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que no lhes seja mais favorvel a lei pessoal do de cujus (CF/88 - art. 5. XXXI); b) Nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalizao, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei (CF/88 - art. 5, LI); c) O Conselho da Repblica que rgo superior de consulta do Presidente da Repblica, dele participam: VII - seis cidados brasileiros natos, com mais de trinta e cinco anos de idade, sendo dois nomeados pelo Presidente da Repblica, dois eleitos pelo Senado Federal e dois eleitos pela Cmara dos Deputados, todos com mandato de trs anos, vedada a reconduo (CF/88 - art. 89); e) A propriedade de empresa jornalstica e de radiodifuso sonora e de sons e imagens privativa de brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos, ou de pessoas jurdicas constitudas sob as leis brasileiras e que tenham sede no Pas. 1 Em qualquer caso, pelo menos setenta por cento do capital total e do capital votante das empresas jornalsticas e de radiodifuso sonora e de sons e imagens dever pertencer, direta ou indiretamente, a brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos, que exercero obrigatoriamente a gesto das atividades e estabelecero o contedo da programao. 2 A responsabilidade editorial e as atividades de seleo e direo da programao veiculada so privativas de brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos, em qualquer meio de comunicao social. 5 As alteraes de controle societrio das empresas de que trata o 1 sero comunicadas ao Congresso Nacional (CF/88 - art. 222). Assim, os cargos privativos, unicamente, de brasileiros natos so os seguintes: 1. De seis conselheiros no Conselho da Repblica: dele participam seis cidados brasileiros natos, com mais de trinta e cinco anos de idade, sendo dois nomeados pelo Presidente da Repblica, dois eleitos pelo Senado Federal e dois eleitos pela Cmara dos Deputados, todos com mandato de trs anos, vedada a reconduo (CF/88 - art. 89. VII); 2. De Presidente e Vice-Presidente da Repblica (CF/88 - art. 12, 3, I); 3. De Presidente da Cmara dos Deputados (CF/88 - art. 12, 3, II); 4. De Presidente do Senado Federal (CF/88 - art. 12, 3, III); 5. De Ministro do Supremo Tribunal Federal (CF/88 - art. 12, 3, IV); 6. Da carreira diplomtica (CF/88 - art. 12, 3, V); 7. Da oficial das Foras Armadas (CF/88 - art. 12, 3, VI); 8. De Ministro de Estado da Defesa (CF/88 - art. 12, 3, VII).

Deduz-se do rol visto que os cargos de deputados e senadores podem ser disputados por brasileiros natos e naturalizados, mas uma vez eleito candidato brasileiro naturalizado no poder concorrer com os seus pares Presidncia da Casa. Igualmente, os brasileiros natos e naturalizados podem ser indicados para o cargo de Ministro do Superior Tribunal de Justia e dos demais Tribunais Superiores. Entretanto, para o Supremo Tribunal Federal apenas os brasileiros natos. O brasileiro naturalizado pode ter declarada a perda da nacionalidade se tiver cancelada sua naturalizao, por sentena judicial em processo da competncia da Justia Federal, Juiz Federal,2 em virtude de atividade nociva ao interesse nacional. Compete ao Ministrio Pblico da Unio zelar pelo interesse nacional e promover ao visando ao cancelamento de naturalizao, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional.3 Tanto o brasileiro nato quanto o brasileiro naturalizado podem perder a nacionalidade brasileira na hiptese de aquisio de outra nacionalidade. No entanto, a perda no ocorrer nos casos de reconhecimento de nacionalidade originria pela lei estrangeira e de imposio de naturalizao, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em estado estrangeiro, como condio para permanncia em seu territrio ou para o exerccio de direitos civis. Firme-se que a Emenda n 19/98 passou a admitir que estrangeiros tenham acesso a cargos, empregos, e funes pblicas (art. 37, I). Com pertinncia aos portugueses, ou seja, estrangeiros de nacionalidade portuguesa, o tratamento constitucional privilegiado na medida em que, desde que tenham residncia permanente no Pas e se houver reciprocidade em favor de brasileiros, sero atribudos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos na Constituio. Entende-se que os portugueses nesta situao gozam da chamada quase nacionalidade, conforme previsto no Tratado de Amizade, Cooperao e Consulta, entre a Repblica Federativa do Brasil e a Repblica Portuguesa. No mencionado tratado sero observados os seguintes direitos constantes dos artigos 12 ao artigo 22 (Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses que faz parte do Tratado de Amizade, Cooperao e Consulta, firmado entre a Repblica Federativa do Brasil e a Repblica Portuguesa, celebrado em Porto

CF/88 - Art. 109. Aos juzes federais compete processar e julgar: X - os crimes de ingresso ou permanncia irregular de estrangeiro, a execuo de carta rogatria, aps o exequatur, e de sentena estrangeira, aps a homologao, as causas referentes nacionalidade, inclusive a respectiva opo, e naturalizao. 3 LC n 75, de 20.5.1993. Publicada no DOU de 21.5.1993. Dispe sobre a organizao, as atribuies e o estatuto do Ministrio Pblico da Unio. Art. 6 Compete ao Ministrio Pblico da Unio: IX - promover ao visando ao cancelamento de naturalizao, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional.

Seguro, em 22 de abril de 2000, e promulgado pelo Decreto n 3.927, de 19 de setembro de 2001. Artigo 12: Os brasileiros em Portugal e os portugueses no Brasil, beneficirios do estatuto de igualdade, gozaro dos mesmos direitos e estaro sujeitos aos mesmos deveres dos nacionais desses Estados, nos termos e condies dos artigos seguintes. Artigo 13: 1. A titularidade do estatuto de igualdade por brasileiros em Portugal e por portugueses no Brasil no implicar perda das respectivas nacionalidades. 2. Com a ressalva do disposto no pargrafo 3 do artigo 17, os brasileiros e portugueses referidos no pargrafo 1 continuaro no exerccio de todos os direitos e deveres inerentes s respectivas nacionalidades, salvo aqueles que ofenderem a soberania nacional e a ordem pblica do Estado de residncia. Artigo 14: Excetuam-se do regime de equiparao previsto no artigo 12 os direitos expressamente reservados pela Constituio de cada uma das Partes Contratantes aos seus nacionais. Artigo 15: O estatuto de igualdade ser atribudo mediante deciso do Ministrio da Justia, no Brasil, e do Ministrio da Administrao Interna, em Portugal, aos brasileiros e portugueses que o requeiram, desde que civilmente capazes e com residncia habitual no pas em que ele requerido. Artigo 16: O estatuto de igualdade extinguir-se- com a perda, pelo beneficirio, da sua nacionalidade ou com a cessao da autorizao de permanncia no territrio do Estado de residncia. Artigo 17: 1. O gozo de direitos polticos por brasileiros em Portugal e por portugueses no Brasil s ser reconhecido aos que tiverem trs anos de residncia habitual e depende de requerimento autoridade competente. 2. A igualdade quanto aos direitos polticos no abrange as pessoas que, no Estado da nacionalidade, houverem sido privadas de direitos equivalentes. 3. O gozo de direitos polticos no Estado de residncia importa na suspenso do exerccio dos mesmos direitos no Estado da nacionalidade. Artigo 18: Os brasileiros e portugueses beneficirios do estatuto de igualdade ficam submetidos lei penal do Estado de residncia nas mesmas condies em que os respectivos nacionais e no esto sujeitos extradio, salvo se requerida pelo Governo do Estado da nacionalidade. Artigo 19: No podero prestar servio militar no Estado de residncia os brasileiros e portugueses nas condies do artigo 12. A lei interna de cada Estado regular, para esse efeito, a situao dos respectivos nacionais. Artigo 20: O brasileiro ou o portugus, beneficirio do estatuto de igualdade, que se ausentar do territrio do Estado de residncia ter direito proteo diplomtica apenas do Estado da nacionalidade. Artigo 21: Os Governos do Brasil e de Portugal comunicaro reciprocamente, por via diplomtica, a aquisio e perda do estatuto de igualdade regulado no presente Tratado.

Artigo 22: Aos brasileiros em Portugal e aos portugueses no Brasil, beneficirios do estatuto de igualdade, sero fornecidos, para uso interno, documentos de identidade de modelos iguais aos dos respectivos nacionais, com a meno da nacionalidade do portador e referncia ao presente Tratado. Pode-se sintetizar que sero atribudos aos portugueses os direitos inerentes ao brasileiro, salvo as excees previstas na Constituio. Para conhecer todo o texto do Tratado clique em Decreto n 3.927, de 19 de setembro de 2001. Convm salientar que as leis delegadas (art, 68, 1, II) e as medidas provisrias (art. 62, 1, I, a) no podem dispor sobre nacionalidade.

Вам также может понравиться