Вы находитесь на странице: 1из 2

Lngua Gosto de sentir a minha lgua roar A lngua de Lus de Cames Gosto de ser e de estar E quero me dedicar A criar

confuses de prosdias E uma profuso de pardias Que encurtem dores E furtem cores como camalees Gosto do Pessoa na pessoa Da rosa no Rosa E sei que a poesias est para a prosa Assim como o amor est para a amizade (...) (Caetano Veloso) Exerccios Modernismo Lista 1 1. "A lngua sem arcasmo. Sem erudio. Natural e neolgica. A contribuio milionria de todos os erros. Como falamos. Como somos". Neste trecho do Manifesto Pau-Brasil, de Oswald de Andrade, depreende-se um dos programas propostos pelos modernistas: ( ) a inveno de uma nova lngua, estruturalmente diferente da falada e escrita pelos portugueses ( ) a imitao do discurso dos autores populares da literatura oral brasileira ( ) a incorporao da fala brasileira lngua literria nacional ( ) o repdio literatura dos escritores do passado, apenas porque eram afeitos extrema correo 2. A poesia modernista sobretudo a da primeira fase (1922-1928): faz uma sntese dos pressupostos poticos que norteavam a linguagem parnasiano-simbolista: ( ) incentiva a pesquisa formal com base nas conquistas parnasianas, a ela anteriores ( ) enriquece e dinamiza a linguagem, inspirando-se na sintaxe clssica ( ) confere ao nvel coloquial da fala brasileira a categoria de valor literrio 3. Baseando-se no trecho abaixo responda obedecendo ao cdigo: Trem de ferro "Caf com po / Caf com po / Caf com po / Virge Maria que foi isto maquinista" (Manuel Bandeira)

I - A significao do trecho provm da sugesto sonora. II - O poeta utiliza expresses da fala popular brasileira III - A temtica e a estrutura do poema contrariam o programa potico do Modernismo. ( ) se I, II e III forem corretas ( ) se I e II forem corretas e III incorreta ( ) se I,II e III forem incorreta ( ) se I e II forem incorretas e apenas III correta 4. Assinale a alternativa que se refere a Graciliano Ramos: ( ) fruto de uma reportagem de jornal, sua obra famosa - dramtico libelo contra um crime de genocdio - aponta a existncia de um pas desenvolvido, no litoral, e outro abandonado, no meio rural ( ) com uma juventude marcada pela partio partidria, sua obra, a princpio preocupada, abriu-se para um engajamento social de tom pico e lrico, com que descreve aspectos das camadas marginalizadas da sociedade baiana ( ) autor de vasta obra, em grande parte memorialstica, apresenta um aprecivel painel de realidade do nordeste aucareiro, descrito em alguns romances vigorosos que mostram o drama da decadncia dos velhos engenhos ( ) autor de literatura regionalista de carter universalizante, sua priso, por motivos polticos, forneceu-lhe material para uma obra de denncia do atraso cultural da sociedade brasileira e das iniqidades do Estado Novo 5. A respeito de Oswald de Andrade, incorreto afirmar que: ( ) apesar de sua intensa participao na SAM, assumiu uma postura simptica em relao poesia parnasiana ( ) em Serafim Ponte Grande, rompe com a forma e com a estrutura tradicional do romance brasileiro ( ) O Rei da Vela, sua obra-prima em termos de dramaturgia, apresenta contundente crtica ao sistema burgus ( ) desenvolveu uma poesia original, plena de humor e ironia, com uma linguagem do cotidiano, repleta de neologismos Simbolismo 6.. No Mordenismo diversos nomes de autores esto vinculados a revistas e grupos as que pertenciam. Qual das seguintes relaes est errada?

( ) Mrio de Andrade - "Klaxon" ( ) Carlos Drummond de Andrade - "A Revista" ( ) Cassiano Ricardo - "Antropofagia" ( ) Plnio Salgado - "Anta" 7.. Em dois movimentos estticos, na literatura brasileira, h grande preocupao com o nacionalismo. Em um, evidencia-se a postura nitidamente ufanstica; em outro, freqentemente contestatria. So eles, respectivamente: ( ) Romantismo e Modernismo ( ) Parnasianismo e Simbolismo ( ) Simbolismo e Modernismo ( ) Barroco e Arcadismo 8.. Todos os itens encerram conquistas definitivas do Modernismo para as novas geraes, exceto: ( ) orientao da literatura num estilo nacionalista, de base humana e social ( ) esprito amadorista e anarquista; o desprezo pela tcnica de composio e estrutura ( ) descentralizao intelectual, atravs de grupos e movimentos com caractersticas prprias ( ) busca da linguagem dinmica, expresso do momento e da realidade nacional 9. Leia as proposies abaixo e marque as seqncias que completam a frase: "O grupo modernista com a SAM (Semana de Arte Moderna) pretendeu..." I - reagir aos movimentos literrios anteriores II - cultuar o ndio como elemento caracterstico de nossa civilizao III - repudiar a importao de idias IV - ver, no indianismo, o potico da lenda e do mito, elementos de autenticidade V - expressar velocidade, a vida febril, a acelerao do desenvolvimento ( ) I, II e V ( ) II, IV e V ( ) I, II, IV ( ) II, IV, e V

Вам также может понравиться