Вы находитесь на странице: 1из 4

Viewpoints: efeitos no espao e no tempo Sandra Meyer Universidade do Estado de Santa Catarina Palavras-chave: Corpo. Percepo. Improvisao. Viewpoints.

Introduo Venho realizando desde 2006 um estudo terico-prtico sobre Viewpoints, mtodo desenvolvido pela diretora norte-americana Anne Bogart por meio de experimentao de exerccios de improvisao e composio presentes, especialmente, na obra The Viewpoints Book: A practical Guide to Viewpoints and Composition (2005). A proposta explora processos de criao por meio de improvisao e composio corporal e vocal envolvendo estados de percepo, ateno, escuta e memria. Viewpoints definido por Bogart e Landau (2005) como um processo aberto, e no uma tcnica rigidamente formatada. Bogart e Landau (2005) relacionam a filosofia dos Viewpoints a alguns princpios de improvisao e composio em dana presentes nos anos 70. Bogart foi aluna da coregrafa Aillen Passloff, uma das referncias do movimento presente na Judson Church, em Nova Iorque, que investigava formas de libertar a dana do drama convencional. Em 1979 Bogart conheceu a coregrafa Mary Overlie, inventora do Six Viewpoints (espao, forma, tempo, emoo, movimento e histria), um modo de estruturar tempo e espao na improvisao em dana. Bogart e Tina Landau expandiram gradualmente para nove Viewpoints fsicos (Relao Espacial, Resposta Sinestsica, Forma, Gesto, Repetio, Arquitetura, Tempo, Durao e Topografia) e sete vocais (Altura, Dinmica, Andamento, Repetio, Acelerao/Desacelerao, Silncio e Timbre). Bogart (2005) descreve os Viewpoints (e sua viso de Composio) como uma alternativa para as abordagens convencionais de interpretao, direo e dramaturgia, representando um caminho para jovens artistas de teatro americano que herdaram os problemas da americanizao do sistema de Constantin Stanislavski (1863-1938). No obstante, a pedagogia proposta por Stanislavski por meio do mtodo das aes fsicas foi determinante para a reviso do dualismo corpo-mente no trabalho do ator, propondo novo enfoque para o trabalho sobre memria, emoo e imaginao, dentre outros aspectos da atuao. A herana causada pela compreenso limitada das relaes entre ao e emoo, reforada por Bogart (2005). O esforo por encontrar uma emoo particular afastaria o ator do propsito de executar uma ao, distanciando os atores uns dos outros e da platia: [...] ao invs de forar e fixar uma emoo, o treinamento Viewpoints permite que sentimentos surjam a partir da atuao fsica, da verbal e de situaes imaginrias compartilhadas pelos atores (BOGART, 2005:16). Neste sentido, Bogart se aproxima de forma mais coerente s investigaes de Stanislavski ao propor o mtodo das aes fsicas. Neste artigo ressalto os efeitos do Viewpoints no que se refere ao desenvolvimento de uma conduta mais sensvel e perceptiva por parte do ator/bailarino na gerao de material improvisacional e

compositivo. Por outro lado, aponto para a forma com que a diretora americana insere o ator/bailarino num tipo de organicidade compartilhada de suas aes. Ela sugere novas possibilidades de gerar aes baseadas na conscincia do tempo e do espao na relao entre os atores, ao invs de intenes prvias simuladas por um vis excessivamente individual e subjetivo, nomeado pela diretora como psicolgico. A escuta no tempo e espao As primeiras sesses realizadas com o grupo de pesquisa da UDESC j nos colocaram em contato com um aspecto importante do mtodo, nomeado por Bogart (2005:32) como escuta extraordinria ou a conscincia contnua dos outros no tempo e espao. Um dos exerccios iniciais dos Viewpoints prope uma caminhada em grupo pelo espao somente quando algum se move e, quando algum cessa de se mover, todos devem parar simultaneamente. A percepo dos micros movimentos, do agir e do parar, auxilia o ator a aguar sua ateno. Na aparente simplicidade da proposta reside uma conduta extremamente complexa para o trabalho em grupo. Num outro exerccio, intitulado grid (grade), onde os nove pontos de vista so articulados sob linhas imaginrias no espao, Bogart evoca o pensamento de Bertolt Brecht: No se mova a no ser que haja uma razo para se mover, e o desejo por variedade no uma razo suficiente (BRECHT apud BOGART, 2005:70). Em todas as improvisaes o movimento deve ser realizado por uma razo, contudo, esta dever ser de carter formal, compositivo e intuitivo. Viewpoints = escolhas feitas sobre o tempo e o espao. Todo movimento baseado em algo que j est acontecendo [...] (BOGART, 2005:71). Os Viewpoints e o trabalho sobre a composio oscilam entre o movimento e a pausa, entre o desejo pela variedade de aes e a economia do movimento. Ora limitando o corpo a aes mnimas, ora incitando a profuso e diversidade de formas, o mtodo permite ao ator a oportunidade de trabalhar sua percepo e ao com ateno ao momento presente, aguando sua sensibilidade em sintonia com o outro e com o ambiente em que se insere. A percepo do corpo no espao-tempo determinante para a prtica sugerida pelos Viewpoints. por meio da percepo que o organismo apreende, seleciona, organiza e transforma as informaes que lhe chegam do ambiente. Alain Berthoz (apud CORIN, 2001) alerta que perceber j , de alguma forma, agir, uma vez que terminaes nervo-musculares j so ativadas quando imaginamos ou observamos movimentos. A percepo guiada para a ao e a inteno da ao modifica a percepo (BERTHOZ apud CORIN, 2001: 92). Neste sentido, o mtodo de Bogart permite vivenciar de forma intensa a transio da ao percepo e da percepo ao, considerando que no so processos separados temporal e hierarquicamente.

Organicidade compartilhada Alm do enfoque sobre a percepo, outra questo instigante na proposta de Bogart refere-se ao modo com investiga a organicidade das aes, numa perspectiva descentralizada e compartilhada, abrindo brechas para sries diferenciadas convergirem e criarem sentido ao acaso. Ao discorrer sobre o seu

mtodo de composio Bogart (2005: 187) chama a ateno sobre o que seria para ela o teatro: um ato feito de contrastes e por caminhos diversos. Ela cita o dramaturgo suo Friedrich Drrenmatt (1921-1990), quando este insiste que o teatro comea no desacordo e na diferena entre o que vemos e o que ouvimos, e no na coincidncia destes caminhos. Ao colocar em relao aes geradas por aspectos distintos e no causais, sendo que um no ilustra ou explica ao outro, o sentido gerado pelo atrito destas condutas dos atores potencializa-se. Esta proposio, a exemplo do movimento danado proposto pelos artistas americanos psmodernos, e que est na origem dos Viewpoints, gera sentidos na ao, no restrito a formas expressivas a priori. O contedo que eventualmente pode vir a ser gerado dificulta a leitura significante, algo prximo da ordem do conhecido, mas, inevitavelmente, dispara sentidos. Se considerarmos que o sentido no seria somente um princpio pr-determinado ou uma origem a ser restaurada ou descoberta, mas um efeito ou um acontecimento aproximamo-nos da proposio deleuziana. De acordo com Deleuze (2000) o significado da ordem do conhecido, cujo bom senso afirma uma direo orientada na flecha do tempo, em que o mais diferenciado se torna mais legvel. J o sentido produzido, sempre um efeito, no princpio ou origem. Em diversos exerccios Bogart prope que os atores criem partituras e investiguem formas de falar um texto sem mudar os movimentos previamente compostos. A justaposio casual da palavra e do movimento serve para clarear um ao outro. Desta forma, os atores tendem a no representar psicologicamente ou de forma ilustrativa, mas ao invs disso atuam uns com os outros, atentos as modificaes de sentido quanto velocidade e dinmica das aes. Eles deixam as concluses para os espectadores (BOGART, 2005:118). Ao sugerir prticas cujas sries so autnomas (texto, partitura, voz) Bogart submete o sentido ao corpo - em sua complexa rede de intensidades e fluxos na relao com o outro, e no por meio de uma interioridade separada. De forma que o mundo percepcionado nem do exterior nem do interior do corpo, mas do exterior do interior, da zona de fronteira em que o interior e o exterior se sobrepem, em conformidade com o ponto de vista cognitivo aberto e relacional proposto por Gil (apud FONSECA; ENGELMAN, 2004: 25). O sentido, neste caso, no algo a ser descoberto, mas surge tal qual um efeito, por meio de sucessivas maquinaes. Bibliografia: BOGART, Anne. LANDAU, Tina. The Viewpoints Book: A practical Guide to Viewpoints and Composition. New York: Theatre Communications Group, 2005. CORIN, Florence. Les sens du mouvement. Interview DAlain Berthoz. Vu du corps. Contredanse/Nouvelles de danse, Bruxelles, n. 48/49, 2001. DELEUZE, Gilles. Lgica do Sentido. So Paulo: Perspectiva, 2000. GIL, Jos. Abrir o Corpo. IN: FONSECA, Tania. ENGELMAN (Orgs.). Corpo, Arte e Clnica. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2004.

Вам также может понравиться