Вы находитесь на странице: 1из 2

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CAMPUS ARARANGU/SC CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS DIREITO PUBLICO E PRIVADO 1 FASE ACADEMICO (A):

: MRCIA CRISTINA MARTINS

O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA. Esta obra de Lon L. Fuller, relata a histria de cinco membros da sociedade espeleolgica que penetraram em uma caverna onde houve um desmoronamento, que veio a bloquear a sada do local. Notificado pelas famlias, o secretrio da sociedade ordenou que comeassem as buscas. Nessa operao incessante faleceram 10 operrios soterrados e a libertao fora realizado apenas na no trigsimo segundo dia. Os exploradores mantinham contato com o mundo exterior via rdio, que serviu para tirar algumas duvidas. Atravs desse rdio foram passadas a eles, aps perguntas realizadas, que ficariam ali no mnimo dez dias. Mas no houve resposta quando as autoridades e mdicos foram indagadas se eles teriam mais chances de sobrevivncia, caso se alimentassem de carne humana. Aos libert-los , Roger Whetmore, havia sido assassinado e servido de alimento para seus companheiros. Ou seja, quatro dos membros, possudos pela fome com instinto canibalstico, e agindo egoisticamente, mataram e comeram a carne do seu companheiro. Aps declaraes dos exploradores foi descoberto que Roger havia feito a proposta de matarem um para os outros quatro se salvarem e logo depois desistido. Sentindo trados por Roger, os demais fizeram os lanamentos dos dados, e mais interessante que o autor da idia que fora escolhido. Roger, depois de lanar a idia desistiu, pois analisou o absurdo que havia proposto, pois todos foram at ali com o mesmo objetivo, de realizar o trabalho e logo retornar ao lar, todos, sem exceo, com a finalidade de buscar o sustento a

sua famlia. Mas infelizmente, o sentimento da traio falou mais alto, e assim Roger foi assassinado e seu corpo mutilado. No Tribunal foram os acusados condenados a pena de morte,pelo assassinato de Roger. A defesa insatisfeita com o resultado e utilizando o seu direito de reviso da deciso, fizeram sua apelao e assim foram julgados pelos quatros juizes competentes, Foster, Tatting, Keen e Handy. Com base no jusnaturalismo, Foster, absolveu os rus alegando que na poca em que foi consumado o fato, os acusados estavam longe da sociedade civil onde aplicada a lei, estando no estado natural, onde prevalece o lema da luta pela sobrevivncia, onde o maior come o menor. Tatting, se envolveu emocionalmente com o caso, sentindo-se incapaz para participar do julgamento. Com essa fundamentao, se recusou a proferir seu voto. Keen, critica e acusa Foster de lesar alguns furos da legislao e expe que Roger no apresentava nenhum tipo de ameaa aos demais companheiros, assim no cabe, como meio de defesa, mencionar legitima defesa. Levantando um ponto importante, Handy absolveu os rus, utilizando a questo da natureza jurdica. Este, defende a opinio publica, mesmo sabendo que os demais julgadores acham que os populares acreditam em meias verdades e se envolvem emocionalmente com o caso, ficando impressionados. Pronunciou seu voto com base em uma pesquisa onde 90% da populao absolveriam os acusados. Mesmo com todas as fundamentaes, foram constatados uma indeciso na Suprema Corte, sendo mantida a deciso da primeira instncia e os exploradores foram condenados apena de morte e foram executados em 02 de abril de 4300, s 6hs da manh.

Вам также может понравиться