Вы находитесь на странице: 1из 6

ell

'~

8
A ESCOLA

Sem a inten<;:aode aprofundarmos 0 desenvolvimento da escola em nossa sociedade, a pena introduzir alguns elementos dessa hist6ria, pois a escola nao existiu semmas e uma cria<;:ao social do homem. Educar ja significou, e talvez ainda signifique, em algumas regioes do Terceiro Mundo, apenas viver a vida cotidiana do grupo social ao qual se pertence. Assim, acompanhavase os adultos em suas atividades e, com 0 passar do tempo, aprendia-se a "fazer iguar: Plantar, ca<;:ar, encontrar agua, entender os sinais do tempo, escutar hist6rias e participar de rituais eram atividades do grupo adulto que eram acompanhadas pelas crian<;:as,as quais, aos poucos, adquiriam instrumentos de trabalho e interiorizavam valores morais e comportamentos socialmente desejados. Nao havia uma institui<;:aoespecializada nessas tarefas. 0 meio sociaL em seu conjunto, era 0 contexto educativo. Todos os adultos ensinavam a partir da experiencia pessoaL Aprendia-se fazendo. A partir da Idade Media, a educa<;:aotornou-se produto da escola. Pessoas especializaram-se na tare fa de transmitir 0 saber, e espa<;:os especificos passaram a ser reservados para essa atividade. Poucos iam a escola, que era destinada as elites. Serviu aos nobres e depois a burguesia. A cultura da aristocracia e os conhecimentos religiosos eram 0 material basico a ser transmitido. Enfim, as atividades desempenhadas pelos grupos dominantes na sociedade passavam a ser cuidadosamente ensinadas, e isso fez da escola ora lugar de aprendizado da guerra, ora das atividades cavalheirescas, ora do saber intelectual humanistico ou religioso. A escola desenvolvia-se como uma institui<;:aosocial especializada, que atendia aos filhos das familias de poder na sociedade . Com as revolu<;:oesdo seculo XIX, a escola passou por transforma<;:oes,sendo a principal delas a tendencia a universaliza<;:ao,ou seja, ela deveria atender a todas as crian<;:as da sociedade (pelo menos em tese). 0 que permitiu tais transforma<;:oes?Por que a esprecisou mudar?
Com as revolu<;6es do seculo XIX, a escola passou por tra nsforma<;6es, sendo a principal deJas a tendencia a universaliza<;ao.

o meio

social, em seu conjunto, era 0 contexto educativo.

'0
'Vi
ell lell

u
0-

-0"
er;"
ell

o u.. ::I"

ESCOLA COMO INSTITUI<:Ao

SOCIAL

1:r-,- \.D
N

Eo.. ::I cO
._ N

o lQO
~ell

15 .~
CLoV"l

A escola apresenta-se hoje como uma das mais importantes institui<;:oesscciais p . fazer, assim como outras, a media<;:aoentre 0 individuo e a sociedade. Ao transmitir cultura e, com ela, modelos sociais de comportamento e valores morais, a escola pe;mi que a crian<;:aseja humanizada, cultivada e soCializada ou, em uma palavra, "duc" A crian<;:aval, entao, deixando de imitar os comportamentos aaultos para, ac' pt);)C apropriar-se dos modelos e valores transmitidos pela escola, aumentando a~<r'l s' autonomia e seu pertencimento ao grupo social.

u ~ 'iij ell

~.Q
::I
::0U 0
, ell

o !ell COV"l

o desenvolvimento da industrializa<;:ao foi, sem duvida, 0 fator decisivo das grandes mudan<;:as ocorridas nos seculos XIX e XX. A industrializa<;:ao deslocou o local de trabalho das casas para as fabricas, transformando, com isso, os espa<;:os das casas e das cidades. Em casa, os lugares tornaram-se privativos, isto e, cada um conquistou seu espa<;:oindividual, como quartos, suites, escrit6rios de estudo; na cidade, a organiza<;:ao urbana adaptou-se a existencia das fabricas e a necessidade de os trabalhadores deslocarem-se de suas residencias para os locais de trabalho. Assim, construiram-se vias publicas para os transportes coletivos levarem os trabalhadores de um lugar a outro da cidade. 0 trabalho ingressou na esfera publica, deixando de ocupar os espa<;:osda casa.
Outra consequencia dessa mudan<;:aocorreu na familia, que nao podia rrtais,sozinha, preparar seus filhos para 0 trabalho e para a vida sociaL Era preciso ent~egar essa fun<;:ao a uma institui<;:aoque soubesse educar, nao mais para a vida privad~;..d9 cirqJ10 familiar e do trabalho caseiro, mas para 0 trabalho que se encontrava no ambito da ;ida publica, cujas regras, leis e rotinas iam alem dos conhecimentos adquiridos pela familia. A escola tornava -se, assim, essa institui<;:aoespecializada.
k

.c

Nem disso, a Revolu<;:ao Industrial sofisticou 0 trabalho com a implanta<;:ao maquidas nas, exigindo do trabalhador 0 aprendizad~ da tecnologia. Essa sofistica<;:ao trabalho do levou novas fun<;:oes para a escola, como a de preparar 0 individuo para 0 trabalho, ensinando-lhe 0 manuseio de tecnicas ate entao desconhecidas, ou a de fornecer-lhe os conhecimentos basicos da lingua e do calculo. A escola ganhou importancia e ampliou suas fun<;:oes.

A Revolu<;ao Industrial sofisticou 0 trabalho.

A luta pela democratiza<;ao da escola empreendida pelas classes trabalhadoras, entao afastadas dessa institui<;ao, foi outro fator gerador de mudan<;as. Conforme for se fortalecendo e se organizando, as classes trabalhadoras passaram a exigir 0 direito tel' seus filhos na escola, isto e, 0 direito de acesso a cultura e ao conhecimento domin tes. A escola, pressionada, "abriu" suas portas para atender a outras camadas sociais q nao somente a burguesia e a aristocracia. A escola universalizava-se.
A escola cumpre, portanto, 0 papel de preparar as crian~as para viverem no mundo adulto.

Esses fatores contribuiram para que a escola adquirisse as caracteristicas que p sui hoje em nossa sociedade: uma institui<;ao da sociedade, trabalhando a servi<;od' sa sociedade e pOl'ela sustentada a fim de responder a necessidades sociais. Para is,. a escola' precisa exercer fun<;6es especializadas. A escola cumpre, portanto, 0 paplii't: de preparar as crian<;as para viverem no mundo adulto. Elas aprendem a trabalhar, assimilar as regras sociais, os conhecimentos basicos, os valores morais coletivos,,' modelos de comportamento considerados adequados pela sociedade. A escola est belece, assim, uma media<;ao entre a crian<;a (ou jovem) e a sociedade que e tecl}' (aprendizado das tecnicas de base, como a leitura, a escrita, 0 calculo, as tecm corpora is e musicais etc.) e social (aprendizado de valores, de ideais e modelos comportamento). Aprender esses elementos sempre foi necessario, A escola e a ~ ma moderna de operar essa transmissao, Ate aqui parece que tudo esta perfeito. Quais sac os problemas da escola?

A clausura escolar e ilusoria, pois a realidade social entra pela porta dos fundos, invade as salas de aula, podendo ser encontrada nos livros, nos valores ensinados e nas atividades desenvolvidas. Mas, apesar de ilusoria, essa clausura determina 0 distanciamento da escola em rela<;aoao cotidiano vivido pOl'seus integrantes. Assim, os conteudos sac ensinados como se nada tivessem que vel' com a realidade social; as regras sac tomadas como absolutas e naturais; a autoridade na escola e inquestionavel; a vida de cada um fica (mesmo que ilusoriamente) do lado de fora da escola. Os un iformes igualam a todos; as notas de aproveitamento sac tomadas como resultantes apenas do trabalho realizado na escola e pela escola; 0 esfor<;opessoal torna-se fator decisivo do sucesso ou do fracasso escolar. Alias, 0 fracasso e explicado basicamente pela falta de empenho e esfor<;o do aluno. No maximo, chega-se a responsabilizar os pais pelo insucesso do filho. Nunca a escola se responsabiliza, ela sai ilesa dessas avalia<;6es. Talvez voce esteja se perguntando: POl'que esse distanciamento da escola em rela<;ao a realidade social e visto como um problema? POl'dois motivos. Primeiro: porque esse distanciamento nao e verdadeiro. A escola reproduz os valores sociais, os modelos de comportamento, os ideais da sociedade; ensina 0 conteudo que esta sendo aplicado na produ<;ao da riqueza e da sobrevivencia do grupo social. Quando ensina esses conteudos sem explicar que integram nossa vida cotidiana, a escola dificulta 0 surgimento dos questionamentos, ou seja, universaliza esse saber, impedindo que outros saberes possam ser tambem veiculados e valorizados - e como se so existissem os saberes que transmite. Segundo: a escola, ao escolher esse distanciamento, opta tambem pOl' um modelo de ser humano a educar - um sujeito passivo perante 0 seu meio social, pois nao sabe aplicar os conhecimentos aprendidos na escola para melhor entender 0 seu mundo e nele atuar de forma mais eficiente. A escola nao deve ser pensada como fortaleza da infancia, como institui<;ao que enclausura seus alunos para melhor prepara-Ios. E preciso articular explicitamente a vida escolar com a vida cotidiana; articular 0 conhecimento escolar com os acontecimentos do dia a dia da sociedade.
Porque esse distanciamento da escola em rela~ao a realidade social visto como um problema?

Sao muitos e vamos comentar alguns deles. Para deixar mais clara a nossa apresenta . chamamos a sua aten<;aopara dois aspectos presentes nos problemas da escola: 0 asp' teorico da educa<;ao,que se refere as concep<;6es apresentadas nas teorias pedagogi o aspecto pra,tico,que se refere ao cotidiano da educa<;ao escolar. Os problemas da esc(lag;(,. situam-se nessas duas esferas: nas concep<;6es pedagogicas e na realidade cotidiana ... ~J;"

A escola nao deve ser pensada como fortaleza da infancia.

INSTITUI<;Ao

ISOLADA

DA SOCIEDADE

':fi, o

:il~

SABER

INSTRUMENTO

BAslCO

NA

ESCOLA,

As teorias pedagogicas, ao conceberem a escola como institui<;ao isolada da sociedii~ .. de, criaram-lhe urn dos seus principais problemas. A escola, que deveria fazer a med~'?ii <;aoentre 0 individuo e a sociedade, tornou-se uma institui<;ao fechada, destinada a proY' teger a crian<;adessa mesma sociedade - constniiu-se, entao, uma fortaleza da infancia'e't da juventude. Para protege-las contra 0 que? Contra os perigos que advem da sociedade:'''' responsabilizada pOl'todos os males e corrup<;6es. .' ".' E interessante registrarmos aqui que a escola, criada e sustentada pela sociedade com;;~. a finalidade de preparar 0 individuo para viver na sociedade e cujos elementos sac tdaO( ~., advindos do meio social - conhecimentos, tecnicas, desafios -, passa a ser pensada;'n~ teorias pedagogicas, como institui<;ao isolada desse meio, como se nele nao estivesse,.., imersa. Criou-se, entao, a ilusao de ser possivel preparar 0 individuo para viver 0 cotl no da sociedade estando de fora desse cotidiano, em urn desvio - 0 desvio escolar. As~~, pensada, a escola acaba pOl'ensinar um conhecimento distante da realidade social. N~~ .' concep<;ao, chega-se, de fato, a erguer muros para que a realidade nao entre na eSc.Q!~i::' criam-se regras diferentes das vigentes na sociedade; enfim, substitui-se a realidade s, . pela realidade escolar. Enclausuram-se as crian<;ase os jovens em nome da educa<;ag.

PARA QUE?
Outro problema da escola e a forma como concebe elida com 0 saber - seu instrumento basico no trabalho de desenvolver os individuos. No entanto, algo que parece tao simples - transmitir 0 saber acumulado - pode se tornar Fonte de problemas variados. Um problema que pode ser levantado e: Como a escola entende a EiI'1alidade sua de missao socia\? As finalidades da escola sac colocadas, nas teorias pedagogicas e no cotidiano, como sendo culturais - transmitir 0 conhecimento acumulado pela humanidade a fim de que as pessoas possam se aperfei<;oar e cumprir fun<;6es sociais importantes. Assim, para as teorias pedagogicas, 0 lugar,que 0 individuo ocupara na sociedade vai depender do grau de cultura que ele adquirir. A escola atesta 0 saber pOl'meio de diplomas, que se tornam passaportes para a vida social. 0 grau de cultura que 0 diploma atesta e tornado como a possibilidade de 0 individuo diplomado ocupar lugares na sociedade. Ha mentiras no discurso sobre a escola, e essa e uma delas. Por exemplo, um medico e um engenheiro ocupam esses lugares porque, pOl'esfor<;oproprio, adquiriram 0 grau de cultura necessario para 0 exercicio dessas

4i,i';' -,

o grau de cultura
que 0 diploma atesta tomado como a possibilidade de 0 individuo diplomado ocupar lugares na sociedade.

Enclausuram-se as crian~as e os jovens em nome da educa~ao.

profissoes. Contudo, nao e menos evidente que 0 grau de cultura adquirido pelo indi-~' ',: , viduo decom do lugar social ocupado por sua familia, ou seja, 0 lugar social da fami).i~f:",~ define 0 grau de cLutura que seus membros poderao obter. Assim, um garoto que m:orl"'~ f!ii.. em uma favela dificilmente sera um medico. Mesmo que ele se esforce para obterum ,'; Nas teorias pedag6gicas e no cotidiano escolar, a escola tambem e definida como grau de cultura maiO!;dificilmente alcan<;ara seu objetivo. Ele tera de superar inumev?s',:' ~iiJl1 meio que prepara para a vida, Mas como pode fazer isso sendo um meio fechado, dificuldades, como manter-se na escola, entendendo sua linguagem e sua dinamica;ai:, ~: l;que volta as costas para a realidade socia!? A escola tem se organizado a partir, apenas car com todos os gastos que ela demanda - transporte, material, atividades extemas etS.' 'ofefundamentalmente, da no<;ao de cultura. Acredita que "cultivando" 0 individuo, isto Por outro lado, um garoto de familia rica ou de classe media, mesmo que nao frequel).~, ::..[-e. ensinando-Ihe a cultura acumulada pela humanidade. conseguira desenvolver 0 que a escola, dificilmente perdera seu padrao de vida e seu lugar sociaL Entao, se decidir;~~f;i ~~riele ha de melhor. motorista de caminhao, logo podera se tomar um empresario do transporte. .-"if;,.... "t. Veja bern, a escola pressupoe que ha um individuo a ser desenvolvido dentro de cada

1M ESCO LA COMO M EI ODE PRE PA RA( A-a PA RA A VI DA


~J1 ';

i"

Acredita que "cultivando" 0 indivlduQ, isto e, ensinando-Ihe a cultura acumulada pela humanidade, conseguira desenvolver 0 que nele ha de melhor.

Mas para que serve esse conhecimento? Essa e a pergunta que fica.

~.
~'

Outro problema tambem esta relacionado com a dificwdade demonstrada pela escd!a de Iidar com 0 saber, pois, ou fomece as respostas aos alunos sem que eles tenham feitd"""" perguntas, ou estimwa as perguntas e menospreza a importancia de se obter respostas. escolas mais tradicionais, por exemplo, nao acreditam que seus alunos possam ter ass. ,' tos interessantes para tratar ou perguntas estimwadoras para fazer. Colocam-nos quie. " olhando para 0 professor, que, sobre urn tablado, ensina 0 conhecimento necessario. . para que serve esse conhecimento? Essa e a pergunta que fica, Nas escolas ma.Jsrenova~ o problema aparece de forma invertida. Diversos recursos sac utilizados para estimul~Q'"'~ aluno a fazer perguntas sobre os mais variados assuntos. a importante e perguntar. Muitas ',', vezes no entanto as crl'anras acabam nao tendo as respostas adequadas para as suas p. , , y.. , ' ' . g t s e 0 ate de perguntar valse esvazlando lentamente, ate perder todo 0 sentldo. ' un a , ,. Saber e perguntar. Saber e conhecer respostas, A escola preClsa articular adeq'~~ua mente essas duas atividades.

m de n6s, que, por natureza, e bom, au seja, trazemos uma sementinha dentro de n6s . e desabrochara no contato com a cwtura e nos tomara bons cidadaos, Por isso as olas para a infancia se chamavam "jardim de infancia': Prepara-se 0 individuo no que "ele tem de born para, ap6s certo tempo, entrega -10 a sociedade a fim de transforma -10 na ~re<;ao do que e naturalmente born nos seres humanos, E uma leitura possive], nao resta ~~uvida. Mas e preciso cuidado com tal concep<;ao, pois, se permite pensar a escola como l.lIma institui<;ao que isola os individuos para protege-los, permite tambem pensa-la de ~()utra forma, apropriando-se desse discurso de prote<;ao para criar individuos a imagem semelhan<;ados valores sociais dominantes, ... . , '-' 'b' Na verdade, a escola, como mstltUl<;aosocial, estabelece urn vmculo am Iguo com a ~. -, . " " . lJ;ociedade. E parte deja e por 1550 trabalha para ela, formando os mdlvlduos necessarlos a manuten<;ao. No entanto, e tarefa da escola zelar pelo desenvolvimento da sociedade ~e, para isso, precisa criar individuos capazes de produzir riquezas, criar, inventar, inovar, ~1ransformar. Diante desse desafio, a escola nao pode ficar presa ao passado, ao antigo, tradi<;ao.Essa brecha abre a possibilidade para 0 surgimento de uma escola critica e I\n0vadora. E preciso ter clareza dessa ambiguidade da escola no trabalho educacional, , ' :poisao mesmo tempo nos coloca a necessidade de estarmos presos a realidade social ,(e de sermos criticos e inovadores. Essa e a brecha da escola transformadora. A escola, . ~oomo dissemos no inieio, faz a media<;ao entre 0 individuo e a sociedade. Conhecer a ,,,,'L::Sbciedade,seus modelos e seus valores e sua tarefa. Aprender os model os como socia is (e ",-" , ~'.~ao como naturais), que respondem as necessidades do momenta hist6rico, que variam c.: ':tio tempo e nos grupos sociais, e tarefa da escola que se pretende critica. A vida escolar '; ~feve estar articulada com a vida sociaL

t;e

A escola nao pode ficar presa ao passado, ao antigo, a tradi~ao.

1~

Outros problemas ainda existem: A escola surgiu para responder a necessidades sociais de preparo do individuo para a vida publica. A familia ficou apenas com a forma<;:aomoral de seus filhos: Hoje, a escola ocupa grande parte da vida de seus alunos. Ensina tecnicas, valores e ideais, ou seja, vem cada vez mais substituindo as familias na orienta<;ao para, <j. yida sexual, profissional, enfim, para a vida como urn todo. A escola esta preparada para essa tarefa? ... ~. Os professores dispoem de metodos e tecnicas adequados para cumprir tal fun<;ao?
. too(

. Muitas crian<;as sac alfabetizadas durante a chamada pre-escola ou escola de Educa<;aoInfantiL Muitas outras nao frequentam esse nivel escolar e en tram na escola aos 6 anos de idade, no 12 ana do Ensino Fundamental. Com certeza essa diferen<;a gera desigualdades no ritmo e nas possibilidades de acompanhamento do ensino. A unica solu<;aopara essa questao e a garantia de escolariza<;ao em todos os niveis para todas as crian<;as.

Alunos pod em ser vistas como receptaculos onde 0 conhecimento deve ser depositado.

Outro conjunto de problemas refere-se a concep<;ao de aluno. Como 0 professor 0 eo concebe? Como as familias e os alunos veem e concebem 0 professor? A forma significar e importante para entendermos a rela<;aoque se estabelece entre profes res e alunos. Alunos podem ser vistos como receptaculos onde 0 conhecimento d ser depositado. Professores podem ser vistos como adultos autoritarios que impatividades e conteudos sem importancia ou valor. . Essas duas vis6es dificultam a rela<;aoentre professores e alunos. Confrontos, viol" cia, abusos de autoridade, atos delinquentes saD fatos que surgem no cenario da esc lugar designado pela sociedade como de preparo para a vida social. professor-aluno e 0 sustentaculo da vida escolar. Tal vinculo deve se es belecer de forma a viabilizar todo 0 trabalho de ensino-aprendizagem. Precisamos professores preparados, que estabele<;am uma parceria com seus alunos. Muitas vezes 0 aluno e visto como alguem que tern pouco a contribuir no proce educacional, devendo acompanhar, em silencio e atento, 0 que 0 professor ensina. Co a gera<;ao dos players digitais e da internet podera ficar parada por tanto tempo? mundo de silencio e imobilidade tem caracterizado a escola.

preciso fazer a escola para os alunos, e nao 0 inverso. A escola precisa se aproximar da realidade de seus alunos. Precisa conhecer essa realidade, inclui-Ia como tema e preocupa<;ao na escola e possibilitar que 0 aluno, ao aprender, possa compreender melhor sua realidade, potencializando-o para transforma-la. As crian<;asnao chegam as escolas em pe de igualdade, pois tern experiencias de vida muito diferentes. Os program as universais, com 0 discurso da busca da igualdade, colaboram para a manuten<;ao dessas desigualdades. Os programas escolares muitas vezes nao levam em conta as diferen<;associais. Exigem os mesmos produtos, avaliam da mesma forma, ensinam da mesma maneira crian<;as que tern vidas muito diferentes umas das outras. Ignorar as diferen<;as e trabalhar para aprofunda-Ias. Urn conjunto de crian<;as tern apresentado dificuldades para acompanhar 0 ritmo de aprendizagem da sJasse na qual esta inserida. Os motivos podem ser muitos e devem ser conhecidos, mas e jxeciso que a escola entenda que e sua fun<;aoprimordial 0 aprendizado. 0 ensino e recurso para isso. Os professores nao devem nunca perder isso de vista. E preciso que todos aprendam. .. como ensina-los para garantir esse resultado e 0 desafio.

A escola precisa se aproximar da realidade de seus alunos.

o vinculo

Ignorar as diferen~as trabalhar para aprofunda-Ias.

Pode-se desenvolver um trabalho, com autoridade, em um amblente descontraido e alegre.

As brincadeiras e 0 lazer tern ainda pouco lugar na sala de aula. A seriedade de. espa<;omuitas vezes op6e-se ao brinquedo, a brincadeira, ao riso, ao ludico. Pode. desenvolver urn trabalho, com autoridade,em um ambiente descontraido e aleg Ha muitas possibilidades de os alunos serem felizes na escola' A realidade nem sempre e apresentada na escola, pois muitas vezes e dificil essa realidade com 0 que se esta aprendendo na sala de aula. E preciso injetar de na escola. E preciso falar da vida cotidiana, pois 0 conhecimento aprendido ampliar 0 conhecimento que temos do mundo e, consequentemente, contribuir torna-lo um lugar cada vez melhor para se viver.

E precise injetar realidade na escola.

Mas se a escola apresenta tantos problemas, por que mante-la? Nos anos 1960, autores como Ivan Illich, Bourdieu e Passeron pregaram 0 fim da escola. Alegavam ser tal institui<;aoum aparelho ideologico do Estado com a finalidade de reproduzir a mao de obra submissa e a ideologia dominante. Hoje ha argumentos convincentes para mantermos a credibilidade da escola e enveredarmos esfon;:os para transforma-la. 0 legado desses auto res foi a forma<;aode uma visao critica sobre a escola. A escola constitui um importante local de troca, de obten<;ao de informa<;ao e de aprendizado da investiga<;ao. E na escola que formulamos grande parte das respostas e das perguntas necessarias a compreensao de nossas vidas, de nossa sociedade e de nosso cotidiano. E 0 espa<;o onde podemos adquirir a ideia do tempo historico e da transforma<;ao que a humanidade produziu. Na escola podemos aprender que nem todas as pessoas pensam e agem da mesma forma e que essa diferen<;a no modo de pensar e de agir deve ser valorizada por todos. Muito do aprendizado para 0 trabalho acontece no ambiente escolar. A escola precisa ser transformada, e a busca por tal transforma<;ao constitui urn desafio que nao pode ser confundido com a defesa do fim dessa institui<;ao. Podemos retomar aquela ambiguidade citada e usa-la como primeiro argumento de defesa da escola: as contradi<;6es apresentadas pela escola criam brechas para 0 trabalho critico. Valores basicos na sociedade capitalist a, como liberdade individIJal, autonomia, criatividade e c?-pacidade de tomar decis6es, exigirao da escola uma abertura em seu conservadorismo e autoritarismo. Segundo argumento: entendemos a escola como uma das varias institui<;6es existentes na sociedade. Portanto, ela nao pode ser considerada a unica responsavel pela cria<;ao da mao de obra sub miss a e pela reprodu<;ao dos valores dominantes. A escola participa desse jogo social, mas as transforma<;6es sociais ocorrem de forma mais amp la, abrangendo outras institui<;6es sociais, como a familia, os meios de comunica<;ao de massa, 0 Congresso Nacional, as leis e todos os movimentos sociais.

A escola constitui um importante local de troca, de obten~ao de informa~ao e de aprendizado da investiga~ao.

Em muitas escolas as regras morais saD ainda rigidamente cobradas. Ao alung cabe escutar, obedecer, acreditar e submeter-se. Ao professor cabe saber, order,"''. nar, decidir, punir. Ambos estao predestinados a papeis rigorosamente definid9~i San<;6es estao previstas para os deslizes. As regras nao podem ser ensinad~~ ." como verda des absolutas, elas precisam ser ensinadas como "acordos sociai~;:;:. para melhorar nossas rela<;6es. Essa e a unica fun<;ao das regras sociais. Mas$~_. elas tornam-se instrumentos de tortura e fonte de conflitos, ha que se perguntar se algo nao est a errado. A escola tem sido uma continuidade da vida das crian<;as das classes media e alta nossa sociedade. Elas viajam, vaG a museus, conhecem outros paises, outras linguas, tem uma riqueza de informa<;6es e estimula<;6es que pode ser trabalhada e aprofUIY'::~' dada na escola. No entanto, para crian<;as e jovens que tem 0 mundo do trabalho como seu espa<;ocotidiano, a escola e uma quebra. As rotinas escolares, as atividades: e os conteudos apresentados estao distantes de suas vidas. Apenas 0 discurso da s9;:' ciedade e a exigencia do diploma na hora de obter um emprego melhor Ihes daof. certeza de que e preciso insistir. Uma sequencia de tens6es, dificuldades, fracassos, desinteresses de professor~~, desencorajamento e reprova<;ao afasta as crian<;as da escola - um mundo que fa,l~ de coisas estranhas, em linguagem estranha, comandado por adultos estranhos. E~.:.

A escola participa desse jogo social, mas as transforma~6es sociais ocarrem de forma mais ampla, abrangendo outras institui~6es socials, como a familia, os meios de comunica~ao de massa, 0 Congresso Nacional e as leis.

A escola torna-se fator de mudan~a, de movimento, de transforma~ao.

Os educadores progressistas reivindicam para a escola 0 direito de participar dess jogo social e contribuir para a transforma<;ao da sociedade, mas nao sera extinguindo a escola que tais anseios serao alcan<;ados. Terceiro e ultimo argumento: necessitamos da escola que, como ja dissemos, faz a. media<;ao entre as crian<;as e os modelos sociais. A escola pode e deve ensina-Ios de maneira critica: ensinar as crian<;as a historicidade dos modelos e como eles foram se ~' modificando no tempo, con forme os homens foram transformando suas formas de vida!~ .. , e suas necessidades. A simples imersao da crian<;a e do jovem no meio social nao lhes gac~~ rantira um aprendizado critico dos modelos. A escola, nessa perspectiva, torna-se fator .~ de mudan<;a, de movimento, de transforma<;ao. Ela pode e deve assumir esse pape!. ,: Como voce pode perceber, se pOI' urn lado a escola apresenta problemas, pOl' ou,~ ' tro lado nao faltam propostas para soluciona-Ios. Agora, deixamos aqui 0 desafio de'~":--' encontrar urn jeito mais gostoso, mais ludico, motivador, interessante e socialmentll~' necessario de "faze I' a escola': Sabemos que nao e facil, senao teriamos todas as receitas;;:ii'. mas tambem sabemos que 0 difkil nao e impossive!. Para nao dizer que Ihe deixamos parte difkil, seguem algumas considera<;oes como estimulo para 0 debate:'( .. A escola precisa ser articulada com a vida.'
'lj~,
~~'

PROBLEMAS

QUE A ESCOLA ENFRENTA


A indisciplina esta relacionada ao nao, cumprimento de regras postas pela escola como necessarias ao seu bom funcionam,ento.

Para alem das questoes que se referem diretamente a escolariza<;ao e ao aprendizado, ha alguns problemas vividos pelas escolas e para os quais muitos profissionais, alem do professor, tem sido convocados a contribuir na solu<;ao, inclusive os psic610gos. Um deles e a questao da disciplina, ou melhor, da indisciplina. A queixa e de que muitos alunos saD inquietos, nao prestam a devida aten<;ao as aulas, deixando muitas vezes a impressao de que 0 professor fala sozinho, saD malcriados e abusam das formas grosseiras de se relacionar entre eles e com os professores. Enfim, a indisciplina esta relacionada ao nao cumprimento de regras postas pela escola como necessarias ao seu bom funcionamento. Uma questao importante nesse debate e a explicita<;ao do que estamos chamando de disciplina. Obediericia, respeito as regras e a autoridade na escola, aten<;ao permanente as aulas...e evidente que quando falamos de disciplina nos referimos as regras que os adultos, responsaveis pela escola, impoem aos alunos, acreditando ser necessaria a sua obediencia a fun de garantir um born aprendizado. Dessa mane ira, podemos perceber tambem que para cada escola e para cada professor esse principio podera ser traduzido de diferentes modos. Professores mais rigorosos ou professores mais liberals; professores mais tolerantes ou mais intolerantes; enfim, a disciplina e algo que se configura de formas muito diferentes, mas sempre se refere as regras postas pelos professores e agentes educacionais e diz respeito as condutas que eles acreditam que os alunos devem tel' na escola.

~i
~.t~

,,,i'i:;'

o conhecimento
acumulado pela humanidade nao e intocavel, ou seja, deve estar sempre

se renovando e se
reconstruindo. ~importante perceber as regras como formas que os homens encontraram de melhorar a convivencia.

0 conhecimento acumulado pela humaniclade nao e intocavel, ou seja, deve estar,-t!: sempre se renovando e se reconstruindo. Afinal, fazemos parte da humanidade que l.{f,produz conhecimento, 0 qual deve ser aprendido como resppsta a perguntas feitas~':: -t;>;.pelos homens no momenta em que 0 produziam. A que necessidades os conhecF .~~ mentos que estamos aprendendo ho;e atendem? Quais saD as principais regras que conduzem nossos comportamentos? Que modelos 't' nossa sociedade valoriza e nos ensina? POI'que tais modelos e regras? .E importante ,perceber as regras como formas que os homens encontraram de melhorar a convi- .' vencia. Elas saD necessarias, 0 que nao nos impede de compreender a que necessidades sociais procuram atender. Alunos e professores devem ser parceiros no dialogo com 0 conhecimento. Dialogar e perguntar, ousar respostas, tentar compreender pOI' que algo e assim e nao de outro modo. Escola para que? .E importante trabalhar essa pergunta. Nao e preciso encontrar uma resposta, mas "ensaiar" encontra-la. 0 mesmo procedimento deve ser adotado a cada conteudo introduzido. Para que serve esse conhecimento? Deve-se ressaltar aqui que nem todos os conhecimentos tem aplica<;ao imediata. Sao uteis porque desenvolvem a possibilidade da reflexao e aumentam nossa compreensao sobre a realidade que nos cerca.

Seraque os educadores ja se pergunraram por que os alunos nao gostam de seguir as regras'

Todo 0 trabalho dessa institui~ao social esta e deve estar voltado para a realidade.

Nossa ultima considera<;ao: a realidade que nos cerca, esta sim, e a finalidade da escOla. Todo 0 trabalho dessa institui<;ao social esta e deve estar voltado para a r~alidade, da qual buscamos melhorar nossa compreensao para transforma-la permanentemente. Os homens criaram a escola com essa finalidade, aperfei<;oaram-na para isso e sucatearam-na para impedir a compreensao e a transforma<;ao da realidade. Cabe retomar a finalidade primeira da escola.

sera que os educadores ja para ram para pensar quais clessas regras saD indispensaveis para 0 aprendizado? Sera que nao se habituaram a elas e as defendem de forma mecanica? Sera que as regras precisam ser as mesmas em todas as situa<;oes? carateI' de imposi<;ao, a falta de senti do das regras e 0 estilo das novas gera<;6es podem ser tres aspectos que permitem come<;ar um debate sobre a disciplina. Disciplina para que? Disciplina como? Que participa<;ao os alunos tem na formula<;ao das regras para que elas nao sejam tao exteriores e estranhas para eles?

Sera que os educadores ja para ram para pensar quais regras sao indispensaveis para 0 aprendizado? Discipiina para que? Disciplina como?

Rela~6es parceiras, amigaveis e produtivas que podem ajudar a criar um c1ima de interesse entre os alunos para 0 aprendizado.

Disciplina pode ser uma palavra que sera abolida de nossos discursos educacionais.~ Talvez possamos pensar em falar de rela<;oes parceiras, amigaveis e produtivas que po~ dem ajudar a criar um clima de interesse entre os alunos para 0 aprendizado. Talvez a,~ .. , , questao do interesse seja um problema maior do que a da disciplina, po is a "indisciplina",;\"" . pode ser uma resposta a falta total de interesse pelas atividades escolares. E, para termr!'~ -: nar esse tapico, cabe ainda um alerta importante: um clima vivo em sala de aula, com :~tt:': interesse e participa<;ao nao deve ser jamais confundido com indisciplina.

<;ao; 0 material e as formas pedagagicas tradicionais de funcionamento e ensino nao servem para a nova realidade. E ai esta a questao: A realidade escolar da educa<;ao inclusiva precisa ser pensada como uma nova realidade e nao como uma realidade que se mantem, mas que agora recebe 0 diferente. Educa<;ao inclusiva exige uma mudan<;a radical da escola. Nao se deve pensar que 0 aluno e incluido em algo que ja estava em seu caminho e funcionamento. A escola deve ser pensada diferentemente. Deve se reorganizar; repensar suas praticas pedagagicas; atualizar seu material e seus conteudos. Devemos criar uma nova escola, onde caibam todos, cada urn com suas facilidades e dificuldades, com suas necessidades que nao devem ser mais vistas como especiais. Devemos trabalhar para superar a ideia de uma educa<;ao inclusiva, para pensa-la como a educa<;ao necessaria que inclui todos, sem distin<;oes.

Uma questao importante e a falta de interesse dos alunos. Ela nao faz parte do rol'~ das questoes que vao alem dos aspectos pedagagicos, mas esta relacionada as ouiil;>t. tras que estamos abordando aqui, por isso, abrimos um parentese para falar dela. H~ '~' muitas queixas sobre isso. Como motiva-los7 Nao temos receitas, mas temos alguns ;"~:"I aspectos a destacar.

-:1:' ;'

Primeiro,. e preciso entender 0 que exatamente chamamos de motiva<;ao. De fO~:~I:~' y. ma superficial, refenmo-nos a uma postura e um envolvlmento dos alunos com Q"'11i'iR.; '~' aprendizado e 0 saber. Queremos motiva-los a aprender, ou seja, queremos que s~,,!~'; envolvam e tenham interesse no aprendizado e no~ me!os utilizados para chegar la:ir' Sugenmos que se mude a palavra, em vez de motlva<;ao vamos usar preocupa<;ao:;~~. como nos ensinou Cortella. 0 que queremos e que os alunos estej~m preocupadoJ!~'. ~;. com alguma cOlsa ou, melhor amda, que rem os que eles esteJam pre-ocupados comP, .., algu~a coisa. Pre-ocupar 0 aluno e ser capaz de t~ansmitir e dividir com ele algurh~'~i: ," questao que seJa 0 elXOdo conheCimento que sera ensmado. Asslm, 0 ensmo de um~".",~~~.: conteudo deve sempre ser precedido pela questao que 0 orienta. ..]>;} Em segundo lugar, a pre-ocupa<;ao deve ter alguma rela<;ao com 0 cotidiano. Iss~~,':' , quer dizer que vamos falar da rela<;ao e~istente entre 0 conhecimento e a realidade"~~\~~:.: por fim, interesse envolve participa<;ao. E precise que se escolham metodos mais ativo~,; -para 0 ensino e a aprendizagem. Os alunos devem pesquisar, falar em sala de aula. Nao'," podemos mante-los como figurantes dessa cena.l~~:~ Outra questao e a violencia nas escolas, cujas manifesta<;oes tern sido cada vez mais frequentes. Temos ouvido noticias de verdadeiras chacinas em escolas e amea<;assofridas por professores. A escola que parecia entao urn lugar protegido, aparec~ hoje como urn local onde a violencia, que caracteriza as rela<;oes sociais, tambem ~~ , manifesta. Isso demonstra que a forma como a juventude ve a escola nao e mais~~,' ~ mesma. A importancia da escola mudou. Por que ir it escola? Para que e para que~ serve a escola?
Ha hojeum esvaziamento da importaneia e da neeessidade da escola.

A eduea~ao inclusiva

e um eaminha

a ser

percorrida e, enquama issa,devemas debater a assuma, erial' espa<;as de reAexaa sabre a tematiea, trocar experi encias ...

f;-...

Escola e educa<;ao: um pouco de histaria. 2 Problemas da escola: A clausura escolar 0 saber como instrumento Outros problemas 3 4 5 Argumentos em defesa da escola. Considera<;oes para uma boa escola. Mais problemas na escola: Indisciplina Violencia Educa<;ao inclusiva basico _/ A articula<;ao da escola com a vida cotidiana

Ha hoje um esvaziamento da importancia e da necessidade da escola. A popula<;aq. carente nao recebe mais com facilidade 0 retorno que esperava da escolariza<;ao. A popula<;ao com maior poder aquisitivo, que via a escola como uma atividade natural, nao sente prazer em aprender. Ambos nao aceitam as regras de funcionamento da escola. Assim, a violencia vai transpondo as formas de relacionamento na escola e se tomanda cotidiana. Outra questao ainda e a da exclusao ou do seu reverso, a educa<;ao inclusiva. Hoje a postura da inclusao esta presente na maior parte dos espa<;os sociais e principalme~-. ' te na escola. No entanto, a inclusao que vem ocorrendo tem sido caracterizada pela aceita<;ao da presen<;a do diferente em urn ambiente de "normais': A escola nao ten:! se transformado para receber todos; ela tem se mantido em seu funcionamento e s~as regras tradicionais, mas agora aceita receber ali alguem que possui alguma necessidad~. escolar especial. Professores sac pouco treinados ou preparados para essa nova situa-

Вам также может понравиться