Вы находитесь на странице: 1из 2

Blog da Psicologia da Educao | Contardo Calligaris explica a adolescncia e seus desafi

http://www6.ufrgs.br/psicoeduc/psicanalise/contardo-calligaris-explica-a-adolescencia-e-seus-desafi os-no-mundo-moderno/

Contardo Calligaris explica a adolescncia e seus desafios no mundo moderno


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u351920.shtml

Entender a adolescncia significa entender uma das formaes culturais mais poderosas de nossa poca, com todas as suas nuances, enigmas e superaes. Em "A Adolescncia" livro da srie , "Folha Explica" o doutor em psicologia clnica, psicanalista e colunista da Folha Contardo Calligaris , analisa esse perodo e suas implicaes na sociedade atual --o primeiro captulo do livro pode ser lido abaixo.

O autor parte da idia central de que a adolescncia, enquanto um perodo de moratria na qual uma pessoa fisicamente adulta impedida, um tanto artificialmente, de entrar na sociedade dos adultos, sobretudo uma criao social relativamente recente.

Com seu texto leve, didtico e simples, Calligaris ajuda assim o leitor a decifrar, alm da mstica que envolve este fenmeno, seus problemas intrnsecos e aparentemente insolveis.

Oua podcast de Contardo Calligaris sobre a adolescncia: Contardo Calligaris

Como o nome indica, a srie "Folha Explica" ambiciona explicar os assuntos tratados e faz-lo em um contexto brasileiro: cada livro oferece ao leitor condies no s para que fique bem informado, mas para que possa refletir sobre o tema, de uma perspectiva atual e consciente das circunstncias do pas.

Confira a seguir o primeiro captulo do livro:

Um adolescente um pouco sem rumo, estranhando seu prprio comportamento, paradoxalmente desafiador e arrependido, pra voc na rua e fala: "Estou s passando por uma fase agora. Todo o mundo passa por fases, no ?" Algum talvez reconhea sua voz. Holden, o heri do romance O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger.

page 1 / 2

Blog da Psicologia da Educao | Contardo Calligaris explica a adolescncia e seus desafi


http://www6.ufrgs.br/psicoeduc/psicanalise/contardo-calligaris-explica-a-adolescencia-e-seus-desafio s-no-mundo-moderno/ Aproveitando-se da situao, atrs e ao lado dele se aglomeram pais e mes de adolescentes. Eles tambm perguntam: "Ento, assim? Vai passar? s uma fase?"

Resposta de bolso, caso Holden e os pais o parem na rua: "No. No apenas uma fase. Por isso, nada garante que passe".

Nossos adolescentes amam, estudam, brigam, trabalham. Batalham com seus corpos, que se esticam e se transformam. Lidam com as dificuldades de crescer no quadro complicado da famlia moderna. Como se diz hoje, eles se procuram e eventualmente se acham. Mas, alm disso, eles precisam lutar com a adolescncia, que uma criatura um pouco monstruosa, sustentada pela imaginao de todos, adolescentes e pais. Um mito, inventado no comeo do sculo 20, que vingou sobretudo depois da Segunda Guerra Mundial.

A adolescncia o prisma pelo qual os adultos olham os adolescentes e pelo qual os prprios adolescentes se contemplam. Ela uma das formaes culturais mais poderosas de nossa poca.

Objeto de inveja e de medo, ela d forma aos sonhos de liberdade ou de evaso dos adultos e, ao mesmo tempo, a seus pesadelos de violncia e desordem.

Objeto de admirao e ojeriza, ela um poderoso argumento de marketing e, ao mesmo tempo, uma fonte de desconfiana e represso preventiva.

A Holden e aos pais pode-se responder, assim, que os jovens de hoje chegaram adolescncia numa poca que alimenta uma espcie de culto desse tempo da vida. E caberia, ento, tentar explicar como isso nos afeta a todos.

"A Adolescncia" Autor: Contardo Calligaris Editora: Publifolha Pginas: 88 Quanto: R$ 18,90 Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou no site da Livraria da Folha

page 2 / 2

Вам также может понравиться