Вы находитесь на странице: 1из 6

SISTEMAS HIDRO-PNEUMATICOS E REFRIGERAO

CURSO PROCESSO DE PRODUO 4 SEMESTRE

PROFESSOR: FABIO DA SILVA BORTOLI ALUNO:JOSE RUBENS DOMINGOS JR N 1072421

(montagem 6) Vlvula reguladora de vazo

As vlvulas deste tipo tm a funo de regular a velocidade dos atuadores (cilindros,motores e alternadores). Como se sabe, a velocidade funo da vazo e da seo por onde ocorre o fluxo. Portanto, pode-se fazer o controle da velocidade modificando a vazo da bomba. Isto possvel quando a bomba de vazo varivel. Entretanto, seu custo maior, e seu controle mais complicado quando se tem mais de um atuador no circuito. Por outro lado pode-se controlar a velocidade atravs de vlvulas de controle proporcionais,porm seu custo muito elevado. Por fim, o modo mais fcil de se fazer aquele controle seria alterando a seo por onde o fluido passa, atravs de uma vlvula controladora de vazo. bom lembrar que todas as solues acima tm suas vantagens e desvantagens. Portanto, no se pode dizer que uma seja melhor que outra. Depende da complexidade do projeto,flexibilidade, entre outros fatores. A figura abaixo mostra os meios como estas vlvulas regulam a vazo.

- tipos de vlvulas: a) de agulha; b) haste com orifcio crescente; c) carretel ranhurado

Estas vlvulas so classificadas em:

Redutoras de vazo: dependentes da presso e da viscosidade,ou dependentes da presso e independentes da viscosidade Reguladoras de vazo: independentes da presso e dependentes da viscosidade,ou independentes da presso e da viscosidade Ambos os tipos podem ser com ou sem reteno integral, ou seja, quando a vlvula de reteno est integrada ao corpo da vlvula reguladora de vazo.

a) Redutoras de vazo: no so compensadas presso, portanto, sua vazo varia, medida que se variam as cargas. Ou seja, o controle da velocidade fica comprometido quando se variam as presses. Portanto, ela usada onde este controle no necessita ser to preciso.

b) Reguladoras de vazo: so compensadas presso. Ou seja, se a presso varar, a vazo no varia. Entretanto, a vazo pode variar com a variao da temperatura, quando ela no possui esta forma de compensao. Abaixo segue um esquema de uma vlvula redutora de vazo com reteno incorporada, sem compensao de presso.

METER IN quando o controle feito na entrada do atuador. recomendado quando a carga oferece uma resistncia positiva vazo, durante o curso controlado, sem tendncia saltos por queda eventuais da resistncia. METER OUT quando o controle feito na sada do atuador. recomendado para aplicaes com cargas negativas, ou seja, quando ela tende a puxar o atuador, ou ainda,quando h queda na resistncia, como por exemplo um vazio num bloco de ferro que est sendo furado. adequado, portanto, para mquinas de furar, escavar, perfurar, rosquear, serrar, tornear,etc. tambm recomendado, quando no se deseja ter problemas de interferncia no funcionamento de vlvulas de seqncia, pressostatos e similares.

Nos dois mtodos acima, o excesso de fluxo desviado pela vlvula de alvio e a presso de trabalho da bomba maior que a do atuador.

BLEED OFF colocada em bypass, antes ou depois da direcional, conforme se queira ou no vazo regulada nos dois sentidos ou regulagens diferentes em cada sentido. Neste mtodo, o excesso de leo desviado pela prpria vlvula redutora de vazo, diminuindo o seu aquecimento, e a bomba trabalha mesma presso do atuador.

objetivo

Um cilindro de dupla ao deve comandar o movimento de abertura e fechamento de uma ponta de um forno para tratamento trmico.o movimento de subida da ponta (abertura) deve se dar rapidamente e o movimento de decida deve possuir velocidade controlada para que a ponta no sofra impactos durante o seu fechamento.

Montagem 6

pressao Avano neutro

P1 (bar)

P2 (bar)

P3 (bar)

Recuo

CONCLUSO:
Usando uma vlvula reguladora unidirecional conseguimos resolver o sistema pedido diminuindo a velocidade de atuao por meio de vazo ,assim ento o movimento de subida continua rpido e o de decida controlado por meio da vlvula.

Вам также может понравиться