Вы находитесь на странице: 1из 6

Projeto +Mulheres (2010)

Objetivo: contribuir para o empoderamento de mulheres em situao de vulnerabilidade social, de baixa renda, arrimos de famlia. Estratgia: oficinas de arte-educao para o fortalecimento da autoestima individual/grupal, coeso grupal e o empoderamento/controle social. Resultados: ganhos individuais e coletivos, criao, lanamento e comercializao da coleo de produtos +MULHERES. Apoio: Secretaria de Estado da Sade de So Paulo/Centro de Referncia e Treinamento DST/AIDS/Programa Estadual de DST/AIDS. Metodologia Baseada em arte-educao, com mtodos e abordagens multi-estratgicas, incluiu atividades corporais, artsticas e de empoderamento/ativismo.

As atividades corporais trabalharam com alongamento/yoga/meditao. As atividades de empoderamento/controle social, no formato de rodas de conversa e discusso em grupo, realizadas a partir das demandas do grupo, relacionadas sade e direitos humanos. Entre os temas trabalhados, destacamos: preconceito, esteretipos, qualidade de vida (critrios da OMS, reflexo sobre suas rotinas, identificao de aspectos positivos e negativos, mudanas), depresso, movimento negro, violncia contra a mulher/estratgias cotidianas de enfrentamento da violncia, preveno positiva. Tambm fez parte destas atividades o encaminhamento a servios de atendimento jurdico e/ou de apoio psicolgico e a leitura e discusso de temas da imprensa relacionados epidemia de HIV/aids.

As oficinas de arte-educao abrangeram atividades de: Fotografias/oficinas de auto-imagem - sesses de tomadas fotogrficas, pintura, escrita, arranhadura em fotos impressas. Bordado livre pontos, texturas/cores, crazy. Oficinas de leitura , desenho de observao, ortografia e produo de textos. Visitas a exposies. Criao de prottipos para a coleo +MULHERES.

Nas oficinas de auto-imagem, criadas e ministradas pela fotgrafa Evelyn Ruman, as participantes realizaram intervenes artsticas em fotografias a partir da proposta Como me vejo/como gostaria de ser vista. O bordado livre foi aprendido e aprimorado por meio de tcnicas que buscaram resgatar memrias, sentimentos, histrias de vida. Os trabalhos realizados nas oficinas de fotografia/auto-imagem, desenho e bordado livre deram origem coleo + MULHERES.

Resultados do projeto + MULHERES Principais resultados coletivos e individuais: Coletivos: Realizao de uma experincia de empreendedorismo social por meio da criao, lanamento e comercializao da coleo +MULHERES. Compartilhamento de histrias de vida e troca de experincias. Participao poltica insero de integrantes do grupo no Movimento Nacional das Cidads Positivas. Individuais: Aumento do bem estar, da qualidade de vida, capacidade de lidar melhor com a depresso, maior capacidade de concentrao. Melhoria da expresso escrita e oral. Melhoria da expresso artstica. Participar de experincia de empreendedorismo social. Com o aprendizado das tcnicas de pintura e bordado livre e com a execuo de trabalhos de expresso diante um tema genrico, ou diante de retratos nas oficinas de auto-imagem, as participantes do grupo passaram a apresentar maior potencial criativo e personalidade nos trabalhos realizados. Aos poucos, suas intervenes artsticas em fotografia, seus bordados, ganharam em qualidade tcnica expressiva e complexidade. Contriburam para essa melhoria, entre outros: Ampliao do repertrio visual e artstico: leitura de livros de obra de arte para perceber que desenhistas, pintoras/es escolhem os mesmos temas h muitos sculos (paisagens, retratos, p.ex.); mostrar os diferentes estilos para dizer as mesmas coisas, diversificando o olhar. O bordado livre visto como forma de expresso e comunicao para alm de sua funo decorativa em peas mais conhecidas como os panos de prato, toalhas de mesa e banho, etc.

Quanto experincia de empreendedorismo social, visando gerao de renda, foi criada, lanada e comercializada a coleo +MULHERES. A experincia de comercializao abrangeu a participao em feiras/bazares. Clique aqui para ver algumas fotos dos bazares. A metodologia utilizada resgatou e valorizou memrias/sentimentos/histrias de vida, promoveu a expresso pessoal e o exerccio da cidadania/ativismo social, refletiu no bem estar e na promoo da sade das participantes e do grupo. Tambm contribui para a gerao de renda individual, pois muitas das participantes aprimoraram os artesanatos com bordado que j faziam para a gerao/complementao das suas rendas e/ou aprenderam e comearam a trabalhar com artesanato visando a gerao de renda. Ao final do projeto a renda gerada com o lanamento e comercializao da coleo +MULHERES foi dividida entre as participantes do grupo +Mulheres. FOTOS:

BAZAR

Вам также может понравиться