Вы находитесь на странице: 1из 8

A CONTRIBUIO DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA A FORMAO E INSERO DO PEDAGOGO NA ESCOLA12 SZYMANSKI, Maria Ldia Sica UNICAMP GT: Formao

o de Professores / n. 08 INTRODUO: Este trabalho objetivou verificar como os egressos do Curso de Pedagogia analisado verbalizavam os limites e as perspectivas de atuao no mercado de trabalho, elencando os principais problemas por eles enfrentados quando da insero profissional. At 1997, o curso em questo mantinha o formato tradicional nessa rea, oferecendo as habilitaes de Orientao Educacional e Administrao Escolar. A partir da discusso nacional sobre a necessidade de que se formasse o pedagogo generalista, e aps amplos debates internos, esse curso foi reestruturado, passando a oferecer em sua grade curricular uma estrutura ampla que permitisse ao profissional que o conclusse, optar por uma carreira envolvendo a docncia nas sries iniciais e a gesto pedaggica. Esta reformulao do Curso articulou-se em torno de quatro objetivos: 1. Slida fundamentao terico-metodolgica; 2. Fortalecimento da formao terico-prtica do professor para o ensino fundamental; 3. Formao pedaggica interdisciplinar superando as especialidades; 4. Integrao dos estgios na totalidade do curso, articulando ensino, pesquisa e extenso. A nova proposta contribua na medida em que apresentava uma clara opo poltica pelo materialismo histrico, permitindo aos alunos uma determinada leitura da realidade, que desvelasse suas contradies, as quais se constituem nas principais brechas de atuao docente, na escola. A slida formao poltico-pedaggica que se pretendia oferecer no curso buscava permitir ao aluno a anlise crtica das mazelas educacionais e das perspectivas de atuao para super-las, sem a iluso dos modismos to comuns na Educao. Na sua concretizao, paralelamente nfase nas disciplinas de formao, o novo projeto no apresentava as diferentes Metodologias e Prticas de Ensino especficas em cada rea, mas sim, agrupava-as em uma nica disciplina com 120 horas-aula, denominada Teoria e Prtica das sries iniciais,

O presente artigo apresenta as reflexes sobre a pesquisa denominada: A atuao profissional do pedagogo: relao entre os saberes acadmicos e os saberes profissionais, desenvolvida pelo grupo de pesquisa Aprendizagem e Ao Docente, cadastrado no CNPq, do qual a autora participa e lder, e contou com a participao dos seguintes docentes:Elisabeth Rossetto, Flavia Anastcio de Paula, Ivete Janice de Oliveira Brotto, Jane Peruzzo e Suze Scalcon, alm da aluna Elaine Gomes Nogueira. Colaboraram neste texto as acadmicas do curso de Pedagogia, Francielle Selzer Brecher e Masa Amlia Haefliger.
2

o que propiciava a discusso das concepes, mas no possibilitava oportunidade para a abordagem das diferentes especificidades do ensino de disciplinas como Geografia, Cincias, Histria. Assim, ouvir os ex-alunos possibilitaria colher subsdios para reflexo sobre se este curso estaria atendendo aos objetivos a que se propunha. Ainda, indagava-se como estava se dando na prtica do cotidiano escolar a insero dos seus alunos nas escolas e quais os principais problemas por eles enfrentados.

MATERIAL E MTODOS: Foram sujeitos dessa pesquisa 112 ex-alunos formados no perodo de 1998 a 2002. Os dados foram coletados atravs de entrevistas com roteiro pr estabelecido de dez questes. Entretanto, optou-se neste recorte, por discutir apenas aquelas que se referissem mais especificamente aos problemas encontrados na insero profissional do pedagogo, com destaque para a verificao do modo como essa formao contribuiu para essa insero. Ainda pretendeu-se verificar se os saberes adquiridos durante o curso, efetivamente, contriburam para a atuao profissional desses alunos.

RESULTADOS E DISCUSSO: Ao analisar a formao acadmica oferecida pelo curso de Pedagogia, procurou-se investigar qual a contribuio do PPP (Projeto Poltico Pedaggico) em vigor desde 1999 para a insero profissional do pedagogo. Assim, indagou-se aos sujeitos, de que maneira os conhecimentos adquiridos no curso estavam contribuindo para essa atuao profissional, isto , questionou-se a relao entre a teoria e a prtica. Cinqenta e nove por cento (59%) do total de sujeitos disseram que o curso contribuiu, ressaltando a formao poltica por ele oferecida. Oito por cento (8%) alegaram que o curso ofereceu embasamento terico, porm sem especificar de que maneira. Trs por cento (3%) dos sujeitos deixaram essa questo em branco. Nove por cento (9%) ressaltaram a contribuio de diferentes disciplinas: Psicologia, Literatura, Alfabetizao e OTPGE, para o cotidiano da sala de aula. Dentre aqueles (14%) que afirmaram que o curso no contribuiu para a sua atuao profissional, todos argumentaram que o curso ajudou pouco para seu desempenho em sala de aula. Dez por cento dos ex-alunos alegaram no atuarem na docncia, deixando a questo sem outra resposta e um afirmou que o curso contribuiu para a educao de seus filhos. Sessenta e cinco por cento dos sujeitos atuavam na docncia, quando os dados foram coletados, e 35% trabalhavam em outras reas ou outras atividades na rea de Educao.

interessante que ao indagar-se sobre a relao entre os conhecimentos adquiridos e a atuao profissional, as disciplinas lembradas pelos alunos estavam todas voltadas para a docncia. Entretanto, a disciplina Teoria e Prtica das Sries Iniciais, que tambm faz parte do currculo e trabalha a questo das prticas pedaggicas nas diferentes disciplinas, no foi lembrada, o que intrigante, uma vez que essa disciplina estaria diretamente ligada ao anseio que parece emergir na anlise das questes respondidas pelos sujeitos. Pode-se buscar uma coerncia nessa aparente contradio, considerando-se que a disciplina seria insuficiente para responder a esses anseios, ou na forma como organizada e trabalhada, ou em carga horria. Ainda pode-se constatar que no perodo durante o qual a pesquisa desenvolveu-se, essa disciplina sofreu com a rotatividade docente constante, sendo que esses professores na maioria dos casos eram colaboradores ou recm-chegados, e ainda que se esmerassem, a ministravam uma nica vez. Pode-se supor que o professor que ministra mais de uma vez a mesma disciplina, teria mais condies de aperfeioar seu trabalho. Destaca-se tambm, a complexidade da disciplina, por ter que responder pelos elementos tericos e metodolgicos das diferentes reas de conhecimento: Matemtica, Portugus, Histria, Geografia, Cincias e Artes, em uma carga horria bastante restrita. Segue o grfico para uma melhor visualizao e compreenso dos dados percentuais acima relatados.

Quadro 1 Contribuio do Curso de Pedagogia para a atuao profissional

3% 8%

1%

9%

7%

13%

59%

Contribuiu para ed ucao do s filh os Contribuiu politicamente Contribuiu (se m especif icar) Branco

No atua na docncia No contribuiu para a d ocn cia Con tribuies de a lgumas diciplinas

Outro aspecto investigado refere-se viso que cada sujeito tinha do curso como um todo. As respostas obtidas foram classificadas em quatro categorias centrais: fraco, regular, bom e timo ou excelente. Nenhum aluno considerou o curso fraco. Dos 65% sujeitos que atuam na docncia, 39% o consideraram excelente 46% o consideraram bom e 6% o consideraram regular. Por outro lado, 35% dos sujeitos que no atuavam na docncia, 18% consideraram excelente, 13% o consideraram bom e 8% consideraram-no regular. Observa-se, portanto, que cerca de 20% dos alunos que no atuavam como docentes consideraram o curso regular, isto , atriburam-lhe os menores ndices avaliativos constatados. Essa relao reduz-se para menos da metade (8%), quando se analisa a avaliao dos alunos que atuam como docentes. Pode-se concluir, portanto, que estar atuando como docente contribuiu favoravelmente para a avaliao do curso.

Quadro 2 Avaliao do Curso de Pedagogia pelos ex-alunos


Do c e n t e s
N o Do ce nt e s

8%

2 1%

Ex c e le n te

45%

4 6%

Ex c elen te B om Regular

Bo m Re g u la r

47%
33%

Quanto s dificuldades relacionadas com a formao acadmica, no incio da atuao profissional, dos sujeitos entrevistados 73% eram docentes e 35% no docentes. Dentre os 65% que atuavam como docentes na concluso do curso, 62% responderam que no tiveram dificuldades quando do incio da sua atuao profissional. Desses 65%, 44% j atuavam no incio do Curso de Pedagogia, e os demais comearam a atuar como docentes no seu decorrer ou ao seu final. Mesmo atuando como docentes, 38% sentiram dificuldades no desempenho profissional. Parte dessa dificuldade, pode decorrer do fato de que a escola apresenta uma alta expectativa quanto atuao do pedagogo, como transparece na afirmao de um diretor ao mencionar, por exemplo, que as pessoas formadas em pedagogia sabem tudo. Ao mesmo tempo, observa-se uma contradio nesse contexto, na medida em que a queixa mais freqente reside no fato de que a escola no abre espao para idias inovadoras. Outra dificuldade apontada com maior freqncia a de que o Curso apresenta teoria sem prtica. Entretanto, outra fala para essa questo : teve dificuldade como todo incio, mas o curso d muitos subsdios. Assim, pode-se estabelecer certa relao entre essas respostas, no sentido de que, embora se mencione que o curso apresente teoria sem prtica e que isso gere dificuldades de incio, essas dificuldades podem ser gradativamente superadas. Do total dos no docentes, 25% afirmaram que encontrariam dificuldade caso atuassem como docentes, 61% afirmaram que no teriam dificuldades caso atuassem, e cerca de 12% deixaram essa questo em branco. Destaca-se, que entre esses entrevistados que relataram dificuldades na atuao, essas dificuldades apontam para a prtica, isto , para o fazer pedaggico. Entretanto, alguns entrevistados reconheceram que dificuldades sempre existiro, no percurso

da prtica profissional, destacando a importncia da reflexo e de novos estudos para superlas.

Quadro 3 Dificuldade na atuao docente


D oc en tes

45 40 35 30 25 20 15 10 5 0
Sentiu - No atuav a Em Br anc o No s entiu Sentiu - J atuava

No doce nte s

25

20 Sentiria 15 No sentiria No sente 10 Sente Branc o 5

CONSIDERAES FINAIS Constatou-se que o nvel de satisfao dos alunos em relao ao curso bastante alto, sendo que a menor avaliao recebida foi regular. Entre as dificuldades apontadas pelos alunos para a insero no Mercado de Trabalho, a mais citada refere-se ao fato de que, embora o curso apresente habilite para a docncia nas sries iniciais do Ensino Fundamental e Educao Infantil, deixa a desejar quanto ao preparo para o fazer pedaggico. Assim, na forma como est organizado, o curso como um todo visto de uma maneira mais positiva pelos alunos que atuam como docentes do que pelos alunos que no atuam. Entretanto, mais da metade do total de alunos que no atua ainda como docente sente-se preparada para assumir uma sala de aula se for necessrio. A educao a atividade mediadora pela qual a sociedade prepara seus membros para nela viverem, ou seja, a educao produz o homem que a classe hegemnica entende como necessrio a cada local e poca, de acordo com o processo de transformao gestado no tempo e no espao. E, quando se trata da Educao que objetiva a formao profissional de um pedagogo, os alunos j esto aprendendo na prpria consecuo do curso de Pedagogia, pois como TARDIFF (2002, p.119) ressalta (...) assim como no existe trabalho sem tcnica, tambm no existe processo de ensino-aprendizagem sem pedagogia. Ainda, h que se refletir que a Educao no se faz apenas na academia, por meio da formalidade de um curso. Ela ultrapassa suas paredes e abarca todas as possibilidades de interao social que constituem o dia a dia de um sujeito, e no caso especfico, de um sujeito cujo preparo para ser professor inicia-se antes mesmo de que ele nasa, uma vez que ele j algum de quem se fala cuja subjetividade, portanto, j est sendo construda naquele tempo e naquele espao. No entanto, a necessidade profissional de cada egresso leva-o a considerar que as disciplinas no so completas, justamente pelo curso no ser absoluto, pois, quatro anos so insuficientes para garantir algo que somente a experincia pedaggica traz ao docente: habilitar e especializar os educandos para o fazer poltico pedaggico que a vida profissional exige. H na formao profissional um saber experiencial do qual a formao acadmica no d conta, e provavelmente por esse motivo que os egressos j docentes avaliam o curso de maneira mais positiva do que os no docentes. REFERNCIAS ALVES. N. Formao de Professores: pensar e fazer. SP: Cortez, 1992. ARROYO. M. G. O oficio de mestre. RJ: Vozes, 2002.

TARDIF. M. Saberes docentes e formao profissional. Petrpolis: Vozes, 2002.

Вам также может понравиться