Вы находитесь на странице: 1из 39

O profissional da Informtica: perfil do egresso

Ana Paula Ladeira


Ana.ladeira@prof.una.br

Evoluo das oportunidades de trabalho no mundo ocidental

Curso de Cincia da Computao do Pitgoras

rea de Computao e Informtica


Objetivo - formao de recursos humanos para:
desenvolvimento cientfico e tecnolgico da computao (hardware e software); atuao na rea de educao em computao em geral; desenvolvimento de ferramentas de informtica que atendam a determinadas necessidades humanas.

A computao para o homem uma ferramenta indispensvel e fundamental na vida moderna.

Curso de Cincia da Computao do Pitgoras

Necessidades a serem atendidas


- armazenamento de grandes volumes de informaes dos mais variados tipos e formas e sua recuperao em tempo aceitvel; - computao de clculos matemticos complexos em tempo extremamente curto; - comunicao segura, rpida e confivel; - automao, controle e monitorao de sistemas complexos; - computao rpida de clculos repetitivos envolvendo grande volume de informaes; - processamento de imagens de diferentes origens; - jogos e ferramentas para apoio ao ensino, etc.
Curso de Cincia da Computao do Pitgoras 4

Exemplos de aplicaes
- rotina diria de empresas: computao envolvendo informaes econmicas, financeiras e administrativas geradas por atividades empresariais, industriais e de prestao de servios; - processamento de imagens geradas por satlites para previses meteorolgicas; - atividades ligadas rea da sade: em hospitais, consultrios mdicos e em rgos de sade pblica; - sistemas de controle de trfego areo; - na comunicao atravs da Internet; - nos sistemas bancrios.
Curso de Cincia da Computao do Pitgoras 5

Perfil de egressos
Os egressos de cursos da rea de computao e informtica devero ter a capacidade de: - projetar mquinas digitais programveis; - projetar e construir software, especialmente complexos; - analisar problemas e projetar solues que requeiram uma combinao de hardware e software. pessoas crticas, ativas e cada vez mais conscientes dos seus papis sociais e da sua contribuio no avano cientfico e tecnolgico do pas.
Curso de Cincia da Computao do Pitgoras 6

Categorias da rea
Os cursos da rea podem ser divididos em quatro categorias, no equivalentes entre si:
- cursos que tm predominantemente a computao como atividade fim: bacharelados em Cincia da Computao e Engenharia de Computao; - cursos que tem predominantemente a computao como atividade meio: bacharelado em Sistemas de Informao; - cursos de Licenciatura em Computao: formam educadores para o ensino mdio. - cursos de Tecnologia e Sequenciais: visam atender necessidades emergenciais do mercado (curta durao e terminais).
Curso de Cincia da Computao do Pitgoras 7

Perfil do Profissional
O bacharel em Engenharia de Computao atua em todos os setores da economia.
por ser uma rea extremamente dinmica e em plena expanso, a cada ano surgem novas sub-reas nesse mercado de trabalho.

O profissional pode exercer diversos cargos:


engenheiro de software, analista de sistemas, gerente de projetos, gerente de banco de dados, gerente de redes. Alm do exerccio profissional em empresas, os alunos esto preparados para realizar ps-graduao e trabalhar em centros de pesquisas.
Curso de Cincia da Computao do Pitgoras 8

Perfil do Profissional
O Engenheiro de Computao um profissional:
formao generalista, que atua na Informtica Industrial e de Redes Industriais, Sistemas de Informao Aplicados Engenharia, Sistemas de Computao e Computao Embarcada.

Desenvolve, implementa e instala sistemas computacionais, faz a integrao de recursos fsicos e lgicos necessrios para o atendimento das necessidades informacionais, computacionais e da automao de organizaes em geral.
Curso de Cincia da Computao do Pitgoras 9

Perfil do Profissional
Projeta, desenvolve e implementa equipamentos e dispositivos computacionais, perifricos e sistemas que integram hardware e software; Produz novas mquinas e equipamentos computacionais; Desenvolve produtos para servios de telecomunicaes, como os que fazem a interligao entre redes de telefonia; Planeja e implementa redes de computadores e seus componentes, como roteadores e cabeamentos.
Curso de Cincia da Computao do Pitgoras 10

Perfil do Profissional
Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade tcnico-econmica, executa e fiscaliza obras e servios tcnicos; Efetua vistorias, percias e avaliaes, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a tica, a segurana, a legislao e os impactos ambientais.

Curso de Cincia da Computao do Pitgoras

11

Perfil do Profissional
O curso de Engenharia de Computao tem por objetivo:
fornecer ao futuro Engenheiro, em suas mltiplas reas de atuao, o conhecimento dos fundamentos, tcnicas e tecnologias disponveis, permitindo a este o estabelecimento de uma postura pr-ativa, coerente com a tica e a responsabilidade sobre seus conhecimentos, o que estimula a atitude crtica e reflexiva sobre sua atuao e suas implicaes.

Curso de Cincia da Computao do Pitgoras

12

Perfil: Engenharia de Computao


Engenharia de Computao: Os limites so a Cincia da Computao e a Engenharia Eltrica Uma corrente da comunidade acadmica no distingue os perfis de Engenharia de Computao e Cincia da Computao: o mesmo curso com denominaes diferente

Curso de Cincia da Computao do Pitgoras

13

Computao como atividade fim


Cincia da Computao e Engenharia de Computao
- formam recursos humanos para o desenvolvimento cientfico e tecnolgico da computao; - os egressos devem estar situados no estado da arte da cincia e tecnologia da computao: devem continuar suas atividades na pesquisa ou aplicar os conhecimentos cientficos, promovendo o desenvolvimento tecnolgico; - estima-se que o mercado necessite de 25 a 50% de egressos desses cursos. - os alunos tm uma intensa atividade de estudos e exerccios extra-classe;

Curso de Cincia da Computao do Pitgoras

14

Cursos de Cincia e Engenharia de Computao (I)


- possuem uma base terica profunda em computao; - a formao tecnolgica que visa o desenvolvimento tecnolgico; - a formao complementar visa conhecer um domnio de aplicao, fora da rea de computao, com vistas ao desenvolvimento de tecnologias (ferramentas) para a soluo dos problemas do domnio; - cursos voltados no apenas para o mercado de trabalho imediato mas, principalmente, para alavancar/transformar o mercado de trabalho, atravs da produo/gerao de novas tecnologias.
Curso de Cincia da Computao do Pitgoras 15

Cursos de Sistemas de Informao (I)


- oferecem uma formao abrangente, porm no em profundidade, na rea terica da computao e matemtica; - a formao tecnolgica em computao, com aprofundamento em Engenharia de Software, Redes de Computadores, Banco de Dados e Sistemas Operacionais e Distribudos, visa o uso adequado e eficiente de tecnologias na soluo dos problemas do domnio da aplicao (organizaes); - oferecem uma formao geral na rea humanista, abordando aspectos relativos aos impactos das novas tecnologias no homem, nas organizaes e na sociedade;

Curso de Cincia da Computao do Pitgoras

16

Cursos de Sistemas de Informao (II)


- oferecem uma formao complementar abrangente e em profundidade nas reas de: cincia da informao, com nfase em teoria geral dos sistemas, fundamentos de SI, gesto e planejamento de SI, processo decisrio e segurana, e organizaes, com nfase nos aspectos relacionados aplicao de SI e seus impactos organizacionais, do ponto de vista dos nveis decisrios e das reas funcionais dos negcios; - oferecem uma formao complementar abrangente e geral nas reas de: psicologia, direito, contabilidade, economia, cincias polticas, comunicao.

Curso de Cincia da Computao do Pitgoras

17

Cursos de Sistemas de Informao (III)


- centrados em trabalhos cooperativos e experincias prticas no mundo das organizaes, inclusive atravs de estagio profissional. - devem possuir corpo docente com formaes complementares, contando com professores com grande experincia profissional na rea de negcios. - devem ter uma clara insero em seu amplo mercado empresarial de atuao.

Curso de Cincia da Computao do Pitgoras

18

reas de formao
Os currculos dos cursos de computao e informtica podem ser compostos por quatro reas de formao:
- formao bsica; - formao tecnolgica (aplicada ou profissional); - formao complementar; - formao humanstica;

rea de formao suplementar

Curso de Cincia da Computao do Pitgoras

19

Formao bsica
Estuda os conceitos, os princpios bsicos da Computao (4 sub-reas):
3.1.1 - Computao, 3.1.2 - Matemtica: necessria para definir os conceitos de computao formalmente, 3.1.3 - Fsica e Eletricidade: permite o entendimento e o projeto de computadores viveis tecnicamente, 3.1.4 - Pedagogia: introduz conhecimentos bsicos da construo do conhecimento.

Curso de Cincia da Computao do Pitgoras

20

Formao bsica: Computao


a rea mais importante na composio do currculo. Ponto central: conceitos de mquina e algoritmo;
- algoritmo: um conjunto de instrues de uma linguagem, interpretado por uma mquina real ou abstrata; - dado uma mquina e um problema, a soluo dada por um algoritmo; - no se pode dissociar o conceito de algoritmo do conceito de mquina.

Um egresso de um curso de computao (Cincia ou Engenharia) raciocina de forma diferente de outros profissionais porque possui a habilidade de construir Curso de Cincia da Computao algoritmos como solues do Pitgoras de problemas.

21

Formao tecnolgica ou aplicada ou profissional


o estudo dos problemas cuja soluo est na aplicao da Computao. Aplica os conhecimentos bsicos no desenvolvimento tecnolgico da computao.
- Tecnologia de computao: a Computao aplicada. - A produo de tecnologias de computao visa a soluo de problemas especficos. - Essas solues so normalmente encontradas como produtos de mercado:
- sistemas operacionais, - compiladores, - banco de dados etc.
Curso de Cincia da Computao do Pitgoras 22

Formao complementar
o estudo do domnio dos problemas (domnio da aplicao) onde o uso ou o desenvolvimento da tecnologia da computao uma soluo. Permite uma interao dos egressos dos cursos com outras profisses. Aplica os conhecimentos bsicos no desenvolvimento tecnolgico da computao. Exemplos de domnios da aplicao:
- organizao, sade, comunicao, trfego areo/urbano, automao industrial etc.
Curso de Cincia da Computao do Pitgoras 23

Formao humanstica
D ao egresso uma dimenso humana e social. o estudo do comportamento humano com vistas a produzir/usar a tecnologia da computao no benefcio da sociedade. Aspectos ticos, sociais, filosficos so essenciais.

Curso de Cincia da Computao do Pitgoras

24

Perfil: Engenharia de Computao


Formao Humanstica Complementar Tecnologica Bsico Contedo Uso tico Automao industrial Softwares e mquinas Computao e Engenharia Contedo
Curso de Cincia da Computao do Pitgoras 25

Formao

Formao complementar na Engenharia de Computao


A formao complementar (domnio da aplicao) dos cursos de Engenharia de Computao est na automao industrial. Os egressos do curso devem entender com profundidade a funcionalidade de uma planta industrial para que possam usar e desenvolver a tecnologia da computao na soluo dos problemas, especialmente na construo de software.
Curso de Cincia da Computao do Pitgoras 26

Perfil: Cincia da Computao


Humanstica Complementar Tecnologica Bsico Formao Uso tico Em aberto Softwares e mquinas Computao Contedo

Curso de Cincia da Computao do Pitgoras

27

Formao complementar na Cincia da Computao


A formao complementar (domnio da aplicao) dos cursos de Cincia da Computao definida pela prpria Instituio em funo de sua vocao. O conhecimento do domnio da aplicao visa dotar o egresso da capacidade de desenvolver a tecnologia da computao da rea (construo de ferramentas).

Curso de Cincia da Computao do Pitgoras

28

Perfil: Sistemas de Informao


Humanstica Complementar Tecnologica Bsico Formao Uso tico Organizaes Softwares e mquinas Computao Contedo

Curso de Cincia da Computao do Pitgoras

29

Formao complementar nos cursos de Sistemas de Informao


A formao complementar (domnio da aplicao) dos cursos de Sistemas de Informao est nas organizaes. O conhecimento do domnio da aplicao visa dotar o egresso da capacidade de desenvolver a tecnologia da computao da rea (construo de ferramentas).

Curso de Cincia da Computao do Pitgoras

30

Comparao entre os perfis da rea: formao bsica

C&E de Computao

Sistemas de Informao

Licenciatura em Computao

Curso de Cincia da Computao do Pitgoras

31

Comparao entre os perfis da rea: formao tecnolgica


DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA DA COMPUTAO ESTUDO DA TECNOLOGIA DA COMPUTAO INCLUI O COMO ENSINAR

C&E de Computao

Sistemas de Informao

Licenciatura em Computao

Curso de Cincia da Computao do Pitgoras

32

Comparao entre os perfis da rea: formao complementar


Em aberto Automao Automao das organizaes industrial

Eng. de Cincia da Computao Computao

Sistemas de Informao

Licenciatura em Computao
33

Curso de Cincia da Computao do Pitgoras

Comparao entre os perfis da rea: formao humanstica

C&E de Computao

Sistemas de Informao

Licenciatura em Computao

Curso de Cincia da Computao do Pitgoras

34

O curso de Engenharia de Computao da UNA


O curso de Engenharia de Computao do Centro Universitrio UMA foi concebido com base: Diretrizes Nacionais para cursos da rea de Computao e Informtica da Sociedade Brasileira de Computao (SBC); Diretrizes Curriculares para os Cursos de Engenharia (Resoluo CNE/CES, de 11 de maro de 2002).

Curso de Cincia da Computao do Pitgoras

35

O curso de Engenharia de Computao da UNA


Segundo as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Engenharia (Resoluo CNE/CES, de 11 de maro de 2002), as disciplinas devem estar agrupadas em ncleos de contedos Bsico, Profissionalizante e Especfico.

Curso de Cincia da Computao do Pitgoras

36

Ncleo de Contedo Bsico (NCB):


Conhecimentos comuns a todo engenheiro, independentemente da sua rea de formao no campo da Engenharia:

Matemtica (Clculos, Equaes Diferenciais, Estatstica e Probabilidade), Qumica Geral e Inorgnica, Fsicas (Mecnica e Eletricidade), Geometria Analtica e lgebra Linear, Introduo a Engenharia de Computao, Algoritmos e Tcnicas de Programao, Matemtica Computacional, Fenmenos de Transporte, Desenho Tcnico, Cincia dos Materiais.

Curso de Cincia da Computao do Pitgoras

37

Ncleo de Contedo Profissionalizante (NCP):


Disciplinas que tratam de conhecimentos tcnicos bsicos para o Engenheiro de Computao:
Algoritmos de Manipulao e Armazenamento de Dados Algoritmos e Estrutura de Dados, Paradigmas de Linguagens de Programao, Sistemas Digitais, Eletrnica, Circuitos Eltricos, Pesquisa Operacional, Sistemas Operacionais, Gerncia de Projetos, Economia Aplicada, Estgio Supervisionado, Processamento de Sinais.

Curso de Cincia da Computao do Pitgoras

38

Ncleo de Contedo Especfico (NCE):


Conhecimentos comuns a todo Engenheiro de Computao:
Trabalho Interdisciplinar Dirigido (I, II, III e IV), Banco de Dados, Compiladores, Anlise de Sistemas, Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software, Programao Orientada a Objetos, Projetos Aplicados (Interao de Sistemas Eletroeletrnicos, Organizao de Computadores, Prticas de Desenvolvimento, Tecnologia WEB), Arquitetura de Computadores (I e II), Redes de Computadores (I e II), Inteligncia Artificial, Trabalho de Concluso de Curso.
Curso de Cincia da Computao do Pitgoras 39

Вам также может понравиться